Como pintar com pistola pulverizadora elétrica?

Publicidade

“Será que vale mesmo a pena ter uma pistola de pintura em casa, para trabalhos eventuais?”

A resposta vai depender das suas necessidades, mas esse apetrecho é, em muitos aspectos, cheio de vantagens: fácil de manusear, ela te faz economizar tempo e dinheiro, além de não conter os elementos poluidores da latinha de spray.

Assim, mesmo que pareça algo “profissional demais” para se ter em casa, a pistola de pintura com compressor é uma das ferramentas mais versáteis que podemos ter, uma vez que ela aceita vários tipos de tinta.

Por conta dessa sua característica, você ganha em produtividade, tempo, e ainda tem um acabamento excelente para as suas peças, que bastam ser bem preparadas para ficarem realmente impecáveis. Curtiu?

Quer saber mais sobre essa grande aliada de quem ama bricolagem, mas curte ainda mais praticidade e conforto na hora de fazer as suas produções?

Vem ver, hoje, um pouco mais sobre como pintar com pistola de pulverizadora elétrica, tire todas as suas dúvidas sobre o produto e aproveite para, também, conhecer as nossas melhores opções desse equipamento. E lembre: o que você procura é o que você encontra aqui na Leroy Merlin!

Antes de continuar a leitura, assista ao vídeo com dicas de como utilizar pistola pulverizadora elétrica:

O que é e como pintar com pistola pulverizadora elétrica?

A pistola pulverizadora elétrica é um tipo de equipamento multifuncional, utilizado para que seja feita a pintura das mais diferentes superfícies, de acordo com o tipo de tinta utilizada e com o preparo inicial da peça a ser pintada.

Como sabemos, fazer a pintura de uma peça de madeira, de uma parede, de um portão ou de qualquer outro tipo de superfície exige bastante controle, técnica e, ainda, bons materiais para que o acabamento seja o mais perfeito quanto for possível.

Mas, para além dos potes de tintas, pincéis, bandejas e rolos, temos outra solução que é muito eficiente para pinturas homogêneas e perfeitas: a pistola de pintura elétrica com compressor.

Esse equipamento de simples manuseio consiste em uma pistola com um bico regulável, que permite que consigamos fazer o “disparo” de tinta de forma bastante uniforme, sem respingos e com cobertura perfeita, uma vez que o produto é espalhado de forma totalmente automática.

Com ela, basta carregarmos o pequeno tanque que é acoplado à pistola e acionarmos o seu gatilho para que a tinta seja liberada conforme a regulagem que podemos fazer no bico do equipamento.

Dessa maneira, a tinta é liberada de forma automática, em uma mesma frequência e quantidade sobre a superfície desejada.

Isso, certamente, diminui o trabalho de pintar com um pincel ou com um rolinho e ainda aumenta a qualidade da pintura, graças à sua distribuição totalmente uniforme, sem escorrimento e sem manchas.

Atualmente você pode encontrar as mais diferentes pistolas de pintura com compressor, tanto aquelas mais robustas, de uso profissional, até aquelas de uso doméstico, perfeitas para seus projetos de bricolagem, artesanato ou, até mesmo, para pequenas reformas, ligando-as diretamente na tomada, sem complicações.

Pistola Pulverizadora Elétrica HVLP 600W 127V (110V), da Dexter

Tipos de pistola pulverizadora

As pistola pulverizadora com compressor podem variar em alguns aspectos, como o uso, se profissional ou doméstico.

Cada tipo tem uma forma específica de como pintar com pistola pulverizadora, bem como dos tipos de tinta que podem ser utilizados, a depender da sua viscosidade.

Além disso, as pistolas, quando se trata de como pintar com pistola pulverizadora, oferecem potências diferentes, que acabam por ser os dados mais determinantes no momento de escolher o seu novo equipamento.

Para te ajudar nisso, separamos as pistolas de pintura com compressor por categoria, deixando mais simples a sua tarefa de escolher um modelo para te ajudar em suas demandas do dia a dia, sendo você um profissional, ou para aquelas tarefas pontuais, caso você seja um bricolador de carteirinha.

Vamos lá? Conheça, agora, os diferentes tipos de pistola pulverizadora!

Pistola de pintura elétrica

A pistola elétrica é aquela mais simples que podemos usar em nosso dia a dia, sobretudo por ir direto na tomada e ter um uso bastante facilitado.

Nessa categoria de pistola, você acaba por encontrar equipamentos com as mais diferentes potências, o que permite que se tenha maior liberdade para escolher o equipamento mais funcional para o tipo de projeto que você deseja realizar.

Certamente, se você está organizando alguns projetos de bricolagem, é na pistola elétrica que você vai encontrar aquilo que há de mais funcional para a sua demanda e, ainda, o que mais irá se adaptar às suas necessidades.

Para pequenas pinturas, como aquelas artesanais, as pistolas com menor potência já são incríveis e irão mudar a sua rotina, substituindo totalmente os pincéis, rolinhos e bandejas no momento de fazer a cor de fundo de uma peça.

Agora, se você busca fazer pinturas de peças maiores, ainda que a pistola de mais baixa voltagem consiga te atender, é certo que você vai demorar mais e ter um pouco mais de trabalho ao pintar, uma vez que terá de executar o trabalho de pedaços em pedaços.

Assim, para projetos maiores, tanto em extensão quanto em volume de tinta que deverá ser utilizada, recomenda-se que você tenha consigo uma pistola elétrica com mais alta potência.

Na Leroy Merlin você encontra pistola elétrica de 280 a 900 W. Ou seja: aqui você vai encontrar o produto certo para as suas principais demandas, sem complicações.

Pistola Pulverizadora HVLP-W550 Wagner

A Pistola Pulverizadora HVLP-W550 Wagner conta com 280 W, potência ideal para serviços domésticos de pintura e para a pintura artesanal.Com vazão de 100 ml/min, ela suporta bem até mesmo a pintura em áreas externas e é ideal para a colorização de superfícies irregulares, como o grafiatto, por exemplo.

Oferece um acabamento muito uniforme também em superfícies lisas, graças ao seu bico regulador de saída de tinta.

• Leia mais: Qual a melhor pistola de pintura elétrica? Top 5 modelos

Pistola de pintura com compressor

A pistola de pintura com compressor não pode ser utilizada sozinha, diferente daquela elétrica, cujo sistema de funcionamento já faz com que a tinta seja expelida naturalmente do equipamento, de acordo com a regulagem feita no bico da pistola.

Esse outro modelo de pistola pulverizadora, no entanto, requer o uso de um tipo de compressor para fazer com que a tinta seja expelida pelo seu bico.

Por requerer equipamentos mais complexos, esse tipo de pistola é muito utilizada por profissionais, uma vez que a sua regulagem é mais avançada que aquele modelo elétrico convencional que apresentamos a você.

A pintura feita com compressor, no entanto, se limita por dois fatores: a potência que o compressor consegue alcançar e a potência que a pistola consegue suportar.

Assim, se você planeja realizar pinturas maiores, que exijam equipamentos mais robustos, é bem importante ficar de olho no tipo de equipamento a adquirir, sobretudo porque, nesses casos, é ele que vai definir o acabamento e a qualidade do seu serviço.

Agora, se você é um profissional das tintas, saiba: existem excelentes opções de pistola para compressor na Leroy Merlin, prontas para tornar a sua rotina de trabalho muito mais leve e descomplicada!

Pistola de Pulverizadora Elétrica 460W PaintReady Sprayer

A Pistola de Pulverizadora Elétrica 460W PaintReady Sprayer, da Wagner, possui leque do jato de tinta ajustável (fechado e aberto) e ajuste de posição (horizontal, vertical e 45º).

Possui filtro de ar substituíveis e montagem facilitadas para limpeza e troca de tintas. É ideal para tintas com viscosidade média e baixa.

Pistola de pintura manual

A pistola de pintura manual dispensa qualquer tipo de alimentação externa, seja elétrica, seja por compressor e funciona através de um mecanismo bastante simples: basta acionar seu gatilho para que a tinta seja liberada, de acordo com a pressão antes adicionada (bastando, para isso, acionar o gatilho várias vezes, sequencialmente).

Esse tipo de pistola é essencial para quem busca fazer pequenos reparos em área externa, por exemplo, ou, ainda, trabalha com pequenas peças artesanais.

Com ela, é possível ter pinturas uniformes e de altíssima qualidade em termos de cobertura, tal como você poderia encontrar em uma pistola elétrica ou pneumática.

Seu uso pode não ser o mais funcional, no entanto, para a pintura de grandes áreas, dado o sistema que exige o acionamento do gatilho diversas vezes, mas também pode encarar, perfeitamente, uma estrutura mais complexa de pintura.

Pistola de Pintura Hvlp H-827 Lorben

A Pistola de Pintura Hvlp H-827 Lorben é produzida em alumínio de alta qualidade e suporta diversos tipos de tinta, para aço, plástico e até mesmo a automotiva.Por utilizar um sistema de gravidade, evita desperdícios e, para uma melhor utilização, conta com dois bicos, um de 1,4 mm e um de 1,7 mm.Versátil, dispensa qualquer tipo de alimentação e pode ser utilizada para diversas finalidades, como preparação de peças, criação de fundo de pintura e muito mais.

Como pintar com pistola pulverizadora elétrica?

Agora que você já sabe tudo sobre as mais diferentes pistolas, é hora de saber tudo sobre como pintar com pistola pulverizadora elétrica!

Vale sempre falar que quando se trata de como pintar com pistola pulverizadora elétrica, as diferenças entre os modelos de equipamento se concentram mais nas características dos equipamentos e não tanto na forma de utilização.

Assim, os passos que vamos descrever agora podem ser dados na pintura de qualquer tipo de superfície, sem complicações que possam comprometer a sua utilização e a aplicação da pintura.

Vamos lá?

1. Prepare as superfícies do que você for pintar

Quando vamos pintar qualquer tipo de superfície é essencial que preparemos o que será pintado, seja lixando, limpando ou, até mesmo, aplicando algum tipo de produto anterior à pintura, como um primer, por exemplo.

Essa preparação preliminar deixa a superfície pronta para receber a tinta e é o primeiro e fundamental passo sobre como pintar com pistola pulverizadora elétrica.

Uma vez que façamos essa preparação da parede, cerca, portão, peça de madeira, teto ou mesmo do móvel que desejamos pintar, teremos um resultado muito mais bonito e muito mais profissional, melhorando, inclusive, a aderência da tinta.

2. Organize seus materiais para o trabalho

O segundo passo sobre como pintar com pistola pulverizadora elétrica diz respeito à organização dos equipamentos que você vai utilizar para a aplicação da tinta na superfície desejada.

Separe, antes de qualquer outra coisa, os seus EPIs, que são os equipamentos de proteção individual.

Com eles, você tem mais segurança para trabalhar e terá, por conseguinte, resultados melhores.

Portanto, atenção e cuidado são essenciais desde o primeiro momento da execução do seu trabalho. Reúna, portanto:

Óculos de proteção;

Máscara;

Luvas;

• Macacão ou avental.

Agora, estando preparado, é hora de dissolver a tinta da forma como se indica em seu rótulo e, ainda, na viscosidade que o equipamento recomenda.

Assim você garante que a aplicação da tinta transcorra sem qualquer problema.

Uma vez dissolvida a tinta, é hora de acoplar os conectores de energia, se houver, e começar o seu trabalho!

Se essa for a sua primeira aplicação, uma vez enchido o recipiente da pistola, pulverize algumas vezes e em várias combinações de regulagem um papelão ou outra superfície descartável.

3. Organizando o ambiente

Antes de partir para a pintura em si, é hora de organizar o ambiente em que a tinta será aplicada.

Comece protegendo vidros, móveis e retirando os espelhos dos interruptores e das tomadas, se houver, com lonas e fita crepe.

Dessa forma você mantém apenas aparentes as áreas que podem e devem receber a tinta, melhorando o seu trabalho.

4. Como pintar com pistola pulverizadora elétrica: paredes e teto

Agora, o passo mais empolgante: a hora da pintura!

Regule, antes de qualquer coisa, a vazão de tinta da sua pistola e o formato do jato, se redondo, se vertical ou horizontal.

A partir disso, lembre-se também da inclinação do tubo do recipiente da pistola pulverizadora: se for pintar a parede, incline-o para frente. Se for pintar o teto, para trás.

Mantenha uma distância de pelo menos 25 cm da superfície a ser pintada e faça sempre movimentos constantes. Dessa forma, você garante que haverá maior aproveitamento de tinta, além de melhor rendimento no seu trabalho.

Pinte sempre um metro quadrado por vez, assim você tem, também, mais eficiência.

5. Terminou? É hora de limpar tudo!

Antes de guardar a sua pistola, agora que você já sabe como pintar com pistola pulverizadora elétrica, é hora de desmontar a sua parte dianteira, bicos e recipiente de tinta.

Uma vez desmontados, deixe-os por alguns instantes na água, a fim de dissolver a tinta, quando a base d’água, ou no solvente, quando assim for necessário e limpe delicadamente cada uma das partes com uma bucha, utilizando a sua parte amarela.

Ao fim da limpeza, teste os bicos, pulverizando novamente em uma superfície como o papelão que usamos anteriormente.

Conheça mais detalhes de como utilizar pistola de pintura com compressor assistindo ao curso de bricolagem realizado na Leroy Merlin com a marca de pistolas pulverizadoras Wagner:

Leia mais:

Qual a melhor pistola de pintura elétrica? Top 5 modelos

Pintura com fita crepe: como fazer

Tipos de pintura de parede: conheça as técnicas mais fáceis para renovar sua casa

Como pintar móveis com tinta spray

Conheça as 10 melhores marcas de ferramentas

Como escolher a melhor serra tico-tico?

Como fazer pequenos reparos no lar

Ferramentas de corte: quais são e pra que servem?

Qual a Diferença Entre Furadeira, Parafusadeira e Martelete

40 tipos de ferramentas: nomes e para que servem

Tipos de chave: conheça a função de cada uma

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo