Decoração industrial: formas simples de adequar o estilo no seu apartamento
Os fãs de ambientes urbanos precisam conhecer a decoração industrial. O estilo nasceu em Nova York entre as décadas de 50 e 70, quando galpões se transformaram em apartamentos amplos concentrando todos os cômodos em um ambiente só. O ponto forte dessa decoração são as paredes de tijolos, muito cimento, encanamentos expostos e móveis com detalhes em metal. Atualmente, não é preciso morar em um loft para investir nesta tendência, já que os elementos decorativos são o suficiente para o espaço ganhar o toque rústico.
Paredes de tijolos podem ser feitas com revestimento
Para criar um clima industrial é quase que uma “obrigação” ter uma parede de tijolos no seu apartamento. Esse visual pode ser facilmente alcançado com revestimentos próprios para superfície e o melhor de tudo: o preço é acessível. O ecobrick é um modelo bastante usado nesses casos.
Outra forma muito mais simples de colocar os tijolos na sua decoração é com papéis de parede. É claro que a diferença de textura comparada ao ecobrick fica claramente visível, mas existem tipos desse revestimento que imitam perfeitamente os tijolinhos rústicos.
Aposte em objetos metalizados e móveis de madeira para trazer o estilo industrial para a sua casa
Para quem já tem um apartamento decorado e quer fazer a transição para o estilo industrial, o ponto de partida pode ser pelos objetos decorativos. Quadros, vasos e abajur metalizados remetem à decoração rudimentar e não é nada trabalhoso fazer essa harmonização. Escolha pontos estratégicos para espalhá-los pelos cômodos, deixando seu apartamento mais bonito do que nunca.
Aquela estante de aço antiga que você estava pensando em se desfazer pode trazer um novo ar para o ambiente, ganhando livros, plantas e outros objetos decorativos. Móveis de madeira vintage também compõem o cenário industrial, mesclando o retrô com o moderno.
Mora em um conjugado? O estilo industrial é perfeito para você
Morar em um ambiente onde os cômodos não são divididos pode gerar muitas dúvidas sobre a disposição dos móveis, mas com um bom planejamento é possível tornar o apartamento aconchegante. Incorporar o estilo industrial funciona muito bem nesta situação, já que esse tipo de décor prioriza um espaço amplo, tornando cada cantinho da casa funcional.
Uma bancada na cozinha pode ganhar banquetas com pés de metais, sendo uma ótima alternativa para quem não tem espaço para acomodar uma mesa de jantar no apartamento. Estantes de madeiras simples podem servir como divisórias de ambientes, já pensou nessa ideia? Um clássico é quando o móvel separa a sala do quarto e se tiver um suporte giratório para a TV, melhor ainda! Quando for dormir e quiser assistir televisão, é só virá-la para o lado certo do cômodo.
Luminárias pendentes também são marca registrada da decoração industrial
Assim como a decoração escandinava, o estilo industrial também valoriza a entrada de luz natural. Aproveite bastante as janelas do seu apartamento e prefira cortinas em tecidos leves na sala para que a luminosidade ajude na sensação de amplitude.
As luminárias pendentes são um show à parte! Com formatos arredondados ou até em design geométricos, a iluminação artificial desse estilo é uma forte característica da decoração industrial. Pendure-as pela sala, quarto ou em cima de pontos estratégicos, como mesa de jantar e bancada da cozinha.