Instalar fechaduras de porta: passo a passo sem mistério
Presente no nosso dia a dia de forma corriqueira, a fechadura muitas vezes é esquecida como componente importante para a decoração da casa. Mas antes de mais nada, é importante lembrar que ela deve ser funcional. Após escolher o seu modelo seguindo as nossas dicas, você estará pronto para colocá-la na sua porta. Mas antes, saiba como fazer a instalação de forma simples e sem a necessidade de contratar um profissional para realizar o serviço.
Você vai precisar de:
2. Maçaneta
5. Formão
6. Martelinho
7. Furadeira
9. Trena
10. Lápis ou giz
Passo a passo para instalar fechaduras
Primeiro é preciso ver a altura em que essa fechadura será instalada. Em geral, a peça fica a 1,1m do chão, mas isso varia de acordo com as necessidades de cada um. Antes de começar a furar determine o lado de abertura da porta, e então veja se há a necessidade de reversão de trinco. Só então encoste a fechadura no local onde ela será inserida e faça as marcações na porta e no batente com um lápis ou giz.
A próxima etapa é fazer os dois furos nas extremidades laterais delimitadas na porta, para em seguida completá-los com os espaços existentes entre eles. Esse será o local onde será embutido o corpo da fechadura. Com o formão, retire o excesso da madeira até que a fechadura passe a encaixar no buraco.
Coloque novamente o corpo da fechadura contra a porta e marque o local onde será feita a perfuração da maçaneta e do cilindro. O ideal é que você faça o desenho diretamente do tambor, para só então fazer o furo que irá atravessar a porta. Em seguida é hora de começar a prender a maçaneta. Coloque os parafusos do corpo da fechadura e os que irão travar o cilindro.
Depois, encaixe a contra testa na fechadura e coloque-a contra o batente da porta. Lá, faça uma nova marcação, deixando bem sinalizado os pontos em que os furos serão necessários. Em seguida, faça o entalhe com broca ou um formão, mas apenas após ter certeza de que a profundidade está adequada. Só então fixe a contra testa com os parafusos. Para finalizar, posicione a maçaneta junto com o espelho na porta e faça a fixação com parafusos. Posicione o pino ou parafuso que irá travar a maçaneta no local adequado e bata com um martelo até que ele fique preso no local correto. E pronto!
Modelos externos
Antes de escolher o modelo da sua fechadura, é importante levar em consideração o local que ela irá atender. A partir daí você irá escolher qual mais se adequa às suas necessidades. Fechaduras biométricas (aquelas com abertura por digital e senha), por exemplo, são ótimas para a entrada da casa. Outra opção é a digital, que trabalha com cartão e senha.
Esses modelos têm sistema anti-pânico, que permite que elas sejam abertas por dentro. Além disso, podem vir também com alarme de incêndio, que abre automaticamente a porta com a iminência de foto. É importante lembrar que é preciso trocar sua bateria, que tem uma vida útil que vai de 10 a 20 meses com uso diário. Antes de optar por esses modelos, leve em consideração a largura, profundidade e altura da fechadura em relação a sua porta.
Para quem mora em casa, e não apartamento, uma outra opção é a fechadura elétrica, que é indicada para portões externos. Nela, o visitante pode chamar pelo interfone e você abrir sem ter que sair de casa.
Modelos internos
Mas se você quiser um modelo mais tradicional, um boa opção é apostar em uma fechadura com cilindro, que é o mecanismo que permite a abertura e o fechamento da porta por meio da chave. Esse modelo também é indicado para as áreas internas. Outra sugestão para a área interna são os com chave simples. E se o seu objetivo é escolher uma fechadura para o banheiro, é interessante optar por uma que tenha chave fixa – além de uma extra, a ser utilizada em casos de necessidade. E aí, pronto para trocar as fechaduras de casa?