5 ideias de reforma de armário de cozinha para realizar no estilo DIY
Quer dar uma cara nova à sua cozinha sem ter que sofrer com o desgaste de uma obra? Então saiba que mesmo com pouco dinheiro é possível transformar o cômodo em algo completamente novo. A designer de interiores Liana Passos dá sugestões para reformar o seu armário de cozinha ao estilo DIY, o famoso “Faça Você Mesmo”. Mas é claro que você pode fazer adaptações e aproveitar essas ideias para mudar por completo todo o ambiente.
A tinta no estilo lousa traz personalidade
Já pensou em poder fazer suas anotações diretamente no armário? A tinta lousa tem o poder de transformar qualquer móvel em uma nova versão de quadro negro escolar. A ideia também pode ser aplicada em paredes e atualmente é muito utilizada em bares com uma pegada mais jovem, já que permite que qualquer um dê a sua contribuição em forma de desenho. “O efeito traduz um ar despojado, divertido e, acredite, funcional”, afirma Liana Passos. “Na cozinha você pode anotar listas de compras, lembretes, receitas… ela garante personalidade ao ambiente. Lembrando que para fazer esse efeito é usado tinta esmalte fosca preta ou verde-escuro. E o contraste do giz branco ou colorido dá um efeito mais interessante”, completa.
Caixotes de madeira são aliados na cozinha
Assim como é possível utilizar aramado para compor a decoração do seu armário, outros tipos de materiais se saem muito bem na hora de inovar. Esse é o caso dos caixotes de madeira, que podem servir não só como objetos decorativos, como também são opções fantásticas para quem precisa de espaço.
Para Liana, temos que parar de achar que o destino do caixote de feira é o lixo. “Eles agora têm destaque como nichos ou até mesmo como armários aéreos na sua cozinha. E além de ficarem incríveis você ainda vai economizar. Eles podem ser envernizados, dando um aspecto mais rústico ao ambiente, ou na cor que você preferir. Na cozinha serve como um aliado para guardar seus potes de mantimento”, sugere a designer de interiores.
Flores e cores dão um toque criativo
Para aqueles que gostam de um ambiente com uma decoração alegre essa é a sugestão ideal. Dar um toque a mais no seu armário não significa necessariamente pintá-lo – embora essa seja uma ideia extra que pode combinar com o projeto que você tem em mente. A cor pode estar presente em um detalhe muitas vezes esquecido nas cozinhas: as flores. Você pode optar por modelos artificiais, que vão necessitar de uma manutenção menos constante que o natural. “Criar arranjos cheios de charme com utensílios domésticos dá um toque criativo na sua cozinha. Aposte no ralador de queijo de metal, no bule, na chaleira. Esses são ótimos recipientes para as flores. Além de decorar sua cozinha você ainda vai impressionar seus amigos e familiares”, diz Liana Passos.
Tecidos imprimem um visual novo ao armário
Trocar a tinta pelo tecido tem sido uma ideia cada vez mais utilizada em diversos móveis da casa. Na cozinha ele pode servir, por exemplo, para forrar as portas do seu armário. Além disso, não é preciso gastar muito dinheiro já que as chitas são opções baratas que atendem a esse tipo de necessidade, além de oferecerem cores vibrantes ao ambiente. Caso não queira usá-la em toda a porta, é possível também colocá-la somente em espaços na parte frontal do armário. E, dependendo do tipo do seu móvel, ela ainda pode servir como cortininha.
Liana Passos sugere utilizar o tecido para criar quadros temáticos, que podem ficar em locais estratégicos do armário ou em outras áreas do cômodo. “Ideias simples garantem um visual novo para a sua cozinha. Um pedaço de chita ocupa o lugar da gravura no quadro. Coloque o fundo do tecido que faça um contraponto com a cor do seu revestimento e depois cole em cima um garfo, uma faca, uma colher. Pode ser um do lado do outro ou aleatório. O sucesso é certo!”, afirma.
Sousplat rompem o domínio do branco
Sousplat são aqueles pratos maiores que o padrão que servem como base para os utilizados em almoços e jantares, especialmente nos mais formais. Seu uso deixou de ser limitado a refeições e passou a integrar a decoração do ambiente. Sousplat coloridos podem transformar o seu cômodo em um local com mais cor. Se o seu armário tiver prateleiras, colocá-los lá é uma boa opção para dar um toque a mais no móvel.
Mas essas não são as únicas maneiras de utilizar o sousplat, como observa a designer de interiores. “Eles agora decoram a parede da cozinha, uma solução criativa para romper o domínio do branco e embelezar ainda mais o ambiente. Existe no mercado vários padrões, escolha aquele que mais combina com você, sua cozinha agradece”, acrescenta.