Dicas de decoração para quarto de adolescente
Decoração para quarto de adolescente tem uma palavra de ordem: versatilidade. Para acertar na combinação para uma “fase cheia de fases” é preciso investir em alguns itens que permitam personalizar o espaço e também mudar a cara dele de forma simples e rápida sempre que quiser. Assim um quarto de jovem precisa aliar espaços de relaxamento e de trabalho, servindo como ambiente de estudo e espaço de lazer – sem abrir mão da personalidade, que precisa estar presente em todos os cantos do cômodo.
Decoração para quarto de adolescente: itens para investir
1. Divida o espaço entre estudos e diversão. Essa deve ser a prioridade em uma decoração para quarto de adolescente. Assim, é possível criar o conforto necessário para os momentos de estudo e também para as horas de relaxamento. Não é preciso que se use nenhum tipo de divisória para tal: os próprios objetos e pertences pessoais vão ajudar a delimitar espaços. Uma escrivaninha, por exemplo, pode cumpriu essa função: o “ambiente de trabalho” acaba assim que o móvel termina.
2. Aposte em soluções que permitam decorar e redecorar o quarto de forma simples. A parede de lousa (ou quadro negro) é uma boa ideia para decorar um quarto jovem sem abrir mão da funcionalidade. Afinal, dá para escrever, desenhar, se expressar… E apagar, começando tudo do zero quando quiser. Já na parte da escrivaninha, uma boa ideia de decoração (e organização) é apostar em fitas coloridas como molduras de pôsteres, fotos, lembretes e anotações – aqui vale usar a criatividade para prender a fita com formatos variados.
3. Não esqueça de investir em objetos que transmitam conforto. Um tapete fofinho, uma luminária ou abajur de luz amarela e algumas almofadas no chão já fazem o quarto parecer muito mais aconchegante. Investir nesses elementos em um cantinho do ambiente, por exemplo criando um espaço para jogos, é garantia para deixar o quarto confortável e arrumado – o “mundinho” do adolescente não precisa ser aquela bagunça que mostram nos filmes.
4. Móveis modulares são boa ideia. Para ajudar na organização do cômodo, o investimento pode ser em nichos e estantes. Nesse caso, nichos modulares podem ser usados individualmente ou combinados para formar uma estante. Assim, é possível mudar a cara do cômodo sem ter que comprar novos móveis.
5. Para a cama, a regra de versatilidade também vale. Por isso, a indicação é apostar em uma colcha ou edredom de cor neutra, que pode servir de base para diversas combinações de elementos que transmitam a personalidade do adolescente. Em cima da cama, almofadas de séries e bandas funcionam muito bem, visto que podem ser trocadas com facilidade caso enjoe daquele tema.