Não há inimigo pior para a casa do que a presença de infiltração nas paredes. Caso você perceba algum escorrimento de água, coloração amarela e estufamento da tinta, pode ter certeza de que a laje está com vazamento. Por isso, entrevistamos Fernando de Souza, atendente especializado da Leroy Merlin, para saber como consertar vazamento de laje e acabar de vez com esse problema. Confira!
Leia também:
Por que esse problema acontece?
Antes de saber como consertar vazamento de laje, é importante saber porque a infiltração ocorre, e, geralmente, acontece quando a laje é descoberta e não foi bem impermeabilizada.
Em coberturas mal feitas, a água começa a acumular, formando uma bacia que fica alojada no piso. Como a água fica retida, ela começa a infiltrar pelo piso, atingindo o teto do cômodo logo abaixo. Por isso, assim que você identificar o problema, comece a tratar a infiltração e as possíveis fissuras e rachaduras.
Como consertar vazamento de laje
Quando o estrago já está feito, você deve recorrer a um profissional para remover a estrutura molhada e iniciar um tratamento. O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada.
Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha. Para prevenir a formação de poças, você também pode cobrir a laje com um telhado. No entanto, essa é uma medida preventiva que você deve tomar junto com a impermeabilização.
Diferenças entre os tipos de manta
Há diferentes tipos de mantas. A manta líquida é o produto mais fácil de aplicar. Você só vai precisar de um rolo para espalhar o líquido e, assim, garantir que ele preencha todos os cantos da laje. O ideal é reaplicar o produto quatro vezes, em um intervalo de 15 dias entre as execuções. Ela possui uma textura semelhante às tintas e, depois de seca, resulta em uma membrana acrílica emborrachada.
Já a manta vulcanizada é um pouco mais complexa e, por isso, exige o auxílio de um profissional especializado, já que precisa do uso de um maçarico para dar acabamento.
É melhor prevenir do que remediar
O mais importante a se fazer é evitar o problema antes que ele aconteça. Pode parecer meio óbvio, mas a maioria das pessoas decide impermeabilizar a laje apenas quando surge a infiltração. Além de evitar uma grande dor de cabeça, sai muito mais barato fazer o tratamento no início. Basta contar com a ajuda de um profissional para tomar todas as medidas que já citamos!