Sala pequena decorada em 7 dias – com Matheus Ilt
Vanessinha, amiga de Matheus Iltchenchen (@matheusilt), enfrentava um dilema com suas salas de estar e jantar, que eram integradas e haviam sido decoradas na mesma época. A sala pequena, com a sala de jantar, compartilhavam um problema muito comum: móveis antigos e desatualizados, tacos de madeira soltos, iluminação insuficiente e falta de espaço para circular.
Embora os móveis recebidos de parentes coubessem no ambiente, eles ocupavam um espaço desproporcional, criando a ilusão de um cômodo menor. Matheus descreveu a situação como a sala estando “bem explodida”!
No entanto, em um período de apenas sete dias, Matheus realizou uma reforma completa, transformando completamente o ambiente. Ele optou por móveis sob medida, papel de parede moderno, iluminação eficiente e decoração criativa, conseguindo revitalizar o espaço por completo.
Confira a seguir o passo a passo da transformação da sala pequena feita por Matheus Iltchenchen, em mais um episódio da série “Senta que lá vem a reforma”!
Passo a passo da reforma
Em todo o passo a passo da reforma, o foco foi criar uma decoração exclusiva para a sala, tanto por ser pequeno quanto para trazer a personalidade de Vanessinha ao espaço, aproveitando ao máximo os espaços e deixando-o muito amplo.
Confira a seguir como foi esse passo a passo e o que você pode fazer na sua sala pequena.
1º passo: disfarçando as vigas da parede
Para dar uma melhor ambiência e trazer amplitude à sala, uma das opções é disfarçar as vigas da parede com pintura.
Assim, o disfarce perfeito para as vigas foi feito com uma tinta de cor neutra, a qual foi aplicada no teto do ambiente e em parte da parede, na altura das vigas.
Para este ambiente, foi utilizada a tinta Suvinil, na cor mantra, que trouxe um ponto de cor de forma moderna, mas ao mesmo tempo neutra e sutil.
2º passo: aplicação de papel de parede
Outro segredo da decoração de salas pequenas é apostar na aplicação do papel de parede, tanto para trazer amplitude quanto para complementar a decoração.
Parte da parede bege foi pintada com tinta branca para dar amplitude ao ambiente. O restante recebeu papel de parede com estampa que imitava granilite, super moderno e criativo.
Nesta etapa, a sala de estar e jantar começam a ganhar personalidade e nem de longe lembram a versão antiga, decorada no estilo dos anos 2000.
3º passo: instalação dos spots de trilho
A iluminação é o segredo de qualquer decoração, principalmente em espaços pequenos. Aqui, as antigas luminárias, que não iluminavam muito bem, foram substituídas por modernos spots de trilho.
Eles foram pintados com tinta Chalked, na versão spray, em tonalidade parecida com a do teto, e pendurados de cada lado da viga. Dessa forma, todo o ambiente passou a receber iluminação abundante.
4º passo: consertando os tacos de forma econômica
Além do teto e das paredes, o piso e os revestimentos também influenciam na sensação de amplitude.
O piso da sala tinha um problema grave: os tacos de madeira do piso começaram a se soltar depois de uma inundação na lavanderia que chegou até a sala. Ou seja, precisavam ser consertados antes de seguir com a reforma e decoração
Assim, o problema foi resolvido de uma forma simples e econômica, onde os tacos antigos foram recolocados e os que estavam deformados por conta da inundação foram lixados um a um para caber no espaço.
5º passo: móveis novos para o tamanho certo do cômodo
Os móveis antigos, recebidos de parentes, eram muito grandes para a metragem dessa pequena sala, o que limitava o espaço de circulação e dava a sensação de que o cômodo era muito menor.
Por isso, Matheus decidiu fazer o sofá, o buffet e o rack de TV sob medida! A estante de madeira Spaceo, comprada na Leroy Merlin por um pouco mais de R$ 100,00, criou novos espaços para guardar livros, plantas e objetos de decoração.
6º passo: na sala de estar
A sala de estar ganhou rack de TV novo feito pelo próprio Matheus (com a ajuda do pai!) com chapas de compensado e gastando muito pouco!
Os cestos de vime encaixados nos nichos do móvel funcionam como gavetas e dão charme extra à sala.
O sofá, que teve a estrutura feita com madeira de pallet coberta com compensado, ganhou uma mesa lateral embutida e futons para aguentar as mais longas sessões de Netflix.
7º passo: na sala de jantar
Na sala de jantar, a mesa antiga retangular enorme foi substituída por uma mesa redonda de pinus, mais moderna, e também foi feita sob medida para a metragem do ambiente.
O ambiente também ganhou um buffet novo, feito com compensado, pés de cabo de vassoura e portas de MDF perfurado. Para complementar a decoração, foi escolhido um jogo de espelhos triangulares, tanto para trazer amplitude quanto para trazer mais personalidade ao ambiente.
8º passo: cesto de vime que vira pendente
A decoração da sala de jantar ficou mais charmosa com o pendente feito com cesto de vime e soquete dourado. Para isso, basta escolher um cesto de vime bem bonito, fazer um furo em cima e passar um pendente com soquete dourado no meio.
Dependendo da trama do cesto de vime escolhido, a iluminação terá efeito diferente: mais aberto ou mais fechado.
9º passo: adeus, cortina
A antiga cortina de voal da sala de estar de Vanessinha foi substituída pela persiana rolô branca, mais moderna e funcional.
10º passo: reforma pronta!
A melhor parte da reforma é quando acaba a bagunça e está tudo pronto para receber a decoração. Para deixar o ambiente mais moderno e com a cara da dona, Matheus apostou em itens como espelhos, plantinhas, livros, porta-retratos e aromatizador de ambientes.
Após sete incansáveis dias, a reforma e decoração do apartamento pequeno de Vanessinha ficaram prontas. E você, ficou inspirado para mudar o seu apê?
Viu como decorar a sua sala pequena é mais simples do que você imagina, desde que você tenha as inspirações e os parceiros certos?
Na Leroy Merlin você encontra tudo o que precisa para transformar a sua sala pequena e deixá-la com a sua cara! Confira as nossas ofertas e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho!
Leia mais: