Organização muito além das gavetas, com Rafa Oliveira
Você já reparou que quando a nossa casa está bagunçada parece que nossa vida está virada do avesso? O contrário também é verdade.
Quando tudo está arrumadinho em casa, as nossas ideias parecem mais claras. Arrumar a casa é um bom começo para organizar a vida, e talvez essa seja a razão de tanta gente se interessar pelo tema.
Que o diga a designer de produto e de interiores Rafa Oliveira, do blog Organize sem Frescuras, que tem 765 mil seguidores no Instagram (@organizesemfrescuras) e 1,51 mi de inscritos no seu canal Organize Sem Frescuras no Youtube.
“As pessoas procuram por organização porque têm um dia a dia atribulado e fazem muitas coisas ao mesmo tempo e acabam se organizando menos. Aí elas sentem necessidade de organizar melhor o tempo, aproveitar melhor o trabalho estando em casa e ter uma vida mais prática”, explica Rafa.
Arrumar a bagunça pode parecer um ato simples, mas acontece que a bagunça gera ansiedade nas pessoas, e muitas vezes elas se veem paralisadas diante dessa tarefa. “A pessoa sabe que a bagunça está ali e não irá sumir.
Ela tem dificuldade de saber por onde começar a organizar e como fazer uma organização mais eficiente para ter uma vida menos ansiosa, mais leve e mais feliz”, complementa.
Como nascem as paixões
A paranaense Rafa Oliveira nasceu em Cascavel, no dia 27 de janeiro, sob o signo de aquário, e tem uma irmã mais velha, Tatiana. Teve uma mãe supercaprichosa e um pai que deixou exemplos do que é ser organizado. Rafa aprendeu com eles muito do que põe em prática hoje.
Formada em Design de Produto, com especialização em Design de Interiores, Rafa parou de trabalhar para curtir a maternidade e cuidar da filha Alice, que tinha acabado de nascer. Depois de três anos, Rafa sentiu necessidade de voltar ao trabalho e retomar sua independência.
Para conciliar a maternidade com a vida profissional, apostou na dobradinha “decoração e organização”, e fez desse o mote da sua nova fase de vida. “Eu queria ter uma casa não somente decorada, mas também funcional”, conta.
Fez o curso de personal organizer e decidiu compartilhar suas próprias experiências de organização com as pessoas. Nasceu aí o blog Organize sem Frescuras, em 2012, “na época em que a internet era só mato”, costuma dizer, já que ninguém sabia o que era Instagram ainda.
O blog foi ganhando prêmios e audiência, e isso foi alimentando a paixão de Rafa.
O resto dessa história você vai ler a seguir, na deliciosa entrevista que a musa da organização pessoal nos concedeu, em que fala de sua infância, sua trajetória e, claro, seus truques para uma casa organizada, harmônica e feliz.
Numa casa de desorganizados, por onde começar?
Rafa Oliveira: Não existe uma fórmula mágica. Na verdade, seria muito legal se a gente tivesse um botãozinho para apertar e ficar tudo organizado.
Mas o primeiro passo é a pessoa entender a sua necessidade e entender por que a casa está bagunçada:
É por falta de tempo? Desânimo? Preguiça? Cansaço?
O segundo passo é a pessoa querer a mudança, levantar o bumbum da cadeira e fazer as coisas acontecerem.
Acho superimportante também criar novos hábitos, e para esses hábitos entrarem na rotina, é preciso insistir neles todos os dias, durante pelo menos 30 dias.
Criar hábitos dá mesmo resultado? Dá um exemplo?
Um hábito que é muito simples e que faz toda a diferença no nosso dia a dia é arrumar a cama quando a gente acorda. Se você concluiu a primeira tarefa, que é simples, você pode concluir qualquer outra.
Outro hábito que a pessoa pode criar é organizar tudo imediatamente: tirou do lugar? Devolveu. Abriu? Fechou.
É aquele mantra da organização que a gente ensina para os nossos filhos. Trabalhar em equipe e dividir tarefas também é superimportante, porque fica inviável uma só pessoa cuidar da organização da casa.
Não digo nem ajudar, é fazer mesmo. E depois que a gente vê os resultados da organização, a gente se empolga, fica feliz e quer deixar a casa toda organizada.
E como manter a rotina?
Rafa Oliveira: É importante tentar usar o pouco tempo que a gente tem para fazer a organização.
É muito perigoso a gente organizar a casa toda num dia só. Então faça aos pouquinhos, e para isso é importante “organizar a organização” e fazer um cronograma das tarefas.
Separe 15 minutos para organizar uma gaveta, no outro dia separe 20 minutos para organizar o armário.
Separe as grandes e as pequenas tarefas.
A cozinha, por exemplo, é uma grande tarefa, e nela há pequenas tarefas, que são limpar o micro-ondas, a geladeira, o forno ou fogão. E aí você vai administrando essas pequenas tarefas com o tempo que você tem.
Quais os ambientes da casa campeões de desorganização?
Rafa Oliveira: São os ambientes que têm mais movimentação. Por exemplo, a cozinha, onde há pouco espaço e muitos utensílios, acaba juntando mais bagunça.
Quarto de brinquedos também junta bagunça, e eu falo isso aqui pela minha casa. Papelada é outra coisa que gera muita bagunça, e não acaba nunca.
Qual é a regra geral para organizar ambientes?
Rafa Oliveira: É aquele mantra que eu havia comentado antes, que é organizar imediatamente. Então, tirou um item do lugar, já devolve imediatamente, para não deixar acumular. Porque se a gente acumula, por exemplo, uma pia de louça, lá na frente vai levar mais tempo para lavar e organizar.
Se a gente gasta apenas minutinhos para fazer na hora, é um tempo a mais que a gente ganha lá na frente.
Rafa Oliveira: A outra dica é contar com a ajuda de produtos organizadores, para facilitar nossa vida, mas é importantíssimo, antes de sair comprando, fazer a organização da casa e aí você vai anotando quais são as famílias que a gente vai arrumar em um produto organizador.
Primeiro a gente vai desapegar, porque tralha a gente não organiza: ela rouba espaço e energia.
Rafa Oliveira: O segundo passo é a gente separar os itens que serão organizados, os que serão doados e os que serão descartados.
Depois que a gente separa os produtos que vão ser organizados, vamos dividir esses objetos e utensílios em famílias: tinta com tinta, ferramenta com ferramenta, camiseta com camiseta, e assim por diante.
E para cada categoria, a gente vai usar um determinado objeto organizador. Por isso que é importante a gente passar por esse processo de organização, anotar tudo no papelzinho e ir à loja com mais focado e assertividade, já sabendo o que irá precisar.
Quais os truques para a organização da cozinha?
Rafa Oliveira: Na cozinha e na casa toda, o menos é sempre mais. Deixe poucas coisas na bancada para não dar aspecto de desordem. Isso também serve para o escorredor de louças.
A cozinha toda pode estar linda, maravilhosa e decorada, mas se tem louça no escorredor, dá a impressão de que a cozinha toda é bagunçada.
Outra dica é contar com a ajuda de produtos organizadores e aramados para setorizar os itens da cozinha. Outro problema desse ambiente é que há muitos utensílios que a gente nem usa, então é preciso ser racional.
Por exemplo: de quantos potes eu realmente preciso? Um jogo de panela me atende? Por que que eu tenho tanta panela se eu nem cozinho?
Rafa Oliveira: Muitas coisas a gente acaba ganhando de casamento e não desapega porque considera que tal pessoa deu com tanto carinho.
Aí você não desapega, só que elas ocupam espaço. Nesse caso, procure atrelar o objeto a algo mais racional: esse objeto me traz algum tipo de sentimento ou felicidade? Eu vou usar de fato?
Quais as suas dicas de organização para os quartos?
Rafa Oliveira: Nos quartos é a mesma coisa: o menos é sempre mais. Deixe na mesinha ao lado da cama o livro que você gosta de ler e um bloquinho para anotar ideias, isso ajuda a dormir com a cabeça mais vazia e ter qualidade de sono.
É importante manter a limpeza e usar aspirador no colchão e no piso. Com relação a roupas, há os produtos de organização, como colmeias de gaveta. Os cabides padronizados dão mais harmonia.
E não pule a etapa do desapego, principalmente de roupas.
E na sala, como deixar tudo bem organizado?
Rafa Oliveira: Na sala, um porta controle-remoto é superbacana, além de caixas organizadoras, caso a sala tenha gaveta, para organizar livros, DVDs e outras coisas.
Se a família tiver criança em casa, eu separo duas gavetas ou um produto organizador que combine com a sala, para colocar os brinquedos.
Quais os desafios da organização na lavanderia?
Rafa Oliveira: A área de serviço realmente é um ambiente muito pequeno, então a gente tem que usar produtos organizadores que vão ajudar nesse aproveitamento de espaço.
Ganchos atrás da porta são ótimos para pendurar vassoura, utensílios e rodo. Também acho bacana ter uma sapateira atrás da porta, quando a gente não tem espaço para organizar os produtos de limpeza.
É legal a gente categorizar também os produtos de limpeza na área de serviço: uma caixa apenas para eles, outra caixa apenas para os produtos para lavar as roupas, um outro organizador para organizar escovas, panos e luvas.
Eu adoro um produto 3 em 1 aramado que você organiza o ferro, enrola o fio e ainda pode pendurar a tábua de passar roupa.
Baldes retráteis são maravilhosos, porque eles abrem e fecham, então você aproveita espaços também.
E tem um produto que eu uso muito aqui na minha casa: os borrifadores. Nele eu posso fazer misturas de produtos caseiros, como vinagre branco com bicarbonato.
Também compro no supermercado produtos de limpeza com embalagem tradicional, que sai mais barato, e eu deposito esse produto dentro dos borrifadores, porque com duas borrifadinhas você economiza produto e fica mais prático na hora de aplicar.
E quanto aos banheiros, quais as suas dicas?
Rafa Oliveira: Eu gosto sempre de usar produtos organizadores de plástico, que são laváveis, até por conta da umidade que fica dentro do banheiro.
Tem caixas empilháveis que são maravilhosas para aproveitar o espaço, e você pode categorizar também os produtos, separar uma cesta de produtos para o corpo, produtos para os cabelos, sabonetes.
Se você tiver espaço em uma gaveta ou uma prateleira, destine um produto organizador para cada categoria.
Ou então você pode dividir duas categorias na mesma caixa, se não tiver espaço. Eu também gosto muito dos carrinhos, que são bem compactos, e você consegue organizar vários itens.
Há ainda outras dicas importantes: não podemos guardar medicamentos no banheiro por conta da oscilação da temperatura e umidade. Perfume e maquiagem também não são indicados.
Dá até para colocar uma maquiagenzinha de uso frequente em cima da bancada, junto dos produtos de higiene bucal, algodão e cotonete, coisas que você usa diariamente.
No box do banheiro é importante deixar apenas os itens de uso frequente, e os demais itens, organize em prateleiras ou em gavetas.
Há produtos aramados ótimos para pendurar dentro do box, inclusive com ventosas.
Que acessórios não podem faltar na organização da casa?
Rafa Oliveira: Caixas transparentes são uma peça curinga: são superversáteis, você consegue identificar o conteúdo facilmente, trazem leveza na decoração, são empilháveis, então você aproveita espaço, e podem ser usadas para qualquer coisa, em qualquer ambiente.
Cestas também são maravilhosas, além de aramados para aproveitar espaços e pastas para organizar a papelada.
Também dá para aproveitar o que você tem em casa, como embalagens transparentes de ovos, para organizar objetos em gavetas.
Os potes da cozinha que não têm mais tampa podem ser usados dentro das gavetas do escritório. Dá pra encapar lata para organizar utensílios na cozinha. Então dá para ser sustentável e sem gastar grana.
Como era a sua casa na infância e quais as suas memórias?
Rafa Oliveira: A minha mãe era do lar e meu pai viajava muito a trabalho. Minha mãe era muito caprichosa com a casa, gostava de limpar e testar produtos, então eu cresci vendo esse amor dela com a casa.
Ela me mostrava produtos de limpeza, quando ela passava roupa eu fazia companhia, então sempre presenciei esses cuidados dela.
Aprendi a cozinhar muito novinha, com 10 anos, e isso é muito legal porque ela me deu essa autonomia, e eu passo hoje para minha filha, Alice, que tem 11 anos.
Aprendi a ter autonomia com meus pais.
Seus pais eram organizados?
Rafa Oliveira: Meu pai sempre foi muito organizado, e eu só fui me dar conta depois que ele faleceu, há um ano e meio, quando tivemos que resolver questões burocráticas.
Procurando as coisas nos arquivos dele, a gente achou com muita facilidade, tudo em pastas, classificadas.
A gente vê a importância de ser uma pessoa organizada, e eu sou muito orgulhosa disso.
Perdi minha mãe quando eu tinha 23 anos, ela tinha uma doença degenerativa, então ficou muitos anos doente, e a gente conviveu com esse sofrimento dela. Passei minha infância inteira ajudando na casa também, por conta dessa doença que ela teve, e fui aprendendo muita coisa.
Como era a pequena Rafa?
Rafa Oliveira: Eu sempre fui uma criança muito criativa, sempre gostei de artes e comecei a pintar quadros quando tinha 12 anos.
Então sempre tive essa visão da arte e da decoração, já gostava de pintar e decorar meu quarto sozinha. E quando eu organizava o meu quarto, automaticamente eu já limpava também.
Limpeza, decoração e organização são três amigas que vivem juntas e eu aprendi isso com minha mãe.
Quem botava ordem na casa?
Rafa Oliveira: Minha mãe ficava muito na questão da organização e tinha também uma pessoa que ajudava na limpeza, mas a minha mãe sempre exigia que a gente deixasse nosso ambiente organizado, com as coisas no lugar.
A gente acha que a mãe é chata porque fica no nosso pé, mas hoje eu posso dizer que sou muito grata a ela.
Quem foi sua inspiração em casa?
Rafa Oliveira: Os cuidados e o amor com a casa vêm da minha mãe. Com o meu pai, eu aprendi a ser pontual. E hoje eu sou muito chata com relação a pontualidade, é uma questão do respeito às pessoas.
O que mais você aprendeu com eles?
Rafa Oliveira: Os meus pais me ensinaram valores, muito presentes para mim e na educação dos meus filhos. Ter respeito pelo próximo, independente de gênero e classe social, ser justa, ter humildade e agradecer ao nosso Deus.
São esses valores que fazem a minha vida acontecer, e tento compartilhar isso não somente com os meus filhos, mas com meus seguidores.
Como começou esse papo de organização? E como nasceu seu blog?
Rafa Oliveira: Fiz faculdade de Design de Produto, que amei de paixão, mas eu queria focar mais na decoração, então fiz pós-graduação em Design de Interiores.
Depois que tive minha filha, Alice, parei de trabalhar para curtir a maternidade. Fiquei com ela três anos, mas senti necessidade de voltar a trabalhar, porque sempre fui muito independente, mas também queria conciliar a minha vida com Alice.
Até que, numa noite de insônia, eu procurei alguns artigos de organização e me deparei com dois blogs. Um que me inspirou muito foi o da Thaís Godinho, da Vida Organizada.
Fiz o curso de personal organizer e decidi que queria trabalhar com isso, compartilhando minhas experiências com organização. Foi aí que criei meu blog, em 2012, com a ajuda do meu primo André, que é jornalista.
Fui determinada: quis fazer um blog que mudasse a minha vida e a vida das pessoas. Ele me ajudou muito no começo, quebrei minha cabeça, mas foi maravilhoso, porque depois fui fazendo tudo sozinha.
Comecei a ver as pessoas lendo mais os meus posts e aquilo foi me conquistando. Nos primeiros meses do blog, eu já tinha muitos artigos publicados, e me inscrevi no concurso do Top Blog, com mais de 20 mil blogs participando, e o Organize sem Frescuras ficou primeiro lugar, na categoria casa e decoração.
Aquilo foi muito maravilhoso. No outro ano eu me inscrevi novamente, e o blog ficou em segundo lugar.
Aí as coisas começaram acontecer de uma forma que eu nunca imaginei. Depois eu comecei a escrever vários artigos para as revistas Casa Claudia e Minha Casa, e as coisas foram acontecendo.
Você sempre foi organizada?
Rafa Oliveira: Mais ou menos. Quando era solteira, eu tinha minhas desorganizações. Normal, mas isso já me irritava e já me tirava do meu conforto. Então foi um passo a mais para eu mudar de vida.
Quando você percebeu que levava jeito pra coisa?
Rafa Oliveira: Nunca imaginei isso, as coisas foram acontecendo. Minha intenção com o Organize sem Frescuras é mostrar que todas as pessoas podem organizar suas casas, independente de classe social ou de falta de tempo.
É só ter força de vontade. Meu propósito de vida é ajudar as pessoas a terem uma vida mais especial e mais prática, e aproveitarem com a família e com os amigos.
Na sua casa, hoje, você tem tudo rigorosamente organizado, como a gente vê nos vídeos? Conta a real pra gente…
Rafa Oliveira: Depois que eu comecei no mundo da organização, eu descobri que tinha TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), mas sem precisar da ajuda de um profissional.
Eu queria ter as coisas rigorosamente organizadas e alinhadas, e isso esteve comigo durante uns dois anos. Sofri de verdade, porque a organização perfeita não existe. A gente vai atrás de uma coisa que não existe e sofre porque as coisas nunca vão ser do jeito que a gente quer. Relaxei depois que o meu filho, Arthur, nasceu, e eu vi que não valia a pena esse sofrimento todo, com esse excesso de organização.
Hoje, quem entra na minha casa imagina que é tudo “nos trinques”, mas ela é assim porque eu tenho que fazer meus vídeos, é como se fosse meu cenário. Mas a minha casa hoje é muito mais prática do que organizada, e até nem quero que ela fique extremamente organizada por conta de tudo isso.
Eu acho que a casa tem que ter vida, movimentação e, se tem movimentação, tem bagunça. Faz parte. Por exemplo: meu filho pega a cesta de brinquedos e joga tudo no chão, eu piso em cima, já machuquei meu pé, mas é uma fase.
É melhor brincar com brinquedo do que ficar no celular. E depois, no final do dia, é que está a grande sacada: os brinquedos voltam para suas casinhas, porque eu já tenho os lugares específicos para cada coisa.
Eles já crescem com esse hábito do tirou-guardou. É normal ter bagunça, mas depois ela volta para os seus devidos lugares. Essa é a melhor dica de organização que eu posso compartilhar.
Leia mais:
Como organizar geladeiraOs organizadores de cozinha preferidos da Rafa OliveiraComo organizar área de serviçoComo ganhar espaço em cozinha pequena