Dicas para planejar obra sem extrapolar: 3 passos para evitar gastos extras

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Dicas para planejar a obra sem extrapolar o orçamento

Precisando de dicas para planejar obra? Não estourar o orçamento ao planejar a obra e executá-la é um verdadeiro desafio. Inclusive, arriscamos dizer que isso é um consenso entre quem já se aventurou pelo mundo das reformas e construções. Não existe receita infalível para não gastar além do pensado inicialmente, porque essa é uma tarefa improvável de ser completada com sucesso.

Mas, segundo a arquiteta Cindy Maia, do Studio², a palavra-chave para tentar minimizar surpresas no meio do caminho (especialmente aquelas que representam um custo adicional ao planejamento financeiro da reforma) é mesmo planejamento. Organizar cada detalhe da obra antes de iniciá-la é fundamental para levar o processo no ritmo desejado – e para que exista um controle maior (e melhor) dos gastos que ele demanda. Confira as dicas!

Antes de prosseguir com a leitura, assista a este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil ensinando o passo a passo das etapas de uma obra:

3 Dicas para planejar obra e evitar gastos extras

1 – Conte com um profissional para definir o que será feito

A primeira das dicas para planejar obra é ter um projeto. Nessa parte, contratar um arquiteto pode ser fundamental. Primeiro porque, com o profissional, você consegue definir melhor o que realmente é preciso fazer durante a obra, em termos estruturais e decorativos, e o que pode ficar para depois, caso o orçamento seja limitado, por exemplo.

Segundo, porque é ele quem dirá, de acordo com o seu know-how, quais as melhores opções em termos de custo-benefício para a obra e apontará soluções, caso ocorram problemas ou imprevistos.

Para fechar o tópico, uma dica: uma vez definido o escopo, evite mexer nele, seja para adicionar, retirar ou modificar qualquer detalhe – a não ser que seja indispensável.

2 – Faça um cronograma da obra

Ter um cronograma é o que garante, por exemplo, não estender a obra por mais tempo do que o necessário e conseguir dar prioridade ao que precisa ser terminado primeiro, especialmente se a obra acontece em uma casa habitada.

Isso quer dizer que seguir o cronograma vai reduzir os gastos com alternativas a uma cozinha ou um banheiro inutilizável, por exemplo, enquanto a obra acontece na casa. Para garantir que nada saia do planejamento, uma boa ideia é ter um profissional acompanhando a obra de perto.

3 – Tenha todos os orçamentos antes da obra começar

A melhor forma de não extrapolar o orçamento ao planejar uma obra é, antes de dar início a ela, ter todos os orçamentos feitos, da mão de obra até a compra de materiais. É claro que, ainda assim, é possível que existam alguns gastos não-planejados, mas eles são consideravelmente minimizados.

Com boa noção do custo da obra, você consegue evitar surpresas, como ter de pará-la no meio, por exemplo. Para isso funcionar, é importante, além de fazer orçamentos, sempre se ater ao planejamento e às nossas dicas para planejar obra.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo