Como escolher a porta e fechadura mais adequadas para a sua casa

Publicidade

Como escolher a porta e fechadura mais adequadas para a sua casa

Beleza não basta: a escolha da porta e da fechadura mais adequada para cada ambiente da casa deve considerar muitos outros fatores. Por exemplo: é preciso que a porta resista à ação do tempo? Ela combina com a decoração do ambiente? Ela cumpre requisitos de funcionalidade? A fechadura precisa atender à qual nível de segurança? Ela deve ser especial, de acordo com o tipo de porta escolhido? Para ajudar a sanar as dúvidas e garantir que as opções de porta e fechadura não sejam equivocadas, reunimos dicas e sugestões das escolhas ideais para cada ambiente, além de expor e explicar modelos e possibilidades dos produtos que podem ser encontrados no mercado. Confira!

Dicas para escolher entre as opções de porta

1. Antes de mais nada, na hora de escolher a melhor porta para o seu ambiente, é preciso pensar em combiná-la com o projeto de decoração que aquele cômodo segue. Isso quer dizer que portas de entrada podem ser diferentes de portas usadas no interior da casa, mas que uma sala de estar com proposta mais rústica não pode receber uma porta que tenha ares modernos.

2. Com a decoração em mente, escolher o material que deseja para a porta é o primeiro passo. O mais comum para portas residenciais é apostar na madeira, justamente por ser um material resistente e que transmite conforto e aconchego para a casa. No mercado, existem opções de portas de madeira sólida, semi sólida e maciça. As últimas são as únicas resistentes a umidade direta, mas portas de madeira sólida também são de boa qualidade e funcionam como portas de acesso em ambientes protegidos de chuva.

3. Além da madeira, é possível optar por modelos de ferro, alumínio, metal ou vidro. A única coisa importante é, na hora de escolher, pensar que portas de entrada, por exemplo, precisam ser resistentes para garantir a segurança da residência – por isso, é preciso tomar cuidado com portas de vidro, por exemplo. Modelos de alumínio e metal são muito práticos, mas não transmitem conforto para a casa.

4. Se a opção for mesmo por uma porta de madeira, você deverá escolher entre alguns modelos. Os mais comuns são os de uma folha, mas também é possível optar por uma porta “dupla” (principalmente em casas, já que elas ficam melhores em espaços amplos). Para a entrada, portas pivotantes (aquelas que giram em torno de um eixo vertical) ficam muito bem, já que escondem ferragens e se tornam peça de decoração no ambiente.

5. Pensando em funcionalidade, cômodos pequenos e que precisam ter o espaço otimizado podem receber uma porta de correr ou uma porta sanfonada, justamente porque elas minimizam o espaço ocupado pela porta. Se não for o caso, portas de madeira semi-ocas funcionam bem para espaços internos, uma vez que não são tão pesadas (e não tão caras). Enquanto isso, portas venezianas (muito comuns em acessos para sacadas e em banheiros) são boas para ambientes que precisam de circulação de ar.

6. Espaços externos podem apostar em uma porta saloon (também chamada de “bang bang”), que você provavelmente já viu em cenários de filme do Velho Oeste. Elas dispensam maçanetas e fechaduras, precisando somente de dobradiças para serem instaladas. Por isso, não devem ser utilizadas em nenhum cômodo que dê acesso à rua, mas são ótimas para complementar uma decoração que segue estilo rústico.

Como escolher a melhor fechadura para cada ambiente

Para a escolha da melhor fechadura, o guia deve ser o fator segurança. Além disso, na hora de fazer sua opção, é preciso considerar o tipo de porta, de chave e de acabamento.

Fechadura elétrica: é aberta através de um botão e tem uso comum em portões externos de edifícios, mas também pode ser utilizada em portas de madeira, metal ou vidro. Os modelos variam com relação ao tipo de instalação (de sobrepor ou encaixada na folha da porta).

Fechadura eletrônica: existem modelos de sobrepor (que não contam com maçanetas) e de embutir (que contam com maçanetas). As fechaduras eletrônicas são boas para serem utilizadas nos acessos à residência, já que sua principal funcionalidade é garantir mais segurança. Os sistemas variam entre biometria, senha e cartão de acesso, sendo o primeiro o mais difícil de burlar.

Fechadura manual: são as fechaduras tradicionais, que contam com uma chave, e são boas para ambientes internos. Os modelos variam em design e também em nível de segurança, sendo alguns indicados para ambientes internos e, outros, para fechaduras de entrada. No caso de utilizá-las nas portas de acesso, o ideal é que sejam combinadas a uma fechadura eletrônica de sobrepor ou uma trava de segurança (acessório que pode vir acompanhado de chaves simples, tetra ou multipontos).

Fechaduras especiais: portas de correr e portas pivotantes pedem dois modelos de fechadura específicos. Para as primeiras, são indicadas fechaduras que têm um trinco de papagaio e contam com um gancho responsável pelo fechamento da porta. Já para uma porta pivotante, o ideal é uma fechadura composta por um trinco rolete, garantindo o elo entre a porta e o batente.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo