Como cuidar de cactos e deixá-los sempre bonitos
Sabe aquele detalhe que faz toda a diferença na decoração de um cantinho da casa ou do seu jardim? Pois pode apostar nos cactos. Eles são fáceis de cuidar, exigem pouco em termos de rega e adubação e vêm acompanhados de beleza e rusticidade irresistíveis.
Quer saber tudo sobre cactos? Para ajudar você a cultivar cactos – e se apaixonar por eles! – , conversamos com o biólogo, bonsaista e ceramista Eduardo Mizuno, que nos trouxe dicas e truques para o cultivo dessas plantas lindinhas, da família das cactáceas.
Antes de continuar, inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!
O que são cactos?
Cactos são plantas da família das cactáceas. Mas na prática a gente também considera cactos as plantas que têm caule suculento, que acumula líquido.
E isso engloba não só plantas da família das cactáceas, mas também outras famílias que também têm essa característica de acumular líquido no caule, como é o caso de muitas euforbiáceas e outras famílias mais.
Cactos são suculentas?
Se considerarmos que suculentas são plantas que acumulam líquido, e que portanto têm partes do corpo que são gordinhas, sim, o cacto é uma suculenta. A maioria das plantas que são conhecidas como suculentas acumulam líquido nas folhas, como a família das crassuláceas, liliáceas, entre outras. Já os cactos, acumulam líquido no caule.
Como plantar cactos, passo a passo?
Para plantar cactos, não tem muito segredo. Se o cacto tiver espinhos, utilize uma luva para jardinagem, para não machucar suas mãos. E faça assim:
• Tire o cacto do recipiente ele estiver e coloque-o no novo vaso.
• Preencha o vaso com terra vegetal misturada a substrato muito drenante.
• Para isso, misture bastante pedrisco ou casca de pinus, para a água da rega drenar bem e o solo não ficar encharcado.
• E lembre-se: solo encharcado é o principal motivo de perda de cactos. A gente pode matar o cacto mais por excesso de água, do que por falta.
Como cuidar de cactos?
Cactos são plantas que geralmente não exigem muitos cuidados. Confira a seguir como cuidar dos cactos quanto à luz, rega, adubação e vaso.
Mantenha seu cactos em um local bem iluminado
Cactos gostam de bastante claridade. A grande maioria são plantas de sol direto, mas há espécies que toleram bem a luz indireta, como, por exemplo, o cacto macarrão (Rhipsalis cereuscula) e a flor de maio.
Regue-o, no máximo, duas vezes por mês
Cactos são plantas que não se deve regar demais. Então a gente rega normalmente os cactos uma ou duas vezes por semana. Com exceção dos cactos que são enxertados, que são aqueles cuja parte de cima geralmente é um cacto bolinha e a parte de baixo parece uma coluna verde alongada. Os cactos enxertados pedem menos água no máximo duas vezes por mês, porque eles são muito sensíveis Se você usar água demais ele vai melar e apodrecer todinho.
Não exagere no adubo
Cactos são plantas que exigem pouca água, gostam de sol e têm crescimento lento. E plantas de crescimento lento pedem pouco adubo. Então você não precisa se preocupar em adubar muito, nem em adubar com muita frequência.
Você pode aplicar NPK líquido bem diluído uma vez por mês ou a cada dois meses, que a planta vai responder muito bem.
E lembre-se: menos é mais. Dilua a solução mais do que o normal, deixando-a fraquinha, para não correr o risco de queimar e matar a planta.
Troque o vaso à medida que forem crescendo
Cactos são plantas de crescimento bem lento, então você não precisa trocá-los de vaso com muita frequência. Quando você vê que o vaso já está mais ou menos do tamanho da base do próprio cacto, e não tem mais espaço para colocar adubo ou cuidar direito, aí pode aumentar o vaso.
Mas é comum você ver cactos em vaso só um pouquinho maior que o diâmetro do próprio cacto. Lembre-se: elas são plantas de crescimento lento, que precisam de pouco adubo e pouca água, então não são plantas exigentes.
Como fazer muda de cactos?
Nos cactos mais redondos
• Geralmente nascem brotos laterais que vão desenvolver raízes
• Separe normalmente esses brotos com a mão, quando eles chegarem em um certo tamanho
• Plante em outro vaso
Nos cactos que dão gomos
Nos cactos com gomos, primeiro cresce uma parte do gomo, depois formam um broto e cresce outro gomo em cima, assim como a orelha de Mickey e a flor de maio. Nesses casos:
• Separe os gomos
• Com uma faca ou uma tesoura bem afiada, corte o caule
• Não o plante diretamente
• Deixe-o de um a dois dias em lugar fresco e arejado, até que a cicatriz do corte não esteja “melada”
• Se você plantar imediatamente, ele pode apodrecer
• Plante normalmente no substrato bem drenado
• Não regue logo em seguida; pode deixar até uma semana sem regar para garantir que a cicatriz vai estar bem sequinha
• Só então você vai regar; assim você evita que aquele lugar que está machucado absorva muita água e apodreça
Como cuidar de cactos pequenos e minicactos?
Cactos pequenos e minicactos são até mais simples de cuidar do que cactos grandes. Cactos grandes costumam ser mais difíceis de manusear, e para replantar dão mais trabalho e machucam mais. Não há nenhum segredo de cuidados para minicactos, apenas siga essas dicas:
• Mantenha o cacto pequeno ou minicacto num lugar bem claro e iluminado, de preferência com bastante sol
• Regue uma ou duas vezes por semana
• Geralmente as plantas pequenas pedem mais regas do que plantas grandes; você pode regar o minicacto até duas vezes por semana
Como replantar cactos?
Primeiro é preciso ver se o cacto tem espinhos ou não. Se tiver espinhos, use uma luva adequada para jardinagem.
Se o espinho for grande, você vai colocar a mão e sentir que o espinho está lá e vai proteger a sua mão. Use luva grossa para não se espetar.
Mas alguns cactos têm espinhos muito fininhos e quase invisíveis. Aí você põe a mão nesse cacto, os espinhos entram na sua pele e não dói nada na hora, mas depois causam coceira e irritação.
Nesse caso, use uma luva de borracha para eles não entrarem na sua pele.
E algumas espécies, principalmente de outras famílias que não das cactáceas, ou mesmo a flor de maio, que é uma cactácea, não têm espinhos. Então você pode manusear sem problema nenhum.
Para replantar, é o mesmo processo de qualquer outra planta:
• Retire o cacto do vaso anterior
• Abra um pouco o torrão e retire a terra velha
• Coloque no vaso novo
• Complete com terra nova
• Aperte de leve, apenas para acomodá-lo
• Se o replantio é de uma planta sem raízes, você pode regar em seguida; mas também você pode regar só no dia seguinte, sem prejuízo à planta, porque o cacto não é exigente nesse ponto
Qual o melhor adubo para cactos?
Plantas de crescimento muito lento não são exigentes quanto à adubação. Portanto, você pode usar adubo NPK líquido diluído, bem fraquinho, a cada 40 ou 50 dias.
Você pode também usar adubos orgânicos como o bokashi, seguindo as instruções da embalagem.
Como preparar a terra para plantar cactos?
A terra tem que ser muito drenante. Não é legal plantar na areia pura porque não vai reter nutriente, vai reter água de menos. Então use um substrato bem drenante, com bastante pedrisco e areia, mas que tenha também um pouco de matéria orgânica.
Como regar cactos?
Regue com quantidade generosa de água, mas com espaçamento de três a quatro dias entre as regas. Cactos enxertados aguentam até 15 dias sem regar.
Boa parte da água deve sair pelos furos de drenagem, e o cacto não precisa ficar com umidade constante na raiz.
E, lembre-se: nunca deixe água acumulada em pratos embaixo do vaso.
A Leroy Merlin tem uma variedade enorme de modelos de regadores.
Como enraizar cactos?
Enraizar cactos é a mesma coisa de fazer mudas. Leia no passo a passo acima.
Qual a função dos espinhos dos cactos?
A função dos espinhos para o cacto é defesa. Ele não gosta que ninguém mexa nele, afinal, é originário de ambientes áridos, que têm pouca vegetação, e portanto é alvo de animais herbívoros. O espinho serve para proteger os cactos desses animais.
Em casa, ele passa a ser um objeto de decoração, então precisamos tomar cuidado com os espinhos, principalmente em casas onde há crianças.
Quais as principais doenças dos cactos?
Não só em cactos, mas em qualquer planta cultivada em casa, as pragas mais comuns são a cochonilha e o pulgão.
As cochonilhas são pequenos insetos que aparecem principalmente por causa do excesso de água e de adubação.
A Leroy Merlin dispõe de inseticidas mata cochonilhas e pode ajudar você a controlar essa praga.
Os pulgões, insetos pequenos e gordinhos, também podem atacar os cactos. Fique de olho nas suas plantas e conheça as opções disponíveis para o combate de pulgões nos seus cactos.
Agora que você conhece tudo sobre cactos, não deixe de visitar a seção de cactos e de vasos e jardineiras da Leroy Merlin.
Leia mais:
Pulverizadores e regadores ajudam você a cuidar da sua plantação
Qual a diferença entre adubo e fertilizante?
Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?