Como instalar grama sintética em qualquer tipo de piso?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Cansou de desperdiçar água para regar o gramado natural, ou deseja renovar um cantinho sem vida da sua casa? Aprenda como instalar grama sintética e transforme seu jardim, varanda ou área de lazer em um espaço bem mais aconchegante!

Dependendo da área, o processo de instalação pode ser um pouco intenso, então vale a pena chamar alguém para te ajudar. Porém, se feita com cuidado, vai te salvar dinheiro e trazer a sensação gostosa de fazer um projeto DIY.

Além disso, uma instalação correta da grama sintética também te salvará tempo de manutenção regular e tornará a limpeza ainda mais fácil. Por isso, vamos te ajudar nesse passo a passo.

Antes de continuar a leitura confira nosso vídeo tutorial com Paloma Cipriano!

Tipos de grama sintética

Existem vários tipos de grama sintética, tanto em relação ao tamanho, quanto às características das fibras. Portanto, é importante conhecer os diferentes modelos, antes de escolher qual instalar em sua casa.

Primeiramente, a espessura pode variar de 7mm até 32mm. Além disso, quanto maior esse número, mais realista a grama sintética aparenta.

Portanto, os principais tipos são:

• Grama Sintética Fibrilada – 12mm: além de ser macia, possui os fios riscadinhos, com aspecto de fibras. Portanto, é ideal para playgrounds, brinquedotecas e áreas de maior trânsito.

• Grama Sintética Crimp – 15 mm: com os fios retorcidos, ela é resistente e absorve bem impactos.Portanto, é perfeita para áreas de esporte.

• Grama Sintética Fita Plana – 20mm: como os fios são planos e lisinhos, essa opção é bem interessante para fins decorativos, inclusive de áreas internas. Além disso, outro benefício é a facilidade para manutenção.

• Grama Sintética Bicolor – 30mm: por ter dois tons de verde, é bem realista e harmônica. Dessa forma, é indicada para quem busca jardins ou áreas externas mais naturais possível.

Embora a cor mais comum seja verde, para reproduzir a grama natural, existem outras opções, como grama sintética vermelha, grama sintética azul, grama sintética preta ou branca. De fato, para quem quer um ambiente mais lúdico, vibrante ou diferenciado.

Você pode entender melhor como escolher o modelo de grama sintética ideal assistindo a este vídeo explicativo do canal Leroy Merlin Brasil. Confira:

Como colocar grama sintética em cima de piso

Instalar grama artificial em um piso de concreto pode renovar completamente seu espaço. Afinal, o chão frio será substituído pelo verde vibrante da natureza, de forma a proporcionar mais calor e vida ao ambiente.

Aliás, pode ser colocada em outros tipos de piso, como cerâmica e cimento. Veja como o Gui e o Rafa transformaram 3 m² em uma varanda charmoso e inspiradora, com ajuda da grama artificial:

Para instalar grama sintética em cima de piso, sem ajuda de profissionais, você precisará de alguns materiais, como de jardinagem e construção. Portanto, pegue a caneta, pois separamos uma listinha para te ajudar nessa.

Materiais necessários para instalação da grama sintética em piso:

• Fita métrica

• Vassoura

• Rolos de grama sintética

• Régua de madeira

• Estilete

• Fitas de união adesivas

• Cola de contato

Passo 1: Meça a área do terreno

A primeira coisa que você precisa fazer, antes mesmo de comprar a grama sintética, é medir a área do terreno. Afinal, existem rolos de tamanhos variados, como 2x5m, 1x5m, 2x3m, entre outros.

Assim, você precisa ter em mente quais são as medidas exatas da área que deseja colocar o produto. Nesse sentido, é bom se precaver e optar por tamanhos maiores, para poder cortar o excesso e fazer um bom acabamento.

Para calcular exatamente a quantidade necessária que você precisa, experimente nossa calculadora básica.

Passo 2: Limpe bem o piso

Após ter o material necessário em mãos, o segundo passo é deixar o piso bem limpo, seco e liso. Afinal, sujeiras e itens pontiagudos podem danificar a instalação da grama sintética.

Passo 3: Desenrole a corte a grama no chão

Antes de qualquer coisa, desenrole os rolos de grama sintética no piso limpo. As tiras devem ser colocadas lado a lado, sempre respeitando a mesma direção da grama.

Para cada tira, faça o mesmo procedimento: dobre levemente a parte que vai cortar e coloque a régua por baixo. Por fim, elimine as partes em excesso, com um estilete.

Foto: Leroy Merlin Portugal

Todas as tiras de grama devem estar próximas umas às outras, para dar um efeito ainda mais natural ao ambiente:

Foto: Leroy Merlin Portugal

Passo 4: Aplique o adesivo de contato no piso

Assim que você colocar os painéis de grama lado a lado no chão, dobre as bordas laterais de cada um. Para o próximo passo, mantenha 15 a 20 centímetros levantados.

Em seguida, desenrole a fita de união adesiva no chão, na lacuna entre as tiras, e remova a película protetora do adesivo. Suavemente, desdobre as bordas da grama e pressione bem com as mãos, para melhor fixação.

Foto: Leroy Merlin Portugal

Passo 5: Fixe as regiões periféricas com cola de contato

Agora que as tiras estão no chão, unidas pelo adesivo, é hora de fazer o acabamento nas regiões periféricas.

Primeiramente, dobre para cima e com cuidado as extremidades da grama sintética. Em seguida, aplique cola de contato, tanto no piso, quanto no verso da tira de grama.

Foto: Leroy Merlin Portugal

A quantidade de cola deve ser espaçada entre, no máximo, 10 centímetros. Porém, você também pode aplicar em toda superfície, com um pincel, para obter melhor fixação.

Por fim, pressione bem as tiras no piso, para maior adesão. Assim, tanto as laterais das tiras, quanto as periferias, ficarão bem coladas no chão.

• Leia mais: Aprenda a escolher colas

Passo 6: Faça o acabamento das fibras com uma vassoura

Para a linha de união entre as tiras de grama não ficar visível, basta esfregar bem as fibras com as mãos, ou uma vassoura.

O ideal é que os movimentos sejam feitos em todas as direções possíveis, para um acabamento melhor ainda. Assim, será mais difícil notar se a grama é natural ou não.

Recapitulando, como instalar grama sintética em cima de piso?

Passo 1: Meça a área do terreno

Passo 2: Limpe bem o piso

Passo 3: Desenrole e corte a grama no chão

Passo 4: Aplique o adesivo de contato no piso

Passo 5: Fixe as regiões periféricas com cola de contato

Passo 6: Faça o acabamento das fibras com uma vassoura

Como colocar grama sintética na terra

Instalar grama sintética na terra pode exigir um pouco mais de trabalho. Porém, também é possível fazer por conta própria, e vamos te mostrar exatamente como.

Para fazer a instalação, você vai precisar de algumas ferramentas. Caso não tenha familiaridade com esses materiais, peça ajuda a um profissional qualificado, ou faça o processo em dupla.

Além disso, leia sempre com atenção as instruções dos materiais que for utilizar. Assim, você garante ainda maior eficiência na instalação.

Materiais necessários para instalar grama sintética na terra:

• Fita métrica

• Rolos de grama sintética

• Areia ou pó de pedra

• Ancinho

• Estilete

• Martelo

• Régua de pedreiro

• Manta de drenagem

• Fitas de união adesivas

• Grampos para grama sintética

Passo 1: Limpe e prepare o terreno

Antes de instalar, é necessário retirar toda a grama existente, sujeiras, pedriscos, galhos ou ervas daninhas. Afinal, esses resíduos podem soltar a grama sintética da terra ou danificar o trabalho feito.

Além disso, dê uma atenção extra às bordas do terreno. Isso porque, é onde a erva daninha ainda pode receber um pouco de luz solar e renascer.

Passo 2: Compacte e nivele o solo

Primeiramente, espalhe uma camada fina de areia ou pó de pedra, por todo terreno, com ajuda de uma pá e um ancinho. Afinal, isso evitará afundamento e ajudará na drenagem.

Em seguida, faça o nivelamento com uma régua de pedreiro e compacte o solo, com a ajuda de um rolo compressor. O ideal é que o terreno esteja bem plano, com apenas um pouco de inclinação nas bordas, para que a água possa escorrer.

Foto: Leroy Merlin Portugal

Embora as gramas sintéticas sejam 100% permeáveis, um sistema de drenagem pode facilitar ainda mais o escoamento da água. Assim sendo, verifique a capacidade de absorção do seu solo, ou se apenas a manta de drenagem já é o suficiente.

Passo 3: Aplique a manta de drenagem

Depois de o terreno ser todo limpo e compactado, aplique a manta de drenagem, que evitará o crescimento de ervas daninhas.

Basta colocar as tiras, lado a lado, e prendê-las ao chão com pregos galvanizados ou grampos para grama sintética. Assim, você garante que as mantas ficarão bem estáveis e firmes à terra.

Foto: Leroy Merlin Portugal

Passo 4: Coloque e corte a grama sintética

Desenrole os painéis de grama no chão, lado a lado. Assim como no piso de concreto, estenda cada tira no mesmo sentido, para que as fibras fiquem bem naturais juntas.

Novamente, caso necessário, corte as sobras do rolo de grama, com apoio de uma régua de madeira e um estilete. Não se esqueça de medir bem o painel, antes de fazer o corte.

Passo 5: Fixe os rolos de grama sintética com fita adesiva

Agora, levante as bordas laterais dos rolos, com espaçamento de 15 a 20 cm. Em seguida, instale a fita adesiva entre as tiras de grama, por cima da manta de drenagem.

Foto: Leroy Merlin Portugal

Finalmente, remova a película protetora da fita adesiva e instale cada lado, pressionando as mãos para fixar bem ao solo.

Passo 6: Faça o acabamento com pregos ou grampos

Para garantir que sua grama sintética fique presa ao solo, utilize pregos galvanizados, ou grampos para grama sintética.

Entre os painéis de grama, os fixadores podem ser espaçados em 40 cm de distância. Porém, para a fixação periférica, devem estar intervalados em 15 cm de distância.

Foto: Leroy Merlin Portugal

Recapitulando, como instalar grama sintética em cima de piso?

Passo 1: Limpe e prepare o terreno

Passo 2: Nivele e compacte o solo

Passo 3: Aplique a manta de drenagem

Passo 4: Coloque e corte a grama sintética

Passo 5: Fixe os rolos de grama sintética com fita adesiva

Passo 6: Faça o acabamento com pregos ou grampos

Como colocar grama sintética na parede

Uma outra opção interessante e inovadora é colocar a grama sintética na parede. Afinal, funciona quase como um jardim vertical, mas com o extra da praticidade do cuidado e manutenção.

Materiais necessários para colocar grama sintética na parede:

• Fita métrica

• Estilete

• Cola de contato

• Grampeador elétrico (parede área interna)

• Adesivo selante de construção (parede área externa)

Passo 1: Meça a área do muro ou da parede

Antes de comprar os painéis de grama, meça com precisão o muro ou a parede. Novamente, é importante comprar um tamanho maior, para poder cortar as sobras e fazer um bom acabamento.

Passo 2: Verifique o tipo de parede, antes de escolher os materiais

Caso seja em uma parede comum de área interna, você poderá utilizar cola de contato e um grampeador tipo pistola ou elétrico. Para isso, será preciso a ajuda de alguém que segure os painéis de grama, enquanto você os prende na superfície.

Porém, se for instalar grama sintética em um muro de cimento, tijolo, plástico ou madeira, o ideal é um material mais forte. Por exemplo, um adesivo selante de construção.

Passo 3: Limpe e nivele a superfície

Antes de fixar a grama sintética no muro, também é preciso que a superfície esteja bem limpa, lisa e nivelada.

Para nivelar bem uma parede, você pode utilizar tanto massa acrílica, quanto corrida (PVA). Contudo, se não sabe a diferença entre elas, confira este vídeo para descobrir qual material é adequado para o seu projeto.

Passo 4: Corte os painéis no chão

Antes de instalar a grama sintética na parede, é preciso cortar os painéis do tamanho correto, ainda no chão. Para isso, deixe uma pequena sobra das tiras nas bordas, para poder fazer o acabamento com estilete, após fixadas na parede.

Passo 5: Cole a grama sintética na parede

Para colar os rolos de grama na parede, é preciso passar a cola tanto no verso do material, quanto na parede. Para isso, utilize um pano, pincel ou esponja, e preencha bem de cola toda superfície que deseja instalar.

Passo 6: Faça os acabamentos

Por fim, para fazer um bom acabamento na parede, utilize um estilete, para retirar o excesso de grama sintética restante.

Além disso, você pode utilizar um grampeador para as áreas periféricas de uma parede interna. Se for na área externa, ao invés do grampeador, utilize adesivo selante de construção nas periferias, para melhor fixação.

Após a grama sintética ser colada na parede, massageie suas fibras com as mãos, onde os painéis de grama se encontram. Assim, você garante uniformidade e um visual mais natural.

Recapitulando, como instalar grama sintética na parede?

Passo 1: Meça a área do muro ou parede

Passo 2: Verifique o tipo de parede, antes de escolher os materiais

Passo 3: Limpe e nivele a superfície

Passo 4: Corte os painéis ainda no chão

Passo 5: Cole a grama sintética na parede

Passo 6: Faça os acabamentos

3 dúvidas sobre grama sintética respondidas

Se você ainda tem dúvidas de como instalar grama sintética, separamos as três perguntas mais frequentes que recebemos. Porém, caso tenha outro questionamento, é só escrever nos comentários!

Posso instalar grama sintética em cima do porcelanato?

Pode sim, mas não precisa passar nada na superfície, se for algo temporário. Caso queira maior fixação, utilize apenas uma fita antiderrapante. Se colar a grama sintética no porcelanato, ao retirar, haverá alguns danos no piso.

Grama sintética estraga o piso?

Se for piso de concreto, cerâmica ou similares, não.

Qual a vida útil da grama sintética?

O tempo de vida de uma grama sintética pode ser de até 5 anos. Porém, considere, em média, 1 ano para médio tráfego – ou seja, locais expostos dia e noite a chuva, sol, etc.

Preço da grama sintética por m²

Os preços de grama sintética são medidos por metros quadrados e podem variar bastante. Afinal, dependem tanto do modelo, quanto das características das fibras.

Existem opções que vão desde 37 reais por m², até mais de 3 mil reais por m². Por isso, leia bem as especificações de cada, para ter certeza qual modelo é perfeito para o seu projeto.

Manutenção

Depois de aprender como instalar grama sintética, é importante saber que se deve limpá-la com água e sabão neutro. Não utilize produtos químicos, pois poderão desbotar e danificar as fibras da grama.

Caso ela seja instalada sobre a terra, a água escoará normalmente. Se a grama for instalada sobre concreto, verifique se existe um desnível e um ralo para o escoamento da água.

Ideias de ambiente com grama sintética

Agora, você já sabe como instalar grama sintética naquele espaço da sua casa que está sem vida. Por isso, selecionamos ideias de ambientes para te inspirar ainda mais.

Varandas pequenas

Como vimos, o Gui e o Rafa fizeram um antes e depois na varandinha de 3m deles, com pouco dinheiro. O resultado ficou incrível e só precisou de um rolo de grama sintética!

Foto: Canal Gui e Rafa

A varanda da Vitória também ganhou um ar mais jovem e divertido, após colocar grama sintética. Além disso, combinou com toda reforma que ela fez para uma deixar seu apartamento pequeno com uma decoração mais colorida.

Foto: Julia Ribeiro/Divulgação Revista Casa e Jardim

Por fim, a Carla Lemos, do Insta do Apê, também apostou na grama sintética, para montar essa linda varandinha, no seu apê de 87m². Nada como o combo de cores e plantas para criar um espaço mais divertido, alegre e criativo, né?

Foto: Carla Lemos / @instadoape

Varandas médias e grandes

Não só varandas pequenas ganham charme e funcionalidade com a grama sintética. Kelly Mindell, do blog Studio DIY, conta que optou por essa escolha, por causa da baixa manutenção e seu estilo de vida.

Ela conta, no blog, “estamos felizes, por finalmente darmos esse salto, porque é tão bom não se preocupar mais com a grama”. Confira esse antes e depois transformador:

Foto: Kelly Mindell / Studio DIY

Outra inspiração de varanda maior, é a da estadunidense Diana Elizabeth. O antes e depois também deixa a gente de queixo caído, não é mesmo?

Foto: Diana Elizabeth

Áreas infantis

A grama sintética também é uma ótima opção para decorar ambientes para crianças, como playgrounds ou sala de jogos. Afinal, além de ser segura e fácil de limpar, dá um tom mais lúdico para esses espaços.

Além disso, ela possui baixa abrasividade (não queimam a pele durante quedas) e é anti-chamas. Ou seja, caso ocorra um acidente na churrasqueira da varanda, o fogo também não irá se alastrar.

Por fim, algumas gramas artificiais são antimicrobianas, para manter as crianças o mais seguras possível, enquanto brincam.

Escritórios

Por último, a grama sintética é uma excelente opção para escritórios sem cor e pouco inspiradores.

Inclusive, o verde da grama no home office pode proporcionar mais criatividade e diminuir a ansiedade. Portanto, a cor é indicada para espaços inovadores, em que computadores são usados com frequência, além de salas de reunião.

Conclusão

Agora que você já sabe como instalar grama sintética, em diferentes espaços, use a criatividade!

Afinal, com tantas opções e possibilidades, pode ser um excelente DIY de final de semana. Além disso, imediatamente trará mais cor e alegria para sua casa.

Leia mais:

Tipos de grama: conheça os principais e suas peculiaridades

Como decorar varanda pequena com pouco dinheiro

Ideias de jardim: + de 50 inspirações para a sua casa

Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo