Confira qual o melhor climatizador de ar entre 16 opções diferentes!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Nada como ter um ambiente fresquinho e confortável quando chegam os dias de calorão. Nessa hora, tudo o que você pensa é em equipamentos que proporcionem conforto climático para a sua residência ou para o seu escritório e, com isso, podem vir à sua mente alguns aparelhos, como ar-condicionado, ventilador ou climatizador.

Nesse artigo, vamos falar dos benefícios do climatizador de ar, que tem a função de amenizar a temperatura, melhorando a qualidade do ar e a sensação de conforto do seu ambiente no dia a dia.

Os climatizadores têm como função principal tornar o clima mais agradável. Eles são os mais semelhantes ao ar-condicionado, mas a mudança de temperatura e o consumo elétrico não são tão drásticos quanto. Ele consegue alternar entre 3 ou 4 graus.

O bom do climatizador é que ele pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, de forma simples e prática, já que tem a opção de amenizar o calor ou o frio.

Saiba mais sobre esse item indispensável para qualquer casa e descubra qual o melhor climatizador de ar antes de fazer a sua escolha. Vamos lá!

O que é climatizador de ar

O climatizador de ar é um aparelho que resfria, umidifica e ventila o ambiente. Ele utiliza a própria umidade do ar para reduzir a temperatura ambiente, melhorando a qualidade do ar e amenizando a temperatura.

Como um climatizador de ar funciona

O climatizador funciona com um reservatório de água e, graças a esse recipiente, o ar puxado pelo aparelho é resfriado e lança gotículas de água evaporadas no ambiente, deixando a temperatura mais fresquinha.

Porém, para não se frustrar com a compra, vale ressaltar que o climatizador não resfria o ar como um ar-condicionado, e nem ventila forte como um ventilador.

Mas o climatizador é perfeito para quem vive em locais de clima seco ou poluído, pois alguns modelos umidificam e purificam o ar. Sem falar que seu baixo consumo energético é uma das suas maiores vantagens.

Climatizador De Ar Eos Arctic Fresh 4 Litros 4 Em 1 Ecl40d 110v 110v

Qual a diferença entre ar-condicionado e climatizador de ar

Uma das principais frustrações das pessoas quando compram um climatizador é achar que esse aparelho vai refrigerar o ambiente com a mesma eficiência de um ar-condicionado: não vai.

O climatizador de ar não refrigera, ele somente refresca e umidifica ambientes menores. É como um ventilador, só que muito melhor, pois o vento sai bem fresquinho, devido ao sistema de refrigeração de água que tem dentro do climatizador.

O climatizador é perfeito para resfriar pequenos ambientes, ou atender de forma localizada a uma ou duas pessoas, podendo baixar a temperatura local em até 12 graus e podendo ser transportado para qualquer lugar, diferentemente da maioria dos modelos de ar-condicionado, que são fixos.

A maior vantagem do climatizador para o ar-condicionado você sente no bolso. No gasto de eletricidade, o climatizador pode consumir até 60% menos energia elétrica que o ar-condicionado.

Já o ar-condicionado é um sistema de refrigeração bem potente, que ajuda a reduzir as temperaturas internas em ambientes hermeticamente fechados, sendo mais indicado para ambientes maiores ou com maior fluxo de pessoas.

Possui um sistema interno que transforma o ar quente do ambiente externo em ar frio, usando gás refrigerante. O aparelho suga o ar do ambiente e o leva por um evaporador, onde o ar entra em contato com o gás refrigerante, retirando dele o calor, e o devolvem em uma temperatura mais baixa.

Uma das vantagens do ar-condicionado é que você controla a temperatura desejada no ambiente por meio do termostato.

Quais os melhores climatizadores de ar

Listamos a seguir alguns dos melhores climatizadores de ar disponíveis no mercado, e que você encontra na Leroy Merlin.

Melhor climatizador portátil

O Climatizador de Ar FCE Elgin é considerado um dos melhores portáteis do mercado, e apresenta como principais vantagens seu custo-benefício, a excelente capacidade do reservatório de água, para 7,5 litros, e seu baixo consumo de energia.

Ah! O reservatório é removível e facilita a limpeza.

Além de refrescar o ambiente nos dias mais quentes do ano, proporciona um ar mais saudável por meio da elevação da umidade do ar e da emissão de íons negativos no ambiente.

Possui as funções timer, oscilação e 3 velocidades de funcionamento. Por ser portátil, você pode levar o aparelho para o lugar que mais necessita de um ventinho.

Seja na sala, na cozinha ou no quarto, ele dá conta do recado e torna seus dias de calor mais agradáveis.

A sua cor branca fecha todos os benefícios com chave de ouro. Ela é neutra, combina com tudo e ainda tem seu ótimo custo-benefício. Motivos para comprar hoje mesmo não faltam!

A única desvantagem desse modelo é que ele não é bivolt, estando disponível apenas em 220 V.

Melhor climatizador, umidificador e circulador

Se você quer ter um aparelho com a tripla função de climatizador de ar, umidificador e circulador, mas não quer pagar muito por esse conforto, o Climatize Compact Cadence é a sua melhor opção.

Além de climatizar e umidificar o ambiente, a função de circulador possibilita espalhar o vento, resultando em maior conforto para você e sua família. O aparelho vem ainda com uma garrafa de gel, que você põe no congelador e depois a utiliza no reservatório para refrescar.

Rodinhas e alças ajudam no deslocamento e transporte. Além disso, esse modelo vem com filtro de ar lavável e anti-poeira, que evita a entrada de poeira no climatizador de ar, tornando mais puro o ar expelido.

Sua baixa potência, de apenas 55 W, o torna mais indicado para pequenos cômodos.

Por fim, seu reservatório de apenas 4 litros é sua única desvantagem.

Melhor climatizador, ventilador e purificador

O Climatizador Breeze 506 Cadence climatiza, circula e umidifica o ambiente em qualquer momento do seu dia. O climatizador é um aliado para sua saúde, pois diferente do ar-condicionado, utiliza a umidade do ar para reduzir a temperatura ambiente.

Além do filtro de ar lavável e anti-poeira, esse modelo de climatizador de ar possui o sistema Cooling Pad com filtro colmeia que utiliza a evaporação da água para refrescar naturalmente o ambiente, sem ressecar o ar. Isso deixa o ar muito mais limpo e puro, o que torna esse modelo ideal para quem sofre com alergias.

O aparelho vem com um recipiente com gel, que você pode congelar e colocar no reservatório de 5,3 litros, aumentando assim a sensação de frescor no ambiente.

É ideal para utilizar no quarto ou em cômodos menores. E possui rodinhas deslizantes e alças laterais para facilitar o deslocamento entre os cômodos da casa ou escritório.

Melhor climatizador contra vírus e bactérias

Quer o máximo de funções em um climatizador? O modelo Climatizador Virus Protect Bcl04fi Britânia vem com a função de ionizar a sua casa, deixando o seu ambiente sempre protegido contra vírus e bactérias.

Melhor climatizador de ar econômico

O Climatizador Nobille 9790 Ventisol é um dos melhores pelo conjunto de funções que apresenta, sem impactar no custo do aparelho. Indicado para uso residencial, esse modelo é até nove vezes mais econômico que um ar-condicionado.

Acompanha gel refrigerante, bastando você congelar as duas garrafas e colocá-las no reservatório para ter um ar mais gelado, ao acionar a função refrigeração. Tem três opções de ventilação, além de função oscilar, sendo oscilação horizontal automática e vertical com regulagem manual.

Seu reservatório tem capacidade de 10 litros de água, e a função timer programa o tempo de funcionamento do climatizador, entre 1h e 15h.

Fácil de transportar, vem com quatro rodas e duas alças embutidas na lateral.

Melhor climatizador com névoa

Ideal para melhorar a qualidade e eliminar partículas do ar nocivas à saúde, o Climatizador Bob Joape tem um sistema de aspersão, pode chegar até 128W de potência e é ideal para ambientes residenciais ou escritórios de até 20 m².

Sem falar no design moderno e diferente com relação aos concorrentes.

Esse climatizador é portátil, dispensa instalações e possui um bom reservatório de 7 litros embutido no aparelho abastecido manualmente. De acordo com o ajuste desejado da micro névoa, pode durar de 4 até 8 horas.

Quais as melhores marcas de climatizador de ar

As marcas que você encontra na Leroy Merlin estão seguramente entre as melhores e mais confiáveis do mercado. Confira a seguir quais são as melhores marcas e por que você pode confiar.

Philco

Sempre à frente, a Philco tem uma história que mescla tradição e inovação. Desde o desenvolvimento e criação de TVs, refrigeradores e ar-condicionados, até batedeiras, smartphones e tablets, a Philco se destaca por oferecer produtos que conquistaram os clientes e ser sinônimo de qualidade, durabilidade e eficiência.

A Philco tem como estratégia focar no pioneirismo, know-how e qualidade em som e imagem e também em produtos para casa. Sempre em crescimento, seu portfólio conta com um mix repleto de produtos e linhas para cozinha, casa, climatização, refrigeração, cuidados pessoais, TVs, áudio e vídeo, informática e até mesmo ferramentas.

Produtos que foram essenciais para estabelecer esse relacionamento de confiança que perdura há anos.

Britânia

Com mais de 60 anos de atuação, a Britânia construiu junto ao varejo e ao consumidor brasileiro uma relação de parceria e confiança, que continua se fortalecendo a cada dia.

Fundada em 1956 na capital paranaense, Curitiba, a empresa iniciou suas atividades com a fabricação de fogões, fogareiros e móveis metálicos, logo, expandiu para comercialização de eletrodomésticos.

Presente em 98% dos lares brasileiros, a Britânia é uma das marcas mais queridas do Brasil e quer conquistar ainda mais pessoas com tecnologia e a incrível experiência de consumo e usabilidade de um produto Britânia.

E assim, deixar um legado de praticidade e união dentro de cada lar.

Ventisol

Uma das maiores empresas do Sul do Brasil, com mais de 20 anos de atuação no mercado de climatização e ventilação, a Ventisol se define pela confiança.

No seu portfólio, apresenta linhas residenciais e profissionais completas de ventiladores, climatizadores, aquecedores, umidificadores e exaustores.

A empresa aposta na fabricação do melhor produto pelo preço mais justo.

Cadence

A Cadence nasceu no Rio Grande do Sul, em 1999, apostando em um produto inovador para o mercado nacional: a panificadora elétrica doméstica. A empresa define-se com espírito inovador e empreendedor, com o propósito de levar alegria, praticidade e leveza às atividades diárias.

Há mais de 20 anos no mercado de eletroportáteis, é uma marca reconhecida pelo custo-benefício, pela qualidade e pelo design colorido de personalidade.

Em 2010, ampliou o portfólio e passou a ter mais de 150 produtos. Em 2016, iniciou a produção na fábrica em Feira de Santana (BA), e inaugurou a sede em Balneário Piçarras (SC).

Em 2019, celebrou 20 anos de existência, facilitando o dia a dia dos consumidores. E em 2020, adotou o mote sim.pli.fi.que, numa alusão à necessidade de simplificar a vida.

Mondial

A Mondial Eletrodomésticos é uma empresa brasileira e a marca de eletrodomésticos portáteis mais vendida no Brasil. A empresa é líder em vários segmentos e conta com uma linha completa de produtos para o lar, cozinha, ferramentas, cuidados pessoais, eletrônicos e muito mais.

Todos os produtos são pensados para oferecer alta qualidade, design moderno e a melhor relação custo-benefício.

A empresa possui duas unidades de produção, uma em Conceição do Jacuípe (BA) e outra em Manaus (AM). O SAC da Mondial (0800 55 03 93) possui um completo atendimento de pós-vendas, via telefone, e-mail, chat e URA (Unidade de Resposta Audível).

Há ainda uma completa infraestrutura, diversos postos de assistência técnica autorizados, distribuídos estrategicamente em todo o território nacional.

Climatizador De Ar Portátil Eos Arctic Fresh

• Leia também: Top 10 melhores marcas de ar condicionado

Dicas para escolher o melhor climatizador de ar

Diante de tantas opções de modelos, saiba quais critérios utilizar para escolher o melhor climatizador de ar.

Potência

É a força que o aparelho terá para ventilar. Quanto maior a potência, melhor a capacidade de ventilação. Os aparelhos mais potentes têm mais de 100 watts.

Podem consumir mais energia, mas ainda assim são mais econômicos do que o ar-condicionado.

Vazão de ar

É a quantidade de ar que o aparelho purifica e joga no ambiente. Quanto maior a vazão, maior a quantidade de ar fresco e renovado no ambiente.

Tamanho do reservatório

Para funcionar, o climatizador de ar conta com um reservatório, que você enche com água gelada, gelo ou bolsas de gel, dependendo do modelo do aparelho.

Um reservatório de 6 litros tem autonomia de 8 horas, garantindo uma noite de sono tranquila, sem precisar reabastecer. Para uso contínuo do climatizador de ar, prefira reservatórios com mais de 10 litros, para evitar reabastecimento frequente.

Eficiência energética

Vale a pena pesquisar quais climatizadores são mais energeticamente eficientes, a fim de gerar menos impactos negativos ao ambiente.

Filtro de ar (ionizador)

É importante atentar para os climatizadores que apresentam o modo ionizador, que purifica o ar e mata microorganismos prejudiciais. Ao ter filtro de ar, você consegue conservar a saúde da sua família, manter o ar mais limpo e reduzir o acúmulo de poeira no ambiente.

Capacidade de ventilação

Há diversos tipos de climatizadores com velocidade variável para controlar o nível do ventilador, então é recomendável observar os modelos que vêm com opções para regulação da velocidade.

Alguns climatizadores oferecem três modos de ar diferentes: natural, normal e sleep.

Tamanho da placa evaporadora

O ventilador do climatizador de ar utiliza um método de climatização evaporativa, em que a água é convertida em vapor d’água, reduzindo a temperatura do ar rajado pelo ventilador.

Dessa forma, vale a pena investir em climatizadores de ar com tanques de água maiores para manter o funcionamento por mais tempo.

Disponibilidade de peças de reposição

Verifique se o climatizador a ser escolhido disponibiliza rodas, controle e outras peças que podem ser trocadas facilmente, para que você não precise se preocupar com possíveis reposições no futuro.

Quais as funcionalidades de um climatizador de ar

Alguns climatizadores cumprem mais do que a função prometida, de refrescar o ambiente. Então antes de comprar, certifique-se de que o modelo escolhido tem todas as funcionalidades que você julga importantes e trarão a você maior conforto.

Confira a seguir quais são essas funções.

Quente e frio

Se você quer utilizar o climatizador também no inverno, com a função de aquecer o ambiente, verifique se o modelo escolhido tem a função quente e frio. É o caso do Climatizador Pcl1qf Philco.

Ventilador

modelos de climatizadores de ar que têm a função de ventilar, como este Climatizador Bcl01f Britânia. Eles jogam ar no ambiente, como um ventilador.

Umidificador

Um climatizador umidificador, como o Bcl01f da Britânia, é capaz de liberar vapor d’água no ambiente, compensando, assim, a baixa umidade do ar, comum em dias de inverno.

Esse tipo de aparelho pode ser usado em quartos de bebê, crianças e idosos, melhorando a sensação de clima seco.

Purificador

Há modelos bem completos, como o Climatizador Smart Elgin, que eliminam vírus, bactérias, fungos e ácaros, que causam problemas respiratórios, deixando o ambiente muito mais limpo e saudável.

Prático e tecnológico, além de deixar o clima mais agradável, esse modelo ioniza o ar, ou seja, remove impurezas presentes na atmosfera, limpando e melhorando a qualidade do ar.

Quer respirar um ar mais limpo, livrar-se de mofo e ácaro? Escolha um modelo que tenha essa função.

Quais são os tipos de climatizadores de ar

Agora que você já conhece as principais características e funções dos climatizadores de ar, é hora de entender os tipos disponíveis para descobrir o modelo que melhor atende suas necessidades e preferências.

Climatizador de ar tipo torre

Prós

• Ideal para climatizar cômodos pequenos;

• Sem custo para instalação;

• Manutenção pode ser feita pelo proprietário;

• Diversidade de modelos;

• Leve e fácil de transportar.

Contras

• Não resfria tanto quanto um ar-condicionado.

Mini climatizador de ar

Prós

• Econômico e ecologicamente correto;

• Portátil;

• Preço mais acessível;

• Não ocupa muito espaço;

• Ótimo para quem sofre com problemas respiratórios.

Contras

• Baixa potência se comparado aos modelos tradicionais.

Qual o melhor climatizador de ar para comprar no Brasil

Para residências com pouco espaço, a melhor opção de climatizador é o Climatizador Peler 4e Olimpia Splendid.

Qual o melhor climatizador de ar em custo-benefício

O Climatizador de Ar Pcl1f Philco é perfeito para proporcionar mais conforto e refrescância a qualquer hora do dia ou da noite, combatendo as temperaturas elevadas do verão, por um ótimo custo-benefício.

Ranking dos melhores climatizadores de ar para comprar online

1. Climatizador de ar Nobille 9790 Ventisol

O Climatizador Nobille 9790 da marca Ventisol é silencioso e fácil de abastecer.

2. Climatizador de ar Peler 4e Olimpia Splendid

Este climatizador de ar da marca Olimpia Splendid possui 3 velocidades para gerar mais praticidade e eficiência.

3. Climatizador de Ar Climatize Compact Cadence

O climatizador Climatize Compact tem bom acabamento, design diferenciado e preço justo.

Como testar o seu climatizador de ar

A melhor opção para conferir se um climatizador de ar é realmente bom é por meio da etiqueta de eficiência energética do produto.

Antes de fazer a sua compra, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para além do preço, entre eles: avaliação dos usuários; vazão de ar; tamanho e mobilidade; potência e compartimento de água.

Como instalar o climatizador de ar corretamente

Não há segredo para instalar o climatizador de ar corretamente: a instalação não precisa de ajuda profissional e, normalmente, há um kit de instruções que já vem com o aparelho.

Perguntas frequentes

Algumas dúvidas são muito comuns quando o assunto é climatizador de ar e, por isso, resolvemos respondê-las para ajudar você a ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre climatizador de ar. Confira!

Como limpar o climatizador de ar?

A limpeza de um climatizador é muito simples: basta lavar com água e secar com um pano seco ou com detergente. Na parte de fora, você só precisa passar um pano úmido com água e, se quiser, algumas gotas de vinagre para fazer uma limpeza mais potente.

Por que o climatizador de ar vaza água?

É normal ver o climatizador vazar água durante o seu funcionamento, mas vale atentar para o tamanho do produto e a sua capacidade de vazão, além de secar previamente o local onde o reservatório de água está instalado.

Por que o climatizador de ar desliga sozinho?

Caso o reservatório fique vazio, o climatizador normalmente desliga sozinho para evitar prejuízos em seu funcionamento.

Climatizador de ar é igual ao ar-condicionado?

O climatizador é um aparelho mais simples, que visa apenas refrescar e ventilar o ambiente, possuindo apenas um reservatório de água gelada ou de gelo, enquanto o ar-condicionado é um sistema complexo que promove a troca de calor com o ar do ambiente externo, proporcionando a redução ou aumento da temperatura ambiente de acordo com a necessidade das pessoas.

Climatizador de ar é econômico?

Uma das principais vantagens do climatizador de ar é a economia no consumo de energia. Além de ser um aparelho mais acessível, se comparado ao ar condicionado, ele tem menor impacto na conta de luz.

Qual climatizador de ar resfria mais?

O climatizador de ar que mais resfria é o Climatizador de Ar Pcl1f Philco, que conta com multifunções: ventilador, umidificador, purificador e evaporador.

Onde consertar o climatizador de ar?

É importante verificar o prazo de garantia do seu produto e, caso dê algum problema ou precise de manutenção, é recomendável levá-lo em uma assistência técnica de eletrodomésticos.

Quem inventou o climatizador de ar?

O conceito de climatização evaporativa existe há mais tempo que o ar-condicionado, tendo sido inventado por Ding Huane, que projetou um ventilador giratório alimentado manualmente.

Esse conceito de resfriamento do ar também foi utilizado pelo inventor e político estadunidense Benjamin Franklin, que conduzia experimentos envolvendo evaporação de álcool em busca de alcançar temperaturas congelantes.

Porém, o primeiro ar-condicionado moderno foi projetado por Willis Haviland Carrier, no ano de 1902, e a produção em massa de climatizadores evaporativos foi iniciada em meados de 1939.

O climatizador de ar é bom para rinite alérgica?

Climatizadores de ar, além de mais econômicos que um ar-condicionado, são as melhores opções para quem tem rinite alérgica ou sinusite. O climatizador é ideal para ambientes onde o ar é poluído ou o clima é seco com mais frequência.

Conclusão

E aí, qual modelo você vai escolher?

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre as principais características dos climatizadores de ar, e que você consiga optar pelo que melhor atende a sua necessidade para ter dias mais confortáveis com a sua família!

Leia mais:

Purificador de ar: o que é, pra que serve e como escolher?

12 melhores aquecedores de ambiente para uma casa quentinha

11 tipos de ventilador e como escolher

Tipos de ar-condicionado: quais são e como escolher?

Ar-condicionado portátil: confira os 10 melhores

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo