Ar condicionado: saiba tudo sobre o aparelho
Chega de dúvidas! Escolha o ar condicionado ideal e tenha mais conforto em casa ou no escritório
Ao procurar um ar condicionado é normal que apareçam várias dúvidas, afinal, são muitos modelos, de várias marcas e com diferentes potências. A sua escolha vai depender do que mais se adapta as suas necessidades. Conheça os vários tipos de equipamentos e não adie mais o seu plano de ter conforto térmico em casa ou no ambiente de trabalho. Na Leroy Merlin você encontra diversos tipos de aparelhos pelo menor preço do mercado.
Tipos de ar condicionado
Ar condicionado portátil: esse modelo é o mais prático de todos, pois não necessita de obras para a instalação, basta ter uma janela por perto. E mais: o transporte é facilitado por rodinhas presentes na maioria dos modelos, o que permite que ele seja carregado para outros ambientes.
Ar condicionado split: o equipamento é um dos mais silenciosos do mercado. Ele também possui duas partes: o evaporador, instalado no interior do ambiente e o condensador, colocado do lado o de fora. O condensador é a maior fonte de barulho de um equipamento que, no caso do split, fica do lado de fora da construção. Alguns modelos usam gás refrigerante ecológico e chegam a economizar 40% de energia.
Ar condicionado de janela: compacto, o ar condicionado de janela pode ser a melhor solução para quem deseja ter ar refrigerado ocupando o mínimo de espaço possível no ambiente. Isso porque o condensador, o compressor e o evaporador ficam integrados num só bloco.
Ar condicionado cassete: o aparelho é bastante silencioso, pois o condensador fica do lado de fora do espaço. Do lado de dentro, a evaporadora pode ser instalada tanto no teto quanto no forro, o que possibilita uma distribuição uniforme de ar. Ele ainda possui direcionadores de ar para projetar o ar para determinados ambientes.
Ar condicionado piso teto: muito procurado para escritórios e áreas comerciais, esse equipamento pode ser instalado tanto próximo ao piso, quanto perto do teto. Assim como outros tipos de máquina, ele possui a condensadora, que é posicionada do lado de fora, e a evaporadora, do lado de dentro, o que o torna um equipamento silencioso.
Ar condicionado de cortina: ela funciona como um isolante térmico para os ambientes que precisam manter as passagens abertas, mantendo a refrigeração local.
Calcule a potência necessária
A potência do ar condicionado é calculada em BTUs (British Thermal Unit) e é definida em função do tamanho da área a ser refrigerada. Mas, não é só isso. Outros fatores influenciam na quantidade de BTUs que você irá precisar, como incidência de sol, quantidade de pessoas que frequentam o ambiente, presença de aparelhos eletrônicos e tipos de lâmpadas (incandescentes ou fluorescentes). Faça o cálculo.
Limpeza e manutenção
Todos os tipos de ar condicionado possuem filtros que devem ser limpos periodicamente. Se no ambiente tiver muito pó, faça a higienização uma vez por semana. Caso contrário, uma vez por mês será o suficiente. Alguns aparelhos possuem a função auto clean, facilitando a limpeza. Uma vez ao ano, chame um profissional para dar uma verificada na parte interna.
Por fim, lembre-se de que cada ar condicionado que você pretende instalar deve possui um disjuntor específico com fiação exclusiva para ele. Fazendo isso, você evita sobrecarga na rede elétrica e problemas no equipamento.
As dicas ajudaram? Compartilhe!