Ferramentas de corte: quais são e pra que servem?

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Para fazer pequenas reformas em casa ou para quem é fã de bricolagem, especialmente serralheria, marcenaria e carpintaria, é indispensável ter as ferramentas certas. Além de agilizar o seu trabalho, estar bem equipado para cada situação faz qualquer hobby ter acabamentos profissionais.

Afinal, quem não gosta de causar boa impressão, não é mesmo?

No nosso dia a dia estamos cercados de ferramentas de corte, como tesoura, faca, estilete, navalha, entre outros. Com eles, facilmente conseguimos cortar papel, papelão e plástico. No entanto, no mundo da bricolagem, é preciso cortar materiais rígidos, como metais e madeiras. É aí que entram as ferramentas de corte específicas para um trabalho mais refinado e espacializado.

A seguir, selecionamos as ferramentas de corte que irão tornar o seu trabalho mais preciso, possibilitar recortes com ângulos perfeitos e permitir aquele acabamento que você costuma ver em tutoriais de YouTube, e com o qual você sempre sonhou.

Confira também as dicas de Paloma Cipriano para ajudar na escolha das ferramentas de corte:

• Leia mais: Conheça os diferentes tipos de broca para furadeira

O que são ferramentas de corte?

Ferramentas de corte são equipamentos usados na bricolagem, serralheria, marcenaria ou carpintaria para cortar peças rígidas, como metais e madeiras. Existem ferramentas de corte manuais, como o alicate ou o serrote. E as ferramentas de corte elétricas, como a serra copo, por exemplo.

Pra que servem as ferramentas de corte?

Como o nome já sugere, as ferramentas de corte servem para fazer cortes precisos, sejam eles retos, curvos ou redondos.

Confira quais são as principais ferramentas de corte

Listamos a seguir os principais tipos de ferramentas de corte, tanto manuais como elétricas, para você ter sempre à mão, na sua caixa de ferramentas.

Alicates

Se você é adepto do “faça você mesmo” ou gosta de fazer pequenos projetos em sua casa, ter um alicate é fundamental para que você consiga executar seus trabalhos. Afinal, o alicate é uma das ferramentas mais versáteis que existem, podendo ser utilizado em diferentes tarefas, como aumentar a pressão para segurar uma peça, dobrar, cortar ou ainda colocar e remover a mesma.

Alicate de bico

O alicate de bico é recomendado para trabalhos em locais de difícil acesso, como muitas vezes acontece em manutenções elétricas. Nesse tipo de serviço, o bico permite que a ferramenta torça ou corte fios em espaços reduzidos. A mesma função é assumida em trabalhos artesanais com arames, por exemplo.

Alicate de corte

Já o alicate de corte – disponível em diferentes formas –, tem como principal função, cortar arames e fios de alumínio, aço, cobre ou outro material.

Serras e serrotes

Se sua necessidade é cortar madeira, aço, ferro, alumínio, entre outros materiais, invista em uma serra para realizar seus trabalhos. Antes de comprar o produto, todavia, conhecer seus diferentes tipos é uma tarefa fundamental.

O serrote é um tipo de serra manual em que a lâmina é acompanhada por uma alça localizada em uma de suas extremidades e que é utilizada para segurar a ferramenta. Também conhecido como “serrinha”, o arco de serra é indicado para cortes manuais simples, como em tubos de PVC, por exemplo.

Não importa o tipo de serra de que você precisa, um ponto que deve ser considerado é a quantidade de dentes. A regra é simples: quanto mais dentes sua serra tiver, mais fino será o corte por ela executado. A variedade desses produtos na Leroy Merlin é enorme. Pesquise o modelo que mais atenda suas necessidades, confira as ofertas imperdíveis e boas compras.

Serra de bancada

A serra de bancada cumpre a função de corte de precisão. Esse equipamento apresenta robustez em sua estrutura e é indicado para cortar materiais conhecidos por sua resistência, como madeira maciça e estratificada sem perder a eficácia em sua atuação.

Ao mesmo tempo, é capaz de cortar placas de fibra dura, plástico, dentre outras superfícies de diferentes espessuras e texturas. Por serem manejadas em uma bancada, essas serras de bancada promovem mais estabilidade ao tratar a peça desejada.

Dessa forma, a máquina fica posicionada em uma superfície reta e não oscila com tanta frequência e intensidade, contribuindo diretamente para a qualidade do resultado final de seu projeto – especialmente os mais complicados de serem realizados.

Serras circulares

A serra circular é um equipamento que permite a realização de cortes retos, rápidos e precisos em superfícies de madeira. Por isso, essa ferramenta é muito usada por marceneiros, serralheiros e carpinteiros, especialmente na construção civil e na indústria de móveis.

Dependendo do disco de serra circular, é possível efetuar cortes em diferentes materiais, como madeira, acrílico e metais. Para manusear corretamente a serra circular, é fundamental o uso de EPIs adequados, como óculos e protetor auricular.

Serra circular de bancada

A serra circular de bancada é aquela que fica fixa a uma mesa, por isso é também conhecida como “serra circular de mesa”, e permite a realização de cortes retos e transversais.

Serra circular manual

A serra circular manual é bastante utilizada, por ser uma ferramenta portátil, categoria que inclui também a serra portátil e a mini serra circular. Ambas são fáceis de usar e são modelos de serra circular a bateria, mas a versão mini é mais indicada para trabalhos em marcenaria.

O modelo Serra Circular 7.1/4″ 1300W 220V Dexter é perfeito para um uso regular em trabalhos com cortes retos longos de materiais espessos. Graças ao seu punho ergonômico, a máquina é de fácil uso. Construída para destros e canhotos, a profundidade e ângulo de corte podem ser facilmente regulados sem a necessidade de ferramentas.

Serra circular esquadria

A serra circular meia esquadria usada para cortes longitudinais e transversais. O modelo Serra Esquadria 10″ 1510W LS1019L 220V Makita garante cortes precisos. Tem freio instantâneo, faz marcação a laser, tem duplo chanfro e braço telescópico.

Serra copo

São serras no formato de copo e servem para fazer grandes diâmetros. Existem diversos tipos de serras copos, que podem ser usadas em madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmica e porcelanatos. É uma ferramenta fundamental na marcenaria, colocação de azulejos e construção civil geral.

Esse Jogo de serras copo para madeira – 11 peças Bosch é fundamental para quem trabalha com construção civil, acabamentos, marcenaria ou semelhantes, para realizar suas funções com mais agilidade e eficiência.

Serra mármore

A serra mármore é uma ferramenta muito útil para cortar azulejos, cerâmica, mármore, granito e outras pedras decorativas para sua obra. Ela é composta de um motor de grande potência responsável por girar o disco de corte em alta velocidade.

Cada material a ser trabalhado precisa de um disco diferente, feito especificamente para ele. Alguns podem ter fendas que ajudam a reduzir o atrito entre a lâmina e o material sendo cortado, dando maior vida útil à ferramenta.

Essa ferramenta elétrica, disponível em tensões 110 V ou 220 V, realiza trabalhos retos e em ângulos de até 45°, dependendo do modelo que você escolher. Com ótima durabilidade, algumas versões possuem uma trava de gatilho, permitindo o uso contínuo do equipamento, além de reguladores que calculam a profundidade do corte, de acordo com suas necessidades.

Kit flangeador, alargador e cortador de tubos

O kit flangeador para tubos é indicado para tubos de cobre, alumínio e plástico. A ferramenta é utilizada para encanamentos de refrigeração, aquecimento etc. Este conjunto inclui um cortador de tubos, alargadores capazes de preparar as tubulações para realizar perfeitas emendas através de solda e acompanha uma prática maleta para transporte.

Brocas

As brocas são essenciais para trabalhar em conjunto com as ferramentas elétricas para furar, como a furadeira e parafusadeira, afinal, não há como utilizá-las sem esses acessórios. Antes de fazer furos cilíndricos pesquise as inúmeras opções de brocas que a Leroy Merlin disponibiliza. A principal função das brocas é a perfuração de superfícies, seja metal, madeira, concreto, aço e outros materiais.

Fresas

As fresas são ferramentas de precisão, usadas para dar formas e dimensões desejadas no acabamento da peça. Elas são ferramentas rotativas de corte, com dentes e gumes, e podem ser encontradas em vários tipos para inúmeras funções.

Visualmente, a fresa é muito parecida com a broca, usada em furadeiras. Porém, a fresa possui lâminas que cortam lateralmente – enquanto a broca apenas perfura, a fresa perfura e desbasta lateralmente.

Esse Jogo de Fresas Para Tupia 12 Peças é Ideal para uso em máquinas de roteamento portáteis e para trabalhos de artesanato leves e de oficina.

Como outros acessórios e consumíveis para ferramentas, as fresas também podem ser encontradas em diferentes modelos e devem ser escolhidas de acordo com a função e o tipo de uso com bastante cuidado.

Fresa reta

Há diferentes tipos de fresas. A fresa reta, como este modelo Fresa Reta Para Tupia Haste 6mm X 3/8 (9.5mm), é o modelo mais usado, já que pode ser empregado em ações como fazer frestas, ranhuras, encaixes, entre outras. Essa fresa possui diferentes diâmetros, por isso você deve escolher a mais adequada à espessura com que você vai trabalhar.

Fresa de rolamento

A fresa de rolamento tem rolamento na ponta e, portanto, é capaz de deslizar na borda da peça de madeira. Ela é indicada para aparar plásticos, madeiras e laminados.

Fresa para quebrar canto

Esse modelo de fresa costuma ser usada para modelar um perfil arredondado na borda da peça de madeira, mas também pode ser usada como tupia manual.

Fresa para rasgo

A fresa para rasgo é indicada para criar rasgos e conta com um rolamento na ponta, permitindo controlar a largura do rasgo a ser feito.

Fresa para chanfro

A fresa para chanfro é indicada para desbastar as bordas das peças de madeira. Ela também é encontrada em diferentes tamanhos e você pode aumentar ou diminuir o tamanho do chanfro, aumentando ou reduzindo o contato da fresa no objeto.

Fresa meia cana

A fresa meia cana é usada para criar cantos, mas diferentemente da fresa para quebrar canto, que cria uma quina arredondada, a fresa meia cana cria um perfil côncavo. Trata-se de uma ferramenta bastante usada para fazer molduras ou projetos de móveis e tem diversas medidas.

Fresa romana

Para enfeitar projetos, a recomendação é usar a fresa romana, que dá estilo e elegância até mesmo aos projetos mais simples.

O que considerar na hora de escolher uma ferramenta de corte

• Para escolher um bom kit ou jogo de ferramentas de corte, verifique o tipo de uso de cada uma das ferramentas que você irá usar.

• Escolha marcas confiáveis e que dão segurança ao seu trabalho.

• Preste atenção à ergonomia da ferramenta que você escolher. Principalmente se você fizer uso contínuo e intenso dela.

Agora você já tem informação suficiente para fazer as melhores escolhas, conte com a Leroy Merlin para optar pela ferramenta de corte que melhor atende à sua necessidade.


Leia mais:

Conheça as 10 melhores marcas de ferramentas

Como escolher a melhor serra tico-tico?

Acessórios e equipamentos que podem te ajudar no dia a dia

Como fazer pequenos reparos no lar

Tipos de alicate: conheça os 25 principais

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo