Banheiro

Banheiro pequeno: 45 ideias para decorar o seu

Quem vai mudar de casa geralmente atenta para o banheiro do imóvel: esse é um dos ambientes mais importantes da casa e, muitas vezes, é o que possui a metragem mais restrita nos espaços. Afinal, como decorar um banheiro pequeno para torná-lo mais agradável e funcional?

Por normalmente ser um cômodo mais limitado, é normal ter dúvidas sobre como criar um ambiente mais aconchegante sem deixar de aproveitar bem o espaço e, ainda, ter uma sensação de praticidade no dia a dia.

Quer saber como montar um banheiro pequeno com uma decoração simples, prática, aconchegante e bonita? Prossiga na leitura desse artigo para conferir as melhores dicas que reunimos para ajudar você nesse processo. Siga conosco e aproveite!

Leia também:

50 modelos de banheiros para você se inspirar

Chuveiro elétrico ou eletrônico? Descubra o melhor!

Tipos de box para banheiro: conheça os melhores modelos

Como fazer um banheiro pequeno e aconchegante?

Quem disse que banheiro pequeno é difícil de decorar e organizar? Por meio de alguns pequenos passos, é possível gerar a sensação de amplitude maior e iluminação no espaço. Entre eles:

• Utilizar cores claras nas paredes;

• Investir em alguma área para contrastar, destacando o piso ou algum móvel colorido;

• Instalar prateleiras;

• Colocar pastilhas de vidro ou acessórios descontraídos;

• Usar espelhos de tamanhos diferentes em mais de uma parede ou investir em um espelho maior;

• Decorar com plantas.

Como montar um banheiro estreito?

Se a sua residência conta com um banheiro estreito, há alguns truques que podem ajudar você a aproveitar um espaço menos apertado, mantendo uma boa harmonia, receptividade e mobilidade na rotina. Para otimizar o ambiente, o indicado é planejar cada cantinho, atentando para os seguintes fatores:

• Coloque todos os móveis ao longo de uma parede;

• Deixe a área do chuveiro localizada ao fundo do banheiro;

• Use o contraste de cores claras nas paredes e azulejos coloridos em uma área menor;

• Faça uso de espelhos compridos ou maiores;

• Invista em uma boa iluminação.

• Leia também: 14 dicas de iluminação para banheiro

Como fazer um banheiro pequeno e funcional?

Uma das dicas mais básicas e acessíveis para ampliar o espaço de banheiro pequeno, proporcionando mais comodidade, é apostar em cores claras nas paredes ou nos azulejos. Para trazer um ar mais moderno e aconchegante, você pode levar tons mais fortes para um móvel ou para acessórios decorativos.

Outra coisa que pode contribuir para o aumento do aconchego no local é verificar os tipos de ralo e de box de banheiro, além de fazer uso de elementos de madeira, fitas de LED, espelhos de diferentes formatos, plantas, quadros, entre outros.

Para manter a organização em dia, é recomendável fazer uso de nichos embutidos, prateleiras e armários, mantendo somente o necessário para compor a decoração e atender a tudo o que você precisa no cotidiano.

• Leia também: Tipos de box para banheiro: conheça os melhores modelos

45 ideias de banheiro pequeno

Agora que você já sabe algumas formas de facilitar o processo de decorar o seu banheiro pequeno, deixando-o mais elegante e prático, é hora de se inspirar com alguns modelos que reunimos ao longo deste conteúdo. Confira a seguir!

1. Banheiro com cimento queimado

Sabe a ideia de usar cores claras na parede e contrastar com algum elemento de tons mais fortes? Pois é, a parede de cimento queimado é uma tendência simples, bonita e acessível que faz toda a diferença em um banheiro pequeno.

• Leia também: Como fazer parede de cimento queimado?

Você pensa que banheiras e hidros são privilégios de banheiros grandes? Pois saiba que o mercado tem oferecido um variedade cada vez maior de tamanhos e formatos de banheiras capazes de se adequar mesmo às menores metragens.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Então confira este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil. Nele, vamos te mostrar modelos e dicas para escolher a melhor hidromassagem, mesmo se o seu banheiro for pequeno. Confira:

2. Nicho embutido

Instalar nichos embutidos nas paredes também é uma ótima escolha para quem deseja otimizar o espaço de um banheiro pequeno.

3. Banheiro pequeno com box de canto

Caso o seu banheiro siga aquele modelo de ter box de canto, os móveis podem seguir uma forma circular para melhorar a mobilidade e gerar a sensação de amplitude no ambiente.

• Leia também: Descubra qual o melhor tipo de box para banheiro pequeno

4. Itens de madeira

Investir em alguns elementos de madeira pode ajudar você a ter um cantinho mais aconchegante.

• Leia também: Top 15 modelos de gabinete de banheiro de madeira para se inspirar

5. Banheiro pequeno decorado com papel de parede

Usar paredes claras permite uma série de novas possibilidades, e uma das melhores delas é fazer uso de papel de parede para banheiro em uma área para trazer um toque de cor ao ambiente.

• Leia também: Papel de parede para banheiro (e que pode molhar)

6. Decoração clean e elegante

Há quem goste de utilizar vários itens coloridos e modernos para deixar o ambiente mais divertido, mas também é possível decorar utilizando poucos elementos. Usar algum quadro e peças douradas, por exemplo, pode gerar mais tranquilidade e elegância ao cômodo.

7. Parede com revestimento

Usar um belo revestimento para banheiro é uma ótima opção para quem deseja decorar com mais versatilidade e rapidez, deixando o ambiente original e moderno.

• Leia também: Os melhores revestimentos para banheiro, que podem molhar e não

8. Revestimento metro white

Olha que contraste legal entre a parede menta e o revestimento metro! Fica lindo, não é?

9. Destaque no piso

Banheiro pequeno também pode ter estampa divertida! Esse piso de ladrilho hidráulico fez toda a diferença e adicionou um ar mais moderno ao cômodo com revestimento bege.

10. Banheiro com plantas

Se o seu banheiro conta com bastante luz natural e já foi reformado e decorado, mas você sente que ainda falta algum detalhe para ficar perfeito, a dica é adicionar plantinhas. Você pode otimizar o espaço pequeno colocando suas plantas na parede, no estilo de um jardim vertical.

11. Prateleiras

Fazer uso de prateleiras no banheiro pode otimizar o espaço e, ainda, manter as coisas mais organizadas ao longo da rotina.

• Leia também: Como organizar banheiro pequeno: 15 ideias gastando pouco

12. Nichos de madeira

Além de prateleiras, nichos também são uma ótima escolha para você que ama organização e já sabe que o tamanho do espaço não precisa ser um problema.

• Leia também: 12 modelos de nichos lindos para sua decoração

13. Decoração rústica e natural

Se você deseja decorar de forma mais natural e rústica, pode apostar em móveis de madeira, itens de bambu e palha para o seu banheiro.

14. Armários

Investir em armários para armazenar os itens utilizados no dia a dia também pode contribuir na otimização e organização do banheiro pequeno.

• Leia também: Armário para banheiro pequeno: 31 ideias e como escolher

15. Decoração clássica e neutra

Cores claras e gabinetes para quem precisa de mais espaço e conforto. Neste banheiro, o branco foi combinado com o bege presente nos nichos embutidos e na bancada da pia.

16. Luminárias

Usar luminárias pendentes pode dar outra cara para o ambiente. A dica é apostar em lâmpadas brancas e amarelas, ou até lâmpadas inteligentes, para adequar o espaço a cada momento, gerando mais aconchego.

• Leia também: Luz branca ou amarela: qual é a melhor para cada ambiente

17. Tons pastel

Se você busca uma decoração mais suave, relaxante e discreta, a pedida ideal é investir em tons pastel para as paredes, o piso e os objetos de decoração.

18. Estilo industrial

Acabamento fosco com tons mais sóbrios e linhas retas minimalistas podem compor uma decoração original e moderna num banheiro industrial. Para dar o arremate, uma porta de correr colorida pode facilitar a mobilidade e disposição dos móveis e objetos no banheiro.

• Leia também: Banheiro industrial: 10 produtos para aderir ao estilo

19. Espelho grande e pontos de luz

Como falamos anteriormente, investir em um espelho grande e pontos de luz pode contribuir para a sensação de amplitude do local.

• Leia também: Espelhos para banheiro: 35 modelos que irão te inspirar

20. Cinza e branco

Piso granilite cinza, revestimento branco, gabinete de madeira, louça e acessórios em preto fosco e uma boa iluminação são a combinação perfeita para mesclar cores, texturas e materiais no banheiro pequeno.

• Leia também: Piso granilite: 5 inspirações para aderir a essa tendência!

21. Box minimalista

O box de banheiro pode ser usado para além da função de proteger o ambiente dos respingos, como é o caso do box para ducha dessa imagem. Então, você pode pensar em uma estrutura e um tamanho diferentes para permitir que ele fique aberto ou fechado.

• Leia também: Modelos de box para banheiro: entenda qual escolher

22. Clássico e funcional

Decorar é bom, mas o mais importante é ter um banheiro pequeno funcional e de acordo com o seu estilo, não é? As cores preto e branco costumam atender a todos os gostos, e ainda dão um toque de elegância em qualquer espaço.

23. Box de canto

O box de canto proporciona mais conforto, sofisticação e harmonia, contribuindo com a otimização e segurança do espaço.

24. Box de madeira

Utilizar madeira no piso, na parede, no revestimento interno do box e nos acessórios do banheiro é uma alternativa indicada para quem gosta de conforto térmico durante o banho.

• Leia também: Banheiro com piso madeira: 17 ideias para você se inspirar

25. Estilo vanguardista

Tons sóbrios e revestimento granilite são a dupla indicada para trazer uma atmosfera vanguardista ao ambiente.

26. Banheiro azul

Quem não gosta de ter calma durante o momento do banho? O azul já é uma das cores mais conhecidas por quem busca mais tranquilidade no dia a dia, e pode gerar também muita personalidade ao cômodo por meio de revestimentos modernos.

27. Porcelanato marmorizado

Porcelanato com estampa de mármore é uma das opções queridinhas de quem gosta de valorizar a iluminação natural do ambiente e deseja dar um toque mais clássico à decoração.

28. Tons verdes

Levar a cor da natureza para o espaço do banheiro também é uma dica recomendada para quem precisa de mais tranquilidade e inspiração no cotidiano.

29. Decoração clean

O básico também pode ser inspirador! Que tal armazenar no banheiro apenas o que você realmente precisa para contar com uma decoração mais clean, prática e acessível?

30. Detalhes tropicais

Tons neutros também podem combinar com detalhes tropicais e coloridos. Vale a pena testar!

31. Banheiro aberto com revestimento

Olha só essa opção de box aberto feita com tijolos de vidro e pastilha espelhada. Linda e original, não é?

32. Luz amarela

Uma iluminação quente é a escolha ideal para você que gosta de tons neutros e aconchego. Neste ambiente, o toque de luz ficou pela luminária pendente e o espelho com LED.

33. Box colorido

E se o banheiro todo for em tons neutros, o box pode ter um toque de cor? Claro, pode e deve!

34. Banheiro pequeno simples e moderno

Não é preciso gastar com muitos itens de decoração: um bom revestimento, a iluminação adequada e um espelho amplo já dão conta do recado.

35. Revestimento colorido

Um revestimento colorido combinado com peças de madeira pode trazer mais alegria ao seu banheiro pequeno.

36. Organização em dia

Nichos são a escolha perfeita para quem ama decorar e organizar com mais facilidade e eficiência.

37. Tons terrosos

Tons terrosos, cores neutras e dourado são a receita da sofisticação e elegância para qualquer ambiente.

38. Banheiro pequeno moderno e vintage

Sabendo combinar o design e as cores dos itens, é possível ter um espaço vintage e moderno ao mesmo tempo sem perder a funcionalidade.

39. Pastilhas

Este ambiente é exemplo de como um belo revestimento 3D pode fazer toda a diferença no seu banheiro de tons neutros.

40. Decoração natural

Peças em tons amadeirados e plantas podem compor um espaço mais natural e tranquilo. Neste banheiro, repare como o porcelanato com estampa madeira consegue imitar perfeitamente o efeito da peça original.

41. Good vibes

Cores suaves, frases inspiradoras e itens minimalistas são indispensáveis para quem deseja relaxar e ter ótimas ideias nos momentos de banho. Você pode obter esse efeito escolhendo acessórios decorativos bem humorados que combinem com sua decoração.

42. Piso laminado

Quer versatilidade no seu banheiro pequeno? Vale investir em um piso laminado cheio de personalidade!

Leia mais: Piso laminado ou porcelanato: qual o melhor para a sua casa?

43. Revestimento hexagonal

Para quem deseja ter dias mais criativos, a nossa dica é apostar em peças com design mais arrojado, como um revestimento 3D. Você também consegue um efeito visual incrível criando uma composição com revestimento hexagonal, como na imagem

44. Minimalismo e sofisticação

Banheiros estreitos também podem ser absurdamente chiques, e podemos provar. Neste ambiente a iluminação foi usada para destacar o belo porcelanato com estampa de mármore, resultando num ambiente de aspecto limpo e muito elegante.

45. Banheiro criativo

Quadros artísticos, combinação de cores e detalhes em madeira podem trazer um toque de inspiração aos dias. Neste banheiro, o carrinho de madeira agregou estilo e praticidade ao ambiente, servindo como uma pequena estante.

E aí, já se preparou para reformar e decorar o seu banheiro pequeno? Esperamos que as nossas dicas tenham inspirado você!

Leia mais:

Como organizar banheiro pequeno: 15 ideias gastando pouco

6 tipos de chuveiros: eletrônico, ducha, híbrido, a gás, etc

Cuba para banheiro pequeno: 21 ideias para se inspirar

Descubra qual o melhor tipo de box para banheiro pequeno

Gabinete para banheiro pequeno: 29 modelos que cabem no seu espaço

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo