Qual a diferença entre MDP ou MDF e como escolher?
No momento de decidir pela compra de um móvel ou fazer seu armário de cozinha ou dormitório, uma dúvida pode se tornar inevitável: MDF ou MDP?
Tanto o MDF (Medium Density Fiberboard ou, em português, chapa de fibra de madeira de média densidade) quanto o MDP (Medium Density Particleboard ou, em português, painel de partículas de média densidade) são produzidos por meio de processos similares de fabricação e tecnologia.
Ambos derivam das mesmas espécies de madeira reflorestada, pinus e eucalipto, mas a diferença reside na produção de partículas no MDP e de fibras cozidas no MDF.
Segundo os fabricantes de painéis, não existe painel melhor ou pior, mas diferenças técnicas determinam as possibilidades de aplicação.
O que é MDF?
MDF (Medium Density Fiberboard) são painéis uniformes e sem orientação das fibras, podendo ser cortados em qualquer sentido sem comprometer a superfície lisa.
Dessa forma, eles dão mais espaço à criatividade no design do móvel, permitindo uma maior riqueza de contornos e detalhes, além de ser uma melhor opção para a aplicação de tintas e revestimentos.
O que é MDP?
O MDP (Medium Density Particleboard) é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem.
Sua falta de aproveitamento, no entanto, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.
Quais as diferenças entre MDP e MDF?
A diferença entre o MDP e o MDF consiste na sua estrutura interna. “O MDP é feito de partículas ou pedaços de madeira prensados. Já o MDF é feito de pó de madeira prensada, aglutinada com resina sintética”, explica Lilian Guerra, da Cubo Marcenaria (@cubo_marcearia).
Quais as vantagens e desvantagens do MDF?
Dentre as vantagens do MDF está o preço mais baixo do que a madeira maciça e o fato de ele ser feito de pinus ou eucalipto reciclado, sendo, portanto, ecologicamente correto.
O MDF é fácil de pintar e, graças à sua superfície lisa, é fácil fazer a fixação de acabamentos laminados. Além disso, é uma madeira tratada para evitar pragas, como cupins, por exemplo.
Diferentemente da madeira maciça, que é “viva” e “trabalha” conforme a temperatura ambiente, o MDF não se expande ou se contrai devido ao calor e umidade, como ocorre com a madeira maciça.
Resistente e homogêneo, o MDF é consistente em termos de tamanho e espessura.
Dentre as desvantagens, o MDF não pode ser exposto à água, sob risco de inchar e danificar. A resina sintética torna o MDF mais pesado.
Quais as vantagens e desvantagens do MDP?
Dentre as vantagens do MDP estão sua resistência, pois suporta mais peso do que o MDF e não empena com facilidade; é mais resistente à água e à umidade, podendo ser usado em móveis de banheiro e cozinha; é sustentável, pois é fabricado a partir de madeira de reflorestamento, como pinus e eucalipto; seu preço é mais barato do que o MDF.
Dentre as desvantagens, está o fato de ele ser mais pesado e suportar menos peso.
Qual é o melhor material: MDP ou MDF?
“Depende do uso que você irá fazer dele”, afirma Lilian Guerra, da Cubo Marcenaria (@cubo_marcearia). “Antigamente as pessoas não gostavam de MDP, que era também conhecido por aglomerado. Hoje em dia o MDP não tem nada a ver com o antigo aglomerado. O MDP é um material muito bom para se fazer portas, por exemplo, porque ele empena menos do que o MDF. O MDP suporta uma carga maior, embora seja mais leve. Ambos são materiais muito bons”, diz a especialista.
Como usar MDF e MDP?
Prefira o MDF para uso em painéis, móveis de cozinhas, berços, roupeiros e qualquer móvel com detalhes usinados (quando a matéria-prima industrial é submetida à ação de uma máquina cujas peças são cortadas, furadas, esculpidas ou rebaixadas.
Utilize o MDP em móveis retilíneos, que não passam por processos de usinagem, nem requerem resistência mecânica, como armários, estantes, balcões e mesas.
Como proteger ambos os materiais?
O MDF e o MDP aceitam vários acabamentos, e como proteger vai depender muito do acabamento que se usa neles, mas o mais indicado é não molhar. Se molhar, limpe rápido, passe um paninho úmido quando estiver sujo e não use material abrasivo para limpeza.
Apesar de ser um material forte e de muita durabilidade, eles podem riscar e arranhar.
Outra proteção importante para o MDF é a fita de borda, que evita o ataque de cupins ao miolo do painel.
Dicas e curiosidades sobre MDF e MDP
Existem dois tipos de MDF: o fabricado a partir de pinus, de coloração mais clara, e o fabricado a partir de eucalipto, de coloração mais escura. O MDF de eucalipto tem fibras menores, portanto, oferece mais estabilidade para peças mais alongadas, além de ser mais homogêneo e apresentar melhor acabamento.
O MDP é composto por três camadas: as camadas das extremidades, feitas com partículas mais finas, e no miolo, são usadas partículas maiores.
Qual escolher: MDP ou MDF?
Lilian Guerra, da Cubo Marcenaria (@cubo_marcearia), é quem responde: “Ambos são muito bons. A gente costuma trabalhar com MDF para alguns acabamentos, porque consegue fazer borda arredondada com ele, algo que não se consegue fazer com o MDP, principalmente se for para pintura. Muitas empresas trabalham com MDP para fazer o corpo, e MDF para fazer as portas e alguns detalhes”, explica.
E exemplifica: “Usar MDP para móvel que será laqueado não funciona, porque o MDP é feito em camadas, então quando é cortado, ou tentamos arredondar, ficam uns furinhos, que dão muito trabalho para dar acabamento. Já o MDF é mais liso, tem acabamento melhor e aceita uma pintura mais bacana”.
Dúvidas frequentes sobre MDP ou MDF
Ainda tem dúvidas sobre MDF e MDP? Continue a leitura deste artigo!
Qual o melhor material para fazer móveis planejados?
Não existe um melhor que o outro. O MDF e o MDP são usados de diferentes maneiras e aplicações na fabricação de móveis planejados e podem ser usados no mesmo móvel, de forma combinada.
O MDP é composto por três camadas: as camadas das extremidades, feitas com partículas mais finas, e no miolo, são usadas partículas maiores. O MDP é mais leve do que o MDF.
Na caixaria de um móvel como um armário planejado, por exemplo, recomenda-se o uso do MDP, por ser mais resistente, nas peças superior, inferior e laterais. O MDF é mais recomendado para peças que serão usinadas, como as portas, por exemplo.
Leia também:
• Como montar sua cozinha no estilo provençal
• 50 inspirações para você montar sua cozinha modulada completa
• 65 ideias de cores para cozinha
Qual o melhor material para cozinha: MDF ou MDP?
Lilian Guerra afirma que o MDP é mais resistente à umidade do que o MDF comum, porque como as fibras do MDP não são tão compactas como o MDF, ele não estufa.
O ideal para cozinha seria optar pelo MDP para fazer o corpo dos móveis e o MDF para fazer as portas. Mas hoje já existe um MDF chamado de ultra, que tem o miolo verde e é mais resistente à água, e consegue suportar a umidade ou até molhar.
É o mais usado para ambientes molhados. A única dificuldade com o ultra é que ele não tem vasta quantidade de acabamentos, enquanto o MDF tem mais tipos de acabamento, cores e padrão do que o MDF ultra, que também é um pouco mais caro.
Quem é mais resistente à umidade?
O MDP é mais resistente à água do que o MDF, mas ainda assim não pode ser submetido à umidade contínua.
Como conservar MDF e MDP?
Para conservar móveis de MDF, evite exposição aos raios solares e à umidade, evite usar tintas e faça a limpeza com pano limpo e seco. A dica de usar um pano macio, limpo e seco vale também para limpar os móveis de MDP, para não riscar a superfície dos móveis.
Conclusão
Como você pode conferir neste artigo, MDF e MDP são excelentes matérias-primas e podem ser usadas em seus móveis de forma combinada ou individualmente, dependendo do tipo de móvel que você precisa e do uso que você fará dele.
Confira aqui no site da Leroy Merlin uma imensa variedade de móveis em MDF e MDP e escolha o que mais se encaixa na sua necessidade.
Leia também
• Penteadeira camarim: 10 modelos para facilitar a sua rotina de make
• As 10 melhores cadeiras de escritório em 2022
• 17 cadeiras de balanço suspensas para a sala ou varanda