Como fazerJardim e Varanda

10 dicas para montar um jardim na varanda do apê

Se você tem um gostinho pelas plantas e uma sacada no apartamento, não importa o tamanho, com certeza dá para montar um belo jardim na varanda.

Para mostrar que é possível, convidamos os irmãos e arquitetos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo Camargo Gomez, sócios do Folha Paisagismo, para dar dicas de como fazer um projetinho com o espaço que você tem disponível. E sem gastar muito.

Nesse projeto, o pedido da cliente era que os irmãos transformassem a varanda em um jardim. “Daí surgiu nossa ideia de cobrir o piso, que nem era feio, mas a gente optou por essa estratégia para poder transformar a varanda em área permeável”, explica Luiz Felipe.

Os irmãos tornaram o ambiente versátil e criaram nesse jardim multiuso, com vários espaços, que servissem para contemplar, tomar café da manhã, simplesmente estar ou ler.

O mobiliário já existia no lugar, então ele foi apenas reaproveitado. Os irmãos capricharam no verde para transformar a varanda num jardim e apostaram no uso da madeira para trazer mais aconchego ao espaço.

“Criamos esse pergolado em madeira de demolição, onde a moradora pode pendurar orquídeas, para dar esse aspecto de jardim.”

Confira a seguir o que você precisa saber para montar seu jardim na varanda do apartamento e curtir a natureza mesmo morando em apê. Da escolha do deck de madeira às plantas que irão compor o ambiente.

Prossiga com a leitura para saber mais sobre o assunto, mas antes de continuar inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!

• Leia tembém: Varanda Gourmet: +40 inspirações para transformar seu ambiente

10 dicas para montar um jardim na varanda

Antes de ensinar como montar um jardim na varanda gastando pouco, pedimos para o Luiz Felipe compartilhar 10 dicas rápidas para quem está pensando em fazer um projetinho desses no apartamento.

1. Quanto mais verde, melhor

Quanto mais verde você trouxer para a sua varanda, mais ela vai ter esse aspecto de jardim que você deseja. Então, capriche.

Confira no vídeo como o Folha Paisagismo transformou essa varanda pequena em jardim. E, claro, as plantas foram as protagonistas:

2. Defina um ou mais usos dessa varanda

Se ela for transformada em espaço zen, você poderá investir em futons e mesas com pés mais curtos. Se ela for usada com sala de jantar, é importante encontrar uma mesa com tamanho adequado ao espaço da varanda.

3. Verifique a incidência de sol, chuva e vento nessa varanda

Assim você poderá escolher as melhores plantas para o local. Por exemplo, se sua varanda pega o sol forte da tarde, escolha plantas que gostem desse tipo de clima.

Ou você corre o risco das folhas queimarem ou a própria planta não aguentar.

4. Pesquise sobre as plantas que você está pensando em colocar no espaço

Assim você saberá também os cuidados que ela precisa e como mantê-las sempre bonitas e saudáveis.

5. Escolha vasos resistentes e que ficam sempre bonitos

Nesse caso, a melhor opção para jardim na varanda são os vasos de polietileno, que, além de tudo, são leves e fáceis de serem transportados.

Vasos de polietileno são mais leves e não comprometem a estrutura da varanda

Da esquerda para a direita: Vaso Tramontina Egípcio Em Polietileno, Vaso Japi Polietileno Quadrado Minas Stone e Vaso Laos Tramontina Basic Em Polietileno

6. Entenda se você tem disponibilidade para manter um jardim na varanda

Apesar do espaço ser menor, um jardim na varanda continua sendo um jardim, ou seja, exige manutenção regular: regas, podas, adubação e, eventualmente, transplantes de vaso.

Se essa disponibilidade de tempo, você corre o risco da sua varanda ficar cheia de plantinhas secas e sem vida.

7. Escolha uma iluminação que valorize o espaço

Isso porque a iluminação muda a atmosfera do jardim durante o dia e à noite. Então, vale a pena investir em uma luminária específica para área externa e na cor de lâmpada mais adequada para a função que o espaço terá.

8. Defina uma paleta de cor para o seu jardim

A gente gosta sempre de trabalhar com a escolha de uma cor e aí trabalhar os elementos sempre com essa cor, que dá um tom elegante e sofisticado para a varanda.

9. Faça adubação periódica das plantas do seu jardim na varanda

Além da manutenção básica, como rega e poda, é preciso incluir na agenda uma adubação periódica das plantas.

• Leia mais: Qual a diferença entre adubo e fertilizante?

10. Acompanhe os vídeos do Folha Paisagismo

Como montar um jardim na varanda?

A base desse jardim para varanda que iremos mostrar é relativamente simples: pedriscos, deck de madeira, vasos de plantas e móveis para tornar o espaço mais funcional. Acompanhe o passo a passo:

Invista em um deck de madeira

O uso do deck de madeira na varanda é uma forma fantástica de resolver o espaço de forma rápida, sem obras e sem sujeira, principalmente quando o piso da varanda é feio e não agrada. Nesses casos, o deck é uma ótima solução.

Escolha uma madeira indicada para áreas eternas

Para a escolha do deck, a nossa primeira opção é sempre a madeira natural. A gente busca sempre uma madeira natural indicada para áreas externas, que têm resistência à água e ao sol.

• Leia mais: Qual a melhor madeira para deck?

Decks modulares são fáceis de compor e montar

A gente costuma usar os decks modulares, que você consegue montar de acordo com o espaço da varanda. E são bem fáceis de instalar!

Use pedrinhas para decorar o ambiente e esconder a água que escorre dos vasos

A forração que a gente utiliza na varanda são os pedriscos, os seixos e as pedrinhas. Isso vai de acordo com a estética que a gente está buscando, com a cor do ambiente e dos vasos.

Existem várias cores de pedrisco, como o grafite, vermelho, palha ou ouro. A dica é escolher a que mais combina com a decoração da sua varanda.

A função principal do pedrisco é dar essa aparência de área permeável, que parece um jardim de verdade. E outra função é que a gente esconde por baixo do pedrisco a água que corre da rega dos vasos.

Escolha um vaso resistente e leve

A gente gosta de usar vasos mais leves, que são os de polietileno. Eles são versáteis, em várias cores, vários formatos, e dessa forma a gente não sobrecarrega a estrutura da varanda com muito peso.

Inclua alguns móveis para tornar o jardim na varanda mais funcional

Se possível, inclua mobiliário na sua varanda para que ela também possa funcionar como área de estar, leitura e trabalho. Hoje em dia a gente consegue criar home offices na varanda, em meio à natureza, com esse contato com o verde.

A escolha dos móveis depende do uso que a pessoa quer dar à varanda: área zen, sala de estar, sala de jantar, etc. Dê preferência aos móveis de área externa, que vão reforçar a cara de jardim, e são mais resistentes ao clima.

Como escolher as espécies de planta para o seu jardim na varanda?

O primeiro passo é entender o porte e o volume que a gente quer criar. Depois fazemos a escolha da espécie de acordo com a insolação, o vento e a posição desta varanda, se é mais próxima da fonte de luz natural ou se é mais distante.

As 10 melhores plantas para varanda

Essas são espécies coringas de plantas, que a gente costuma usar bastante em projetos de jardim na varanda:

Pleomele

• Palmeira licuala

Zamioculca

Cacto

Jibóia

Xanadu

Pacová

• Clúsia

Antúrio

Ficus

Leia mais:

Como cuidar de Zamioculca?

Monte o seu jardim de inverno

Como cuidar de Costela de Adão [Guia Completo]

Confira 12 ambientes inspiradores com móveis para exterior

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo