Acessórios e equipamentos que auxiliam no dia a dia

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Acessórios e equipamentos que auxiliam no dia a dia

Os acessórios e equipamentos são capazes de transformar uma simples ferramenta elétrica em uma ferramenta multi uso. Estes complementos são desenvolvidos em grande escala com o propósito de multiplicar as funções e melhorar o desempenho, qualidade e rapidez dos equipamentos.
Conheça abaixo os principais acessórios utilizados no dia a dia:
Brocas – São ferramentas cortantes que visam fazer furos na medida de sua necessidade. Existe uma broca adequada para cada tipo de material. Existem brocas para furar metais, madeiras e alvenaria.
Broca para metais – São feitas nos seguintes modelos: HSS (aço rápido), aço especial com afiação e tratamento térmico especial para durarem. Ao utilizar em materiais muito duros ou de difícil perfuração, é necessário o uso de óleos especiais para a lubrificação que evitam queda e perda do corte das brocas e também agilizam o corte proporcionando vida útil maior.
Brocas para madeiras – Em sua grande maioria são feitas com aço de carbono com afiação especial e três arestas de corte. As brocas de aço possuem um tratamento térmico específico, sendo assim, perfuram melhor madeiras secas ou úmidas. Alguns modelos possuem uma espécie de rosca na pronta para penetrar melhor na madeira.
Brocas para concreto e alvenaria – Elas possuem uma pastilha de metal duro em sua extremidade (vídea), para facilitar quebra da alvenaria ou do concreto durante a furação.
Brocas SDS (speed drill sistem) – Servem para perfuração em concreto com encaixe de troca rápida. São utilizadas por profissionais que tem a necessidade de fazer grandes quantidades de furos em várias medidas, sendo:

– SDS Plus: são para marteletesde até 15kg (variando de acordo com o tamanho do encaixe do martelete)- SDS Max: são para marteletesacima de 15kg
Discos diamantados – São utilizados para cortes de pisos e cerâmicas em geral. Eles são discos metálicos com bordas cortantes impregnadas com diamante industrial. A sua densidade impregnada na superfície cortante é o que fará com que o disco possua um poder de corte maior ou menor.  Existem três modelos: liso, segmentado e turbo.
Liso – É utilizado em cortes de pisos onde o acabamento lateral é muito importante.
Segmentado – Serve para cortes lineares muito longos, onde o acabamento lateral é mais simples.
Turbo – É utilizado para cortes de grande quantidade de pisos onde necessitam de rapidez no trabalho.
Serra copos – São serras no formato de copo e tem serventia para fazer grandes diâmetros. Existem diversos tipos de serras copos, que podem ser usados em madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmica e porcelanatos. É uma ferramenta fundamental na marcenaria, colocação de azulejos e construção civil geral.
Abrasivo – É um material muito rígido utilizado para moer, polir, afiar o corte, para desbaste, perfuração e polimento de superfícies, podendo ser diferenciado em sintético ou natural. Boa parte dos abrasivos em uso no mercado é sintético, que pode ser equivalente a um mineral sintético. A diferença é que os minerais sintéticos são fabricados e desenvolvidos em laboratórios.
Lâminas de corte – São instrumentos confeccionados em aços de diferentes tipos, dependendo da aplicação que será dada ao utensílio. Pode-se encontrar nas seguintes opções: lâminas de estilete, lâminas de serra circular, lâminas de serra sabre e lâminas de tico-tico.
Lâminas de estilete – Encontrado em tablete com 10 lâminas para serem usadas em estiletes. Variam no tamanho da largura entre 9 mm e 18 mm. Existem diversos modelos para aplicações de corte e raspagem de bordas e acabamentos.
Lâminas de Serra Circular – Existem lâminas com dentes de vídea soldadas ou temperadas. As lâminas de dentes vídea são mais rápidas e possuem uma ação melhor de corte. Para realizar cortes mais finos é recomendado lâminas acima de 48 dentes. Já para cortes mais rústicos e simples, lâminas com o menor número de dentes são as mais indicadas.
Lâminas de Serra Sabre – Possuem dentes travados e imitam a ação do serrote manual, mas possuem mais rapidez. Existem diferentes tamanhos e dentes diferentes para cortes de metais, madeiras e outros produtos.
Lâminas Tico-Tico – Existem diversos modelos para cada material desejado. É necessário verificar qual é o encaixe de sua máquina, pois elas possuem o encaixe diferente.
Sacos coletores – Eles são responsáveis por minimizar a contaminação do ar por partículas em oficinas, fábricas e instalações de indústrias.
Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo