Piso porcelanato para quintal: saiba porque é a melhor opção

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Compor os pisos para quintal com porcelanato é uma maneira de aliar beleza, segurança, resistência e versatilidade na sua área externa (Projeto: Portobello S.A.)


Na hora de definir os melhores pisos para quintal, muitas pessoas têm dúvidas, especialmente por conta da grande variedade de alternativas disponíveis no mercado. Mas você já pensou em usar o piso porcelanato para quintal?

O porcelanato externo é prático, versátil e bonito, esse revestimento é um material bastante resistente e conta com versões diferentes para áreas internas e externas.

Siga conosco e entenda melhor porque o porcelanato é o melhor piso para quintal.

Vantagens do porcelanato como piso para quintal

O porcelanato apresenta algumas características que o tornam a escolha ideal quando falamos de pisos para quintal. Basicamente, ele é um revestimento com coloração uniforme, alta resistência ao desgaste físico e químico e baixíssima absorção de água.

E o que isso significa? Ao optar pelo porcelanato certo, você terá uma área externa bonita e durável,com um piso fácil de limpar e manter.

Além disso, você encontra uma grande diversidade de cores, texturas e estampas. Inclusive, há versões de porcelanato que imitam madeira, mármore, cimento, concreto, entre outros materiais.

O porcelanato pode recriar o deck de madeira, oferecendo mais facilidade na manutenção das áreas externas (Projeto: Portobello S.A.)


O porcelanato pode ser usado na área gourmet, nas bordas e no interior da piscina, junto com a decoração de decks para piscina, nas garagens, em varandas, em locais próximos a jardins e em vários outros pontos do seu quintal.

O resultado será um ambiente único, charmoso e prático, tanto na hora do assentamento (já que não será necessária mão de obra especializada) quanto na limpeza diária e na manutenção ao longo dos anos (pois você não terá de se preocupar em usar ceras, fazer limpezas especiais e tomar nenhum outro cuidado, apenas limpar com água e sabão neutro).

A facilidade de limpeza, aliás, é um grande ponto positivo. Afinal, isso é extremamente importante em áreas externas, que são locais mais propensos a sujidades. Outra vantagem bem interessante é que o porcelanato não é tão suscetível a manchas. Por isso, se você tem pets em casa, nada melhor do que esse piso para o seu quintal.

Quais são os porcelanatos usados como pisos para quintal?

No entanto, para obter todas as vantagens que citamos, é fundamental escolher o porcelanato certo para cada ambiente da casa.

Os pisos para quintal devem ser resistentes, seguros e funcionais. Assim, existem algumas opções mais indicadas, dependendo das características do seu ambiente externo.

Vamos ver em detalhes as diferentes opções e tipos de porcelanatos.

Porcelanato para quintal com Área Coberta

Exemplo de aplicação do porcelanato em piso e parede na garagem (Projeto: Portobello S.A.)


Para comprar porcelanatos para quintal em áreas cobertas corretamente, você poderá optar entre dois tipos de piso: técnico ou esmaltado. Ambos estão disponíveis nos acabamentos natural e EXT.

O porcelanato técnico é um revestimento com alta resistência mecânica. Por isso, é indicado para ambientes com grande tráfego de pessoas, como áreas de lazer, varandas ou garagens, desde que tenha acabamento natural ou EXT.

O porcelanato esmaltado é aquele que recebe uma camada de esmalte por cima da massa com a estampa desejada. É esse o material que recria madeiras e mármores, entre outras texturas. Ele também é uma versão de piso muito resistente e pouco escorregadio. Porém, isso depende do seu acabamento. Novamente, a indicação é optar pelas alternativas naturais ou EXTs.

O porcelanato natural, como o nome sugere, não recebe nenhum acabamento ao final da sua produção. Ele é um revestimento muito resistente e pouco escorregadio. Além disso, possui superfície fosca.

Porcelanato para quintal com Área não coberta

As piscinas também podem ser revestidas com porcelanato, ganhando charme e beleza (Projeto: Portobello S.A.)


Para comprar porcelanatos para áreas não cobertas corretamente, você também poderá optar entre os pisos dos tipos técnico e esmaltado, desde que eles tenham acabamento EXT.

Ele é um porcelanato com acabamento mais “parrudo”, sendo altamente resistente à abrasão. Outras características interessantes é que ele não é escorregadio, possuindo características antiderrapantes, e não mancha com facilidade.

Assim, pode ser usado em praticamente qualquer espaço do seu quintal, inclusive se você tem ou deseja construir uma piscina.

Embora seja uma opção voltada para o exterior das residências, ele conta com uma grande variedade de opções. Assim, se você deseja combinar os pisos de dentro e de fora de casa, por exemplo, há alternativas bem semelhantes que conseguem criar essa sensação de continuidade.

Além disso, você pode encontrar versões que recriam diferentes cores e texturas. Na hora de escolher os revestimentos e pisos para piscina, é possível montar um deck com o revestimento que reproduz madeira.

Na área gourmet e da churrasqueira, dá para criar uma decoração rústica, com porcelanatos que interpretam cimento ou concreto.

Tipos de acabamento

Em relação ao acabamento do piso porcelanato para quintal, a principal dica é não usar o porcelanato polido. Após a finalização da massa, ele recebe um polimento e uma camada impermeabilizante. Por isso, é mais liso e brilhante.

O porcelanato polido traz elegância na decoração do ambiente, mas é bastante escorregadio e mais sujeito a riscos e manchas! Assim, não é indicado para nenhuma área externa, seja ela coberta ou descoberta, pois pode comprometer a segurança dos moradores e acabar ficando feio com o tempo.

A mistura de diferentes estilos e texturas de porcelanato dá mais charme às áreas externas (Projeto: Portobello S.A.)


Outra dica é preferir o porcelanato retificado para os pisos para quintal. Como a borda dele é reta, é possível assentar as peças mais próximas, com uma camada pequena de rejunte. É o que chamamos de junta seca.

Essa forma de assentar faz com que os ambientes pareçam maiores e evita o acúmulo de sujeira no rejunte. Ou seja, é um porcelanato econômico e versátil, ideal para manter os quintais com aspecto moderno e limpo por mais tempo.

Além dos pisos para quintal, você pode ousar ao optar pelo porcelanato para revestir as paredes e fachadas da sua casa. Ele ainda pode ser usado para compor a bancada da área gourmet.

Como escolher o melhor porcelanato para área externa?

Mesmo com as nossas dicas, ainda está difícil escolher o melhor porcelanato para a sua área externa? Algumas orientações extras podem ajudar:

  • considere os tamanhos das peças, já que existem porcelanatos pequenos (30×60 cm, por exemplo) e grandes (120×120 cm ou maiores). Em espaços maiores, as peças grandes ajudam a dar amplitude;
  • avalie o quão simples é limpar e manter o porcelanato que você escolheu, principalmente em termos de cores e estampas. O EXT é o que menos dá trabalho quando o quesito é higienização, desde que não seja aplicado em fachadas;
  • lembre-se de avaliar o estilo do ambiente, de modo a optar por cores e estampas que tenham relação com o visual da sua área externa;
  • escolha boas marcas de porcelanato, que ofereçam qualidade superior, pensando na durabilidade das peças a longo prazo;
  • analise se o revestimento escolhido pode ser assentado em paredes e fachadas, caso esse seja o seu objetivo.
  • Viu só como os porcelanatos são excelentes escolhas de pisos para quintal?

    Se você gostou dessa alternativa, confira também o Archtrends para se inspirar com outros projetos de lindas áreas externas que empregam esse revestimento e aproveite as ofertas da Leroy Merlin para comprar pisos porcelanatos para o seu quintal.

    Leia Mais:

    Modelos de área de lazer pequena: 5 ambientes para se inspirar

    Modelos de área de lazer simples: 5 espaços para se inspirar

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo