O que é madeira compensada, como escolher e características!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A madeira compensada é formada por uma junção de diversas folhas finas de madeira, sobrepostas uma à outra. Juntas, elas formam uma placa resistente de madeira, que pode ser usada na construção civil com diversos fins.

Mas, assim como qualquer outro material a ser utilizado em uma obra, é preciso conhecer bem a madeira compensada antes de optar por ela.

Para ajudar, preparamos este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema — vamos falar sobre suas características, tipos, aplicações e ainda trazer algumas dicas de como fazer a melhor escolha para a sua construção.

Antes de continuar a leitura, assista a este vídeo especial do canal Leroy Merlin Brasil com dicas para aprender a escolher chapas de madeira. Confira:

Leia também:

Quais os melhores tipos de madeira para móveis, pisos e portas?

Como fazer painel de madeira para parede (+ 21 inspirações)

O que é madeira compensada?

A madeira compensada, também chamada de madeirite, é a junção de diversas folhas finas de madeiras, que são sobrepostas uma à outra em direções alternadas, de modo que formam uma única placa de madeira.

Ela é muito usada na construção civil na vedação de obras, mas também pode ser usada na confecção de móveis e construção de lajes.

As placas de madeira compensada podem ser feitas tanto com madeiras macias como mais duras, a depender do seu tipo e das suas aplicações.

E uma curiosidade: o número de folhas usada em cada placa é sempre ímpar!

Principais características da madeira compensada

Uma das principais características do compensado de madeira é a sua força, conseguida justamente pela forma de sobrepor as folhas em direções diferentes. Essa técnica é chamada de granulação cruzada e faz com o que o material resista bem a rachaduras quando pregado nas bordas.

A madeira compensada também é um material estável e menos propenso a absorver umidade do que a madeira comum — característica também adquirida graças ao processo de granulação cruzada.

Outro ponto muito particular sobre esse tipo de material é a sua flexibilidade. A madeira comum sempre vai ter o tamanho, forma e aparência desenvolvidos na natureza, o que não acontece com o madeirite.

Como é um produto manufaturado, as chapas podem ter diferentes espessuras, tamanhos e acabamentos.

Quando a madeira compensada foi criada?

A madeira compensada foi criada por Immanuel Nobel, pai de Alfred Nobel (aquele que dá nome ao famoso prêmio científico). Immanuel foi um grande inventor e criou os primeiros produtos de madeira compensada do mundo, por volta de 1830.

A grande produção das placas, no entanto, só começou já no século XX, nos Estados Unidos. Desde então, o material vem ganhando espaço no mundo todo.

Aqui no Brasil, a produção de compensados de madeira começou na década de 1930. Nessa época, era usada a madeira chamada de pinheiro do Paraná para a fabricação, mas, na década de 1980, os compensados passaram a ser fabricados com madeiras de crescimento mais rápido, como pinus e eucalipto.

Quais as vantagens da madeira compensada?

A madeira compensada vem sendo muito utilizada em obras e na confecção de móveis, e traz uma série de benefícios. A seguir, falaremos sobre os seus pontos fortes!

Versatilidade

Como falamos aqui, as placas de madeira podem ter diferentes tamanhos, espessuras e acabamentos, o que as torna muito versáteis. Assim, podem ser usadas em diferentes aplicações, desde obras até projetos de decoração, passando pela criação de móveis.

Preço

O compensado é um material com custo muito mais baixo do que a madeira natural, já que ele é feito de aparas de madeira — ou seja, partes da árvore que não são adequadas para serem utilizadas em vigas, blocos e tábuas.

Isso torna a madeira compensada muito mais barata do que a madeira real, especialmente em obras maiores, em que será necessário usar grandes volumes de material.

Estética

Hoje em dia, já é possível encontrar no mercado compensados de madeira com diferentes tipos de acabamento, desde os mais simples aos mais sofisticados. Além disso, as chapas também podem receber outros acabamentos, como pinturas, por exemplo.

Quais as desvantagens de uma madeira compensada?

Por outro lado, o madeirite também tem alguns pontos negativos, que estão relacionados à sua durabilidade e resistência. Saiba mais sobre isso!

Durabilidade

A durabilidade das chapas de compensado é menor na comparação com a madeira real. Ou seja, móveis e estruturas feitas em madeira maciça podem durar muitos anos, o que não acontece com objetos fabricados com madeirite.

Resistência

O mesmo acontece com a resistência, por mais que a madeira compensada consiga resistir a manipulações, ela não é tão forte como a madeira natural.

Quais os principais tipos de madeira compensada?

Existem diferentes tipos de madeira compensada, cada um com as suas características e indicações de utilização. Que tal conhecer os principais?

Madeira compensada naval

A madeira compensada naval recebe esse nome por causa da cola que é utilizada para a sobreposição das folhas, que é a cola fenólica naval. O processo é feito em alta temperatura e isso confere ao material uma resistência maior à umidade.

Sua principal característica, portanto, é que ela não sofre tanto com o ataque de agentes biológicos como cupins e fungos e, por isso, pode ser usada em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

E, sim, esse tipo de madeira também pode ser utilizada em projetos navais, pois é leve e resistente a impactos.

Compensado Naval Pinus 15mm

Madeira compensada resinada

Outro tipo de madeira compensada é a resinada, cujas lâminas são prensadas com cola branca. Isso não dá ao material nenhum tipo de resistência à umidade. Então, esse tipo de placa costuma ser usado em ambientes internos que não são molhados, como quartos, salas e escritórios.

Sua principal vantagem é o custo-benefício.

Resinado 20mm (2.20×1.10)

Madeira compensada plastificada

O madeirite plastificado tem algumas características diferentes dos outros tipos sobre os quais já falamos aqui, pois as prensas são feitas com cola preta e a chapa recebe uma camada externa extra feita de um material polimérico — o que dá a impressão de que está plastificada.

Esse tipo de madeira compensada é impermeável e mais resistente. Sendo assim, é mais utilizado na construção civil, tanto em lajes como em estruturas de concreto armado.

Compensado plastificado 12mm 2,20 x 1,10

Chapa OSB

Também não podemos deixar de falar sobre a chapa OSB (Oriented Strand Board), que é feita com três folhas em tiras prensadas. Elas são seladas com uma mistura de resina, formol, melamina e ureia.

Como pode ser feita com madeira de reflorestamento, a OSB é considerada uma das placas mais sustentáveis. Além disso, ela tem características estéticas mais interessantes, pois sua superfície é visualmente mais homogênea.

A chapa OSB costuma ser usada para criação de móveis e outras funcionalidades que envolvem questões estéticas.

Chapa Osb 2.44×1.22x15mm

Compensado fenólico

O compensado fenólico é feito com a mesma cola que o compensado naval, por isso é bem resistente à umidade. Costuma ser usado em áreas molhadas e ambientes externos e recebe bem acabamentos com tinta acrílica e esmalte sintético.

Onde é possível usar madeira compensada?

Como falamos aqui, a madeira compensada pode ter diferentes utilidades na construção. A começar pela confecção de tapumes e portas em canteiros de obras.

Além disso, ela também é bastante utilizada na construção de palcos, em carrocerias de caminhões, na indústria ferroviária e em ambientes externos em embarcações.

Nos ambientes internos de residências e escritórios, a madeira compensada é muito utilizada na criação de móveis, inclusive de armários feitos sob medida, além de prateleiras, estantes, escrivaninhas, mesas, entre outros.

Madeira compensada, madeira maciça, MDP e MDF: diferenças

Muita gente confunde a madeira compensada com outros tipos de madeira, como o MDF e o MDP. Mas, na verdade, são coisas diferentes.

A madeira compensada, como você já sabe, é formada por várias folhas de madeira sobrepostas, que formam uma placa resistente.

Já o MDF é uma placa de madeira feita de fibras selecionadas, que são unidas por uma resina em um processo industrial que envolve altas pressões e temperaturas.

E o MDP, por sua vez, é uma placa similar ao MDF, mas, em vez de fibras, são usadas partículas de madeira.

E a madeira maçica, como você pode imaginar, é a madeira natural que não passa por nenhum processo industrial. Por isso, mantém as suas características físicas!

Qual o valor de uma madeira compensada?

O valor da madeira compensada varia de acordo com o seu tipo e a espessura. Mas, como falamos, os preços para o compensado são mais em conta, variando de R$ 90 a R$ 200 por placa.

A medida padrão para cada placa é de 2,20 x 1,10 m, mas você também pode encontrar outras medidas quando for pesquisar.

Na hora de fazer a compra, não deixe de se atentar ao tamanho da placa na hora de colocar tudo na ponta do lápis e escolher a opção mais vantajosa para a sua obra!

Como escolher a madeira?

Além do custo-benefício, existem outros critérios que você pode (e deve) considerar na hora de escolher a melhor madeira compensada para a sua construção ou reforma.

Extração

Entender como a madeira foi extraída é essencial para não comprar o material de fornecedores ilegais, que desmatam sem licença e causam grandes impactos ao meio ambiente.

As madeiras extraídas ilegalmente são mais baratas, mas são fruto de crimes ambientais.

Por isso, só faça compras em lojas confiáveis, que exijam dos fornecedores todos os certificados necessários para a extração regulamentada.

Tipo

Você também deve se atentar ao tipo de madeira e à utilização que pretende fazer do material. Como mostramos aqui, cada tipo de compensado tem suas particularidades e indicação.

Ou seja, para áreas externas e molhadas, você deve optar por tipos mais resistentes à umidade. Já para ambientes internos, pode deixar essa exigência de lado.

Secagem

O processo de secagem é muito importante na fabricação do compensado, pois ele garante a retirada total de umidade, o que evita a proliferação de fungos e outros agentes biológicos. Na hora de comprar, verifique se todas as placas estão 100% secas!

Lixamento

O lixamento é o processo que tem o objetivo de deixar a madeira lisa e sem farpas, o que pode atrapalhar na hora do acabamento, a depender da utilização.

Selantes

Por fim, não deixe de observar a qualidade das colas e dos selantes, que conferem mais resistência e durabilidade ao material.

Onde comprar madeira compensada?

O site da Leroy Merlin é a melhor opção para quem quer comprar madeira compensada com ótimo custo-benefício. Na nossa loja online, você encontra madeiras de variados tipos e espessura. Confira!

Leia mais:

Carpete de madeira e diferença com o piso laminado!

Qual a melhor madeira para deck? (piscina, varanda e box)

Pisos que imitam madeira: 5 opções para diferentes ambientes!

7 tipos de verniz para proteger a madeira

MDP ou MDF: entenda a diferença e qual tipo escolher!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo