O que é piso fulget, preços, onde instalar e lindas inspirações!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O piso fulget é um tipo de revestimento bastante popular graças, sobretudo, à sua versatilidade..

Como pode receber qualquer cor – qualquer cor mesmo! – acaba se tornando uma das melhores opções para a decoração residencial, podendo complementar áreas internas e externas que necessitem de um tratamento extremamente antiderrapante.

O piso fulget é composto por cimento e por pequenas pedrinhas naturais, o que o torna um equipamento dos mais interessantes para pessoas que buscam ter total segurança em seus lares, sobretudo em áreas externas molháveis, como calçadas, rampas ou mesmo piscinas.

Em escadas, o fulget é um instrumento de segurança que pode ser facilmente instalado, tornando os acessos muito mais seguros para quem os utiliza.

Ainda que seja muito utilizado no exterior, o piso fulget ainda pode parecer novidade aqui no Brasil.

Por conta disso, hoje vamos explicar detalhadamente tudo o que você precisa saber a respeito desse revestimento.

Vem ver tudo sobre piso fulget, vantagens e desvantagens, quais são as suas principais características, como você pode utilizá-lo para tornar a sua casa mais versátil e, ainda, tudo o que você deve saber antes de optar por ele, como tempo de manutenção, durabilidade e muito mais!

Quer saber se piso fulget é bom? Acompanhe!

Leia também:

Tipos de piso antiderrapante: como escolher sem errar

21 inspirações e dicas para escolher o melhor piso para piscina

Melhor piso para garagem residencial: 16 opções para escolher

Pedra para revestimento: conheça os 12 modelos mais usados!

Diferença entre mármore e granito: características e tipos!

O que é piso fulget?

O piso fulget pode ser encontrado também pelo nome de granito lavado e é um tipo de revestimento indicado para aplicação em áreas externas molháveis, como área de piscina, calçadas, rampas ou escadas.

A sua composição é bastante simples. Para fazer piso fulget são necessárias pequenas pedrinhas naturais e cimento. Isso faz com que a superfície do piso fique bastante áspera e muito porosa.

Essa combinação que forma o piso fulget faz com que ele se torne um excelente antiderrapante.

Por conta disso, sua utilização mais comum é na região de piscinas, em rampas de acesso, em calçadas e até mesmo em escadas.

Em termos de eficiência, é possível afirmar que o piso fulget quando bem conservado é um dos melhores antiderrapantes do mercado, o que acaba fazendo com que ele seja uma excelente opção para quem busca oferecer segurança para quem transita em áreas expostas à umidade – seja ela direta ou indireta.

Projeto por Estúdio BRA, Casa Arabá, disponível em ArchDaily

Quais os tipos de piso fulget que existem no mercado?

O mercado de revestimentos apresenta diferentes opções de piso fulget e podemos encontrar a sua versão tradicional e a sua versão chamada de natural.

A maior diferença entre essas duas versões do piso fulget está relacionada à composição desse tipo de revestimento, que pode variar em cimentício ou resinado, respectivamente.

Seja de uma forma, seja de outra forma, esse tipo de piso apresenta uma grande durabilidade, fácil manutenção e, sobretudo, grande beleza.

Como esse tipo de piso contém pequenas pedrinhas de origens bastante variadas, é possível perceber também uma grande riqueza em relação à padronagem e até mesmo em relação ao aspecto do tipo de piso.

Quer saber mais sobre a variedade de opções que o mercado disponibiliza em relação a esse tipo de piso? Vem ver!

Piso Fulget Cimentício (piso fulget tradicional)

O piso fulget cimentício é formado por cimento, cal e pequenas pedrinhas que são resíduos de granito, quartzo, arenito e mármore, sendo que, dessa quantidade de ingredientes, o cimento e o cal são aqueles que se apresentam em maior proporção.

Esse tipo de piso, em sua versão cimentícia, apresenta rejuntes bastante estreitos e delicados. No entanto, com o passar do tempo e com a degradação natural desse tipo de piso, as juntas podem sofrer grande desgaste.

Além disso, o piso fulget tradicional também pode apresentar manchas com o passar do tempo, fazendo com que seu aspecto não fique tão legal.

Como esse tipo de piso tem rejuntes, é importante sempre buscar compreender se esse é o aspecto que você realmente deseja que o ambiente que receberá o fulget tenha.

Se a sua resposta for afirmativa, realmente vale muito a pena fazer a sua aplicação e aproveitar a sua beleza.

Projeto por CERTARE Engenharia e Consultoria, Requalificação Urbana da Lagoa do Tabapuá, disponível em ArchDaily

Piso Fulget Resinado (piso fulget natural)

Por sua vez, o piso fulget resinado tem em sua composição pedaços bastante pequenos de resinas de acrílico, granito, quartzos e arenitos, bem como cimento e cal.

O aspecto desse tipo de piso é muito mais homogêneo do que a sua versão tradicional, sobretudo porque ele não necessita de qualquer tipo de rejunte.

Isso se dá porque a resina é um componente bem menos rígido do que o cimento, o que permite que o piso seja, naturalmente, mais maleável do que a outra opção.

Além disso, a versão resinada é muito mais resistente também em relação às rachaduras e trincas, que podem afetar, ao longo do tempo, a qualidade e a aparência do piso.

A instalação do fulget resinado também é um processo muito mais simples, sobretudo porque não requer nenhum tipo de cuidado posterior à sua aplicação. No entanto, o piso, uma vez aplicado, deve ser lavado com ácido para que possa ser “curado”.

Quais as vantagens do piso fulget?

As vantagens do piso fulget são inúmeras e estão, sobretudo, relacionadas ao alto nível de segurança que esse tipo de revestimento tem quando em relação com outros tipos, como pisos cerâmicos ou porcelanatos quando expostos à ação do tempo, das chuvas e da umidade.

Esse tipo de piso apresenta uma textura bastante áspera, o que faz com que ele seja altamente antiderrapante. Por conta disso, pode ser aplicado em áreas molháveis como borda de piscina, calçadas, terraços e escadas expostas à ação do tempo.

Além disso, o fulget é muito durável, o que é resultado da sua própria composição. Pode ser utilizado em áreas expostas à luz solar graças à sua característica antitérmica, o que faz com que seja um tipo de piso ideal para regiões mais aquecidas, dado que não transferirá o calor para outras áreas da casa.

O fulget também é um tipo de revestimento muito ecológico, pois, diferentemente da cerâmica e do porcelanato, dispensa qualquer processo de queima e outros procedimentos industriais que acabam por gerar resíduos no meio ambiente.

Como há uma grande variedade de tipos de pedrinhas que irão compor o fulget, é possível aplicá-lo em diferentes projetos de decoração, tendo como resultado uma aparência única em todas as propostas.

Projeto por Vasco Lopes Arquitetura, Residência Miralta, disponível em ArchDaily

Quais as desvantagens do piso fulget?

Em relação às desvantagens da aplicação do piso fulget, a que mais se destaca é, sem dúvida, a complexidade em relação ao seu processo de limpeza e, ainda, de manutenção.

Isso porque o fulget é composto por pequenas pedras, o que faz com que ele seja uma superfície totalmente irregular.

Dessa forma, a sua limpeza requer algum esforço, pois necessita de uma boa esfregação com produtos neutros, dado que outros tipos de produtos também podem fazer com que o piso manche.

Ainda que não seja a melhor opção para ambientes internos, é possível fazer a sua aplicação, que depois pode receber até mesmo porcelanato líquido transparente em sua superfície, melhorando seu acabamento.

Onde instalar piso fulget?

O piso fulget é uma das melhores opções do mercado para ser instalado em áreas molháveis, sobretudo externas.

Por conta disso, a instalação deste piso pode se dar em áreas de rampa, escadas, pisos de garagem e até mesmo para fachadas, compondo, juntamente com o piso escolhido, um visual verdadeiramente único para o seu lar.

Como esse tipo de piso tem alta resistência, térmica, inclusive, pode ser instalado também na área da piscina ou em outros ambientes molháveis, que estejam totalmente expostos à água da chuva e à ação do tempo, como um todo.

Projeto por COA Associados, Apartamento RG, disponível em ArchDaily

Áreas externas

O fulget é um dos melhores tipos de piso para ser instalado em diferentes áreas externas da sua casa, como varandas, áreas de serviço, calçadas e até mesmo em escadas que dão acesso à casa.

Por sua característica antiderrapante, é um tipo de piso que oferece grande proteção para quem o utiliza, seja em qualquer lugar que for.

Escadas

Em escadas externas, o fulget é uma excelente opção de revestimento, sobretudo porque ele acaba por oferecer grande resistência e alto nível de segurança para quem utiliza o equipamento.

Por ser antiderrapante, é também uma forma de manter a sua família ou os visitantes do seu estabelecimento comercial em segurança.

Área da piscina

Na área da piscina, sobretudo em bordas, ao redor do equipamento, o fulget é um excelente tipo de revestimento, graças às suas características anti térmicas, que permitem que as pessoas andem descalças quando forem utilizar a piscina.

Além disso, o fulget é um material bastante poroso, que não acumula água. Assim, pode ser utilizado com segurança, uma vez que vai evitar que as pessoas escorreguem, por exemplo.

Áreas gourmet

Em áreas gourmet, como aquelas instaladas no complexo de lazer da casa, como perto de piscina, por exemplo, o fulget é uma excelente opção, sobretudo por ser bastante durável e ter função antiderrapante.

Dessa forma, as crianças podem correr livremente, brincar e se divertir, sem sequer pensar em escorregar, ainda que estejam molhadas depois de um banho de piscina!

Projeto por MPA Pedreira de Freitas Arquitetos, Residência Porto Rico, disponível em ArchDaily

Entrada da residência

Na entrada da casa o fulget também é uma excelente opção que contribui, inclusive, com a manutenção da limpeza da casa, uma vez que a sua superfície irregular faz com que boa parte da fuligem da rua fique ali retida, bem como pó e poeira.

Você também pode escolher a cor do fulget que preferir para a sua casa, complementando, dessa forma, a decoração interna e externa do seu lar.

Quanto custa o piso fulget?

O valor do metro quadrado do fulget instalado pode girar em torno de 100 reais, a depender da sua cidade.

Ainda que pareça ter um valor elevado em relação a outros tipos de piso, vale sempre levar em consideração que o fulget dispensa materiais para a sua instalação.

Mas como aplicar fulget no piso? Uma vez preparada a mistura do fulget, o material pode ser aplicado diretamente no contrapiso – devidamente limpo, claro.

Dessa forma, vale sempre considerar que o valor da aplicação do fulget pode ser mais baixo do que a aplicação de outros tipos de piso, como cerâmico ou porcelanato, que necessitarão de materiais complementares, tais como argamassa, por exemplo.

Piso fulget x Granilite: Qual a diferença?

O granilite e o fulget são tipos de revestimento bastante parecidos, mas que contam com diferenças em seus processos de acabamento e que resultam, portanto, em pisos bastante diferentes quando na prática.

Dessa forma, podemos observar o granilite como sendo um tipo de fulget polido, dado que a sua cobertura é bastante brilhante.

Esse tipo de acabamento do granilite, no entanto, faz com que o revestimento perca a função antiderrapante que é peça-chave do fulget.

Por conta disso, devemos deixar a opção de revestir com granilite apenas para áreas internas da nossa casa, que não tenham contato direto com a água, enquanto o fulget pode ser reservado para áreas externas e molháveis.

Projeto por Studio Gabriel Garbin Arquitetura, Casa TSJ 01, disponível em ArchDaily

Piso fulget cimentício ou piso fulget resinado: qual a melhor opção?

Entre o piso fulget resinado e o piso fulget cimentício devemos levar em consideração a durabilidade de um e de outro, bem como a necessidade em relação à manutenção dos dois tipos de piso.

Além disso, levar em conta a aparência e o acabamento de um e de outro tipo de piso é uma boa forma de ter maiores pontos a avaliar no momento de escolher. O fulget resinado não tem qualquer rejunte, enquanto o fulget cimentício necessita de intervalos por conta da sua dilatação.

Como é feita a manutenção do piso fulget?

Quer saber como limpar piso fulget encardido?

A manutenção desse tipo de piso é bastante simples e consiste, apenas, na necessidade de mantê-lo devidamente limpo.

Para isso, no entanto, é importante observar que o fulget não tolera bem qualquer tipo de material abrasivo, como cloro ou cândida, ou qualquer tipo de material ácido.

Por conta disso, o ideal é lavá-lo apenas usando água em abundância e detergente neutro, preferencialmente incolor, o que evitará que o piso manche.

Conclusão

O piso fulget é uma excelente opção entre revestimentos, sobretudo por conta das suas características antiderrapantes.

Pode ser instalado em áreas externas molháveis, que recebem água da chuva diretamente e luz do sol, dado que possui características que o tornam bastante resistente à ação da umidade e do calor.

Você pode encontrá-lo em diferentes cores e até mesmo em uma versão polida, chamada de granilite, ideal para áreas internas.

Quer saber onde comprar piso fulget? Na Leroy Merlin você encontra diferentes opções!

Leia mais:

Granito verde Ubatuba: vantagens, ideias de decoração e preço!

15 tipos de piso: conheça as melhores opções para sua casa

Como fazer piso de cimento queimado [passo a passo]

Piso granilite: como fazer, vantagens e inspirações!

25 opções de pisos baratos (e lindos!)

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo