21 inspirações e dicas para escolher o melhor piso para piscina
Espaço perfeito para receber amigos e familiares, a área da piscina merece atenção extra quando o assunto é a escolha do revestimento externo.
Isso porque uma opção equivocada de piso para piscina pode comprometer não só o aproveitamento da área de lazer como a segurança dos ocupantes desse espaço.
Neste post, nós separamos cinco dicas de ouro para te ajudar a unir beleza e funcionalidade para escolher o revestimento adequado que funcione como melhor piso para piscina. Continue lendo!
Leia também:
• +50 áreas de lazer com piscina para você se inspirar
• Como escolher móveis para piscina? Confira dicas!
• Confira ideias baratas para fechar área externa
• 30 inspirações e dicas de decoração para piscina
• Móveis para área externa que podem molhar: 11 opções que resistem a sol e chuva
O que considerar na hora de escolher o melhor piso para piscina?
Segurança é a palavra-chave quando se trata de pisos para área da piscina, sobretudo porque estamos falando de uma área úmida, em que é possível escorregar.
Para te ajudar nessa missão de escolher quais são os melhores pisos para piscina, preparamos um guia com todos os critérios que devem ser analisados no momento de adquirir o piso. Confira quais são eles!
1. Priorize a segurança com pisos de textura EXT
Ainda que critérios como facilidade de manutenção e durabilidade sejam muito importantes na hora de escolher um dos tipos de piso para piscina, a segurança da sua família vem sempre em primeiro lugar.
Por isso, é fundamental certificar-se de que o material escolhido diminui os riscos de quedas e escorregões, especialmente nesse tipo de projeto, nos quais as peças estão constantemente molhadas e é bastante comum a circulação de crianças e idosos, públicos para os quais esses tipos de acidente doméstico são potencialmente mais graves.
Caso opte por transformar a casa com uso do porcelanato para áreas externas, o ideal é evitar as versões polidas e escolher modelos com textura EXT. Como possui uma superfície abrasiva, esse tipo de revestimento ajuda a evitar acidentes.
Também é importante verificar se o piso antiderrapante escolhido não absorve muito calor, já que ele ficará exposto aos raios solares constantemente, o que naturalmente aquecerá sua superfície.
Pedras como a São Thomé, por exemplo, quase não absorvem calor, enquanto as de coloração amarelada têm mais facilidade de absorver os raios solares e podem acabar provocando queimaduras nos pés de quem sai da piscina ou da ducha externa.Por isso, o ideal é optar sempre por piso para piscina e área externa com baixa condução de calor e em tonalidades claras, já que as cores escuras absorvem mais os raios solares.
Nesse quesito, o porcelanato aparece como alternativa interessante e segura.
2. Escolha um piso para piscina de fácil manutenção
Por se tratar de uma área de grande circulação de pessoas, é importante que o revestimento externo escolhido seja de fácil manutenção, para reduzir as despesas para conservação da área.
Decks de madeira, por exemplo, trazem sofisticação ao projeto e harmonizam perfeitamente com o verde do jardim.
No entanto, é preciso considerar que esse tipo de material requer atenção constante de manutenção para manter sua beleza, como aplicações anuais de impermeabilizantes e vernizes e demais produtos para madeira.
Se você não abre mão de um visual bonito e durável na área de lazer, uma solução inteligente é utilizar o porcelanato que imita madeira.
Esse tipo de produto une a beleza da madeira à praticidade do porcelanato, cuja manutenção é bastante simples: água, sabão neutro, vassoura de cerdas duras e pronto!
Se houver necessidade de uma limpeza mais pesada, um saponáceo líquido ou cremoso e uma esponja de cerdas duras resolvem o problema.
Além disso, como esse tipo de revestimento já chega ao consumidor com acabamento impermeável, o material também não exige a aquisição de ceras ou outros produtos específicos na etapa de instalação.
Outra dica importante para quem está em busca de praticidade na manutenção é optar pelos modelos retificados.
Além da questão visual — como as placas podem ser instaladas com rejunte de até 1,5 mm, esse revestimento transmite a sensação de uma peça única — o porcelanato retificado não acumula tanta sujeira nas juntas, o que além de facilitar a limpeza diminui as chances de manchas.
Aliás, para evitar manchas, comuns em pisos e revestimentos que estão frequentemente molhados, passe longe dos revestimentos muito porosos.
Piso para área de piscina com essa característica são mais suscetíveis ao problema e podem demandar muitos cuidados extras na manutenção.
Projeto de Portobello S.A. via Archtrends
• Leia também: Qual a diferença entre piso bold e retificado?
3. Lembre-se de avaliar a durabilidade do revestimento
Além de seguro e de fácil manutenção, os pisos para piscina e área externa também precisam ser de alta durabilidade.
Isso porque, além de grande fluxo de pessoas, a área externa é um ambiente em que o mobiliário — como cadeiras, mesas e espreguiçadeiras, por exemplo — é arrastado de um lado para o outro, com frequência.
Por isso é preciso evitar materiais mais frágeis, que estão sujeitos a quebras e trincas precoces e que podem provocar custos de manutenção não previstos — além de todo o inconveniente de uma nova obra não planejada.
Outro aspecto que você precisa considerar é que, em caso de substituição, muitas vezes é difícil encontrar uma peça de reposição da tonalidade exata da peça original, já que alguns materiais apresentam diferenças de coloração em lotes do mesmo modelo. Isso pode comprometer a beleza do seu projeto.
Por isso, o ideal é investir no melhor piso para colocar em volta da piscina, que tenha alta durabilidade. Opções como a pedra e o porcelanato, além de práticas e seguras, são bastante resistentes.
Alguns tipos de piso para piscina externa, por exemplo, foram desenvolvidos com tecnologia que garante resistência a ataques químicos e variações bruscas de temperatura.
Alguns revestimentos e piso externo para piscina, apesar da beleza e do luxo que agregam ao ambiente, apresentam baixa resistência e devem ser evitados.
Esse é o caso do mármore, que por ser muito mole e poroso é extremamente suscetível a riscos e arranhões, além de manchar com muita facilidade.
• Leia também: Espreguiçadeiras baratas: 30 modelos para área externa
4. Analise a relação custo X benefício do revestimento
Na hora de escolher o revestimento externo para piscina, não há como negar: preço é um critério importante. No entanto, isso não se resume a escolher a opção mais barata.
Por outro lado, nem sempre a opção mais cara é a mais vantajosa para o seu projeto.
Analisar a relação custo-benefício ao comprar o revestimento da área externa da piscina é fundamental para que você possa investir em um material que atenda aos critérios funcionais e estéticos, com o menor preço para esse padrão.
A beleza de materiais nobres, como o porcelanato marmorizado, a pedra natural e a madeira, por exemplo, pode ser reproduzida com total fidelidade com o uso do porcelanato, sem as desvantagens que muitas vezes esses produtos apresentam quando aplicados em áreas externas.
À primeira vista, um material muito mais barato pode parecer mais vantajoso. No entanto, é importante considerar também os custos agregados.
Se o revestimento da área da piscina manchar, riscar ou perder o brilho com facilidade é preciso contabilizar os gastos necessários para solucionar o problema e recuperar a beleza original do produto, o que pode acabar não compensando.
5. Considere as características e o estilo do ambiente
O revestimento para área da piscina precisa ser bonito e combinar com o estilo do ambiente.
Por mais nobres que sejam algumas opções de revestimento externo, elas podem simplesmente não harmonizar com o perfil do projeto, consumindo uma parcela importante do orçamento sem que isso se traduza em um resultado estético satisfatório.
Avaliar criteriosamente o acabamento que mais combina com as características do imóvel e do projeto é fundamental para escolher o revestimento externo ideal. Nesse quesito, o porcelanato tem uma grande vantagem frente às demais opções.
Isso porque esse tipo de revestimento de área de piscina pode ser encontrado em uma grande variedade de modelos, texturas, tamanhos e estilos, se adaptando a projetos dos mais variados perfis.
Ambientes mais clássicos, por exemplo, beneficiam-se de revestimentos externos como o Revestimento Malibu Sand da Portobello, que reproduz a beleza da pedra natural e foi desenvolvido para áreas externas com tráfego leve de pessoas, o que o torna uma opção durável para esse tipo de projeto.
Já quem prefere um estilo mais ousado e alegre pode escolher uma das opções da extensa cartela de cores de porcelanato para fazer do revestimento de área externa da piscina o grande protagonista da decoração.
Tudo isso, é claro, sem precisar abrir mão da praticidade, da durabilidade e da segurança.
A escolha do revestimento externo deve levar em consideração não só critérios estéticos, como também funcionais.
Dessa maneira, você poderá aproveitar os momentos de descanso com familiares e amigos em um ambiente que além de bonito e moderno, também é seguro para quem o utiliza e prático para quem cuida dele!
Tipos de pisos e revestimentos para piscina
Contar com os melhores pisos para piscina é, claro, um dos maiores desejos de quem está, por fim, realizando o sonho de ter uma piscina própria.
No entanto, é importante ficar de olho nas muitas opções e tipos de piso para piscina para se certificar de que a escolha feita é a melhor para a sua casa.
Agora que você já sabe quais são os cinco critérios para definir qual piso para piscina e área externa, é hora de saber quais são os tipos e opções existentes no mercado.
Assim, você tem maior liberdade na hora de escolher qual é aquele que mais combina com a sua casa e com o seu projeto!
Revestimento para piscina em pedras
Sobretudo por conta da sua durabilidade e fácil manutenção, as pedras são ótimas opções para quem busca por insumos para aplicar ao redor da piscina. Contam com fácil limpeza, manutenção e reparos.
Além disso, deixam um aspecto bastante elegante na borda da piscina, por serem naturais e bastante refinadas.
As pedras mais comuns para revestimento de piscina são a Mineira, São Tomé e Goiás.
Revestimento para piscina em mármore
Embora seja muito resistente, é um material que tem um custo muito mais elevado quando comparado a outros tipos de materiais.
No entanto, pode ser utilizado tanto em bordas quanto ao redor, no piso para área da piscina, apesar de, para isso, exigir um tratamento antiderrapante.
O mármore é um tipo de revestimento para piscina poroso, o que pode levá-lo a apresentar manchas. Por conta disso, é fundamental que se faça um tratamento impermeabilizante de todas as peças.
Para a piscina, recomenda-se a aplicação do mármore travertino.
Revestimento para piscina em porcelanato
Dentre todos os tipos de piso, o porcelanato é um dos mais versáteis, que apresenta o maior número de tipos de texturas e até mesmo de acabamentos.
Para a área da piscina, o modelo com bordas retificadas é o mais indicado, tanto para criar uma unidade visual quanto para fazer com que haja menor acúmulo de água entre as bordas, tornando-o também mais seguro.
Outro aspecto do porcelanato que devemos levar em conta é a sua porosidade e, sobretudo, a necessidade de ter tratamento antiderrapante de qualidade.
Revestimento para piscina em cerâmica
Tal como o porcelanato, o mercado apresenta uma grande variedade de cerâmicas que podem ser utilizadas na área externa da piscina.
Vale lembrar que esse tipo de material apresenta um custo um tanto mais baixo do que outros tipos de insumos, bem como uma grande variedade de formatos, texturas e de cores.
Um único ponto desabona a cerâmica: a necessidade de ter mais espaço de rejunte. Isso pode fazer com que essa parte das peças escureça com o tempo.
Revestimento para piscina em fulget
O fulget é um tipo de material que é constituído por cimento e pequenas pedras, o que o torna, por definição, antiderrapante e, ainda, pode ter um tipo de acabamento bastante interessante, totalmente contínuo.
Como não tem rejunte, esse tipo de produto acaba por ser bastante simples de limpar, mas a sua manutenção não está perto de ser tão simples assim. Em caso de danos, pode ser bem complicado acertar o tom do fulget.
Revestimento para piscina em madeira
A madeira é um tipo de insumo que pode ser instalada ao longo da área ao redor de uma piscina em forma de decks ou mini decks. Por ser um material nobre, dá um ar ao ambiente muito refinado.
No entanto, a manutenção da madeira utilizada ao redor da piscina exige bastante atenção, devendo ser periódico o tratamento das peças que compõem o deck.
Da mesma forma que as pedras, a madeira absorve o calor, mas mais do que as pedras.
Qual o melhor piso para a área externa da piscina?
O melhor tipo de revestimento para piscina em área externa é aquele que é capaz de ser durável, antiderrapante e, ainda, aquele que tem fácil manutenção.
Buscar por insumos que tenham essas características é fundamental para que o seu projeto possa ser o mais durável quanto for possível, sobretudo porque na área externa ao redor da piscina temos dois agentes que podem comprometer seus resultados: água e calor.
Dessa forma, é mais do que fundamental contar com tipos de piso para piscina que tenham essas características e que, por meio delas, possam garantir segurança e conforto para os seus familiares ou para os seus convidados.
21 modelos de pisos e revestimentos para área externa da piscina
Está em dúvida sobre o que escolher para fazer o revestimento da área externa da piscina e quais são os melhores tipos de piso para essa área molhável? Separamos 21 sugestões de pisos que são a escolha certa para a sua piscina. Venha ver!
1. Revestimento para Piscina Noronha Mar 30x30cm Eliane
Perfeito para criar essa unicidade entre a área interna e detalhes da área externa da piscina, o revestimento Noronha Mar é feito em cerâmica, com acabamento com o estilo de pedra.
2. Revestimento para Piscina Noronha Água 30x30cm Eliane
O revestimento Noronha Água tem a tonalidade perfeita para inspirar a tranquilidade que você e a sua família querem ter no momento de desfrutar de um dia na piscina. É feito em cerâmica e tem acabamento de pedra.
3. Revestimento para Piscina Noronha Jade 30x30cm Eliane
Já pensou em transportar para a piscina da sua casa o verde profundo do mar do Caribe? Com a cerâmica Jade isso é possível. Feita em cerâmica, tem o acabamento de pedra.
4. Revestimento Externo Acetinado Malibu Ocean 20x20cm Portobello
Seja para a parte interna da sua piscina, seja para a parte externa, o Revestimento Malibu Ocean é feito em porcelanato, mas conta com o acabamento de pedra e é antiderrapante.
5. Revestimento Externo Acetinado Malibu Mountain 20x20cm Portobello
Com acabamento antiderrapante, o revestimento Malibu Mountain é ideal para a área em torno da piscina. Tem porosidade ideal para a área molhada e, ainda, acabamento em pedra.
6. Piso Cerâmico Externo Madeira Esmaltado Acetinado Borda Arredondada Deck Native Brown HD61437 60x60cm Artens
Contando com textura de madeira, o piso cerâmico é feito para o uso externo, seja em suas áreas molháveis ou em área de piscina, e conta com borda arredondada, conferindo mais conforto para o ambiente.
7. Porcelanato Esmaltado Acetinado Reto Externo 83x83cm m² Artens
Com textura de cimento, o piso criado pela Artens possui acabamento antiderrapante, podendo ser aplicado em diferentes lugares da sua área externa, ainda que molháveis.
8. Piso Cerâmico Externo Madeira Esmaltado Borda Reta Gres Amêndoa 19x74cm Savane
Por contar com textura e estampa de madeira super-realista, o piso é indicado para áreas em que a decoração seja o ponto central do projeto. Tem acabamento antiderrapante e é perfeito para a área da piscina.
9. Piso Cerâmico Externo Pedra Esmaltado Borda Arredondada Wave Rock 6117 60x60cm Embramaco
O piso Wave Rock tem textura em pedra e é uma das melhores opções de piso para área de piscina, sobretudo por conta da sua característica antiderrapante, que torna o ambiente ainda mais seguro.
10. Piso Cerâmico Externo Pedra Esmaltado Borda Arredondada Wave Rock 6117 60x60cm Embramaco
O Porcelanato Munari conta com estampa que remete ao cimento, sendo ideal para aplicações externas, como na área da piscina. Conta com tratamento antiderrapante, o que o torna seguro para essa aplicação.
11. Porcelanato Externo Madeira Esmaltado Borda Reta 61517 61x61cm Cristofoletti
O Porcelanato com estampa de madeira é um material indicado para áreas molhaveis da sua casa. Com alta resistência e borda retificada, dá um acabamento bastante elegante e seguro para os lugares em que é aplicado.
12. Piso Cerâmico Externo Pedra Esmaltado Borda Reta Classic Navona 53x53cm Savane
Contando com borda reta em seu formato mais moderno, o piso cerâmico tem acabamento em pedra, com uma tonalidade clara, pronto para tornar a área da piscina ainda mais bonita e cheia de personalidade.
13. Pedra Miracema Cinza 11,5x23cm Pedras Fama
A pedra Miracema é um excelente produto para ser aplicado na área externa da piscina. Com tons de cinza profundos, é um tipo de piso que é elegante, seguro e que vai valorizar todo o ambiente.
14. Piso Cerâmico Externo Decorado Esmaltado Borda Arredondada Rusty Bege 51,5×51,5cm Ceral
Com estampa delicada, o piso cerâmico Rusty foi criado para ser aplicado em áreas externas como churrasqueiras, piscinas e qualquer outro tipo de área aberta. Possui tratamento antiderrapante.
15. Porcelanato Externo Madeira Esmaltado Borda Reta Kerwood Plus 21×86,5cm Ceral
Por contar com a borda retificada, esse tipo de piso cria maior unidade visual nos ambientes em que é aplicado, como a área da piscina. Por ter acabamento antiderrapante, é um dos melhores pisos para piscina.
16. Deck Madeira Eucalipto 50x50cm Madvei
Com tratamento para áreas úmidas e molháveis, o deck para o entorno da piscina é uma das melhores formas de decorar e aproveitar o espaço, com conforto e segurança. Sua manutenção exige cuidados periódicos, mas é fácil de ser realizada.
17. Porcelanato Externo Madeira Esmaltado Borda Arredondada Pier Marrom 58x58cm Pamesa
Com tratamento para áreas úmidas e molháveis, o deck para o entorno da piscina é uma das melhores formas de decorar e aproveitar o espaço, com conforto e segurança. Sua manutenção exige cuidados periódicos, mas é fácil de ser realizada.
18. Porcelanato Externo Cimento Esmaltado Borda Arredondada Hangar Chicago 60x60cm Portobello
Com estampa em cimento, o porcelanato Hangar conta com borda arredondada, o que cria mais conforto para que possamos andar mais à vontade na área da piscina. Tem acabamento acetinado e antiderrapante.
19. Porcelanato Externo Pedra Esmaltado Borda Reta New Slate 62,5×62,5cm Elizabeth
O porcelanato New Slate conta com estampa em pedra e acabamento antiderrapante, tem a sua utilização recomendada para áreas úmidas, como quintais, garagens, churrasqueiras e bordas de piscina.
20. Piso Cerâmico Externo Decorado Esmaltado Borda Arredondada 56046 56x56cm Cristofoletti
Feito em cerâmica, o piso conta com tratamento antiderrapante e tem seu uso indicado para áreas úmidas. Com acabamento em pedra, tem uma textura que torna o ambiente em que é aplicado muito elegante.
21. Piso Cerâmico Externo Pedra Esmaltado Borda Reta Natura Pedra Ferro 38x74cm Savane
Com textura de pedra e estampa de ferro, o piso cerâmico é perfeito para ser aplicado em áreas molháveis, como a borda de piscinas. Cheio de personalidade, é um item de primeira qualidade.
Agora que você já sabe quais fatores analisar para escolher o revestimento externo para a área da piscina, é só escolher o produto de acordo com o seu estilo para esse ambiente tão especial da casa!
Leia mais:
Decoração para área externa: confira as melhores ideias e inspire-se!
Iluminação para jardim: melhores tipos e dicas para escolher
Veja todos modelos de piscina e escolha o ideal para seu espaço!