Plantas, móveis e objetos decorativos: veja como manter a varanda organizada e decorada
Mesmo vazia, uma varanda já é maravilhosa: ter um espaço ao ar livre a alguns passos do seu quarto ou sala de estar é um privilégio (o que explica a sua valorização, principalmente nas grandes cidades). Multifuncional, a varanda pode se tornar o cômodo queridinho da casa, a versão de um quintal ou jardim para quem mora em apartamento. Para te ajudar nisso, o Casa de Verdade separou algumas dicas que podem tornar a menor das varandas um espaço aconchegante e convidativo.
Defina bem seus objetivos e orçamento para uma varanda organizada
Varandas podem ser usadas para vários propósitos: as gourmet estão em alta, mas também é comum encontrarmos essa área externa como extensão da sala de estar ou um simples local para relaxar. Embora todas elas tenham elementos em comum, é importante saber para que você vai utilizá-la – churrascos com os amigos? Momentos calmos nos fins de semana? Um mini jardim? Com seu propósito principal em mente, analise o espaço disponível e o seu orçamento. Já pensou? Hora de colocar a mão na massa – ou melhor, nos móveis e decoração.
Escolha os móveis certos para a sua varanda
Na hora da mobília, alguns móveis são coringa – bancos longos e puffs, por exemplo, sempre caem bem, desde que feitos em materiais resistentes. Na hora de decidir as compras, além das dimensões da sua varanda, é importante levar em conta o clima: descarte tecidos em ambientes com forte incidência de chuva e tome cuidado com metais em lugares muito ensolarados. Alguns truques podem ser utilizados de antemão para uma melhor conservação da madeira: o uso de verniz, cera de silicone incolor ou lustra móveis podem ajudar na proteção contra a umidade e a luz solar.
A partir daí, a imaginação fica no comando. É interessante investir em algo para o chão da sua varanda e dar um toque especial que vai além do piso comum – mini decks, tapetes e grama sintética são opções interessantes e fáceis de se usar. Para um ambiente mais aconchegante, invista em sofás, divãs e almofadas (tanto pequenas quanto grandes); e, caso o orçamento esteja apertado, pallets são uma boa solução para criar um efeito descontraído. Outra opção que cria um clima relax são as redes, que podem ser instaladas até mesmo em espaços reduzidos.Para quem quer fazer da sua varanda uma área gourmet, um armário, mesa e cadeiras são essenciais. Na decoração, adesivos que imitam azulejos são boas opções e simulam um ambiente de cozinha. Quanto à iluminação, lustres podem emprestar um ar sofisticado ao seu ambiente e as ousadas lâmpadas coloridas também são uma boa pedida. Na hora de escolher seus apetrechos para cozinhar, cuidado: nem sempre churrasqueiras são adequadas para varandas e botijões de gás têm que ser mantidos longe do sol.
A varanda é o espaço ideal para um jardim – aproveite!
Se existe um espaço ideal para um cantinho verde no seu apartamento, ele é a varanda. Além de lindo, um mini jardim é para todos os gostos e habilidades – desde aqueles com “dedo verde” até os sem nenhuma experiência. Você pode começar com plantas fáceis de cuidar, como a espada-de-são-jorge e os cactos ou até mesmo plantar uma pequena horta de temperos pra ter, em algum tempo, ervas frescas pra cozinhar.Outras plantas recomendadas para todo mundo são as suculentas, que viraram queridinhas da internet pela beleza e por sobreviverem sem muitos cuidados. Também vale olhar para o lado das clássicas samambaias, que exigem cuidados fáceis e se desenvolvem bem rápido. Falta de espaço nessa área também não é um problema: é possível fazer um jardim vertical com pallets, uma escada com degraus largos ou até mesmo cestos. É possível também pendurar os vasos (que podem, inclusive, serem feitos de potes e vidros reciclados) no teto, assim como colocá-los em estantes ou prateleiras. Soluções para ter muito verde na sua varanda é o que não falta!