Como pintar móveis com tinta spray

Publicidade Cupom Leroy Merlin

vasos pintados de azul metálico

Usar uma tinta spray para madeira é mais do que proporcionar uma nova cor aos seus móveis, é exercitar a sua criatividade e dar um toque de personalidade ao lar, sem nada de esforço!

Querendo mudar a cara para seus objetos em madeira? Descubra neste artigo como pintar móveis com tinta spray e trazer vida nova para eles.

Quais são os tipos de tinta spray para madeira?

Além de uma nova camada de cor, a tinta de spray para madeira é uma ferramenta para um novo momento na sua decoração. E existem opções que combinam com os seus requisitos!

Cada tinta para madeira é única, e é preciso atenção quanto a sua resistência, possibilidade de aplicação em móveis internos ou externos, tempo de secagem, base e rendimento.

Uma tinta látex, por exemplo, possui uma composição com pouquíssimo cheiro, secagem rápida e limpeza facilitada, bastando apenas um pano molhado. Por outro lado, sua resistência é menor, o que é indicado para ambientes internos, que não sofrem com desgaste natural.

lata de tinta iquine diatex pinta mais

Já a tinta esmalte surge em duas categorias. A primeira tem a água como principal base , o que garante vantagens parecidas com as da tinta látex PVA (pouco cheiro e secagem rápida). O seu diferencial está na resistência, que é ainda maior.

lata de tintas luxens esmalte premium

As tintas spray para madeira, à base de solvente, possuem cheiro mais acentuado e maior tempo de duração da secagem, mas com cobertura e rendimento de destaque. A sua resistência é um fator privilegiado em comparação aos outros modelos.

Se você busca por uma opção para espaços externos como uma fachada ou jardim, a opção de tinta spray para madeira recomendada é a acrílica. Sua fórmula é lavável e com boa adaptação aos ambientes molhados e que podem receber chuva.

Como pintar móveis de madeira com tinta spray

As tintas são conhecidas pela praticidade. Mantendo o cuidado certo, você ganha tempo, durabilidade e economia. Confira:

Materiais e ferramentas para pintar madeira

Alguns materiais promovem mais aproveitamento na sua pintura. Cobrir o chão e as paredes com camadas de jornal ou papelão, por exemplo, impede que gotículas passem para a superfície errada, o que pode prejudicar o acabamento. É possível investir nessas ferramentas que além de baratas, são muito funcionais.

A tinta spray para madeira dá um show em termos de cobertura e finalização. Seu formato garante que até os menores cantos sejam contemplados, acelerando a pintura e trazendo um tom sem manchas.

tinta spray metálica bronze

Uma peça de madeira bem pintada ganha ainda mais requinte quando suas bordas estão bem delineadas. A lixa para madeira evitará farpas ou falhas de nivelamento no móvel.

Um item facilmente encontrado e que faz toda a diferença em pinturas com tinta spray para madeira é a fita crepe. Ela pode ser usada para prender camadas de proteção ou criar acabamentos personalizados. Já a espátula traz uniformidade, texturas e agiliza processos.

A madeira tem uma textura rústica que a torna especial. Mas isso não significa que ela deva ter imperfeições. Com a massa para madeira, o móvel ganha uma silhueta bem formada.

Passo a passo para pintar madeira

Antes de dar uma nova vida aos seus móveis, veja algumas preparações para que a tinta spray para madeira tenha mais resultados.

Retire acessórios como dobradiças e maçanetas, isso evita respingos e facilita o manuseio da peça. Busque lixar a madeira antes da pintura, para garantir que não haja a necessidade de refazer o processo com o spray. É importante ir sempre no sentido dos veios da madeira e optar por lixas grossas em casos de portas que já foram pintadas, para corrigir imperfeições e criar uma sensação de leveza.

Também vale colar os cantos e as bordas com fita crepe para certificar que todos os espaços terão um bom acabamento. Após isso, você já pode aplicar o primer, que é crucial para ter os resultados que você quer. E finalmente chega a hora de usar sua tinta spray!

O ideal é ter aproximadamente 20cm de distância da superfície na pintura. Uma dica de ouro é iniciar e finalizar a aplicação fora da área pintada. Isso afastará o acúmulo de tinta e trará uniformidade ao seu projeto. Evite passar muito tempo com o spray em um único ponto e sempre movimente a lata suavemente.
Espere a tinta secar antes de passar uma nova camada e repita até alcançar o tom esperado. Ah, e não deixe de dar brilho e durabilidade com o verniz para madeira. Esse será seu toque final.

Dê um novo visual aos seus móveis. Confira as tintas spray para madeira da Leroy Merlin e encontre o tom do seu estilo!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo