Como montar um bar? Entenda os cuidados necessários antes de abrir

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Presentes em todos os lugares, os bares são locais comumente descontraídos que visam conceder um ambiente social.

Bar

Nele, as pessoas podem se encontrar, conversar, dar risada e passar o tempo consumindo variados tipos de bebidas.

A questão é que ter um bar representa mais que alugar um salão e espalhar algumas mesas e cadeiras no seu interior. Abrir um estabelecimento desse tipo pode ser muito promissor, mas para isso, uma boa administração e cuidados ao investir são fundamentais.

Antes de sair comprando as geladeiras ou ir atrás dos fornecedores de bebidas, é importante entender que montar um bar é como montar um negócio como qualquer outro. Logo, para alcançar o sucesso é necessário ser inteligente, organizado e visionário!

Considerando isso, preparamos este conteúdo para falar sobre os cuidados necessários para você saber como montar um bar e abrir o seu próprio negócio, destacando tanto as questões técnicas e relacionadas aos equipamentos, quanto as burocracias inevitáveis. Confira!

O que você precisa saber antes de abrir seu bar?

Certo, tendo em mente que diversas iniciativas são necessárias, não podemos deixar de mencionar a importância de ser criativo! Além de integrar o comércio popular, o bar é o tipo de negócio que em muitos casos, uma grande ideia ou mesmo sua localização podem fazer toda a diferença para o seu sucesso.

1) Boa localização. Estar localizado no caminho das pessoas, em grandes polos de festas, eventos sociais e locais frequentados por um grande número de pessoas aumenta suas chances de atrair e fidelizar sua clientela, pensando sempre, claro, na condição de um bom serviço oferecido.

2) Fora isso, as questões legais são igualmente importantes. Você provavelmente já ouviu falar sobre um estabelecimento que fechou por não cumprir alguns requisitos relacionados à alguma lei, não é mesmo? > Além de todas as exigências necessárias para que seu bar seja reconhecido como empresa (CNPJ) e possam ser realizados os pagamentos de todas as taxas, um bar exige diversas vistorias antes mesmo de ser aberto.

3) Se trata de um ambiente que irá reunir diversas pessoas! Por isso, precisa de inspeção e validação do corpo de bombeiros, prefeitura municipal e vigilância sanitária (Anvisa).

4) Os padrões de segurança e higiene são essenciais para um bar ou qualquer estabelecimento do ramo alimentício. Isso envolve a questão legal e das regulamentações mencionadas acima, contudo, um ambiente agradável e a qualidade dos serviços também é garantia de satisfação dos seus clientes!

Cuidados necessários com a estrutura do bar

Agora que falamos sobre as questões legais, é hora de pensar na estrutura do seu bar!

Com o local definido chegou o momento de ajustar as questões de comodidade e prestação de serviço para os seus clientes. Isso é controlado da seguinte forma:

1. Se atente aos requisitos estruturais de um bar

De maneira geral, para compor a estrutura de um bar deve-se dar a devida atenção à 4 detalhes: salão, cozinha, depósito e banheiros!

O salão do bar e o banheiro são os espaços feitos considerando exclusivamente os clientes! Isso quer dizer que toda a iluminação, bancadas, balcões e a própria logística para a movimentação de todos deve ser considerada.

A cozinha e o depósito estão relacionados às questões administrativas, para armazenamento das bebidas e comidas e o preparo das porções, salgados ou qualquer alimento fornecido por seu estabelecimento.

2. Busque bons funcionários e equipamentos para montar o bar

O número de profissionais contratados é relativo! No caso de um bar, os funcionários são o cartão de visita do seu negócio, sendo o atendimento um grande diferencial. Por isso todos devem ser treinados com cuidado para que apresentem bem seu negócio.

Nos bares encontramos garçons, cozinheiros, auxiliares de limpeza e bartenders. Esses colaboradores precisam apresentar cortesia, atenção e honestidade, para que zelem por todos os valores do seu negócio e passem confiança aos clientes.

Além dos funcionários, os equipamentos também são parte importante! Fora ter um computador e impressora para questões administrativas, as mesas, cadeiras, geladeiras, máquinas de cartão e todos os itens para a cozinha (fogão industrial, freezer, fritadeira, forno e etc) são indispensáveis!

3. Defina o estilo de bar que mais te agrada

É fato que existem formas específicas de organizar o seu bar e deixá-lo aconchegante. No entanto, mais que um salão com mesas e cadeiras, um bar legal precisa de personalidade!

Conjunto de Mesa e cadeira para bar

Essa personalidade é transmitida de formas distintas. Seja na decoração, com móveis rústicos ou modernos, iluminação, estilo de pintura, quadros e placas decorativas nas paredes, música de fundo e etc; a criatividade faz toda a diferença!

Bares temáticos estão em alta e costumam ser mais atrativos. No entanto, tendem a atender um público-alvo mais específico (bar de motoqueiros, esportes e etc). Por isso, pense bem em como seus clientes podem se sentir dentro do seu bar e se baseie no público que deseja atender na hora de planejar a decoração.

Bar temático de esportes

Faça muitas pesquisas antes de abrir um bar

Como vimos ao longo deste conteúdo, abrir um bar é um negócio que além da promessa de ser promissor, carrega uma série de deveres a serem cumpridos para que tudo dê certo.

Para uma boa administração do seu negócio, é importante se atentar aos detalhes técnicos tanto quanto aos pontos referentes à estética. Antes de tudo, o local precisa ser escolhido pensando na “facilidade” de todos que vão ao seu encontro.

Fora isso, existem diversas questões legais que não podem ser descupridas. Além de permissões do corpo de bombeiros, prefeitura municipal e Anvisa, a segurança e limpeza do local devem ser constantemente monitoradas.

Após definir todos esses detalhes técnicos, é hora de pensar nos pontos atrativos do seu bar. Essa característica se refere tanto à decoração quanto contratação dos funcionários e compra dos equipamentos necessários para o funcionamento do bar.

Se você cuidar do estabelecimento da melhor forma, seu bar tem tudo para que seus clientes possam comer, beber e passar o tempo celebrando algo da forma mais confortável e prazerosa possível. Tornar seu comércio um ponto de encontro que agrada as pessoas é extremamente gratificante para qualquer empreendedor, além de ser um negócio de sucesso para você!

E aqui na Leroy Merlin você encontra diversos produtos para montar um bar: desde os materiais para reforma e construção, móveis e produtos para a decoração do ambiente, que podem ser adquiridos com ótimos preços!

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais em parceria com a Leroy Merlin

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo