Como organizar área de serviço bagunçada
Que atire a primeira meia suja quem nunca teve uma área de serviço bagunçada. O cômodo é um dos menores da casa e os produtos que precisam ser guardados aí têm dimensões grandes: vassoura, pá de lixo, aspirador de pó e cesto de roupa suja. Ou seja, a conta não fecha.
Por isso, chamamos Rafa Oliveira, nossa especialista em organização, para olhar com carinho para esse espaço da casa e dar ideias úteis para você deixá-lo lindo e organizado.
1 – Separe os produtos por tipo de uso
Precisa passar pano no chão e não acha o produto correto? Vai lavar roupa, e o único item que você não encontra é o sabão em pó? Isso acontece porque em geral deixamos os produtos misturados. Então, a primeira dica de Rafa aqui é setorizar os itens por uso.
Em um cesto organizador plástico ficam os produtos para lavar a roupa e, em outra, o restante dos produtos de limpeza (desinfetante, lustra móveis, cloro etc.).
2 – Deixe um “kit para limpar chão” já pronto para uso
Dentro de um balde, coloque um pano de chão, o produto de sua preferência, luvinhas, escova e o que mais você irá precisar para a limpeza. Na hora da faxina, basta pegar o “kit” com tudo dentro. Fica mais fácil de encontrá-lo na área de serviço e mesmo de transportar os produtos para o cômodo a ser limpo.
3 – Ganhe espaço extra com armários aéreos, nichos e prateleiras
Uma área de serviço pequena pode ganhar espaço (e decoração) com prateleiras ou nichos na parede. É aí que você pode acomodar os cestos de produtos por tipo de uso da dica 1. E, claro, com tudo organizado vai sobrar espaço para fazer uma decoração. Plantas e quadrinhos são opções fáceis e que você provavelmente já deve ter em casa.
4 – E os produtos molhados?
Escovas, desinfetantes e luvas, que são de uso frequente e estão sempre molhados, também ganham um lugar próprio na área de serviço. Existem organizadores de plástico com ventosa, que são facílimos de instalar e podem ficar em cima da pia. Eles vêm com buraquinhos, por onde a água dos produtos pode sair, evitando assim a proliferação de mofo e bactérias.
5 – Não deixe as vassouras encostadas de qualquer jeito
Um dos maiores causadores do aspecto de bagunça da área de serviço são as vassouras e rodos amontoados em um canto do cômodo. Além de ficar feio, atrapalha a circulação e come espaços úteis. Nesse caso, os ganchinhos de parede são uma solução simples e barata para deixar tudo organizado.
6 – E o que fazer com tábua e ferro de passar?
As dimensões avantajadas da tábua de passar tornam esse produto um dos mais difíceis de guardar. Mas existe um suporte de parede simples e capaz de acomodar, ao mesmo tempo, a dupla tábua e ferro de passar. E ainda tem um espaço para deixar o fio do ferro enroladinho. Se não quiser furar o revestimento, opte pela versão com suporte para a porta.
7 – Esconda baldes e panos
Um móvel pequeno de madeira e algumas caixas organizadoras podem ajudar na missão de esconder baldes e panos de chão. Na parte de cima, você pode usar dois cestos de roupa suja: um para roupas claras e outro para as escuras. Assim, elas já ficam separadas antes de entrarem na máquina.
8 – Onde colocar roupas já passadas?
Acabou de passar a camisa, mas não tem onde pendurá-la? Esse suporte, que pode ser acoplado na porta, tem espaço para vários cabides.
** Os organizadores de área de serviço preferidos da Rafa**
Quer ver na prática como funcionam todos os produtos para organização de área de serviço mostrados na matéria? Basta dar o play no vídeo abaixo!
Antes e depois: reforma área de serviço pequena
É comum durante a arrumação da área de serviço bater aquela vontade de dar uma reformada no cômodo. Nesse outro vídeo, o Paulo Biacchi dá dicas simples e bem barata para reformar área de serviço pequena em um final de semana.