Ranking: 10 melhores ventiladores de teto em 2022!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Em busca do melhor ventilador de teto para se refrescar na nova temporada? Sabemos que as temperaturas altas do verão são, em geral, motivo de comemoração.

Mas o ar quente da estação pode tornar a rotina diária de trabalho, estudos e limpeza da casa um pouco mais difícil.

Felizmente, existem maneiras de manter o ambiente fresco sem gastar muita energia (e sem precisar investir muito no produto), e o ventilador de teto é uma das opções mais buscadas.

A boa notícia é que há várias opções no mercado, e não é difícil encontrar o melhor modelo de ventilador de teto para a sua casa ou necessidade, que apresentam alto desempenho, potência, estética e são silenciosos.

O que você vai ler nesta matéria:
Como escolher ventilador de teto?
Qual é melhor: ventilador de teto ou de parede?
Qual é melhor: ventilador de teto ou climatizador?
Quais as melhores marcas de ventilador de teto?
10 melhores ventiladores de teto de 2022
Como instalar ventilador de teto?

Alguns modelos podem até ser potentes, mas muitas vezes são barulhentos e pouco atraentes. Outros são silenciosos e bem projetados, mas você terá que se sentar bem na frente deles para sentir alguma coisa.

Confira nossa lista completa com os melhores ventiladores de teto, além de dicas para acertar na hora da compra.

Leia também:

11 tipos de ventilador e como escolher: tiramos todas as suas dúvidas!

Como escolher ar-condicionado? Fizemos o guia completo!

Como escolher ventilador de teto?

Ao planejar a compra do melhor modelo, é importante saber como escolher o ventilador de teto certo para sua necessidade. A boa notícia é que esses equipamentos são econômicos, disponíveis em uma ampla variedade de estilos e eficientes ao longo do ano.

Além disso, esses modelos de teto são capazes de melhorar o conforto de qualquer cômodo, desde que sejam bem escolhidos.

Mas, para não levar gato por lebre, confira abaixo neste vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil o que você precisa considerar na hora de escolher o ventilador de teto ideal.

Voltagem e consumo de energia

A primeira coisa que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor ventilador de teto é ficar de olho na voltagem da sua residência.

Isso porque existem modelos de 127v, 220v e bivolt, sendo que esse último serve para as duas voltagens. Por isso, antes de fazer a compra, observe se os volts do equipamento se adequam à voltagem da sua residência.

Além disso, hoje em dia, há muitos modelos que são econômicos, consumindo um nível de energia elétrica menor para funcionar. Esses, sem dúvida, são os melhores ventiladores de teto para quem não quer ver a conta de energia subir.

Ambiente a ser ventilado

Para que seja eficaz, o ventilador de teto deve ser escolhido de acordo com a área do ambiente que será instalado.

Isso porque existem modelos que ventilam até 6, 20, 28 m² ou até mais. Assim, quanto maior o tamanho do espaço, mais compridas devem ser as pás.

No entanto, quanto maior for a capacidade, maior o preço. E você não quer pagar muito caro se o seu cômodo tem apenas 6 m², certo?

Por isso, ao escolher o melhor ventilador de teto para sua casa, leve em consideração o espaço em que ele será instalado.

Quantidade de pás

Na hora de escolher os melhores modelos de ventiladores, a quantidade de pás também é um item que merece a sua atenção.

Saiba que, quanto mais pás, mais potente será o ventilador. Por isso, você deve considerar o número de pás, suas dimensões e grau de inclinação (idealmente de 12 a 15 graus).

Atualmente, existem modelos de 2 a 6 pás. E quando mais pás, mais vento o ventilador produz.

Com relação ao material, as pás podem ser de metal, madeira ou plástico para modelos básicos. Além disso, há também ventiladores sem pás, que circulam o ar de forma mais difusa, sendo indicados para ambientes de até 30 m².

Tipos de acionamento

Para comprar o melhor ventilador de teto, outro item que irá impactar no valor e na funcionalidade do produto são os tipos de acionamento. Existem, basicamente, quatro modos de acionamento para ventiladores de teto:

Acionamento por controle de parede, que é o mais comum, e fica junto ao interruptor de luz;

Acionamento por cordão, ativado ao puxar a cordinha;

Ventilador de teto com controle remoto;

Acionamento via Bluetooth, controlado pelo celular.

Velocidade

Além disso, os ventiladores de teto costumam variar na velocidade de operação, o que permite que você pegue uma brisa leve ou mais forte.

Às vezes, os dispositivos básicos têm apenas duas ou três velocidades, enquanto os modelos mais eficientes podem oferecer até seis velocidades. Ou seja, permitem que uma sala seja resfriada muito rapidamente.

Rotação

A velocidade mínima de rotação é de cerca de 70 a 90 rotações por minuto, mas existem ventiladores de teto com 50 rotações por minuto.E elas funcionam muito bem em ambientes menores ou para quem prefere uma brisa leve e o mínimo de ruído possível.

A velocidade máxima de rotação é de cerca de 200 rotações por minuto, perfeito para quem quer intensidade máxima na hora de ventilar. Então, se você deseja um ventilador de teto que venta mais, preste atenção na rotação do equipamento.

Potência

A potência de um ventilador de teto também é um aspecto importante ao comprar o melhor ventilador de teto.

Os modelos atuais têm potências que variam entre 50w e 75w, com potência total, e entre 20w e 30w, com potência reduzida. No entanto, ainda assim ela é 30 a 50 vezes menor do que a de um ar-condicionado, o que torna esse aparelho super econômico e ecológico.

Por isso, a melhor potência do ventilador de teto será aquela que mais atende à necessidade do espaço onde será instalado.

Ventilador de Teto sem Luminária 3 Pás Cobre Style Inspire Bivolt

Qual é melhor: ventilador de teto ou de parede?

Muitas pessoas ficam em dúvida se é melhor ventilador de teto ou de parede. Saiba que os ventiladores de parede são menores e mais básicos, muito utilizados por conta de sua acessibilidade e baixo preço.

Contudo, devido ao seu tamanho reduzido, não conseguem refrescar o ambiente por completo, pois sua ventilação é mais pontual.

Por outro lado, o ventilador de teto, por ser maior e mais potente, gera um aumento na sensação de frescor e refresca o ambiente por completo. Para se ter uma ideia, na temperatura sentida, a sensação térmica pode cair até 8 graus.

Os ventiladores de teto estão geralmente localizados no centro, onde normalmente fica uma luminária. Alguns modelos, portanto, combinam iluminação, circulação de ar e decoração.

Ainda está em dúvida? Para entender melhor a diferença entre estes modelos de ventiladores, confira o vídeo explicativo feito pelo canal Leroy Brasil:

Qual é melhor: ventilador de teto ou climatizador?

Ao se perguntar sobre qual o melhor: ventilador de teto ou climatizador, saiba que é importante que você entenda que ambos têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, a opção mais indicada será aquela que mais atende às suas necessidades.

O climatizador de ar é um equipamento que ajuda a melhorar a qualidade do ar, umidificando também todo o ambiente.

Já os ventiladores são equipamentos cuja função é fazer vento e refrescar os espaços. A vantagem é que o consumo de energia é reduzido, há diversos modelos e com funções diferenciadas.

Para quem quer economizar, ventilador de teto é a opção ideal para se refrescar em dias quentes.

• Leia também: Confira qual o melhor climatizador de ar entre 16 opções diferentes!

Quais as melhores marcas de ventilador de teto?

O mercado oferece, hoje, as mais diversas marcas de ventilador com equipamentos de modelos variados.

Entre elas está a fabricante Arno, que é famosa por priorizar sempre o design arrojado e discreto, inclusive, com modelos premiados no quesito qualidade e economia.

A marca é uma boa opção para quem quer economizar energia elétrica, além de contar com aparelhos com design moderno e acabamento sofisticado.

Alguns modelos da Arno possuem globo de vidro para duas lâmpadas, trazendo uma iluminação super eficiente. Além disso, o aparelho conta com três velocidades e função exaustora.

Outra marca muito popular que comercializa os melhores ventiladores de teto é a Ventisol, com excelentes modelos que trazem muita comodidade ao usuário.

Além disso, é uma opção barata, prática e acessível para quem quer se prevenir do calor em qualquer estação do ano.

A marca Tron também está na lista das melhores marcas de ventiladores de teto. Isso porque esse fabricante possui linhas com modelos inovadores, com um design bonito e aparelhos versáteis.

Normalmente, os modelos da Tron têm boa ventilação, combinam as mais diversas propostas decorativas, são flexíveis em posicionamento e possuem preços bem vantajosos.

Já a Inspire, que é a marca própria da Leroy Merlin, também tem modelos considerados dentre os melhores ventiladores de teto do mercado, por oferecer aparelhos modernos, com design exclusivo e funcionalidades que facilitam a vida dos usuários.

Ventilador de Teto com Controle Remoto 3 pás Cristal Nano Inspire 220V

• Leia também: Top 10 melhores marcas de ar-condicionado

10 melhores ventiladores de teto de 2022

Para te ajudar a escolher o modelo de ventilador de teto que valha a pena, reunimos dez aparelhos de primeira linha para várias necessidades. Veja quais são:

Ventilador de teto mais silencioso

Um ventilador pode ser barulhento. Infelizmente, no momento da compra, geralmente não está claro se o dispositivo é silencioso.

Na verdade, muitas vezes não sabemos o número de decibéis que ele gera, sendo difícil avaliar tal aspecto. Se você busca um ventilador de teto que seja o mais silencioso possível, confira as nossas dicas para escolher certo:

• Cuidado na hora da instalação para que não haja desalinhamento entre as pás, já que isso pode ser a causa de ruídos.

• Observe a potência do aparelho. Quanto mais potente, mais ruidoso. Para o quarto, melhor escolher potência menor, para ter menor ruído.

• Em potência reduzida, um ventilador de última geração fica quase silencioso. Mas, os de nível básico podem ser mais barulhentos, mesmo em velocidades baixas.

• Procure as indicações do fornecedor para saber o número de decibéis de acordo com a velocidade de rotação. Um modelo silencioso tem em média menos de 48 dB.

Na hora de comprar o melhor ventilador de teto e silencioso, o modelo com controle remoto 3 pás branco Confort da Inspire tem um funcionamento leve e não emite muito barulho.

Ventilador de Teto com Controle Remoto 3 pás Branco Confort Inspire Bivolt

O melhor ventilador de teto com controle remoto

De fato, essa é a maneira mais moderna e prática de usar um ventilador de teto. Isso porque, o controle remoto permite que acione todas as funções do produto: ligar, desligar e ajustar a velocidade das lâminas.

Em algumas divisões, como os quartos, é útil escolher um modelo com temporizador, para determinar a duração do funcionamento do ventilador (2, 4, 6 ou 8h).

Nesse caso, você pode programar o produto para desligar automaticamente depois de certo período.

Para quem prioriza a compra do melhor ventilador de teto com controle remoto, o modelo com 2 pás Double Aliseu é a opção que você precisa.

Ventilador de Teto com Controle Remoto 2 Pás 1,1 m Branco 110V Double Aliseu

Melhor ventilador de teto para cozinha

O modelo Arno Ultimate é o melhor ventilador de teto para cozinha. Esse modelo conta com 3 pás e pode ser acionado por controle remoto.

Por conta da existência de um motor potente, ele é eficiente para colocar em cômodos de até 20 m², além de poder receber duas lâmpadas.

Ventilador de Teto com Controle Remoto 3 Pás 1,06 m Branco 110V Ultimate VX10 Arno

O ventilador de teto mais potente

Um ventilador mais potente não será mais barulhento, já que o nível de ruído não aumenta necessariamente com a força dos dispositivos. Então, não se prive de comprar um aparelho mais potente por esses motivos.

Um dos modelos mais potentes do mercado é o ventilador De Teto Tron Azzam Led 4 Pás, ideal para ambientes maiores, como a sala, que precisam de um equipamento com mais pás para proporcionar uma ventilação mais forte.

Na cor preta, esse modelo agrega ainda elegância e sofisticação aos espaços

Ventilador De Teto Tron Azzam Led 4 Pás Preto / Alumínio 127v

O melhor ventilador de teto para praia

O modelo de ventilador Madeira Special é ideal para áreas médias com até 20 m², sendo indicado também para residências localizadas em regiões praianas.

A vantagem desse modelo é que você pode escolher a cor das pás no momento da instalação, nas opções branca ou mogno, o que facilita a combinação com as mais diversas propostas decorativas.

Ventilador de Teto de Madeira 3 pás Mogno Special Inspire 127V (110V)

Melhor ventilador de teto para quarto

Quer comprar o melhor ventilador de teto para quarto? Saiba que esses ambientes devem ser bem arejados e os ventiladores de teto ajudam nessa missão.

No entanto, nesse cômodo, mais importante que potência é ter um modelo mais silencioso que não atrapalhe a sua noite de sono.

Com as pás levemente retorcidas e lugar para a luminária, esse ventilador de teto básico Comfort da Inspire é uma boa opção. Minimalista, não interfere muito na decoração do quarto.

Ventilador de Teto com Controle Remoto 3 pás Preto Confort Inspire Bivolt

O melhor ventilador de teto pequeno

Pensando em ambientes reduzidos, a melhor opção são os ventiladores de teto pequenos. Por isso, priorize modelos que tenham diâmetros menores, mas que case com seus gostos e especificações.

Por ter um design diferenciado e não apresentar as longas pás conhecidas de qualquer modelo, as versões com tamanhos reduzidos saem na frente no quesito inovação.

Entre os ventiladores de teto pequenos está o modelo Atenas Treviso, com 3 pás. E ainda tem um bônus: com o controle remoto, você vai poder regular a velocidade, ligar e desligar sem sair do sofá.

Ventilador de Teto com Controle Remoto 3 pás Cromado Atenas Treviso Bivolt

Ventilador de teto mais sofisticado

Quer encontrar o melhor ventilador de teto e com um design sofisticado, o modelo de ventilador Preto Nano Inspire é um aparelho que não decepciona em nenhum quesito.

Esse modelo é indicado para áreas médias com até 13 m², tem duas opções de acionamento – controle remoto e controle de parede –, proporcionando mais conforto.

Ventilador de Teto com Controle Remoto 3 pás Preto Nano Inspire 220V

Melhor ventilador de teto para sala

Principalmente na sala, que é um cômodo muito usado pelos moradores da casa, o ventilador de teto deve ter um bom número de pás e velocidade maior.

Sendo assim, uma boa opção é o ventilador lustre Manour branco 110v 4 pás branca, perfeito para refrescar ambientes maiores, como a sala, por exemplo, oferecendo uma pária de abrangência de 25m².

Esse modelo possui um design moderno e clean, além de contar com uma tecnologia de ponta, que facilita o seu manuseio. Sem dúvida, um dos melhores ventiladores de teto do mercado.

Ventilador Lustre Manour Branco 110v 4 Pás Branca

O ventilador de teto bom e barato

Há vários modelos de ventiladores de teto acessíveis e de qualidade no mercado. Uma prova disso é o ventilador de Teto Tron Marbela 3 Pás Branco, ideal para áreas médias com até 20 m².

A vantagem desse modelo é que ele combina com as mais diversas propostas decorativas, já que ele foi fabricado na cor banca, o que facilita a adaptação em ambientes com diferentes estilos.

Além disso, ele tem um valor mais em conta, mas sem deixar a desejar na sua tecnologia e eficiência. Com certeza, um dos melhores ventiladores de teto da sua categoria.

Ventilador De Teto Tron Marbela 3 Pás Branco

Como instalar ventilador de teto?

Para instalar um ventilador de teto, você precisará de chave de fenda, furadeira, trena, chave Philips, fita isolante, escada, chave teste, passa fios, buchas e parafusos.

O primeiro passo é passar a fiação do sistema de energia elétrica pelas lâmpadas do encanamento. Depois, é preciso encaixar a haste no motor e, em seguida, prender o pino de fixação e passar os fios do soquete e motor.

Feito isso, você precisará fixar o suporte no teto. Para isso, é necessário fazer o furo no teto e colocar o suporte com a ajuda das buchas e parafusos.

Depois, é só prender o ventilador no suporte, conectar os fios-fase da rede aos fios-fase do lustre e, em seguida, conectar a lâmpada à chave de controle.

Após a ligação dos fios, é preciso ligá-lo na chave de controle ao retorno da lâmpada, fazendo a conexão dos dois fios da chave aos fios do motor e o fio de alimentação à energia. Por fim, faça o encaixe das lâmpadas e o lustre.

Para mais praticidade, você pode adquirir a instalação de seu ventilador através do serviço Leroy Merlin Instala, que oferece garantia de um ano. Se preferir fazer a instalação sozinho, confira o passo a passo neste vídeo:

Conclusão

Já sabe qual o melhor ventilador de teto para a sua residência?

Na hora de comprar os modelos mais vantajosos para a sua casa, os melhores modelos estão no site da Leroy Merlin, onde você encontra também os menores preços e condições de pagamento facilitadas.

Leia mais:

Afinal, ar-condicionado portátil é bom? Conheça os prós e contras!

Tipos de ar-condicionado: veja o guia completo

Como limpar ventilador? Confira o passo a passo!

Melhor ar-condicionado inverter: 5 opções modernas!

As 10 melhores marcas de eletrodoméstico do mercado

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo