Tendências de decoração 2018: as cores, móveis e estilos que vão estar em alta

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Tendências de decoração 2018: as cores, móveis e estilos que vão estar em alta

Chega o final de ano e bate aquela vontade de mudar a casa toda, mas fica a pergunta: quais tendências de decoração veremos em 2018? Esse ano traz a leveza já prevista em 2017, sendo o neutro o elemento mais buscado e desejado. Aqueles que apostaram no estilo escandinavo ou minimalista já estão um pouco à frente, mas ainda tem muita novidade por aí. Confira o nosso guia de tendências de decoração 2018 e inspire-se:

Tendências de decoração 2018: as cores, móveis e estilos que vão estar em alta

Minimalismo vai ser mesmo a palavra do ano

Embora não seja amada por todo mundo, a decoração neutra tem algumas vantagens: ela não fica obsoleta e pode, facilmente, ser combinada com outros estilos. Em 2018, dificilmente veremos elementos mirabolantes nas tendências – a ideia será buscar o confortável e essencial. O geométrico estará presente tanto nos espaços mais aconchegantes como nos mais minimalistas, fazendo deste ano a época perfeita para destralhar e se livrar dos excessos. Na linha Essential da Leroy Merlin, por exemplo, você encontrará várias peças no estilo clean para atualizar a sua casa; já na Outline, o belo se tornará o minimalismo extremo, porém com linhas fortes. Quer adicionar um toque especial? Aposte na Nordic, que apesar de inspirada na decoração escandinava, traz algumas cores mais vibrantes (embora em tons claros). Mas engana-se quem acha que o neutro significa a ausência de acessórios. Eles apenas serão escolhidos de uma forma mais criteriosa, evitando o excesso de objetos. Na dúvida, aposte sempre no prático: espelhos e penduradores de roupas, por exemplo, estarão em alta como decoração e vão aparecer nos mais diferentes modelos e estilos. Outros objetos do cotidiano, como os organizadores e cadeiras, também terão toques especiais de acordo com as tendências.

Tendências de decoração 2018: as cores, móveis e estilos que vão estar em alta

Aposte na releitura de tendências passadas

Apostou em uma tendência passada e quer aproveitar? Nós temos uma boa notícia: 2018 traz excelentes releituras de estilos célebres no passado. O estilo industrial, por exemplo, volta com contornos um pouco mais delicados, deixando as tubulações e tijolos à mostra de lado. Decorou sua casa com um estilo mais cosmopolita? Estampas étnicas vão trazer o urbano para dentro de casa de um jeito inusitado, celebrando as culturas ao redor do mundo. E as tendências neutras não vão tirar o glamour de vista: na verdade, um dos tons do ano é o rosé gold que, misturando o dourado com o rosa, traz uma sofisticação ímpar para ser utilizado em pendentes, lustres, mesinhas e objetos menores de decoração. O clássico cobre também não sairá de vista, sobretudo em ambientes com estilo industrial.

As cores do ano vão do neutro ao vibrante

O ano de 2017 foi dominado por três tons bem diferentes e modernos: o amarelo gen-z, o rosa millennial e o greenery. Essas cores continuam à vista – mesmo nas tendências neutras de 2018 – com o amarelo gen-z sendo utilizado, principalmente, como um ponto de cor. Já o rosa millennial cai muito bem na decoração escandinava e o greenery é perfeito para aqueles que querem um cantinho verde dentro de casa. Sempre quis ter uma pequena horta? Aposte nessa cor! Suculentas e cactos são coringas nesse aspecto.

Embora essas cores citadas aqui em cima ainda apareçam em 2018, a Pantone elegeu outro tom vibrante como o mais marcante para o ano: o Ultra Violet. Descrito pela instituição com palavras como provocativo, visionário e original, esse tom de roxo já é complexo por si só: ele mistura duas cores de matrizes bem diferentes – o vermelho e o azul. O Ultra Violet vem com tudo e vai ser perfeito para os que gostam de decorar com originalidade.

Também há uma combinação que veremos muito nesse ano: o cinza com o rosa. Aparentemente contraditórias, essas cores caem muito bem juntas. A popularidade do cinza como um tom para paredes (até mesmo de cômodos como o quarto) traz elegância e sobriedade aos cômodos. É preciso um certo cuidado para não deixá-lo pesado e, por isso, tem muita gente acrescentando o rosa que, com sua delicadeza e jovialidade, traz um casamento perfeito. Agora que você já sabe as cores, estilos e objetos que vão estar em alta, é só colocar a mão na massa e começar as mudanças!

Tendências de decoração 2018: as cores, móveis e estilos que vão estar em alta

Valorize a passagem do tempo dos objetos

Wabi-sabi pode parecer nome de comida, mas não é. A arte milenar japonesa valoriza a conservação dos objetos com marcas da passagem do tempo. A partir disso, móveis com pouco acabamento, arranhões ou rasgos não são jogados fora, mas sim incorporados à decoração e, por vezes, se tornam parte essencial dela. Em 2018, essa tendência virá com tudo – aposte em mesas simples e na restauração de mobília da família, por exemplo. Vasos, copos e outros objetos decorativos trincados ou um pouco quebrados podem ser consertados, virando parte essencial da decoração.

Use materiais táteis

O contraste de texturas será uma parte essencial da decoração em 2018. Graças aos elementos confortáveis presentes nesse ano, teremos várias opções de acessórios para aplicar essa tendência: tapetes, almofadas, roupa de cama e até mesmo móveis como sofás ou poltronas. Misture texturas como a macia, áspera e abuse do alto-relevo!

Tendências de decoração 2018: as cores, móveis e estilos que vão estar em alta

Utilize cerâmica ou porcelana nos detalhes

Pratos, xícaras, vasos decorativos: em todos eles, aposte na cerâmica e na porcelana. Vale tanto nas versões mais neutras como nos modelos um pouco mais decorados – sempre com discrição. Para combinar com a tendência do wabi-sabi, use modelos um pouco mais antigos. O ano de 2018 vai ser uma boa hora para ir em brechós ou utilizar aquelas relíquias de família!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo