Tipos de porcelanato: os 15 modelos mais buscados

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A etapa de escolha dos pisos e revestimentos é um passo importante em qualquer obra. Afinal, o investimento é alto e o piso precisa atender às várias necessidades da sua casa: crianças, pet, cozinha que funciona a todo vapor, entre outros.

Além de, claro, ser atemporal e ter uma boa resistência.

Por isso, hoje o porcelanato é um dos pisos e revestimentos preferidos das obras e reformas. Isso porque ele reúne características como beleza, higiene, versatilidade e durabilidade.

E se esse foi o seu piso escolhido, é importante entender que a escolha do melhor tipo de porcelanato não deve ser limitada apenas ao seu custo e beleza.

Graças à capacidade de reproduzir diferentes superfícies, hoje o mercado oferece inúmeras cores, texturas e acabamentos de porcelanatos. Sendo cada um deles adequado para uma necessidade diferente (ambientes internos, externos, casas com pet e crianças, etc).

Hoje, vamos conhecer os diferentes tipos de porcelanato e decifrar tudo sobre esse universo. Assim, você acerta na escolha do melhor modelo para a sua casa.

Porcelanato cimento queimado: bonito, atemporal e fácil de limpar

Tipos de porcelanato (com relação a acabamento)

O porcelanato é um material versátil, que apresenta diferentes superfícies e pode trazer estampas de outros tipos de materiais, como madeira e mármore. Ele também traz acabamentos diferentes, como o acetinado, polido, esmaltado, técnico e EXT.

Abaixo, listamos os 15 tipos de porcelanatos mais procurados no mercado, com as características e indicações de uso de cada um deles.

1. Acetinado

Os porcelanatos acetinados são os que não tem acabamento brilhante, isso porque eles recebem uma esmaltação fosca ao final de sua produção, sendo ideal para quem busca um material resistente, bonito e discreto.

• Vantagens: Sua superfície fosca faz o material ser um dos porcelanatos mais resistentes, inclusive a riscos, produtos químicos e ao desgaste causado por grande circulação de pessoas, além de ser pouco escorregadio.

• Desvantagens: A única desvantagem do porcelanato acetinado é que ele não apresenta aquela robustez brilhante que muita gente gosta.

• Ambientes Recomendados: Pode ser usado em áreas internas e externas e funciona como revestimento de chão e parede. Perfeito para qualquer área, seja em espaços comerciais ou residenciais, incluindo áreas molhadas, como banheiro, lavabo e cozinhas.

2. Polido

Os porcelanatos polidos recebem um polimento e uma camada protetora que, no final da fabricação, conferem brilho intenso à peça, sendo indicado para quem deseja um ambiente diferenciado.

• Vantagens: Para quem gosta de brilho, atenção aqui! A principal vantagem dos polidos é que esteticamente têm um brilho intenso, oferecendo sofisticação aos ambientes, além de possuir uma superfície mais lisa, super fácil de limpar.

• Desvantagens: Justamente por ser polido, a superfície possui microporos, que podem eventualmente manchar, a depender das áreas em que são instalados.

Por isso, não é aconselhado sua aplicação em locais que podem sofrer com sujeiras como: óleo, tinta, detritos de animais ou líquidos com alta concentração de corantes. Também não é recomendado o seu uso em áreas molhadas, como banheiros, varandas e área externa, por serem escorregadios.

• Ambientes Recomendados: Indicados para ambientes internos e secos, como salas de estar, de jantar e até mesmo quartos.

Leia mais: Como limpar porcelanato?

3. Esmaltado

O porcelanato esmaltado tem um processo de fabricação diferente do polido. Ao invés do polimento, o porcelanato esmaltado recebe uma camada neutra de esmalte na superfície, que permite que ele tenha acabamento fosco, liso, brilhante ou áspero.

Por isso, essa é uma das opções que apresenta mais variedades de texturas e estampas.

• Vantagens: Ele é um curinga em versatilidade, porque você encontra um montão de opções de cores e desenhos, com pisos imitando mármore, madeira, cimento queimado, ladrilho hidráulico e até pedras naturais. Além de ser mais resistente que os polidos e igualmente fácil de limpar.

• Desvantagens: Por apresentar variedades de acabamentos, a escolha do porcelanato esmaltado deve levar em conta o PEI, que é a medida de resistência à abrasão para produtos esmaltados.

• Ambientes Recomendados: A proteção do esmalte é um super aliado e possibilita o seu uso em diferentes ambientes, tanto internos, quanto externos, e em áreas secas ou molhadas, como cozinhas e banheiros. Também, para o revestimento de paredes.

4. Porcelanato natural (ou técnico)

O porcelanato natural, também conhecido como técnico, por sua vez, não recebe nenhum tipo de finalização. Ou seja, não recebe nenhuma camada de esmalte em sua superfície.

Ele é basicamente constituído por uma massa porcelânica que, por si só, já tem as características de cor.

• Vantagens: Esse é um revestimento com alta resistência mecânica, sendo indicado para áreas com grande tráfego de pessoas. Além disso, outra vantagem do porcelanato técnico é a baixa absorção de água — menor ou igual a 0,1% —, o que também o torna um produto extremamente resistente.

• Desvantagens: Por ser um porcelanato mais crú, as opções de cores e texturas são mais restritas, ou seja, não possuem design tão sofisticado quanto os outros.

• Ambientes Recomendados: Ambientes externos, como áreas de lazer, varandas, garagens e quintais, bem como espaços comerciais, como shoppings e lojas de departamento.

5. Porcelanato EXT

O porcelanato EXT é aquele que possui acabamento forte e abrasivo, isto é, com textura mais bruta e com alto coeficiente de atrito, o que os torna muito resistentes e antiderrapantes.

• Vantagens: Por ter uma superfície levemente abrasiva, o torna menos escorregadio, mais robusto e resistente. Além de ser muito versátil e poder ser usado onde e quando você quiser e dificilmente cria manchas.

• Desvantagens: Porém, não é indicado para fachadas e paredes externas. Como ele tem um alto coeficiente de atrito, é um material difícil de limpar.

• Ambientes Recomendados: Como não escorrega e é impermeável, é mais indicado para áreas externas, como rampas, e que também tenham contato com a água, como a região próxima à piscina, decks, saunas, varandas e box de banheiros.

Tipos de porcelanato (com relação a estampa)

Há diversos modelos, cores e estampas de porcelanatos, que dão diferentes estilos à decoração, cada qual de um jeito único. Porcelanato com estampa de madeira e mármore, por exemplo, são os mais cotados.

6. Porcelanato madeira

Aconchegante, o porcelanato madeira é um hit de sucesso na decoração. A tecnologia de impressão desenvolvida para o produto faz com que a rusticidade da madeira seja imitada com perfeição.

Tanto que, ao chegar em uma casa com este tipo de porcelanato, muita gente o confunde com piso de madeira, especialmente quando ele tem o formato de régua.

Além disso, o porcelanato tipo madeira traz a incrível sensação de aconchego e aquecimento ao ambiente, sendo um dos mais procurados. Por ser um revestimento versátil, é possível encontrar tonalidades e texturas diversas que com certeza irão combinar e realçar a sua decoração.

7. Porcelanato mármore

O porcelanato mármore traz requinte a qualquer ambiente. A pedra de aparência mesclada sempre foi utilizada para decorar as casas com sofisticação, assim como o granito.

Clássico na Europa, o porcelanato marmorizado começou a desembarcar nas reformas de cozinhas e banheiros do Brasil nos últimos anos e segue firme em 2021. Ele traz um estilo sofisticado para o cômodo e carrega a sensação de amplitude e elegância ao cômodo que o recebe, especialmente na sua versão tendência de recortes maiores.

8. Porcelanato com textura e relevo

Cada vez mais o mix de materiais ganha adeptos na arquitetura de interiores, onde paredes com textura e relevos ganham destaque e trazem personalidade para a decoração. Resistente, pode ser usado em áreas externas, como quintais, churrasqueiras e varandas.

9. Porcelanato cimento queimado

A função do porcelanato cimento queimado é neutra, mas é a textura gerada por esse modelo agrada quem busca um ambiente inspirado no estilo Industrial.

A tendência surgiu da tentativa de se criar uma argamassa pronta de cimento queimado para aplicar no chão. Ficou tão boa que subiu do piso para as paredes, dando a sensação de amplitude aos ambientes e fazendo o fundo perfeito para um interior decorado com cores ou no estilo industrial.

10. Porcelanato tijolinho (ou brick)

Na onda do estilo industrial e de ambientes propositalmente não acabados, a parede de tijolos conquista a cada dia mais muitos adeptos. Principalmente agora, em que é possível usar um revestimento bem fininho no lugar do tijolo, ocupando menos espaço no ambiente.

11. Porcelanato pedra

O porcelanato pedra é ideal para as decorações modernas que não deixam de lado a pegada rústica e inspiração na natureza, sintetizando o mood urbano, o clima arrojado, contemporâneo e ao mesmo tempo naturalista.

12. Porcelanato monocolor

Antes, é importante esclarecer uma dúvida que muitas pessoas têm: o que é porcelanato monocolor? Ele nada mais é que um porcelanato com uma cor sólida, na maioria das vezes bege, cinza, branco ou off white. Nesta opção, veios, frisos e riscos, tradicionais de outros tipos de porcelanato, ficam de fora.

O porcelanato monocolor não rouba tanto a atenção e dá um aspecto mais uniforme ao espaço.

Então, se a ideia é carregar um pouco na decoração, esse piso é o mais indicado. Pois fará uma base mais neutra para cores fortes nas paredes e em objetos de decoração ou móveis mais rebuscados.

Essa função mais básica permite que esse porcelanato monocolor esteja na moda por mais tempo. Outra vantagem do porcelanato monocolor é que ele traz maior sensação de amplitude.

Em imóveis com metragens cada vez menores, o item pode ser de grande ajuda para fazer a casa ou apartamento parecerem maiores, principalmente nos banheiros – que costumam ser os menores cômodos da casa. No caso da parede do box, por exemplo, uma boa opção é combinar o piso porcelanato monocolor com um revestimento e nicho para banheiro da mesma estampa, criando um efeito visual elegante.

13. Porcelanato geométrico

Impactante, os porcelanatos geométricos lembram um ladrilho hidráulico e suas tonalidades múltiplas trazem vida e energia para a casa. Ambientes internos recebem muito bem essa tendência em painéis, cabeceiras e paredes menores.

O revestimento acetinado Blues Line Mix, da Portinari, promete uma boa dose de personalidade à casa que o recebe e pode ser usado em painéis, cabeceiras ou paredes menores.

Tipos de porcelanato (com relação a borda)

Além da estética, a funcionalidade do acabamento também deve pesar na hora da escolha. Retificado e bold são denominações para especificar o tipo de acabamento de um revestimento em relação a borda. Entenda a diferença entre os dois:

14. Borda Retificada

O revestimento com borda retificada possui acabamento reto e preciso, pois suas bordas são cortadas por discos de diamante. O que acaba deixando a superfície mais lisa também. Dessa forma, é possível instalar o piso de maneira uniforme e com alinhamento total.

Por isso, quem busca uma decoração clean, moderna, com aparência certinha, revestimento retificado também é a solução certa!

Apesar de ser mais caro, o porcelanato com borda retificada leva menos rejunte e, por isso, o preço final da obra pode acabar saindo mais em conta. Além disso, sua manutenção é simples e por conta do pequeno espaçamento e menores áreas de rejunte, acumula menos sujeira.

O revestimento retificado é indicado para qualquer ambiente, seja ele interno ou externo, amplo ou compacto: sala, quartos, cozinha, banheiro, escritório, varanda, área de lazer.

15. Borda Bold

Os porcelanatos com borda bold são conhecidos por ter acabamento arredondado, que é o mais tradicional e mais barato que o revestimento retificado.

Por esse motivo, quando este produto é aplicado, as peças precisam de uma distância entre uma e outra maior de 3mm podendo chegar a 10mm. Sendo assim necessário uma quantidade maior de rejunte, o que acaba acumulando mais sujeira devido ao espaçamento maior entre as peças.

Assim como o revestimento retificado, o revestimento bold é indicado para qualquer ambiente, seja interno ou externo de residências e projetos comerciais. Além disso, o acabamento bold pode ser a solução de decorações pontuais como em cozinhas e banheiros com revestimentos decorativos.

Qual o melhor porcelanato para piso?

Além dos fatores estéticos, a escolha do porcelanato deve ser feita levando em consideração as características do ambiente e o tráfego de pessoas onde será instalado. Obeserve o índice PEI do piso, que é a medida de resistência à abrasão para produtos esmaltados. Esse índdice também pode ser substituído pelo conceito de local de uso, em que se verifica as propriedades físicas e químicas da superfície da peça.

Veja como exemplo abaixo a tabela de classificação dos porcelanatos Portobello:

Pisos

Tipo de Piso Descrição de uso Sigla da Portobello
Residencial Tráfego leve de pessoas
Exemplo: Áreas privativas em residências e condomínios
RE
Comercial Leve Tráfego mediano de pessoas sem o trânsito de equipamentos
Exemplo: Áreas comuns de condomínios, lojas sem estoques, corredores de hotéis etc
CL
Comercial Pesado Tráfego intenso de pessoas com trânsito eventual de equipamentos leves
Exemplo: Hall de entrada de hotel ou edifício comercial, corredores secundários de shoppings centers, cozinhas industriais, escolas, hospitais, museus, mercados de bairro etc
CP
Industrial e Urbano Tráfego intenso de pessoas e trânsito leve de equipamentos e veículos
Exemplo: Calçadas, shoppings centers, supermercados, home centers, praças, metrôs etc
IU


Revestimentos de Parede

Tipo de Parede Descrição de uso Descrição de uso
Revestimento Interno Paredes internas (não é indicada a sua utilização em pisos) RI
Fachada Paredes externas e fachadas. Alguns produtos FA também podem ser utilizados em pisos. Por isso, podem apresentar duas siglas (Exemplo: FA-CL) FA


Agora que você conhece tudo sobre porcelanato é hora de escolher melhor para sua casa. Se permanecerem dúvidas, entre em contato conosco através das perguntas ou consultando os especialistas da Leroy Merlin mais próxima à sua casa!

Leia mais:

15 tipos de piso: conheça os melhores para sua casa

Modelos de porcelanato: as melhores opções para cada ambiente

Como limpar porcelanato?

Porcelanato polido ou esmaltado?

O que é PEI do piso?

Piso porcelanato para quintal: saiba porque é a melhor opção

Tamanhos de porcelanato: conheça as medidas ideais para cada ambiente

Qual a diferença entre piso bold e retificado?

Piso para consultório odontológico, qual escolher?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo