Dúvidas sobre jardim: especialista dá dicas para manter uma área externa bem cuidada
A gente sabe: é muito fácil se esquecer das plantas no jardim e pular regas, podas e qualquer outro tipo de manutenção necessária para manter uma área externa bem cuidada. Ou, por exemplo, ter um monte de dúvidas sobre jardim e, na falta de boas (e funcionais) instruções, acabar cometendo erros básicos e nunca conseguir deixar a área da forma como gostaria. A boa notícia é que podemos ajudar: com o auxílio da paisagista Denise Claverie, listamos dicas para acabar com suas dúvidas e o caminho para minimizar os esforços (e o tempo) investidos no jardim. Esperamos que, assim, a tarefa se torne mais simples e prazerosa, exatamente como deveria ser – e o jardim, claro, cada vez mais lindo!
Como cuidar do jardim? 6 dicas para manter uma área externa bem cuidada
1. Plantas nativas + plantas que precisam de pouca manutenção: combo de sucesso
Se você é do time dos assustados com a rotina de cuidar de um jardim, existem formas de diminuir a trabalheira (e aumentar as suas chances de sucesso). Um deles, por exemplo, é apostar em plantas nativas da região. Como já estão acostumadas ao meio ambiente, elas precisam de menos cuidados específicos e, portanto, é mais fácil mantê-las cuidadas. Para complementar o projeto, espécies que precisam de menos manutenção são as ideais – normalmente, elas são mais resistentes e mais rústicas. Assim, o trabalho de cuidar do jardim é minimizado.
2. Tecnologia para otimizar
Além de seguir as dicas do item 1 na hora de montar o projeto de paisagismo, você pode contar com a tecnologia como aliada para economizar tempo e esforço. Investir em um sistema de irrigação automática, além disso, também economiza água. “Hoje, alguns sistemas inteligentes analisam a necessidade hídrica real da planta, evitando desperdício ao aplicar a quantidade de água necessária. Em alguns casos, quando os sensores captam a presença de chuva, o sistema de irrigação não é acionado”, acrescenta a paisagista.
3. Regar: a parte mais importante
Segundo Denise, a parte mais fundamental do cuidado com as plantas é a rega – e é importante lembrar que cada espécie possui uma necessidade diferente. Enquanto algumas precisam de bastante água, para outras, o ideal é espaçar mais o intervalo entre as regas. Agora uma dica: regar sempre de manhã bem cedo ou no final da tarde é uma técnica que vai evitar que as folhas sejam queimadas pelos raios solares e conservar ainda mais o jardim.
4. Erros para evitar
A utilização de maneira incorreta de adubos, defensivos e ferramentas, além da falta ou excesso de água e poda inadequada, estão entre os erros mais comuns quando o tópico é a manutenção da área externa. Falando em poda inadequada, é importante dizer que existem dois tipos de poda: a de limpeza e a estética. Na de limpeza, flores, folhas e galhos velhos, danificados ou doentes devem ser retirados sempre que necessário. Já a poda estética tem como objetivo dar uma forma específica a planta, bem como controlar o crescimento das plantas utilizadas em cercas vivas, e podem ser feitas com frequência pré-estabelecida.
5. Lembre-se: jardins não são eternos
A única forma de driblar a ação do tempo no jardim é realizando manutenções periódicas. Ainda que cuidadas da forma correta, as plantas possuem um ciclo de vida e, sempre que necessário, você deve substituir espécies vegetais por novas.
6. Cuidado com os equipamentos!
Antes de tudo: na hora de cuidar do jardim, o uso de equipamentos de segurança é sempre fundamental. Sobre a manutenção das ferramentas, Denise ensina que “é importante limpar e desinfetar todas elas antes de guardá-las, pois algumas pragas e ervas daninhas podem ser disseminadas pelo uso de ferramentas contaminadas”.