Aprenda como fazer kokedama

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Kokedama é uma composição vegetal muito bonita e rápida de fazer.

Podemos dizer que essa técnica de jardinagem transforma flores e plantas em ornamentos sem precedentes, complementando qualquer decoração de forma surpreendente!

De fácil manutenção, ocupando pouco espaço, o kokedama embeleza e adorna qualquer ambiente. Sem contar que esta bela composição é adequada tanto para iniciantes quanto para os que já estão acostumados com a arte da jardinagem.

Separamos aqui todos os segredos e técnicas para fazer e desfrutar dessa arte japonesa e enfeitar sua casa de maneira única, prezando pelas formas e encantos naturais. Confira!

O que é kokedama?

Kokedama é uma arte com flores e plantas que surgiu no Japão no início dos anos 90, inspirado por duas artes florais japonesas: ikebana (a arte de arranjar flores) e bonsai (a arte de podar as plantas).

A particularidade dessa forma de plantar está ao nível das suas raízes, as quais são protegidas numa esfera de musgo vegetal, e na forma de dispor, já que é uma técnica japonesa de plantio aéreo, considerada ecologicamente correta. Assim, a planta fica envolta de terra e musgo e para sobreviver não precisa ser planta em vaso.

Este jardim suspenso combina ecologia, poesia e beleza natural. Perfeita para despertar todas as curiosidades e sublimar o seu interior com um toque zen.

Que plantas posso usar para fazer?

Para iniciantes é aconselhável escolher plantas de pequeno porte, como samambaias, ervas, fícus ou suculentas, uma vez que são duráveis e de fácil manutenção.

Depois de assimilar bem essa técnica e adquirir experiência suficiente, opte por criar composições de diversas variedades de flores e plantas, formando mini jardins suspensos, paredes de plantas ou kokedamas de flores exóticas, como orquídeas e bromélias.

A dica é sempre escolher uma planta resistente que aprecie a umidade e tenha raízes que se adaptem facilmente ao seu ambiente.

Agora que você tem todas as cartas em suas mãos, é só começar!

Como fazer um kokedama (passo a passo)

Os meninos da Folha Paisagismos (@folhapaisagismo) ensinam o passo a passo completo de como fazer um kokedama para decorar a casa.

Com o vídeo e a descrição do passo a passo, aprender sobre essa arte japonesa se torna uma brincadeira prazerosa!

Passo 1: Para fazer seu kokedama o primeiro passo é limpar e moldar o torrão. Portanto, tire a planta do vaso e limpe os restos de terra com cuidado para não danificar as raízes. Vá pressionando com as mãos e, se precisar, utilize uma tesoura para deixar arredondado.

Passo 2: Depois disso, revista o torrão da planta com musgo sphagnum (espécie de musgo desidratado). Para fazer isso, molhe o musgo com um borrifador, deixando-o quase encharcado.

Passo 3: Em seguida, forre o torrão com o musgo, amarrando com uma linha fina de algodão (ou qualquer outro material natural). Com o tempo essa linha vai apodrecer e se integrar completamente ao substrato.

Passo 4: O próximo passo é revestir o musgo com terra vegetal molhada. Para isso, molhe a terra até ficar em ponto de massa. Depois revista o musgo com essa terra deixando em formato redondo. Modele a terra com as mãos, arredondando-a em volta do musgo.

Passo 5: Para dar acabamento, utilize o musgo verde seco. Não tem segredo, vá umedecendo com a ajuda de um borrifador e cobrindo a terra com ele.

Passo 6: Para deixa tudo bem preso, amarre o musgo na terra com um fio de nylon. Ele não vai aparecer, então dê várias voltas e vá moldando até o formato desejado.

Passo 7: Por fim, para manter o kokedama hidratado, mergulhe-o em um balde de água por 5 minutos ou até que todas as bolhas de ar desapareçam. É só esperar sair todas as bolhas para garantir que toda a estrutura esteja molhada.

Passo 8: Depois é só pendurar seu kokedama para escorrer o excesso de água. Agora, já está pronto e você pode pendurar onde preferir!

Observação final: não coloque seu kokedama sob a luz direta do sol ou sob um vento. Como o musgo é puramente decorativo, ele não protege a planta como um vaso de flores normalmente faz.

Como molhar kokedama?

A rega é idealmente feita mergulhando o kokedama em um recipiente com água por alguns minutos até que todas as bolhas de ar desapareçam. Caso necessário, durante a semana, use um borrifador para molhar seu kokedama mais vezes e mantê-lo hidratado.


De quanto em quanto tempo devo regar

As necessidades de luz, água e nutrientes dependem, é claro, da planta escolhida, mas, em média, um kokedama deve ser regado uma vez por semana no inverno e uma ou duas vezes por semana no verão.

Bem conservado, o kokedama dura em média de dois a três anos. Depois disso, a esfera de musgo e terra deve ser refeita, uma vez que os nutrientes dentro do solo vão sendo consumidos ao longo do tempo.

Onde encontrar musgo para fazer kokedama?

Encontramos o musgo Sphagnum seco e o musgo verde seco em qualquer loja Leroy Merlin, inclusive de forma online, com entrega disponível para todo o Brasil e com a opção de retirada na Loja.

11 ideias de decoração com kokedama

Kokedama, essa pequena esfera de musgo da qual crescem lindas plantas, são perfeitas como decorações. Pode ser suspenso, pendurado na parede, colocado sobre uma pedra … você passará longos minutos contemplando-os.

Se inspire nas ideias abaixo e crie lindas decorações utilizando essa técnica de plantio japonesa!

1 – Centro de mesa com Kokedama

2 – Kokedama decorando janela

3 – Quadros de Kokedama

4 – Kokedama com várias suculentas na prateleira

5 – Kokedama pendurado no jardim

6 – Kokedama de samambaia preso no teto

7 – Jardim decorativo com vários kokedamas

8 – Kokedama na pedra

9 – Bolas de Kokedama com planta de Tillandsia

10 – Kokedama suspenso com planta da serpente (Trifasciata do Sansevieria)

11 – Kokedama preso em mural de parede

Conclusão

Prontinho, essa ideia é super legal para quem quer ter um objeto decorativo único, natural e com muita personalidade na sua casa.

E aí, gostaram dessa ideia? Conta pra gente aqui nos comentários onde você penduraria o kokedama aí na sua casa.

Leia mais:

Como cuidar de cactos e deixá-los sempre bonitos

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo