Como usar a furadeira: passo a passo para escolher a broca certa para cada tipo de uso
A furadeira é uma ferramenta que, a princípio, assusta muita gente. O seu uso requer sim alguns cuidados, mas com um pouco de coragem e prática, pode ser fácil seguir as instruções. O primeiro passo para começar a usar uma furadeira no seu projeto é saber não só qual o aparelho, mas também a broca adequada para cada superfície.
O que diferencia os diversos modelos de furadeiras disponíveis é a potência e a função de impacto. Essa função de impacto vai servir na hora de perfurar materiais mais resistentes, como concreto e alvenaria. Ela funciona dando pequenos “soquinhos” na superfície, facilitando a perfuração e exigindo menos força e pressão suas. Fique atento também à potência da máquina, já que quanto maior a potência, maior será a rotação da broca e, consequentemente, melhor será a produtividade do trabalho.
Agora que você já escolheu sua furadeira, saiba que existe um universo de brocas a disposição e uma delas – certamente – será a ideal para o seu trabalho. Vamos focar aqui nas mais comuns, de acordo com o material a que elas são indicadas.
Broca para concreto ou alvenaria: Chamadas brocas de videa, também são indicadas para pedras, mármore e outras superfícies mais duras. Sua ponta tem formato de flecha e seu corpo é um pouco mais fino e espiralado, para ajudar a escoar o pó durante a perfuração, evitando que a broca emperre dentro do furo. Como são feitas de um material mais resistente, elas podem e devem ser usadas com a função de impacto da furadeira.
Brocas para madeira: As brocas três pontas são específica para o trabalho em todos os tipos de madeiras. Elas são fabricadas em aço carbono, o que as torna mais resistentes ao calor gerado pelo atrito com a madeira. A ponta do meio é quem vai guiar o furo e evitar que ele escape. Existe também a broca serpentina, mais apropriada para madeiras duras, macias e úmidas. Ela proporciona uma perfuração com ótimo acabamento e escoamento de cavacos (restinhos de madeira) por conta de sua forma espiral. Para madeiras muito grossas e furos mais largos existe a broca chata, com capacidade de perfuração acima de 20cm e que deixa um acabamento mais bonito, com o parafuso bem rente a madeira.
Broca para metais: Chamadas de brocas aço rápido, elas não possuem ponta e são as que têm o corpo com espirais mais largas dentre todas as brocas. Como os metais são mais moles, elas possuem um acabamento especial para reduzir o atrito e podem ter cobertura de titânio, que dará mais resistência à peça.
Broca para vidro: Como vidros são materiais bem mais delicados, é preciso uma broca especial que, ao invés de perfurar, vá “lixando” a superfície. Existem dois modelos: a broca de diamante de ponta arredondada (ideal para furos de até 1,27cm) e a broca de diamante oca (adequada para furos maiores que 1,27cm). O diamante é o material mais recomendado para trabalhar em vidro pela qualidade do acabamento e durabilidade.
Existem também as brocas serra-copo, que servem para fazer furos com diâmetros maiores. Elas têm as bordas serrilhadas e acompanham uma broca menor no meio, que servirá para guiar o furo no início. São muitos os modelos e materiais da serra-copo, existindo um específico para cada tipo de material.
Agora que você já aprendeu como escolher os acessórios e equipamentos necessários para as tarefas manuais de rotina, mãos à obra e que tal começar a colocar em prática na sua própria casa?