Iluminação

30 projetos de iluminação para te inspirar

Quer renovar um cômodo da sua casa, mas não sabe por onde começar o projeto de iluminação? As peças certas podem complementar sua decoração e tornar o ambiente mais amplo, elegante e estiloso.

Por isso, separamos algumas dicas na hora de planejar um belo projeto de iluminação para o seu lar. Continue a leitura para descobrir como, e ainda conferir 30 inspirações brilhantes!

Dicas para fazer um projeto de iluminação em casa

Um bom projeto de iluminação deve oferecer diferentes pontos de luz no mesmo ambiente. Por exemplo, um quarto pode contar com uma lâmpada central, para iluminar bem todo o cômodo, e um abajur de mesa, para ajudar na leitura de um livro de noite.

Dessa forma, a iluminação é capaz de criar diferentes cenários em um mesmo espaço. Dito isso, existem outras dicas para te ajudar a fazer um projeto de iluminação em casa:

• Antes de planejar o projeto, pense nos pontos de luz disponíveis no espaço. Assim, você terá uma ideia das possibilidades ou mudanças necessárias. Por exemplo, talvez precise mudar um ponto de lugar.

• Pense também na função das luminárias. A ideia é ajudar na leitura ou criar um climinha mais aconchegante? Isso fará diferença na sua escolha.

• Comece pensando no teto do cômodo, ou em uma fonte de luz principal. Ele possui forro, para possibilitar uma iluminação embutida, ou precisa de uma luminária sobreposta, como um plafon?

• Após definir a iluminação do teto, pense nas opções de luz indiretas. Pode ser um abajur, uma luminária de chão ou até mesmo uma arandela.

• Considere o estilo de decoração que deseja alcançar. Uma sala industrial pode pedir spots de aço, enquanto uma boho, um pendente de fibras.

• Considere iluminação para os pontos baixos. Por exemplo, um corredor (ou uma área externa) pode precisar de balizadores no chão, para garantir maior segurança.

• Pense na possibilidade de automatizar sua iluminação. As casas inteligentes oferecem mais praticidade e conforto no dia a dia. Ao tornar as luminárias integradas, você ainda pode economizar energia. Afinal, as lâmpadas podem ser desligadas, quando não estiverem em uso.

• Escolha a tonalidade das lâmpadas de acordo com o objetivo. Enquanto os tons amarelados criam um ambiente intimista e aconchegante, a luz branca é mais estimulante e intensa.

30 projetos de iluminação para se inspirar

Agora que já sabe como planejar seu projeto de iluminação, é hora de começar a visualizar o que deseja. Então, nada melhor do que muita inspiração de ambientes, não é?

Por isso, separamos trinta projetos em diferentes estilos de decoração, para ajudar você nessa escolha!

1. Sala com decoração Hi-Tech e pendentes

Os pendentes são perfeitos para iluminar uma sala integrada e oferecer um ponto de luz extra na área de jantar. Esse pendente de aço preto Attena vai muito bem na decoração industrial ou hi-tech.

2. Home office industrial com spot de trilhos

Ainda para o estilo industrial, outro tipo de luminária que combina muito são os spots de trilho. Com luzes direcionáveis, eles podem iluminar diferentes ambientes, então é uma ótima escolha para quem divide o escritório.

3. Sala urban jungle com pendente de fibras

Em uma sala com estilo urban jungle, nada melhor do que um pendente de fibras. Afinal, combina com essa pegada mais natural, acrescenta textura ao ambiente e ainda garante maior conforto ao espaço.

4. Varanda urban jungle com arandelas discretas

Para uma varanda urban jungle, algumas arandelas discretas iluminarão o ambiente, sem roubar a cena das plantas e móveis de madeira. Escolha um modelo com luzes de LED, que é resistente às intempéries na área externa.

5. Sala Art Noveau com pendente de aço e vidro

Inspirado no estilo Art Noveau da década de 20/30, o Folk Bloom mescla glamour com vintage. Portanto, uma sala com essa decoração pede uma luminária mais excêntrica, como esse pendente de aço e vidro.

6. Sala desert com pendentes terracota

Por sua vez, o estilo desert, como o próprio nome indica, pede por tons desérticos (ou terrosos). Nessa sala de estar, apostaram em uma combinação de dois pendentes terracota e cinza.

7. Banheiro desert com pendentes terracota

Esse banheiro, também no estilo desert, ganhou pontos de luz extra, com a combinação de pendentes terracota metalizados. Além de iluminar melhor a área do espelho (uma das que mais merece atenção nesse cômodo), as luminárias enfatizaram o cacto decorativo.

8. Cozinha Ikigai com LED embutido na marcenaria

O layout da sua cozinha pode ajudar você a determinar onde colocar a iluminação. Nesse ambiente estreito e com armários suspensos, a solução foi colocar fitas de LED embutidas na própria marcenaria.

Além da praticidade no dia a dia, essa alternativa combinou bastante com a decoraçãoIkigai. Afinal, esse estilo pede por maior delicadeza, calma e harmonia.

9. Sala Ikigai com pendentes duplos

Ainda nesse estilo Ikigai, para garantir uma decoração suave, escolha uma luminária na mesma tonalidade da parede. Nessa sala, os pendentes brancos de vidro ficam suaves, mas ainda criam um ponto de destaque.

10. Lavabo marmorizado com pendente dourado

Para contrastar um lavabo marmorizado em tons claros, sem perder a leveza, escolha revestimentos dourados. Esse pendente de metal e vidro mantém a delicadeza do ambiente, mas cria um ponto interessante de destaque.

11. Lavabo no estilo Island Dream com pendente de fibras bege

A decoração Island Dream remete a férias de verão e ilhas paradisíacas, então, pede por materiais naturais, como rattan e bambu. Esse pendente de fibras bege dá o toque final nesse lavabo relaxante como um spa.

12. Sala de estar Dandy com arandelas douradas

Essa sala no estilo Dandy contou com um projeto de iluminação com fitas de LED e arandelas douradas de alumínio, para destacar os quadros e a parede marmorizada.

13. Banheiro azul com iluminação de LED atrás do espelho

As mangueiras de LED são tão versáteis que podem ter função mais decorativa ou funcional. Nesse ambiente azul, o espelho de banheiro ganhou mais destaque, além de, claro, iluminação extra para as tarefas básicas do dia a dia.

14. Sala Art Déco com luminária de chão dourada

As luminárias de chão são ótimas para realçar determinados pontos e preencher espaços vazios, já que costumam ser mais decorativas. Nessa sala com estilo Art Déco, a luminária dourada Moon Spot cria perfeito equilíbrio no espaço, já que o espelho possui moldura na mesma tonalidade.

15. Banheiro moderno com spots de sobrepor

Nesse banheiro, os spots de sobrepor Goli garantem pontos de luz uniformes. O espelho com LED complementa a iluminação na área da pia, que geralmente necessita de luz frontal extra.

16. Banheiro industrial com spots de sobrepor

Spots de sobrepor pretos combinam com uma decoração no estilo industrial – e o banheiro não poderia ficar de fora. Veja como a luminária escolhida conversa com os demais objetos decorativos e revestimentos pretos.

17. Cozinha industrial com plafon de madeira

Ainda na decoração industrial, uma alternativa às luminárias pretas são as de madeira. Afinal, esse estilo pede elementos mais rústicos, então um plafon de madeira mogno pode quebrar um pouco a frieza do clássico cimento queimado.

18. Banheiro Ikigai com pendente e spots

Caso seu banheiro possua uma janela pequena e pouca luz natural, considere diferentes pontos de iluminação. Nesse projeto com decoração Ikigai, os spots foram combinados com um lindo pendente branco Nubes.

19. Banheiro com pendente e plafon

Outro projeto de iluminação para banheiro interessante é o plafon branco de metal e vidro no teto, como principal fonte de luz, e alguns pendentes da mesma tonalidade, próximos à banheira, para luz indireta.

20. Quarto Boho chic com pendente de fibras

As ideias de iluminação Boho chic para o quarto devem ser mais calorosas e rústicas. Para essa estética, opte por uma luminária que exiba materiais naturais, como um pendente de fibras bege.

21. Quarto boho com cordão de luzes e luminária de mesa

Outro tipo de iluminação interessante para o estilo boho, que é mais despojado, são os cordões de luz que, normalmente, decoram as varandas. Com espelhos decorativos de madeira e parede verde, a natureza das áreas externas é transmitida no cômodo.

22. Varanda com pendentes de fibras

Espelhos de madeira, parede pintada de verde e pendentes de fibras também transmitem um contato mais direto com a natureza na varanda. Os cobogós brancos contribuem para a entrada de luz e leveza, sem perder a privacidade do local.

23. Home office com luminária de mesa e pendente de madeira

Colocar a escrivaninha na frente da janela é uma forma fácil de aproveitar a melhor luz possível: a natural. Porém, é importante ter uma luz de apoio, então basta acrescentar uma luminária de mesa branca e dourada.

O pendente de madeira Luz Vita também ajuda na decoração do home office, além de levar mais aconchego ao espaço.

24. Quarto de casal com arandelas pretas industriais

As arandelas decorativas oferecem luz indireta e, portanto, deixam qualquer ambiente mais aconchegante. Portanto, podem ser colocadas ao lado da cama, para uma iluminação discreta e pontual. Por exemplo, na hora de ler um livro antes de dormir.

25. Quarto de casal com abajur e pendente

Outros tipos de iluminação indireta ideais para as laterais da cama são os pendentes e os abajures. Nesse quarto moderno e romântico, a combinação dos dois modelos equilibrou o espaço com a pintura de parede triangular.

26. Cozinha industrial com pendentes pretos

A iluminação industrial na cozinha normalmente é marcada por cores escuras, madeiras gastas ou matérias-primas brutas. Portanto, pode apostar em pendentes de metal pretos, com lâmpadas ou fios expostos, para compor esse estilo rústico e despojado.

27. Varanda com iluminação embutida de LED e spot de sobrepor

O estilo hi-tech é inspirado na decoração industrial e minimalista, além de mesclar cores, texturas e materiais de forma mais descontraída.

Nesse projeto de varanda coberta, a iluminação embutida de LED garante mais aconchego e uma área de destaque atrás do sofá. O spot de sobrepor Goli oferece a luz central do cômodo.

28. Área externa com piscina e iluminação de arandelas, pendentes e balizadores

A iluminação para jardim precisa ser bem pensada, não só pela estética, mas pela segurança à noite. Nessa área da piscina, uma combinação de arandelas de parede externas, pendentes externos e balizadores de chão deixou o ambiente mais aconchegante e bem iluminado de noite.

29. Varanda gourmet integrada com spots e pendente

Em uma varanda gourmet integrada, o projeto de iluminação também precisa conversar entre si, para maior harmonia. Portanto, opte por luminárias com o mesmo revestimento ou cor.

Nessa decoração, os spots de sobrepor pretos Technic na parte interna combinam com o pendente de metal preto Portland na área de convivência externa.

30. Churrasqueira com spot de sobrepor

Por fim, um projeto de churrasqueira para inspirá-lo também. Os spots de sobrepor pretos Goli, espaçados acima da bancada, permitem uma iluminação homogênea e harmônica.

Gostou das nossas dicas? Para tirar mais dúvidas sobre projetos de iluminação para um cômodo específico, procure um especialista na Leroy Merlin mais próxima de você!

Leia mais:

Tipos de iluminação [Guia completo]

14 dicas de iluminação para banheiro que fazem toda a diferença

Iluminação para jardim: melhores tipos e dicas para escolher

Luz branca ou amarela: qual é a melhor para cada ambiente

Como economizar energia: 23 dicas para implementar em casa

Conheça os tipos de plafon para uma iluminação incrível

Como instalar luminária pendente (passo a passo em vídeo)

Como instalar fita de LED em sanca

Espelho com luz de LED: como fazer passo a passo

Fita de LED: passo a passo da instalação para você fazer sozinho

Luminária de trilho com spots: como instalar passo a passo

50 dicas para decoração de sala pequena

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo