Saiba o que é drywall, quais as vantagens e como usar!
Você sabe o que é drywall? É uma estrutura pré-fabricada que serve para criar paredes, sancas em tetos e até mesmo armários. Além de ser versátil, ele é uma das formas de construção mais rápidas, econômicas e práticas do mercado.
Se você vai construir ou reformar a sua casa e está buscando uma solução com excelente custo-benefício, mas sem deixar de lado a qualidade da sua estrutura, não pode deixar de conhecer essa alternativa.
Neste conteúdo, vamos ajudar você a saber tudo o que precisa sobre o drywall – além de explicarmos o que é e como funciona, vamos apresentar todas as vantagens e desvantagens dessa opção e tirar as principais dúvidas que recebemos em nossa loja sobre o tema.
Fique ligado na leitura! Antes de prosseguir, confira também este vídeo do canal Leroy Merlin Brasil explicando um pouco mais sobre o funcionamento do drywall:
Leia também
• O que é steel frame, características, vantagens e desvantagens!
• Isolamento térmico parede: o que é como fazer a climatização!
O que é drywall?
Drywall é um sistema de construção a seco, como o nome, em inglês, indica. Na tradução, o termo significa parede a seco. E o nome faz jus ao produto, já que o drywall não tem água em sua composição.
O material é pré-fabricado e já vai pronto para a obra, permitindo uma construção mais limpa, rápida e econômica, já que não exige a utilização de outros materiais como a argamassa, por exemplo.
O drywall é muito utilizado no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, ele chegou na década de 1970 e vem conquistado cada vez mais espaço no mercado.
Para que serve o drywall?
Em uma construção ou reforma, o drywall pode ter diversas utilidades. O mais comum é que ele seja usado para construir paredes, sendo uma excelente opção para quem quer mudar a divisão de ambientes em casa sem fazer uma grande obra.
Mas, além disso, o drywall também pode ser utilizado para sancas em teto, para embutir iluminação, e na criação de nichos e até mesmo de alguns móveis, como é o caso de armários.
Como o sistema drywall funciona?
O drywall é vendido em chapas revestidas com duas lâminas de gesso, uma em cada lado. Na hora de construir, essas chapas são colocadas lado a lado para que se encaixem, como em um quebra-cabeças. Para que a fixação seja bem feita, são utilizados parafusos próprios para esse fim.
Depois, o profissional responsável pela instalação usa massa para uniformizar a superfície, de modo que o ponto de junção das placas seja imperceptível. Quando a parede estiver pronta, pode ser personalizada como você quiser!
Quais os tipos de chapa de drywall?
O drywall pode ser utilizado nos mais diversos ambientes de uma casa ou escritório, inclusive em banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Para isso, basta escolher o tipo de placa adequado para cada um deles.
Existem três tipos de chapa de drywall:
• Drywall branco: a chapa branca, também conhecida como standard, é a mais recomendada para ambientes secos, como salas, quartos e escritórios. Ela também é a mais utilizada em forros;
• Drywall rosa: a chapa rosa, chamada de RF, tem fibra de vidro em sua composição e, por isso, é mais resistente ao fogo. É indicada para ambientes que têm lareiras ou churrasqueiras, por exemplo, ou para espaços que precisam atender a normas específicas de segurança, como é o caso de algumas empresas;
• Drywall verde: a chapa verde, conhecida como RU, é mais resistente à umidade e, portanto, é a indicada para espaços como cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Para que tenha essa resistência, o material recebe, em sua fabricação, aditivos e fungicidas que impedem a proliferação de fungos e bolor.
Quais as vantagens ao se utilizar drywall?
Agora que você já sabe o que é drywall e como esse tipo de construção funciona, que tal falarmos um pouco sobre as suas principais vantagens? Como mencionamos no início deste artigo, a utilização do drywall permite uma obra rápida, limpa e mais econômica.
Redução de desperdício
Como não exige o uso de tantos materiais para a sua instalação, o drywall, além de mais econômico, diminui a quantidade de resíduos que precisam ser descartados após a obra.
Assim, a opção por esse tipo de construção diminui significativamente a quantidade de entulho, resíduos e sujeira.
Por não utilizar água, o drywall também diminui o desperdício desse recurso natural.
Serviços mais rápidos
A instalação fácil do drywall também torna a obra mais rápida, principalmente na comparação com a construção de paredes tradicionais de alvenaria.
A construção com drywall é tão simples que até mesmo pessoas que não são especializadas na área podem fazer, no bom e velho estilo “faça você mesmo”.
Para isso, no entanto, é preciso ter acesso a todas as ferramentas e materiais necessários para garantir a instalação correta e um bom acabamento.
Estrutura mais leve
Por serem muito mais leves, as chapas de drywall facilitam todo o processo de construção. Elas tornam a obra mais rápida e ágil e facilitam todo o processo de logística.
Também por isso, fazem menos peso sobre as lajes dos edifícios, permitindo que sejam construídas paredes onde não seria possível criar uma estrutura de alvenaria sem prejudicar a estrutura da construção civil.
Flexibilidade de layout
Ainda pela sua leveza e facilidade de instalação, o drywall permite que você solte a criatividade na hora de planejar a sua obra. Pode construir parede, meia parede, nichos, entre outras coisas.
Assim, fica mais fácil deixar o espaço com a sua cara e com a divisão mais adequada para a sua rotina.
E tem mais: o drywall recebe bem uma série de acabamentos e revestimentos que vão muito além da tradicional pintura. Também é possível pendurar quadros, prateleiras e até alguns tipos de armário, a depender da estrutura da parede.
Otimização de espaços
Outra vantagem do drywall é que as paredes construídas com as chapas são muito mais finas do que as tradicionais paredes de alvenaria. Dessa forma, você consegue otimizar os seus espaços, ganhando em metragem.
Isso pode ser muito significativo na hora de encaixar determinados móveis ou até mesmo no planejamento de armários.
Facilidade de manutenção
Caso você precise fazer manutenção em tubulações elétricas, pode quebrar a placa de drywall no lugar necessário e fazer o reparo sem muita sujeira – o que não acontece com as paredes de alvenaria, pois qualquer manutenção interna, por menor que seja, exige que se faça uma pequena obra.
Quais as desvantagens do sistema de drywall?
Apesar de tantas vantagens, o drywall tem, sim, algumas desvantagens. A principal delas é que ele não pode ser utilizado em áreas externas, já que não é resistente a todas as temperaturas.
Outro ponto negativo é a facilidade da proliferação de fungos em seu interior, por causa do espaço vazio entre as placas. Isso, entretanto, é fácil de ser contornado com a aplicação de produtos específicos ou com a utilização das chapas verdes, que recebem esse tipo de tratamento no momento da fabricação.
O menor isolamento acústico em relação às paredes de alvenaria também é uma desvantagem fácil de ser contornada. Isso porque é possível colocar, ainda na fase de construção, mantas de lã de rocha ou de vidro, que também ajudam a atenuar a variação de temperatura.
Por fim, outro ponto negativo do drywall é que as paredes construídas com esse material não são tão resistentes quanto as de alvenaria. Por isso, se sofrem grande impacto, podem ter a sua estrutura comprometida.
Onde o drywall pode ser aplicado?
O drywall, como falamos aqui, pode ser aplicado nos mais diversos tipos de ambiente, a depender das características da placa.
A placa seca tradicional é muito utilizada em ambientes internos, como quartos, salas, escritórios, closets etc.
Também é possível criar uma estrutura com drywall em espaços com churrasqueiras e lareiras, desde que seja utilizada a placa com maior resistência térmica, que é feita com material menos inflamável.
Por fim, o drywall também pode ser utilizado em áreas molhadas, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas. Nesse último caso, inclusive, é possível que as paredes sejam preparadas para receber armários.
Para isso, basta fazer um reforço na estrutura no momento da construção.
Quais os materiais utilizados no drywall?
O drywall é feito, basicamente, de dois materiais. Um deles é o aço galvanizado, usado nas estruturas internas da placa, que servem para sustentar as paredes.
Assim como em uma parede de alvenaria, as estruturas de aço funcionam como pilares e vigas, porém, aqui, são chamadas de montantes e travessas.
Já a parte externa do drywall é feita em gesso acartonado, que é responsável pelo acabamento das paredes.
Além disso, caso você ache necessário, também é possível acrescentar outros materiais entre as placas, como as mantas de isolamento térmico e acústico que já citamos aqui no artigo.
Quais as normas técnicas para um projeto de drywall?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece algumas normas para os projetos que incluem estruturas em drywall. São elas:
• NBR 15758-1/2009: estabelece requisitos para sistemas usados como paredes;
• NBR 15758-2/2009: estabelece requisitos para sistemas usados como forros;
• NBR 15758-3/2009: estabelece requisitos para sistemas usados como revestimentos.
Antes de começar o seu projeto, certifique-se de conhecer as principais exigências do órgão ou de que a pessoa responsável pela instalação do drywall tenha esses conhecimentos!
Como instalar o drywall?
A instalação do drywall é rápida e fácil. As peças já chegam prontas à obra e são encaixadas uma ao lado da outra com o auxílio de parafusos próprios. Primeiro, são instaladas as estruturas metálicas, que dão suporte à parede. Depois, são colocadas as chapas de gesso.
Quando a estrutura da parede estiver pronta, é hora de fazer a passagem das tubulações elétrica e hidráulica, de acordo com o projeto de cada ambiente. Em seguida, é a vez do isolamento acústico e de temperatura, caso isso esteja previsto.
Por fim, é feito o acabamento com massa de rejunte, para que a superfície fique uniforme e possa receber os revestimentos previstos no projeto.
Você pode conferir o passo a passo completo a instalação de uma parede de drywall neste vídeo do canal Casa de Verdade com Paloma Cipriano. Veja:
Perguntas frequentes sobre o drywall
Até aqui, já falamos sobre o que é drywall, como funciona, como instalar e quais são as suas aplicações em uma obra. Ainda assim, pode ser que você tenha alguma dúvida sobre essa forma tecnológica de construção.
Por isso, deixamos aqui as respostas para as perguntas que recebemos com mais frequência em nossas lojas sobre o tema!
Qual o limite de peso suportado pelo drywall?
De fato, a parede de drywall é menos resistente do que a parede tradicional de alvenaria. Por isso, ela não pode receber tanto peso para que não tenha a sua estrutura comprometida, o que pode colocar em risco a segurança das pessoas que utilizam o ambiente.
De modo geral, as placas mais simples de drywall podem receber até 10 kg. Isso é suficiente, por exemplo, para que você pendure alguns quadros ou uma televisão.
Caso pretenda colocar mais peso na parede, você pode optar por chapas de alta resistência, que, a depender do fabricante, podem suportar até 10 vezes mais carga do que as chapas tradicionais.
• Leia também: Bucha para drywall e acessórios: descubra como usar
Qual a diferença entre drywall e gesso?
O drywall tem o gesso acartonado em sua estrutura, que se assemelha a um papel cartão. Ele é diferente do gesso tradicional, muito utilizado no Brasil para revestir tetos, por exemplo.
O forro de gesso tradicional é feito com placas de espessura média de 2 cm, que se encaixam e ficam suspensas com a ajuda de um arame. Para que fiquem coladas umas nas outras, é usada uma massa de gesso.
O gesso também é utilizado para fazer o acabamento, deixando a superfície uniforme.
O gesso tradicional apresenta algumas desvantagens em relação ao drywall, pois a sua instalação faz bastante sujeira. Ele precisa de um tempo maior para secar e trinca com mais facilidade.
Drywall pode molhar?
O drywall pode molhar desde que seja usada a placa verde na construção, que recebe um tratamento específico para ser utilizada em áreas molhadas. Essa placa permite a instalação em áreas úmidas e molhadas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.
Qual é o custo médio de uma chapa drywall?
O drywall permite uma construção com excelente custo-benefício. O preço médio das chapas varia de R$ 20 a R$ 50 por metro quadrado, a depender do fabricante e da sua região, sem considerar a mão-de-obra da instalação.
Como conservar o drywall?
Tomar alguns cuidados com a sua parede de drywall pode fazer a estrutura durar mais tempo. Confira as nossas dicas:
• Evite colocar peso em excesso;
• Se as suas placas não forem próprias para áreas úmidas, evite molhar as paredes;
• Não se apoie na parede e evite fazer força contra ela.
Drywall é mais caro que alvenaria?
Na verdade, o drywall é mais barato do que a parede de alvenaria. Enquanto o preço médio do metro quadrado de uma parede de drywall vai de R$ 20 a R$ 50, o valor médio da mesma medida de uma parede de alvenaria pode chegar a R$ 300.
É possível aplicar acabamentos no drywall?
Sim, você pode aplicar diversos acabamentos em uma parede de drywall. Além da tinta para drywall, é possível utilizar papéis de parede, adesivos e até revestimentos cerâmicos, como é o caso dos azulejos.
Onde comprar drywall barato?
Aqui na Leroy Merlin, você encontra tudo o que precisa para a sua construção com drywall. Além dos blocos de gesso e suportes, a nossa loja também oferece tudo o que você precisa para a instalação, como fitas e massas e isolantes térmicos e acústicos.
Visite uma das nossas lojas ou compre online no site da Leroy Merlin!
Leia mais:
Aprenda a calcular o que você precisa para montar seu teto de drywall
Como fazer um cronograma de obras simples
Como calcular o que você precisa para montar sua parede de drywall
Como calcular metro quadrado? Veja como aplicar a fórmula a diferentes situações!