Plantas de inverno: 30 espécies que adoram a chegada do clima frio
Quando o friozinho chegar, você terá ainda mais motivos para cultivar sua horta ou jardim. É que há plantas que adoram temperaturas mais baixas e clima ameno, e isso é um convite para você.
No Brasil, o inverno começa em 21 de junho e acaba em 23 de setembro. A estação mais fria do ano tem períodos de sol mais curtos e as noites mais longas. A queda de temperaturas é menos percebida nas regiões Norte e Nordeste. Já na região Sul, pode até gear, como ocorre em São Joaquim (SC).
Quando chega o frio e o termômetro marca temperatura abaixo de 10 graus, é preciso proteger as plantas para não sofrerem. Mais ainda se você mora numa região com incidência de geada. Nesse caso, é preciso cobrir as plantas à noite com uma cobertura de sombrite ou até mesmo um lençol, e retirar essa proteção pela manhã.
Onde quer que você esteja, de Norte a Sul do país, é possível cultivar plantas exuberantes e hortaliças que adoram o clima ameno e se desenvolvem no inverno.
O que você vai ver nesta matéria |
---|
30 plantas que adoram o inverno |
Hortaliças de inverno |
Como cuidar das suas plantas no inverno |
30 plantas que adoram o inverno
1. Agrião (Nasturtium officinale)
É uma hortaliça fácil de cultivar e prefere temperaturas entre 10oC e 20oC. Plante as sementes diretamente em uma jardineira ou em sementeiras e transplante-as para o vaso quando aparecerem de 4 a 6 folhas. O agrião adora água, então, regue sem medo. A colheita começa em 60 a 80 dias depois da semeadura.
2. Aipo (Apium graveolens) ou salsão
Hortaliça que se desenvolve melhor em clima ameno, com temperaturas entre 15°C e 21°C, gosta de luz solar direta e solo bem drenado e úmido. As sementes precisam de 2 a 3 semanas para germinar. Plante-as em um vaso com pelo menos 30 cm de profundidade, na superfície do solo úmido ou sob uma fina camada de terra peneirada.
3. Alecrim (Rosmarinus officinalis)
É uma erva superaromática e pode ser consumida como tempero ou chá, ou mesmo cultivada como planta ornamental, em jardineiras ou vasos de tamanho médio ou grande. Gosta de luz solar direta e não é resistente à falta de água. Evite expor a temperaturas excessivamente baixas.
4. Alface (Lactuca sativa)
Alface é um clássico na salada! Gosta de temperaturas entre 10°C e 24°C, luz solar direta e solo sempre úmido, o que não quer dizer encharcado. As sementes podem ser plantadas no local definitivo – canteiros, por exemplo – ou em sementeiras, e depois transplantadas para vasos ou jardineiras.
5. Alisso (Lobularia maritima)
Também conhecida por flor-de-mel, é uma espécie pequena e delicada e suas flores branquinhas têm um agradável cheirinho de mel, fazendo a alegria das abelhas. Fica linda em vasos ou jardineiras. Ficou interessado e quer cultivar? Assista esse vídeo para saber mais.
6. Ametista (Plectranthus saccatus)
Essa espécie com nome de pedra preciosa é da família da hortelã e do manjericão e produz uma flor ornamental linda e miúda, de coloração arroxeada, que atrai borboletas e beija-flores. Adora ambiente sombreado e fica um charme na sua varanda, em vasos ou jardineiras.
7. Amor-perfeito (Viola x wittrockiana)
O amor-perfeito é a rainha das flores e alegra qualquer varanda ou jardim, nas mais diversas cores: amarelo, azul, roxo, branco, rosa, marrom e até preta. Gosta do frio e pode ser plantada em vasos e jardins.
8. Angelônia (Angelonia angustifolia)
Também chamada de boca de leão de verão, essa espécie produz flores rosas, roxinhas e brancas durante o ano inteiro. No entanto, em baixas temperaturas, seu ciclo é anual. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no jardim.
9. Ardísia (Ardisia crenata)
É uma planta arbustiva que produz pequenos frutos vermelhos. No jardim, faz a festa dos passarinhos. Dentro de casa, dá o maior charme à decoração. Ela gosta ambientes iluminados. Bate sol na sua varanda? É lá o seu lugar.
10. Azaléia (Rhododendron simsii)
Originária do Japão, a azaléia produz flores nas cores branca, rosa, vermelha, mescladas e amarela, uma vez por ano: no inverno. Pode ser plantada em canteiros ou em vaso, adaptando-se a ambientes internos ou externos. Se cultivadas em vasos, cuide para que tenham boa drenagem. Saiba mais sobre o cultivo neste vídeo.
11. Buxinho (Buxus sempervirens)
É um arbusto ornamental muito usado em paisagismo e costuma ser podado em diferentes formatos, na maioria das vezes arredondados – a conhecida “topiaria”. Mas também fica lindão na decoração de interiores. É perfeito para o frio. Pode ser plantado em vaso ou no solo.
12. Cacto orelha de Mickey (Opuntia microdasys)
Se desenvolve bem em baixas temperaturas, você acredita? Algo incomum para os cactos. Essa variedade possui espinhos amarelos ou brancos e fica lindinho em vasos de cimento ou cerâmica, na decoração de casa. Você pode fazer uma composição com vasinhos de cactos variados e suculentas. Um charme só. Veja aqui quantas ideias para você copiar em casa.
13. Camélia (Camellia)
Florescem durante todo o ano, mas é no inverno que elas mostram toda a sua exuberância e ficam ainda mais bonitas, podendo nascer com duas cores. Gosta de água duas vezes por semana.
14. Cebolinha (Allium fistulosum)
A cebolinha faz parte da categoria “horta em casa”. Desenvolve-se bem em temperaturas que variam de 13°C a 24°C e precisa de luz solar direta diariamente, por algumas horas. Prepare um lindo vaso ou jardineira para plantar essa espécie e curta de montão o prazer de levá-la diretamente da horta para a sua cozinha, num esticar de braço.
15. Ciclame (Cyclamen persicum)
É resistente a baixas temperaturas e é uma das queridinhas na decoração de ambientes. Dizem que traz sorte! Possui flores e folhas pra lá de bonitas e podem ser cultivadas em vasos dentro de casa ou no jardim, à meia-sombra e protegida do vento. Quer umas dicas? Regue a cada 3 dias, limpe as folhas amareladas e não molhe as flores.
16. Cinerária (Senecio douglasii)
Sua beleza já bastaria pelas suas folhagens prateadas e aveludadas, todas recortadas. Mas a cinerária dá, ainda, delicadas flores amarelas na ponta da folhagem. Confira neste vídeo.
17. Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)
Planta de corte, ornamental, o copo-de-leite adora baixas temperaturas. Fica linda na decoração de ambientes. A flor original é branca, mas há variedades de flores em amarelo, laranja, roxo, vermelho e rosa. Assista ao vídeo e veja como cuidar delas em casa.
18. Couve-manteiga (Brassica oleracea)
Da jardineira para a cozinha! Aqui você aprende como plantar em um vaso de couve-manteiga, em casa ou dentro do seu apê. E, no friozinho, você já garante o acompanhamento da feijoada. A couve cortada bem fininha e refogada com alho e bacon é irresistível.
19. Cravina (Dianthus chinensis)
Quer um jardim delicado, com flores coloridas e comestíveis? Aposte nas cravinas, com suas variedades de cores vermelhas, rosas, arroxeadas ou brancas, pétalas serrilhadas e que se dão superbem em climas frios. Aprenda neste vídeo como cultivar essa florzinha.
20. Crisântemo (Chrysanthemum)
Seu nome tem origem grega e remete a “flor de ouro” e é importante na cultura asiática por representar o poder dos imperadores chineses. Por aqui, é uma das flores mais populares para jardins, vasos e arranjos, em suas colorações amarela, branca, rosa ou vermelha. Gostam de temperatura entre 17o e 28oC e precisam estar em local arejado. Suas flores e folhas não devem ser molhadas, apenas a terra. A jardinista Flávia Kremer ensina neste vídeo a cuidar dos seus crisântemos.
21. Dália (Dahlia pinnata)
Flores, que te quero flores. A beleza da dália é de encher os olhos, com suas pétalas degradês de tons lilases. Gosta de pleno sol, resiste ao frio, mas não gosta de ventos. Cultive-a em solo composto de terra de jardim e terra vegetal e regue-a regularmente. Ela se dá bem em jardins, mas pode também ser plantada em vaso ou usada como flor de corte, em arranjos, na decoração de ambientes.
22. Fórmio (Phormium tenax)
É uma folhagem comprida e verde, com margens avermelhadas, e produzem flores amarelo-alaranjadas. Resiste ao vento e à variação de climas, do frio ao quente. É bem usado em paisagismo, para separar ambientes.
23. Gerânio (Pelargonium hortorum)
Flores lindas e resistentes, perfumadas, aguentam climas frios e quentes, são fáceis de cultivar e ficam exuberantes em vasos e floreiras. Na sua varanda, então, melhor ainda!
24. Hortênsia (Hydrangea macrophylla)
Se é raro para outras espécies, azul é a cor mais quente para as hortênsias, que gostam de clima ameno e podem ser plantadas no jardim, diretamente no solo, ou em vasos. Elas florescem em buquês e são encontradas em coloração que varia entre violeta, azul, lilás, rosa, vermelho e branco. Sua floração ocorre cerca de sete meses após o plantio.
25. Jacinto (Hyacinthus)
Planta perene bulbosa, é ideal para plantio em vasos e jardineiras. Linda opção para decoração de interiores, fica bem também em jardins e canteiros. Sua flor perfumada varia entre as cores rosa, azul, branca, vermelha, laranja e amarela. Floresce na primavera, anunciando a chegada da estação, em regiões mais frias. Veja como cultivar.
26. Lavanda (Lavandula dentata)
Já pensou em cultivar um lavandário em casa e ter flores delicadamente perfumadas o ano inteiro, com aquele ar da Provence? A lavanda é dessas plantas que você não cansa de olhar e ela presenteia com tamanha beleza, aroma e, de quebra, um chazinho calmante. Ela gosta de climas frios e pode ser plantada em vasos ou no jardim. Aprenda a cultivar.
27. Lírio-asiático (Lilium pumilum)
Muito comum em floriculturas e até em bancas de feiras livres, o lírio tem folhas grandes e lisas, distribuídas ao longo da haste floral. As flores são grandes e possuem pétalas brancas, laranja e amarelas. Algumas variedades são perfumadas. Experimente plantá-las em jardineiras e vasos.
28. Mostarda (Brassica juncea)
Da horta ao prato, a folha da mostarda pode ser consumida como verdura. Suas sementes são usadas para fazer o condimento mostarda. Gosta de luz solar direta, clima ameno e suporta até geadas leves. As sementes podem ser semeadas em sementeiras ou diretamente no canteiro.
29. Nandina (Nandina domestica)
Arbusto perene, com folhagem ornamental e delicada, é também conhecida como bambu celeste. Produz cachos de flores e frutos avermelhados. Pode ser cultivada em vaso ou canteiro, ou pode ser usada como cerca viva. Gosta de sol ou meia sombra e pode ficar lindinha na sua varanda ensolarada.
30. Tulipa (Tulipa hybrida)
Vermelhas, laranjas, amarelas, brancas, rosas e até negras, as tulipas são flores bulbosas que amam o inverno. Muito usadas na decoração de festas e casamentos, levam cor e sofisticação a qualquer ambiente. Inclusive à sua casa. Não podem receber luz do sol direta e gostam de lugar fresco. Ganhou de presente uma tulipa? Confira aqui como cuidar dela.
Hortaliças de inverno
O que semear e colher durante os meses de inverno? Garanta algumas espécies na sua hortinha para comer na salada, temperar os alimentos, fazer um chazinho e aquecer os dias frios.
Vale tudo para ter esse mimo, com conforto, ao alcance das mãos. Vasos, jardineiras, cachepôs… na varanda, na sala, na cozinha, no quintal. Qualquer espacinho serve para cultivar sabores. Selecionamos algumas opções para você cultivar e curtir nos meses de inverno.
Agrião
Fácil de cultivar, o agrião prefere temperaturas entre 10ºC e 20ºC. Plante as sementes em uma jardineira ou em sementeiras e transplante-as para o vaso quando aparecerem de 4 a 6 folhas.
Essa hortaliça adora água, então, regue-a com abundância. Dentro de 60 a 80 dias depois da semeadura, você poderá colher o agrião. Fonte de potássio, magnésio e cálcio, o agrião é bom para controle da pressão arterial. Também é fonte de vitamina C, bom para o sistema imunológico.
Alecrim
Erva muito apreciada na culinária, o alecrim é um arbusto que pode chegar a 1,5 m de altura. Suporta variações de clima e gosta de receber luz direta do sol. Desenvolve-se bem em solos bem drenados e resiste a curtos períodos de seca. Pode ser plantado em jardineiras, em vasos médios, ou diretamente no solo.
Aipo
Também conhecido como salsão, o aipo pode ser cultivado em horta doméstica. Desenvolve-se bem sob sol pleno e em solo rico em matéria orgânica, regado com frequência, sem encharcar. Pode ser semeado em canteiros adubados e arejados, ou em sementeiras, cujas mudas devem ser transplantadas. O aipo é uma cultura de outono e inverno, sua colheita inicia-se cerca de 150 a 180 dias após o plantio.
Alface
A mais popular das verduras, é rica em fibras, sais minerais e vitaminas, tem baixa caloria e propriedades laxante, calmante e diurético. Desenvolve-se bem em clima ameno, de 20 a 25º C. Plante-as em sementeira e, quando as mudas atingirem 5 cm de altura, transplante-as para um canteiro ou jardineira. Da semente à colheita, são cerca de 80 a 90 dias, no inverno. Gosta da luz direta do sol e da proteção da sombra.
Alho-poró
É resistente a baixas temperaturas e cresce bem em clima ameno, entre 13°C e 24°C. Fonte de potássio, ferro, proteínas, cálcio e fósforo, é rico em vitamina A, B1, B2, C e E. Plante o alho-poró em sementeiras ou jardineiras, em covas de 1 cm de profundidade e com 10 cm de distância entre elas.
Você também pode plantar em vasos com 25 cm de profundidade. Ao atingir 10 cm de altura, transplante-o para o local definitivo. Mantenha o solo bem drenado para não encharcar.
Beterraba
Gosta de clima ameno, com temperatura entre 10°C e 24°C, e de boa luminosidade, com incidência de sol direto. Necessita de solo bem drenado e aerado, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 7,5.
Requer rega frequente, para o solo se manter sempre úmido, mas não encharcado. A beterraba plantada a partir da semente germina em 60-70 dias.
Cebolinha
Nativa da China, a cebolinha é um clássico na culinária e vai bem no feijão, nos pescados e para finalizar saladas, por exemplo. Sabe aquele maço de cebolinha que você comprou no supermercado?
Depois de usar as hastes no tempero, você pode enterrar a raiz, regar e esperar crescer. Mantenha alguns pés plantados em jardineiras em casa e você não precisará mais comprá-la na feira. Isso porque mesmo que você corte as folhinhas verdes, elas crescem novamente.
A cebolinha gosta de sol pleno, pelo menos 4 horas por dia. O solo deve ser rico em matéria orgânica, como húmus de minhoca, que ajuda a deixar a terra mais aerada e fofinha. Mantenha a terra úmida, mas sem deixar encharcada.
Couve
Da mesma família do brócolis, repolho e couve-flor, a couve não pode faltar como acompanhamento da feijoada. Suas folhas podem ser refogadas com azeite e alho, ou podem ser consumidas cruas.
Gosta de clima ameno e suporta baixas temperaturas. Mantenha sob alta luminosidade e sol direto. O solo deve permanecer sempre úmido, mas bem drenado.
Espinafre
Originária do Irã, suas folhas são bastante nutritivas e podem ser consumidas cruas ou cozidas. Desenvolve-se bem em regiões com temperatura de 13°C a 20°C.
Pode ser cultivado sob a luz do sol, mas evite as horas mais quentes do dia. O solo deve ser rico em matéria orgânica e deve permanecer úmido, mas não encharcado. A germinação da semente leva de 7 a 21 dias.
Estragão
Essa planta medicinal é também uma erva aromática de folhas pequenas e estreitas. Desenvolve-se com temperaturas entre 4°C e 20°C, requer luz solar direta e pode ser cultivado em solo fértil, pedregoso e bem drenado, para não reter a umidade.
Regue regularmente, a fim de manter o solo úmido, apenas cuidando para evitar água em excesso.
Hortelã
Ideal para plantar em vasos com cerca de 30 cm de diâmetro e ter umas folhinhas sempre à mão na hora de fazer um suco ou um chazinho. Mantenha a planta em local ensolarado, com sombra parcial e protegida do vento.
O solo deve ser rico em matéria orgânica e estar sempre úmido, mas não encharcado. Regue com frequência, pois a hortelã adora água.
Manjericão
Que molho de tomate é digno sem manjericão? Esse é daqueles temperos que não podem faltar em casa! Não é propriamente uma planta que ama o inverno, mas você pode ter um vaso ou jardineira dentro de casa ou apartamento, numa varanda, sob incidência solar direta. Mantenha o solo sempre úmido, bem drenado, aerado e rico em matéria orgânica.
Sálvia
Apreciada como tempero, como chá ou simplesmente como planta ornamental, a sálvia pode ser cultivada em lugares com temperatura entre 3°C e 29°C. Gosta de luz direta e solo leve, fértil e bem drenado. O solo deve ser mantido úmido, por meio de regas frequentes.
Tomate
Hora do almoço? Corre na varanda e colhe uns tomatinhos. Eles crescem em temperaturas amenas, mas sem extremos. Gostam de luz e sol direto. Solo bem drenado, sempre úmido e rico em matéria orgânica. Suas sementes germinam num período de 5 a 14 dias.
Tomilho
Usado como condimento ou como erva medicinal, o tomilho é daqueles temperinhos fáceis de cultivar em vaso ou jardineira, e não pode faltar na sua casa. Tolera baixas temperaturas, embora cresça bem em ambiente até 28º C. Gosta de luz solar direta, requer solo bem drenado, arenoso e com pH alcalino. Mantenha o solo sempre úmido, com regas frequentes, mas sem deixar reter a umidade.
Como cuidar das suas plantas no inverno
No inverno, as plantas precisam de cuidados especiais. O frio pode queimar as folhas, causar a diminuição da fotossíntese e fazer com que as folhas caiam.
Confira alguns desses cuidados!
Irrigação: prefira regar suas plantas pela manhã, para a água evaporar mais facilmente ao longo do dia e evitar o aparecimento de fungos ou apodrecer a raiz. Diminua a quantidade de água e a frequência da rega, para não encharcar a terra.
Faz frio?: Na varanda, abrigue seus vasos do frio e do vento, trazendo-os para dentro de casa. Pratos com rodinhas vão facilitar essa tarefa. Cubra o solo do seu quintal com folhagens.
Abaixo de zero: se a previsão é de geada para a sua região, é preciso proteger suas plantas para evitar que elas fiquem queimadas. As baixas temperaturas podem formar cristais de gelo nas plantas e impedir que elas se desenvolvam normalmente. Se houver previsão de geada à noite, leve para locais cobertos ou dentro de casa os vasos leves. Cubra suas plantas com TNT (tecido não tecido) branco ou manta de drenagem durante a noite. Descubra as plantas pela manhã.
Poda e adubação: as plantas que não são adaptadas ao clima frio se desenvolvem lentamente no inverno. Procure podar folhas e galhos secos, moderadamente, para eles não consumirem nutrientes da planta. Reduza a adubação, pois, com o metabolismo mais lento nesse período, elas não absorvem muitos nutrientes. Prefira adubar 30 dias antes da chegada do inverno.
Contra o vento: remova os vasos dos corredores de vento e encoste-os na parede da casa, que é mais protegido.
Pragas: olho nelas! Vença-as, borrifando nas plantas óleo de neem.
Leia mais:
Qual a diferença entre adubo e fertilizante?
Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?
Horta em apartamento: o que plantar e como cuidar
Ideias de jardim: + de 50 inspirações para a sua casa
DIY Como fazer um terrário com Folha Paisagismo
Conheça as 7 melhores plantas para apartamento
6 Ideias baratas e práticas de como fazer uma horta suspensa e um jardim vertical
10 dicas para montar um jardim na varanda do apê
Conheça Carol Costa, a louca das plantas
Feng Shui: as melhores plantas naturais para cada cômodo da casa
Indoor jungle: dicas para montar uma floresta urbana dentro de casa