Indoor jungle: dicas para montar uma floresta urbana dentro de casa

Publicidade Cupom Leroy Merlin

É fácil encontrar quem viva na cidade com a cabeça numa casa de campo, mas, se não dá pra realizar o sonho de se mudar num futuro próximo, dá, sim pra deixar esse lugar mais aconchegante e sentir o cheirinho de verde entrando pela casa. Essa é uma das principais funções de uma tendência super em alta chamada floresta urbana. O Paulo Biacchi fez um vídeo para o nosso canal Casa de Verdade ensinando tudo sobre como criar a sua indoor jungle do zero, e a gente vai te dar ainda mais ideias para você decidir começar esse projeto hoje.

Todos os caminhos levam a ter uma floresta urbana em casa

A novidade de ter uma floresta dentro de casa surfa, na verdade, na onda de outras tendências que estão com tudo esse ano. Pra começar, a Pantone escolheu o greenery como a cor de 2017 e isso influencia desde a moda de passarela até um interesse maior por ter plantinhas dentro de casa. A década de 1970 também está em alta e traz de volta a saudade do clima de interior, de casa de vó, algo que é possível conseguir com alguns dos elementos que o Paulo usou no vídeo e que vamos falar mais para frente.

Escolha as plantas certas para criar a sua indoor jungle

A ideia aqui é criar uma massa verde: esquecer aquela história de uma plantinha dando um toque verde em cada cômodo da casa, concentrar tudo em um pequeno espaço e ter aquele impacto visual. Para isso, não dá para apostar nas plantas mais discretas e minimalistas – o interessante é focar naquelas com folhas grandes e abundantes, sem medo de exageros. Ah, e quantidade nesse caso é importante: você vai precisar de muitos vasos e muitas plantas pra conseguir encher o espaço.

Indoor jungle: dicas para montar uma floresta urbana dentro de casa

Os vasos e acessórios vão ser fundamentais para ajudar a imitar o que acontece a natureza

Na hora de criar a sua floresta urbana, você não precisa se preocupar em ter vasos com cores e formatos iguais: o que vai criar essa uniformidade é o verde das plantinhas. No vídeo o Paulo Biacchi chama atenção para os vasos em terracota, um tom neutro e que combina perfeitamente com a cor das folhagens, mas você também pode ir além e fazer customizações. Vale escolher uma paleta de cores para pintar alguns vasos, criar desenhos geométricos em outros, enfim, deixar com a sua casa.

Uma função importante dos vasos na sua floresta urbana vai ser ajudar a dar a cara de realidade que você está buscando. Como na natureza as plantas não ficam só embaixo, vai ser legal misturar vasos mais altos com outros mais baixos e o mesmo acontece com o tamanho das plantas: escolher algumas mais altas para compor a sua urban jungle é fundamental. Mas como as plantas maiores podem ser também mais salgadas no preço, uma outra ideia para criar essa verticalização é apostar em plantas pendentes. As samambaias, por exemplo, que foram um ícone da década de 1970 estão voltando a ser usadas na decoração e fazem muito bem esse trabalho. Se for colocada em um suporte em macramê, então, o clima boho dessa década vai estar completo nesse cômodo da casa.

Indoor jungle: dicas para montar uma floresta urbana dentro de casa

Para completar o seu trabalho com a diferença nas alturas das plantas, você também pode inserir alguns outros elementos nesse espaço. Posicionar um pequeno móvel no centro para colocar algumas plantas em cima, por exemplo, super funciona. Abuse também de bancos, caixotes e até dos suportes de ferro que também faziam sucesso junto com as plantas nos anos 1970 e voltaram a ser vistos nas casas. O toque final pode ficar por conta de livros e revistas empilhados embaixo de alguns vasinhos para dar um charme.

O posicionamento escolhido em casa para a sua floresta é muito importante

A ideia da floresta urbana é criar um jardim num canto da sua casa, mas sem fazer quebra-quebra. Para isso, você precisa escolher um lugar iluminado em que as plantas vão poder se desenvolver melhor: perto de uma janela ou de uma varanda é sempre uma boa opção. A boa notícia é que, juntando elas em um só espaço, fica muito mais fácil de cuidar, regar e até de detectar algum problema. A dica final é que, numa floresta, as árvores não ficam em linha, completamente certinhas uma do lado da outra – então não é essa a melhor forma de arrumar os vasos nesse cantinho escolhido da casa. Ao invés de colocar um do lado do outro, coloque um mais na frente, outro atrás, outro puxado pra lateral e vai criando!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo