Como escolher ar-condicionado sem errar?

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Quem está em busca de uma solução para o calor certamente irá considerar a compra de um ar-condicionado.

No entanto, saber como escolher ar-condicionado não é tarefa das mais fáceis: ele precisa resfriar a sua casa sem salgar a conta de energia elétrica. E, claro, sem que você precise investir todas as suas economias no aparelho.

Garantimos que é possível encontrar um modelo assim!

Para ajudar você nessa missão de escolha certa do ar-condicionado, conversamos com a arquiteta e designer de interiores Júlia Guadix, do escritório de arquitetura Studio Guadix, de São Paulo.

E resumimos aqui as dicas e informações mais importantes que você precisa saber para escolher o modelo de ar-condicionado adequado para seu ambiente.Não frite no calor! Acompanhe essas dicas incríveis.

Antes de prosseguir com a leitura, veja este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil com dicas de como escolher ar-condicionado, quais os principais tipos e como calcular os BTUs necessários para seu ambiente:

Leia também:

Top 10 melhores marcas de ar condicionado

Como economizar energia com ar condicionado ligado! 10 dicas fáceis

Quais são os tipos de ar-condicionado?

Existem vários modelos de ar-condicionado e cada um deles atende uma necessidade. Os três tipos de ar-condicionadomais vendidos no mercado são:

Ar-condicionado de janela
Ar-condicionado split
Ar-condicionado portátil

Continue a leitura para conhecer mais sobre os principais modelos!

Ar-condicionado de janela

O ar-condicionado de janela é aquele modelo mais antigo, a cara dos anos 80 e 90.

É fácil de instalar, basta encaixar no buraco feito para o aparelho, vedar e ligar na tomada.

Além disso, pode ser uma solução interessante para apartamentos onde a instalação de um ar-condicionado no modelo split é proibida.

Uma desvantagem desse modelo é que, como o compressor fica ali praticamente dentro do cômodo, ele é bastante barulhento.

O ar-condicionado de janela só funciona para prédio que já oferece o local do ar de janela e para casas.

Isso porque abrir um buraco na fachada do prédio para colocar o ar-condicionado é uma alteração que só pode ser votada em assembleia de condomínio, com 100% de aprovação.

• Leia também: Melhor ar-condicionado de janela: veja a seleção completa!

Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é uma solução para quem não tem como fazer obra para instalar um aparelho de ar-condicionado de janela ou split.

Por não necessitar de intervenções estruturais, o ar-condicionado portátil é bom para quem mora em apartamento alugado e não está conseguindo negociar com o proprietário para instalar um split.

Você pode mover a máquina de um ambiente para outro, mas sempre precisa encaixar o duto de exaustão para o lado de fora.

Como o compressor fica junto com a evaporadora e dentro do cômodo, é o tipo mais barulhento.

Alguns modelos ainda possuem uma bandeja que enche de água e precisa ser esvaziada periodicamente.

Conheça melhor sobre como escolher ar-condicionado portátil assistindo a este vídeo:

• Leia também: Qual melhor ar condicionado portátil: confira 10 opções!

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split (separar, em inglês) leva esse nome justamente pela separação do ar entre as unidades evaporadora (interna) e condensadora (externa).

Assim, o compressor fica do lado de fora e existe uma certa distância da unidade interna, com isso temos redução significativa do ruído.

O ar-condicionado split é uma das opções mais usadas hoje em dia nas residências ou estabelecimentos comerciais, por ser prático e eficiente.

Dentre as vantagens dos modelos split estão: ausência de ruídos, maior economia de energia, design sofisticado que não atrapalha a decoração e vêm com filtros purificadores que eliminam odores, impurezas e microorganismos.

Esse modelo pode ser um grande aliado sempre na hora de refrescar o ambiente, sem gastar muito e com pouco ruído!

Esse modelo pode ser um grande aliado na hora de refrescar o ambiente, sem gastar muito e com pouco ruído! Saiba melhor como escolher ar-condicionado split neste vídeo:

• Leia também: Melhor ar-condicionado split: lista completa!

Como o ar-condicionado split funciona?

Um ar-condicionado split tem três partes principais que são essenciais para o seu funcionamento:

• Compressor: considerado o coração do equipamento, é ele que trabalha para diminuir o volume do gás e elevar sua pressão para o processo de condensação;

• Condensador: o condensador é aquela parte que precisa ficar do lado de fora do imóvel. Ele ajuda a roubar o calor do ambiente que vai ser refrigerado, jogando-o para fora;

• Evaporador: esta é a parte que fica dentro do cômodo, a peça final do processo. O líquido refrigerante passa pelas suas serpentinas, que absorvem a temperatura, e um ventilador sopra o ar frio para o ambiente.

Quais os modelos de ar-condicionado split?

Dentro da categoria split, existem outras opções:

Hi Wall

Piso-teto

Cassete

Dutado

Confira abaixo detalhes de cada modelo.

Hi Wall

O modelo de ar-condicionado Hi Wall é o mais comum em residências e fica no alto da parede.

Piso-teto

O ar-condicionado piso-teto é maior e mais potente que o Hi Wall e, por isso, mais comum em ambientes comerciais com maior fluxo de pessoas e pé direito mais alto.

Leva esse nome porque pode ser instalado no piso na posição vertical ou no teto, na posição horizontal.

Dutado

Nessa opção, a evaporadora fica escondida dentro do forro e o ar refrigerado é conduzido por dutos até difusores embutidos no forro.

Esses difusores podem ser lineares, que ficam superelegantes (atualmente é a opção mais cara – e linda!), ou podem ser difusores quadrados, redondos ou retangulares.

Ainda é possível adotar uma estética mais industrial e fazer dutos aparentes!

Cassete

O ar-condicionado do tipo cassete traz evaporadoras quadradas ou retangulares embutidas no forro.

É essa espécie de gradinha que vemos no teto de hotéis e edifícios mais novos.

São ótimas para distribuir melhor as evaporadoras em ambientes grandes. Tem opção de 1, 2 ou 4 vias (que joga o ar-condicionado para 1, 2 ou 4 lados da evaporadora).

Qual ar-condicionado gasta menos energia?

“Recomendo sempre optar pelo sistema Inverter, que é um sistema de funcionamento de ar-condicionado. Não diz respeito a um modelo específico. Indico o sistema Interver pela economia de energia e por utilizar o gás ecologicamente correto (R-410)”, explica Júlia Guadix.

No sistema convencional, o compressor do ar-condicionado liga e desliga diversas vezes para manter o ar refrigerado: quando fica muito frio, ele desliga, depois quando o ambiente fica quente, ele liga novamente.

Essa grande variação de temperatura gera picos de energia, o que consome mais eletricidade.

Já no sistema de ar-condicionado Inverter, o compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada, mantendo a temperatura do cômodo mais estável, com maior conforto térmico e menor consumo de energia.

Os modelos que têm sistema Inverter são um pouco mais caros, mas valem a pena pela economia que geram.

Mas é importante saber que o ar-condicionado mais econômico é o que possui o sistema Inverter e que esteja devidamente dimensionado para o seu ambiente.

Ajude o seu ar-condicionado a economizar energia evitando a incidência solar direta no ambiente (lance mão de cortinas, brises, vegetação) e deixando o ambiente bem vedado (feche portas e janelas).

• Leia também: Melhor ar-condicionado inverter: 5 opções modernas!

O que é ar-condicionado inteligente?

Júlia explica que algumas marcas já estão comercializando aparelhos de ar-condicionado com Wi-Fi.

Eles ficam “smart” igual às TVs e telefones!

Dessa maneira, é possível controlar o ar-condicionado pelo smartphone, ligar e desligar o aparelho mesmo quando não está em casa e salvar suas preferências.

Qual a diferença entre ar-condicionado e climatizador?

O ar-condicionado é um sistema de refrigeração bem potente, que ajuda a reduzir as temperaturas internas em ambientes hermeticamente fechados.

Já o climatizador não refrigera, mas somente refresca e umidifica o local, no entanto, pode ser usado com a janela aberta.

“Uma diferença importante entre ar-condicionado e climatizador é o gasto de eletricidade: o climatizador pode consumir até 60% menos energia elétrica que o ar-condicionado”, explica Júlia.

• Leia também: Confira qual o melhor climatizador de ar entre 16 opções diferentes!

Ar-condicionado somente com ar frio? Ou os dois?

Se você mora em um lugar que costuma ter dias frios, escolha um ar-condicionado que tenha os dois!

“A diferença de preço é muito pequena e a diferença no seu conforto em casa é muito grande! Aqui em São Paulo, eu sempre específico ar-condicionado quente e frio nos projetos”, diz Júlia.

Como escolher ar-condicionado?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse tipo de equipamento, que tal conferir as nossas dicas de como escolher ar-condicionado? Assim você tem a certeza de estar fazendo a melhor escolha para o seu ambiente!

Calcule a potência

Quando falamos em potência de um ar-condicionado, estamos falando dos seus BTUs. É muito importante que a potência do aparelho seja proporcional ao tamanho do seu ambiente. Assim, você garante que ele será refrigerado de forma adequada.

Quando o aparelho tem menos BTUs do que o necessário, certamente as pessoas que ocupam o espaço continuarão com calor, já que o aparelho não tem capacidade suficiente para dar conta desse tamanho de espaço.

Quando acontece o contrário e você compra um aparelho com mais BTUs do que o necessário, vai acabar pagando uma conta de luz mais cara sem necessidade!

Opte por tecnologia inverter

Como falamos, a tecnologia Inverter é uma excelente opção para quem quer economizar energia e ter um aparelho que causa menos impactos ao meio ambiente, já que esse tipo de ar-condicionado utiliza o gás ecologicamente correto.

Verifique a voltagem do equipamento

Apesar de parecer óbvia, essa dica é bem importante, já que a voltagem da tomada preparada para receber um ar-condicionado nem sempre é a mesma do restante da casa.

Por isso, a verificação desta informação é uma das etapas para quem quer saber como escolher ar-condicionado!

Veja se tem o selo Procel

O Selo Procel de Eficiência Energética é uma ferramenta criada pelo governo para ajudar os consumidores a escolher equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos com os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria – ou seja, aqueles que entregam melhor resultado gastando menos energia.

O Selo Procel é aquela etiqueta que vem colada em muitos equipamentos, classificando cada aparelho de A (mais eficientes) a G (menos eficiente).

Quando você compra um ar-condicionado com selo Procel A, faz uma compra mais inteligente. Afinal, o aparelho escolhido, mesmo que custe um pouco mais, vai gastar menos energia e fazer com que você economize na conta de luz. No longo prazo, essa economia compensa!

Analise o local de instalação

Esse é um passo muito importante porque é fundamental para que você saiba qual tipo de ar-condicionado é o mais indicado para cada ambiente. Nem todos os espaços têm estrutura preparada para receber o split, que exige uma preparação específica.

Se você não tiver essa estrutura, é possível providenciá-la, mas saiba de antemão que será necessário fazer uma pequena obra.

A instalação do ar-condicionado de janela também exige uma estrutura específica, que é aquele buraco na parede. É ele que permite que a condensadora fique na parte externa do ambiente e a evaporadora, na parte interna.

Mas se o seu ambiente não tem nenhuma dessas estruturas e você não quer fazer obra, o ar-condicionado portátil pode ser a opção mais prática.

Escolha um aparelho silencioso

Por padrão, 50 decibéis é o nível de ruído aceitável para um ar-condicionado. Nesse nível, ele funciona sem causar incômodos às pessoas, sem atrapalhar as atividades que estão sendo realizadas dentro do cômodo.

Se você quer saber como escolher ar-condicionado, tenha isso em mente quando for procurar o seu!

Hoje, já é possível encontrar no mercado aparelhos que operam a 19 decibéis, o que é ótimo! Quanto menor esse valor, menos ruído o aparelho vai fazer.

Opte por ar-condicionado que tenha filtragem de ar

O filtro é a parte do ar-condicionado que mantém a poeira e outras partículas longe do motor. É ele que impede que elas entrem no aparelho e entupam as bobinas, o que pode fazer com que o aparelho espalhe essas impurezas por todo o ambiente.

Como escolher ar-condicionado para espaços pequenos?

Para ambientes pequenos, o ideal é escolher um ar-condicionado split com 9.000 BTUs, aproximadamente, que é o modelo feito para ambientes com metragens menores.

O que são BTUs?

BTU é a sigla para British Thermal Unit. Traduzindo, temos o termo “Unidade Térmica Britânica” que é uma unidade usada para medir a quantidade de energia necessária para mudar a temperatura de um ambiente.

Para calcular a potência da sua máquina e, assim, comprar o ar-condicionado adequado para a sua demanda é precisa levar em consideração:

Volume de ar a ser refrigerado

Quantidade de janelas e portas para o exterior

Período de insolação do imóvel

Quantidade de pessoas que ficam simultaneamente no ambiente

Quantidade de aparelhos eletrônicos ligados no ambiente

Como escolher os BTUs do split?

Saber como calcular os BTUs é fundamental para eleger um aparelho de ar-condicionado que tenha capacidade de refrigerar todo o seu ambiente por igual.

O primeiro passo para calcular os BTUs necessários, é conhecer a metragem do seu espaço —- se você não tiver essa informação, pode fazer uma medida rápida usando uma trena.

Depois considere que cada metro quadrado precisa de 600 BTUs se não tiver incidência de sol, e de 800 BTUs se ele recebe raios solares diariamente.

Outra coisa a considerar é a quantidade de pessoas que estarão no cômodo quando o aparelho estiver sendo utilizado. Esses números que apresentamos são relativos a um cômodo com duas pessoas. Portanto, é preciso acrescentar mais 600 ou 800 BTUs por pessoa extra, a depender da incidência da luz solar.

Quer um exemplo para entender melhor? Considere um espaço de 12 metros quadrados sem incidência de luz solar, que terá três pessoas na maioria do tempo em que o aparelho estiver funcionando. Assim, temos:

(12 m² x 600 BTUs) + 600 BTUs pela pessoa extra = 7800 BTUs necessários

Quer mais simplicidade para fazer os cáculos? A Leroy Merlin disponibiliza uma calculadora virtual de BTUs para fazer a conta da potência. Contudo, se você permanecer com dúvidas, pode consultar um técnico de ar-condicionado ou um colaborador de nossas lojas.

Tabela de potência de ar-condicionado

Para facilitar a sua vida e a sua escolha do melhor ar-condicionado, preparamos essa tabela de potência para que você encontre facilmente o número de BTUs necessários para o seu espaço, sem precisar fazer muitas contas:

8 dicas para economizar energia utilizando ar-condicionado

A arquiteta e designer de interiores Júlia Guadix dá dicas para ajudar você a ter um uso mais eficiente do ar-condicionado e não pesar tanto na conta de luz no fim do mês:

1. Compre máquinas Inverter e com selo Procel A (projetos com esse selo apresentam os melhores níveis de eficiência energética da sua categoria)

2. Compre um equipamento bem dimensionado para o seu ambiente

3. Faça a instalação com técnico credenciado pela marca do seu aparelho, que saberá dimensionar a tubulação de cobre, o posicionamento da máquina e dreno e fazer toda a instalação corretamente

4. Mantenha a condensadora em ambiente externo com boa circulação de ar

5. Durante o funcionamento da máquina mantenha portas, janelas e cortinas fechadas, diminuindo as fontes de calor do ambiente

6. Faça limpeza e tenha as manutenções em dia

7. Evite colocar temperaturas muito baixas e ficar ligando e desligando a máquina. Os picos consomem mais energia. Programe uma temperatura confortável e deixe a máquina manter

8. Quando houver, use a função noturna / sleep / dormir

Como manter a limpeza e manutenção em dia?

Fazer a manutenção e limpeza do ar-condicionado é essencial para a sua saúde e para a vida útil do aparelho.

Segundo a arquiteta Júlia Guadix, o ideal é lavar o filtro a cada 15 dias e a cada 6 meses realizar a limpeza completa com um técnico de ar-condicionado credenciado pela marca do seu aparelho.

A limpeza garante a eficiência e longevidade da sua máquina e assegura que você está respirando um ar saudável.

Como é feita a instalação do ar-condicionado?

Para maior eficiência do ar condicionado, o ideal é que a evaporadora (unidade interna) seja instalada no centro da parede mais estreita do ambiente.

Dessa forma, ela joga o ar no sentido do comprimento do cômodo. Por exemplo, se temos uma sala de 3 x 5 m, colocamos a máquina de ar-condicionado centralizada em uma das paredes de 3 m.

Se optarmos por uma máquina Cassete (K7), que fica embutida no forro, o ideal é centralizá-la no forro. Se for um duto linear, vamos fazê-lo paralelo à parede mais comprida.

“É importante tirar as medidas do local onde o ar-condicionado será instalado. Por isso, é preciso medir o volume do ambiente, então não se esqueça de medir o pé-direito, além do comprimento e largura do cômodo”, reforça Júlia.

Recomenda-se que a instalação de aparelhos de ar-condicionado seja feita por um técnico credenciado.

Dessa forma você mantém a garantia do produto e terá seu ar funcionando com eficiência e segurança.

Para a maior parte dos modelos de ar-condicionado, você tem a opção de contratar a instalação junto à compra do seu aparelho, através do serviço Leroy Merlin Instala. E o melhor, sua instalação vem com garantia de um ano!

Qual é a melhor marca de ar-condicionado?

Se você quer saber como escolher ar-condicionado, certamente tem curiosidade sobre as marcas que atuam hoje no mercado brasileiro, não é? Com tantas opções, às vezes é difícil entender qual delas faz os melhores aparelhos – mas nós vamos ajudar!

Veja, a seguir, a nossa lista com as 10 melhores marcas de ar-condicionado:

• Samsung

LG

• Philco

Midea

• Gree

Consul

• Elgin

Equation

• TCL

• Agratto

Conclusão

Saber como escolher ar-condicionado não é mesmo uma tarefa simples, já que há muitos fatores envolvidos. Mas, depois de ler esse artigo, certamente você vai ter mais segurança na hora de pesquisar sobre os modelos e tomar a sua decisão!

Agora, que tal visitar a loja online da Leroy Merlin e conhecer os modelos de ar-condicionado que temos disponíveis?

Leia mais:

Qual a temperatura ideal do ar-condicionado?

11 tipos de ventilador e como escolher: tiramos todas as suas dúvidas!

Ar-condicionado com Wi-Fi: para que serve e como escolher

Os 10 melhores ventiladores de teto

As 10 melhores marcas de eletrodoméstico do mercado

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo