Como escolherDicasGuia de ComprasIluminação

Luz branca ou amarela: qual é a melhor para cada ambiente

Qual é a diferença entre luz branca e amarela? Se você não sabe quando utilizar luz quente ou luz fria em cada ambiente, confira as nossas dicas!

Você sabia que a cor da luz faz toda a diferença no ambiente e tem o poder de mudar o clima da casa? Na hora de escolher entre luz branca ou amarela, é preciso pensar não somente nas suas preferências pessoais, mas principalmente em qual tom você deseja dar ao ambiente.

A sua intenção é criar um espaço de trabalho ou de relaxamento? Você prefere ter um cômodo mais aconchegante ou estar mais atento ao que acontece? Esses são apenas alguns questionamentos que você deve fazer antes de escolher a iluminação, pois mesmo que a resposta seja “ambos”, não se preocupe. Um ambiente pode ser funcional e, ao mesmo tempo, de descanso.

Por isso é recomendável usar dois interruptores: luz branca no teto e luz amarela distribuída nos cantos do espaço ou em um abajur, por exemplo. Assim, você pode controlar a iluminação de acordo com as necessidades de cada momento.

Se você normalmente fica em dúvida se deve usar luz quente ou luz fria, prossiga na leitura deste artigo e descubra onde usar cada tipo de iluminação e quais os efeitos de cada uma na casa!

Qual a diferença entre luz branca e amarela?

A principal diferença entre a luz branca ou amarela é que uma proporciona uma situação de foco, gerando um ambiente com melhor visibilidade, enquanto a outra gera mais aconchego e descanso aos olhos. A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Quando usar luz branca

A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira. Ela também funciona muito bem para escritórios e consultórios.

Lâmpada Inteligente 800 Lúmens Com Acionamento Por Voz Wyze

Quando usar a luz amarela

Uma luz amarela é a pedida certa para trazer aconchego para a casa. Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos. Na decoração, combina com elementos que trazem conforto, como sofás e tapetes, além de ficar ótima em um pendente na sala de jantar, dando um ar descontraído para as refeições.

Qual a melhor: luz branca ou amarela?

Agora que você já sabe mais sobre quando usar a luz branca ou amarela, e as sensações que cada uma pode gerar no ambiente, pode ficar o questionamento sobre qual é a melhor escolha para o seu espaço. É comum ter essa dúvida para escolher o tipo de iluminação mais adequada, até porque isso vai além das questões estéticas e dos gostos individuais.

Apesar de a luz branca ser chamada de luz fria, e a luz amarela ser conhecida também como luz quente, é válido ressaltar que isso se refere apenas ao efeito visual e psicológico, visto que a cor das lâmpadas não aumentam nem diminuem a temperatura do ambiente. O que pode esquentar ou esfriar o ambiente não é o tom, mas o tipo da lâmpada, como as dicróicas que elevam a temperatura, e as lâmpadas LED que não esquentam.

Afinal, qual é o melhor tom para a iluminação? Como falamos anteriormente, a sua escolha deve ser baseada no que você deseja para cada espaço. Por exemplo, se você costuma utilizar a sala de estar para ler, trabalhar ou estudar, por exemplo, é importante que haja mais nitidez no ambiente, não é? Então, nesse caso, a recomendação seria a luz branca. Porém, se a situação for a de querer ter um cantinho pra descansar, conversar de forma mais aconchegante ou até compartilhar refeições com quem você gosta, a luz amarela é a opção ideal.

Pode misturar luz branca e amarela?

Se você tem o costume de utilizar os espaços para várias atividades ao longo do dia e não consegue se decidir entre luz quente ou luz fria, há uma saída: você pode misturar as duas no mesmo ambiente.

Uma das coisas mais importantes em iluminação é saber que não há regras prontas, pois tudo depende da situação e há muitas particularidades em cada tom de luz. Isso porque não é só o tom que importa, mas também a regulação e intensidade da lâmpada, e o posicionamento desta.

Ou seja, não é porque a luz é amarela que vai ser aconchegante e não é porque a luz é branca que você não pode colocá-la no quarto também, por exemplo. É preciso ter atenção a esses detalhes, usar a criatividade e se permitir quebrar essas regras para melhorar a iluminação do seu espaço.

Então você se pergunta: é possível mesmo misturar luz branca e amarela no mesmo lugar e ter bons resultados com isso? Sim! Tudo depende da forma como isso vai ser feito.

Se o ambiente normalmente é utilizado para mais de uma função, como um quarto que é usado para descansar e trabalhar, por exemplo, investir em duas cores de luz é indicado. Uma dica para ter mais sucesso com essa escolha é utilizar pendentes de luz, luminárias e spots embutidos com a luz branca para tornar mais nítido apenas alguns espaços, e deixar a luz amarela no teto para a iluminação geral.

Luz branca ou amarela para quarto?

O primeiro passo para escolher o tom de luz do seu quarto é entender as suas necessidades. Você costuma utilizar o ambiente para estudar e trabalhar também ou apenas para descansar? Caso o espaço tenha mais de uma função, como falamos há pouco, é indicado utilizar as duas cores. Misturar a luz branca e amarela não somente é possível, mas também recomendável nesses casos.

Dessa forma, vale a pena colocar a luz amarela no teto para iluminar mais o espaço e ter pequenos focos de luz branca em locais específicos que demandam mais atenção, nitidez e foco.

Luz branca ou amarela para maquiagem?

Se você já sonhou com um daqueles espelhos com iluminação para maquiagem, cheios de luz, como os de camarim ou de filme, e sabe que poderia se maquiar melhor com uma boa iluminação, saiba que contar com a ajuda da luz é um dos principais segredos dos makeup artists para obter melhores resultados. Porém, como saber qual cor de iluminação é melhor: luz quente ou luz fria?

Enquanto a luz amarela pode diminuir a nitidez ou distorcer as cores da maquiagem, a luz branca pode criar algumas sombras no seu rosto e dificultar também o processo. Então a dica é criar um mix das duas cores de lâmpadas, deixando-as alternadas e próximas ao espelho para garantir uma iluminação mais neutra e, assim, ter resultados mais fiéis às cores e aos tons escolhidos para a maquiagem.

Penteadeira Suspensa Camarim Amélie Branco – Edn Móveis

Qual a melhor cor de luz para jardim?

Normalmente os jardins são utilizados para atividades de lazer, relaxamento, jantares, confraternizações e festas. Então vale a pena investir em uma boa iluminação para gerar funcionalidade e beleza para esse espaço à noite. Entretanto, como saber qual é a melhor luz para iluminar o seu jardim? A temperatura mais indicada é a de tons mais quentes, amarelos, para realçar as cores das plantas e gerar um efeito mais confortável e intimista.

Agora se o seu principal objetivo for iluminar o local como um todo, a luz fria pode cumprir esse objetivo com melhores resultados. Para iluminar e realçar o espaço, é recomendável focar nos pontos a serem destacados e investir em pontos de luz, alternando as cores, os tipos de lâmpadas e a intensidade delas. Cordões de luz, arandelas externas, embutidos de solo, postes de jardim, refletores e lanternas são algumas opções que podem ajudar você a melhorar a iluminação do seu jardim.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela?

Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), as lâmpadas fluorescentes (brancas) economizam até 75% em relação às incandescentes (amarelas), devido ao modo como as duas funcionam e principalmente à quantidade de energia elétrica gasta para produzir uma mesma quantidade de luminosidade.

Existe luz de LED amarela?

Existe, sim, e é uma ótima forma de utilizar luz amarela, gerando sensação de aconchego e relaxamento no ambiente, e ainda economizar mais na conta de energia. Atualmente as lâmpadas de LED estão disponíveis em diversas tonalidades, funções e potências. Se você deseja transformar a sua casa em um espaço mais sustentável, econômico e intimista, a luz de LED amarela é uma ótima escolha!

Que tipo de lâmpada consome menos energia e dura mais?

Reduzir os custos na conta de luz é sempre um dos pontos de atenção para quem gosta de economizar, e as lâmpadas fluorescentes e de LED são as que consomem menos energia. Ao investir nesses tipos de lâmpada, é possível garantir mais economia e durabilidade. As lâmpadas fluorescentes chegam a durar 8 mil horas, em média, e as lâmpadas LED (consideradas as mais eficazes) possuem uma vida útil média de 25 mil horas, sendo 80% mais econômicas até do que a fluorescente.

Lâmpada LED Smart Luz Bulbo RGB 10W Elgin Bivolt

Por que a luz amarela gasta mais energia?

Como falamos anteriormente, a cor da luz não é o que faz com que ela gaste mais energia do que outras cores, o que mais pode influenciar na sua conta de luz é a potência e o tipo da lâmpada. A quantidade de luz exposta é a mesma, independente se é uma luz quente ou luz fria, mas a potência e a tecnologia utilizada são os fatores que podem fazer com que ela seja mais econômica ou não. Caso seja uma lâmpada de luz de LED amarela, por exemplo, ela será mais econômica e bastante durável, enquanto as incandescentes são as que mais gastam energia.

Outra forma de melhorar a iluminação do seu lar e ainda economizar na energia da casa é utilizar lâmpadas inteligentes, que possuem uma grande diversidade de tons e cores e podem ser programadas para desligar automaticamente.

Saber mais sobre qual é o melhor tipo de iluminação para cada ambiente é um ótimo passo para quem deseja ter mais sucesso na hora de investir em luz quente ou fria e, assim, otimizar os espaços. Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender quando usar luz branca ou amarela para gerar melhores sensações em cada situação da sua vida.

Lâmpada LED Anti-Inseto Bulbo Luz Branca e Amarela 9W Ourolux 2 em 1 Bivolt

Leia mais:

Tipos de iluminação [Guia completo]

Iluminação para jardim: melhores tipos e dicas para escolher

14 dicas de iluminação para banheiro que fazem toda a diferença

Decoração com Bambu: 10 produtos para usar no ambiente!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo