O que é isolamento térmico de parede e dicas para fazer!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Ao construir uma casa, principalmente, em regiões mais quentes, como no Norte e Nordeste do Brasil, onde as temperaturas ficam altíssimas a maior parte do ano, investir no isolamento térmico da parede da casa pode garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos seus moradores.

Os materiais utilizados no isolamento térmico da parede garantem conforto térmico, evitando que o calor excessivo fique concentrado nos ambientes.

Mas você sabe como escolher o isolamento térmico ideal para a sua casa, quais os tipos existentes no mercado, os benefícios e como fazer a instalação de forma correta?

Venha com a gente, pois contaremos tudo para você. Antes de prosseguir com a leitura, veja o vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil dando dicas de como escolher isolamento com mais segurança:

Leia também:

Como calcular a quantidade de Isolamento Térmico para sua residência

Como calcular material de construção?

Como calcular telhado? Aprenda o jeito certo

Etapas de uma obra: como planejar do zero

O que é isolamento térmico?

Isolamento térmico é, basicamente, um processo no qual se utilizam materiais que são capazes de controlar e até mesmo diminuir a entrada ou saída de calor de um ambiente para o outro, garantindo um conforto em relação à temperatura do cômodo.

Esse tipo de processo pode ser feito com diferentes materiais de dissipação de calor, como lã de poliéster, fibra de vidro, lã de rocha, mantas de fibra cerâmica etc.

O isolamento térmico da parede promovido por esses materiais ocorre por meio de uma barreira física criada entre as áreas internas e externas, podendo ser feito a partir da utilização de telhados específicos, pisos ou mantas térmicas.

Quais os benefícios do isolamento térmico?

Como o próprio nome já sugere, um dos principais benefícios do isolante térmico para parede ou para teto é o controle da temperatura dentro dos ambientes.

Sendo assim, esses materiais atuam na redução ou até mesmo retardando a passagem do calor para os cômodos, mantendo o clima do interior mais ameno.

Porém, há outros benefícios associados à instalação de isolamento térmico nos edifícios como, por exemplo, maior valor de mercado, conforto e qualidade de vida para os moradores, maior durabilidade da construção e economia de energia com o uso de climatizadores.

Sem contar que o isolamento térmico também é capaz de reduzir ruídos e controlar a poluição sonora, principalmente, de edifícios construídos em regiões de grande movimentação.

Dessa forma, além do conforto e controle da temperatura dos ambientes, há uma boa redução de ruídos e poluição sonora.

Quais os principais materiais usados como isolante térmico?

Como já falamos, o mercado oferece, hoje em dia, muitos materiais para realizar o processo de isolamento térmico, como fibra de vidro, manta de fibra de cerâmica, lã poliéster, lã de rocha, vidro celular e muitas outras.

Vamos conhecer as características de cada um desses materiais nos próximos tópicos. Confira!

Manta Lã Vidro Wallfet 4+ 5cm 120cm 12,5 M 15m² Pré-corte 60 Cm

Fibra de vidro

A fibra de vidro, chamado também de polímero reforçado com fibra de vidro, é um material que pode ser utilizado em diferentes estruturas, como sistemas de isolamento térmico elétrico, painéis decorativos e telhas.

Esse material é composto por um conjunto de polímeros unidos por poliéster, transformando-se em uma estrutura leve, resistente e com baixa condutividade térmica.

Manta de fibra cerâmica

Outro revestimento térmico da parede é a manta de fibra cerâmica, confeccionada por meio da eletrofusão sílica, da alumina e de uma temperatura que pode chegar a 2.000 graus Celsius.

Esse tipo de material é muito usado em indústrias dos mais diversos segmentos.

Lã de poliéster

A lã de poliéster é uma manta termoacústica fabricada com fibras de poliéster que, por sua vez, é um material resultante do processo de reciclagem da garrafa PET.

Esse isolante é muito versátil, usado principalmente em construções comerciais e residenciais, sendo vendido em formas de painéis ou rolos, com diversas espessuras e dimensões.

Esse tipo de isolamento térmico é considerado ecologicamente correto e, por conta disso, não causa dano ao meio ambiente e à saúde humana, além de ser hipoalergênico.

A lã de poliéster é um material que pode ser usado em forros, contrapisos, paredes de drywall, fachadas etc.

Hidrossilicato de cálcio

O hidrossilicato de cálcio é um isolante térmico para parede fabricado por meio de matérias-primas naturais, como a diatomita e cal virgem, além de fibras de vidro e celulose, mas sem a utilização do amianto.

Esse tipo de isolamento térmico é usado em dutos e tubulações de fábricas por conta da sua alta resistência ao calor excessivo e umidade.

Lã de rocha

A lã de rocha é um revestimento térmico para paredes que não queima e tem um controle de temperatura muito potente, podendo ser usado também como isolamento acústico.

Saiba que a lã é confeccionada com fibras minerais de rochas vulcânicas.

Vidro celular

O vidro celular é um material isolante usado para o isolamento térmico de diferentes tipos de construção, considerado um material com alta durabilidade, impermeável ao ar e ao vapor d’água.

Perlita expandida

A perlita expandida é considerada um dos melhores isolantes térmicos de parede do mercado, sendo usado para isolar equipamentos e tubulações, que chegam a altas temperaturas.

Esse tipo de isolamento térmico tem um coeficiente de condutividade térmica baixo, baixa absorção de umidade e boa resistência mecânica.

Como escolher o melhor isolante térmico?

Na hora de escolher o melhor isolante térmico, saiba que você ou o profissional contratado precisa analisar com cautela o tipo de construção e as características do local de construção, a fim de garantir que o edifício tenha uma temperatura confortável para os moradores.

Sendo assim, é necessário entender qual é a orientação solar do terreno, ou seja, como a luz do sol incide sobre a área. Isso porque a incidência solar muda de acordo com a estação do ano e região do mundo.

Sendo assim, faça uma análise das coordenadas geográficas.

Quais são os materiais usados para isolamento térmico para telhado?

Cada região e projeto necessita de um tipo de isolamento térmico. Em áreas de calor intenso, os isolantes instalados nos telhados são as melhores opções. Você pode usar cortiça, telhas sanduíche ou de cerâmica e mantas para telhados, por exemplo.

É possível ainda usar isolantes térmicos na laje, onde são instaladas placas EPS. Essas soluções contribuem para um maior conforto térmico, além de proteger toda a estrutura, garantindo maior durabilidade.

Outra opção de isolamento térmico são os telhados verdes, uma solução sustentável, moderna e que agrega beleza e ainda mais valor aos projetos arquitetônicos.

Quais são os materiais usados para isolamento térmico para parede?

Os materiais para isolamento térmico mais usados nas paredes são a fibra de vidro, lã de rocha, lã de poliéster, perlita expandida e vidro celular.

Para quem não quer investir uma grana alta, a lã de rocha é uma boa opção, pois tem custos mais baixos quando comparados com outros materiais. Esse tipo de revestimento térmico para paredes também é um ótimo isolante acústico.

Legenda:Rolo Lã de Vidro WF 4+ 1,20×12,50mx50mm Isover

Quais as formas de fazer o isolamento térmico na sua casa?

Há várias formas de fazer isolamento térmico em uma residência, tanto do lado de dentro, fora, como nas telhas e com mantas. Entenda como é feito o isolante térmico de diferentes maneiras.

Isolamento térmico interno

O isolamento térmico interno é um procedimento que pode ser realizado a partir do uso de espumas feitas com poliuretano ou poli-insaturado, que são materiais isolantes úmidos e adesivos.

Além disso, esse tipo de isolamento pode ser feito ainda com outros materiais, como lãs minerais com cola e água, além da celulose e a vermiculita, usados em formatos de flocos ou de fibras, no interior da parede.

Mantas

Outra forma para instalar isolamento térmico são as mantas, que são confeccionadas de lã mineral.

No caso das mantas, ao serem aplicadas em paredes e telhados, elas conseguem isolar de forma satisfatória o edifício termicamente para diferentes condições climáticas, ou seja, tanto para o frio quanto para o calor.

Entre as mantas mais usadas estão as lãs de rocha, de vidro e poliéster.

Isolamento térmico externo

A maneira mais usada de fazer um isolamento térmico exterior é por meio de painéis rígidos, como placas de EPS (poliestireno expandido).

Nesse sentido, esses painéis devem ser colocados na área externa da parede. Além disso, a espessura dos painéis pode variar de acordo com a necessidade de proteção térmica.

Telhas

A instalação adequada dos isolamento térmico nas telhas depende também da escolha certa dos materiais.

Em regiões mais quentes, é recomendado investir em telhas claras ou com cobertura altamente refletiva.

Entre elas estão as telhas cerâmicas, sanduíches, fibrocimento e as térmicas, que são fabricadas com materiais, como poliuretano ou poliestireno

Quanto custa um isolamento térmico?

O valor para fazer um isolamento térmico em uma casa pode variar de acordo com o profissional contratado e tipo de material escolhido. No entanto, é possível encontrar materiais a partir de R$ 57,00 por metro quadrado.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é isolamento térmico, quais os materiais mais usados para o processo de instalação, valores e cuidados na escolha, fica mais fácil investir nos materiais certos, não é mesmo?

Lembre-se de que, na hora de comprar os melhores materiais para fazer o isolamento térmico da sua casa, o lugar certo é na Leroy Merlin, que oferece vários tipos de mantas, insumos e ferramentas para fazer a instalação de forma correta.

Leia mais:

Obras que precisam de autorização da prefeitura

Reforma de apartamento: o que pode e o que NÃO pode fazer

Tipos de telhas: descubra as vantagens de cada uma

Como fazer um cronograma de obras simples

Construção rápida com o drywall

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo