10 árvores frutíferas pequenas para ter no seu quintal
Não é preciso ter um grande pomar para cultivar árvores frutíferas. Mesmo com um pequeno quintal (ou varanda) é possível plantar e colher muitas frutinhas, ainda mais se você é fã de uma rotina de alimentação saudável.
Já imaginou poder incluir na sua alimentação frutas, folhas, verduras e legumes, livres de agrotóxicos e colhidos por você?
Ter uma área verde em casa, dispondo de uma horta caseira com árvores frutíferas de pequeno porte, é uma super ideia para quem ama a vibe natureba e adora se deliciar com as riquezas que a terra dá.
Sem contar que ver brotar as sementes é uma forma de entender melhor como a mágica da natureza funciona, e isso vale tanto para adultos quanto crianças.
Para te ajudar nessa, separamos uma lista com 10 espécies de árvores frutíferas de pequeno porte para vasos que vão colorir o seu quintal e fornecer frutas pra lá de gostosas. Dá uma conferida!
Prossiga com a leitura para saber mais sobre o assunto, mas antes de continuar inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!
• Leia também: Horta em apartamento: o que plantar e que vaso escolher
1 – Pé de limão siciliano
Quando a vida te dá um limão, ao invés de preparar uma limonada assim, logo de cara, você pode cultivar um pé a partir da semente e fazer várias limonadas.
É difícil encontrar alguém que não curta o azedinho da fruta… Além de ser usada para fazer sucos, ela também funciona como um ótimo tempero para carnes e saladas. Sem contar que é uma fruta extremamente saudável, contém muitas vitaminas, como potássio, cálcio, magnésio e fósforo.
O pé de limão siciliano, em especial, é um tipo de árvore frutífera de pequeno porte que não vai ocupar muito espaço no seu quintal. Esse pé costuma atingir a altura de um metro e meio, dependendo de onde você for cultivá-lo.
Para plantá-lo, escolha um vasos com muitos orifícios no fundo. O vasos deve ser maior do que a raiz da muda, recomenda-se vasos com cerca de 30 a 40 cm de profundidade e 40 a 50 cm de diâmetro.
Coloque algumas pedras no fundo do vaso para ajudar na drenagem e melhorar a circulação de ar. Em seguida, encha o vasos com solo de boa qualidade.
Observação: certos tipos de solos são especialmente preparados para o cultivo de árvores frutíferas e certamente darão resultados muito melhores.
Por fim, certifique-se de que o local onde você coloca o vaso dê à árvore de 8 a 10 horas de sol todos os dias. E não se esqueça de regar regularmente, cerca de 3 vezes por semana.
Um limoeiro siciliano leva cerca de 7 a 9 meses para amadurecer. Pronto! Agora é só assistir a magia acontecer.
O vaso branco com relevos já vem com o prato e tem as medidas certinhas para o seu pé de limão sciciliano: 40 x 30 cm.
2 – Árvore de acerola
A acerola, fruta nativa das florestas tropicais da América do Sul, é famosa por seu sabor acidulado e pelos altos índices de vitamina.
Principalmente a Vitamina C, estudos mostram que possui 25 vezes mais que a laranja. Além disso, são ricas em antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres e a retardar o envelhecimento.
A árvore de acerola é um arbusto de tronco tortuoso e muito ramificado, o que confere à sua copa um formato arredondado.
Distribui-se tanto em altura como em largura e mede entre 1,50 a 3 metros de altura em seu ambiente natural. A sua folhagem perene é constituída por pequenas folhas ovais, verde-escuras, com aspecto brilhante na parte superior.
Você pode cultivar uma muda de acerola em um vaso para não ocupar muito espaço no jardim. Assim como o pé de limão, ela também precisa de bastante sol e deve ser regada de três a quatro vezes por semana.
As melhores épocas para plantar acerola são na primavera ou no outono. Inclusive, estamos em tempo!
Escolha um vaso grande o suficiente, com pelo menos 40 cm de largura e 40 cm de profundidade, ao cultivar essa árvore frutífera. Verifique se ele está perfurado no fundo para garantir a drenagem da água. Se necessário, faça mais buraquinhos.
Coloque uma boa camada de pedrinhas no fundo do vaso para drenarem a água e cubra com um pouco de terra hortícola.
O vaso grande azul fará um contraste super interessante com as cores da árvore de acerola.
A principal vantagem de ter essa árvore no quintal é que ela vai render frutos pelo menos três vezes ao ano, então se prepare para fazer bastante geleia, suco e doces com ela durante um bom tempo.
3 – Romãzeira
A romã não está na lista das frutas mais populares que você vai encontrar, mas pode ter certeza que ela é das mais benéficas para a saúde!
A romãzeira é uma bela árvore frutífera ornamental com flores laranja-avermelhadas, folhas brilhantes e frutas ácidas. Você pode germinar sementes de romã diretamente de uma fruta, mas as árvores resultantes podem ser menos produtivas do que aquelas cultivadas com mudas.
Mesmo que você não tenha um espacinho com grama para cultivá-la, não vai encontrar problemas para o plantio da romãzeira: ela se adapta super bem aos vasos e fica linda na varanda de casa.
Além de fornecer os frutos, a árvore também produz lindas flores que se destacam no meio das folhagens. O vaso Thai com 60x70cm, na cor verde é uma ótima opção para esta árvore.
Com relação ao cultivo, plante as sementes de romã a uma profundidade de 3 cm no vaso e depois cubra com uma fina camada de terra. Disponha o vaso em locais onde recebam o máximo de luz solar possível.
No início, pode ser necessário regar as sementes diariamente para mantê-las úmidas. Depois de germinadas, o que pode demorar até 6 semanas, pode reduzir gradualmente a frequência de rega. Quando desenvolvidas, cerca de uma rega por semana já é suficiente.
Que tal enfeitar sua varanda com uma linda romãzeira?
4 – Jabuticabeira
As árvores de jabuticaba são conhecidas por suas frutas comestíveis de sabor adocicado e flores brancas, que crescem tanto no tronco, quanto nos galhos.
Se você ama o sabor docinho da jabuticaba, vai gostar de saber que não é tão difícil ter um pé dessa fruta no quintal de casa.
Para não correr o risco de ela crescer demais no solo (algumas podem atingir até 10 metros de altura!), você precisa cultivá-la em um vaso de, no mínimo, 50 centímetros de diâmetro.
Assim, você limita o crescimento da muda, mas sem comprometer a produção das frutas.
Plantada no vaso Vietnamita laranja, 60 x 66 cm, a jabuticabeira vai ser o sucesso da varanda.
A jabuticabeira também é fanática por sol e pode morrer caso fique em um local com baixa luminosidade. Além disso, ela precisa ser regada diariamente, principalmente, durante o verão, de 3 a 4 vezes por semana.
Outra dica é alimentar sua árvore de jabuticaba com um fertilizante natural ácido para obter melhores resultados. Vai ser impossível resistir às suas frutas!
5 – Amoreira
Se existe uma árvore frutífera que é agradável de cultivar, e acima de tudo, se deliciar, é a amoreira. Essa prima da framboesa possui “antocianinas” de flavonóides, que produzem os pigmentos vermelho e preto da fruta.
Eles conferem propriedades antioxidantes capazes de retardar o aparecimento de doenças como câncer, doenças cardiovasculares, e outras.
A amoreira é um arbusto que mede entre 1,5m e 3m. Esta árvore frutífera de pequeno porte apresenta folhas semi-perenes e ovais, dependendo da variedade, e medem cerca de 15 cm.
Amoras são frutas múltiplas, ou seja, cada grão corresponde a uma pequena baga. Os frutos podem variar do branco ao preto, passando pelo rosado com bagas mais ou menos grandes.
Você pode cultivá-la em um vaso na varanda ou diretamente no solo, mas a principal vantagem é que ela não precisa estar sempre em contato direto com o sol para o crescimento.
Só é necessário regá-la com bastante frequência: o ideal é que você deixe a terra sempre bem úmida, principalmente nos dias mais quentes.
O vaso Malta, pedra granito, de 20cm x 24 cm, está preparado para receber uma suntuosa amoreira.
Com efeito, a amoreira tem hábito de crescer e escalar os muros e cercas, assim, podem ser cultivadas com o auxílio de estrutura, principalmente porque os ramos são longos e flexíveis.
Você pode usar uma treliça para esse fim. Tenha o cuidado de respeitar uma distância de 2 a 3 metros entre cada planta para que a amoreira possa crescer majestosamente.
A amora é uma das frutas queridinhas para a produção de geléias, doces ou bolos. O o melhor, podem ser congeladas! Partiu plantar um pé de amora do seu quintal?
6 – Pé de laranja pêra
A laranja é uma das principais fontes naturais de vitamina C que existem por aí e é por isso que a fruta é tão usada para fazer sucos antigripais e antioxidantes.
O melhor é que a laranjeira ainda é uma das árvores frutíferas mais fáceis de cuidar: ela gosta bastante da presença do sol, mas não se desenvolve bem em solos muito molhados.
O que isso quer dizer? Que você não precisa ficar regando com muita frequência – o ideal é esperar a terra ficar seca antes de colocar mais água.
Para garantir que a árvore fique sempre bonita, você também deve usar ferramentas de jardim, como as tesouras, para tirar os galhos e folhagens secas.
Prefira vasos maiores para seu plantio, com cerca de 60 cm de altura e 40 de diâmetro. Além disso escolha uma terra de qualidade, certifique-se de que o fundo do vaso esteja bem perfurado e coloque uma cama de pequenas pedras ou bolas de argila no fundo.
Adicione as sementes a 3 cm de profundidade, cubra com a terra e regue. Agora é só aguardar ansiosamente até que o pé se desenvolva.
Que tal o shape trapézio do vaso Terra Rusty para enfeitar seu ambiente e receber o pé de laranja?
7 – Pitangueira
A pitanga é uma das frutas brasileiras mais famosas que existem. Pequenas e abundantes, suas flores aparecem na primavera e suas frutas são normalmente vermelhas (“pitanga” quer dizer “vermelho forte”, em tupi).
A pitangueira é nativa da Mata Atlântica e, por isso, gosta de um clima mais quente e úmido. Então, se você quer essa árvore frutífera no quintal de casa, a melhor dica é deixá-la em um local bem ensolarado, lembrando de colocar um pouco de água todos os dias.
Geralmente, a árvore cresce até atingir dois metros de altura, mas você pode cultivá-la em um vaso pequeno e, assim, deixá-la mais baixa. Opte por um modelo de, no mínimo 30 cm de diâmetro.
A originalidade do vaso preto, com medidas de 39 cm x 40 cm, tem um design moderninho que combina com a exótica pitanga.
A melhor época para o plantio de pitanga é durante o inverno ou em meses mais chuvosos, como dezembro e janeiro.
Outra dica é preparar o solo com terra vegetal e um pouco de composto orgânico, mantendo o vaso ligeiramente úmido. O ideal é fazer uma cova na terra do vaso com o dobro do tamanho do torrão e pouco mais de 4 cm acima de sua altura.
Adube a cada três meses com farinha de osso para deixá-la exuberante.
8 – Pereira
A Pêra é uma fruta particularmente muito consumida em nosso país e é bastante versátil, fica excelente em tortas e sucos, assim como em receitas tanto doces, quanto salgadas.
Todas as variedades dessa árvore frutífera de pequeno porte podem ser cultivadas em pequenos espaços, inclusive em vasos.
Mas, é recomendado que o plantio das sementes seja feito em um vaso de bom tamanho (com cerca de 80 cm de altura), com pedrinhas ou cascalho ao fundo do vaso.
Coloque as sementes sobre o solo e as enterre em a uma profundidade de 2 cm e regue bem. Essa plantinha gosta de receber água diariamente e adora lugares luminoso.
O vaso colonial, 80 x 86 cm, é uma boa pedida para plantar sua pereira.
Ainda vai levar um tempinho para sua pereira dar frutos, mas a alegria ver a planta crescer graças aos seus cuidados é impagável!
9 – Macieira
Você não precisa comprar sementes de um centro de jardinagem para cultivar macieiras. Você pode simplesmente plantar as sementes que encontrar no interior de suas maçãs favoritas!
Você pode germiná-las em sacos de papel umedecidos na geladeira. Esse processo dura cerca de 3 a 4 meses.
Com as sementes germinadas, coloque-as em um vaso mediano (40 cm de altura e 20 cm de largura) a cerca de 2 a 3 cm de profundidade utilize uma terra rica em nutriente e que seja bem drenado.
Um solo bem drenado significa que a água é absorvida facilmente em vez de formar uma poça na superfície.
Além disso, certifique-se de comprar vasos com orifícios de drenagem na parte inferior e escolha uma área de seu jardim que fique exposta à luz solar direta.
A macieira deve ser regada, no mínimo, duas vezes por semana até a terra ficar úmida e escura, mas certifique-se de não inundar o vaso.
A melhor época para plantar macieiras é na primavera, então corra e aproveite que essa estação se aproxima!
Aproveite a promoção do vaso Safira, da Nutriplan, de 40x30cm, na cor ferrugem, para plantar já sua macieira.
10 – Pé de carambola
A carambola é uma árvore frutífera de pequeno porte tropical que produz frutos de aproximadamente quinze centímetros de comprimento, com cristas ao longo de sua polpa lisa.
Quando cortada em seções, a fruta se assemelha a uma estrela de cinco pontas.
Árvores de carambola devem ser cultivadas em climas tropicais ou subtropicais, longe de geadas. Elas também se adaptam bem a vasos, basta escolher os modelos maiores (60 cm de altura e 40 cm de largura) e locais que ela receba contato direito com sol.
Para o seu pé de carambola, recomendamos o vaso Terra, na cor cinza, que vai destacar os frutos amarelos.
Para o plantio, cave no centro da terra para abrir espaço para a muda e coloque-a no vaso a cerca de 2 cm de profundidade.
Depois, faça pequenas pressões com as mãos para ajeitar a muda na terra e regue.
Lembre-se de manter a terra bem úmida, regando sempre que a parte superior começar a ficar seca. Fertilize as plantas de carambola a cada três meses com adubos de qualidade. E, voilá, uma árvore frutífera exótica e deliciosa para enfeitar seu ambiente!
Fato é que as árvores frutíferas têm seu lugar em todos os jardins! Seu germinar deslumbrante é colírio aos olhos de todos admiradores.
Como você pode perceber, sejam jardineiros profissionais ou jardineiros amadores, não tem porque não começar a plantar árvores frutíferas em casa!
E aí, já decidiu qual árvore frutífera vai decorar o seu quintal ou sacada?
Leia também:
Tipos de grama: conheça os principais e suas peculiaridades
Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?
Como escolher o melhor vaso para a sua planta
Como cuidar de cactos e deixá-los sempre bonitos
Como cuidar de manacá da serra
Horta em apartamento: o que plantar e como cuidar
Ideias baratas para fechar área externa
Decoração para área externa: confira as melhores ideias e inspire-se!