Como consertar rachadura na parede: siga as dicas e faça você mesmo
É comum encontrarmos fissuras nas paredes de casa e, na maioria das vezes, elas não representam grande risco à estrutura. Por isso, não há motivos para se desesperar: você mesmo pode resolver esse problema de forma bem simples e rápida. Saiba como consertar rachadura na parede e deixe sua casa novinha em folha.
As rachaduras e fendas costumam aparecer em cantos de janelas, portas ou em construções antigas – geralmente quando ocorre alguma sobrecarga no terreno. Uma dica importante é que você esteja sempre atento para evitar que a trinca cresça e se transforme em um grande aborrecimento. Para contornar esse problema, confira nossas dicas e faça você mesmo!
Por que o problema ocorre?
Existem diversos fatores que podem gerar rachaduras, fissuras ou trincas nas paredes. O mais comum é quando ocorre a construção de um novo pavimento ou edifício, sobrecarregando demais as paredes e colunas. Dependendo de como a obra é feita, uma parte da casa pode ceder mais do que a outra, resultando nas famosas trincas.
Outro motivo recorrente é a dilatação térmica que os materiais sofrem com o tempo, principalmente superfícies que ficam expostas ao sol. Também é comum que, com o tempo, a parede resseque e acabe formando pequenas fendas. A boa notícia é que você pode tampá-las, usando a quantidade certa de reboco, sem estresse.
O caso que pede maior urgência de como consertar rachadura na parede, sem dúvidas, é o de infiltração nas paredes. Se você já passou por essa dor de cabeça, sabe que não é nada fácil retirar o mofo e a umidade que se instalou no local. Geralmente, isso ocorre pela formação de poças na laje, que começam a infiltrar pelo piso, atingindo o teto logo abaixo. Neste caso, é importante tomar medidas mais complexas: retirar a parte molhada e iniciar uma impermeabilização na laje.
Como consertar rachadura na parede?
Para vedar as fendas e garantir que elas não voltem, você deve contar com os seguintes acessórios:
1 – Espátula;
2 – Lixa;
3 – Argamassa;
4 – Rolo e pincel;
5 – Balde e água para o preparo da argamassa.
Colocando a mão na massa
Antes de aprender como consertar rachadura na parede, você deve usar a ponta da espátula para aumentar mais a trinca, até formar um pequeno “V”; basta inserir e pressionar a fenda para os lados. O objetivo é que haja mais espaço para preencher com a massa, assim você evita que a fissura abra novamente e garante mais firmeza à estrutura.
Em seguida, você deve preparar a argamassa, adicionando água até que a solução fique consistente. Com a espátula, coloque a massa no interior da trinca, alternando no sentido de aplicação para preencher todos os cantos. Tente deixar a massa nivelada com a parede e espere 24 horas para secar.
Agora, você só vai precisar lixar o local para retirar os desníveis e dar acabamento. Caso ache necessário, você também pode usar uma tela “tapa trinca”. Ela deve ser colada por toda a rachadura e, depois, coberta por uma massa de tratamento. Assim, você reforça a proteção em cima da fenda.
Prontinho! Você só precisa dar acabamento para deixar a parede nova em folha. Use um pano para retirar o pó da lixa e comece a pintura com o rolo. O pincel será necessário para fazer retoques e pintar os espaços mais estreitos.