Como escolher produtos responsáveis na Leroy Merlin

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Nada mais encantador do que o sorriso de uma criança, ou ver seu filho crescer e se desenvolver de maneira saudável, não é mesmo? Para que isso aconteça, é preciso que a gente faça a nossa parte e ajude a transformar o nosso planeta em um ambiente também saudável.

Nossas pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença. Você pode ser um cidadão consciente, economizando água e energia, reciclando resíduos ou evitando o desperdício de alimentos, por exemplo. Mais do que isso, você pode ser também um consumidor responsável.

Na hora de construir, reformar ou decorar sua casa, saiba que você pode optar por produtos responsáveis. Mas, afinal, o que são produtos responsáveis? Deixa a gente contar essa história e ajudar você a dar a sua contribuição.

O que são produtos responsáveis

Produtos responsáveis são aqueles que diminuem o impacto ambiental durante seu processo produtivo. Explicamos!

O ciclo de vida de um produto vai desde a extração da matéria-prima para a sua fabricação, o processamento de material, a fabricação em si, a distribuição, o uso e até o descarte. Em todas as etapas dessa cadeia são gerados impactos ambientais. Uns mais, outros menos.

Ao consumir um produto, podemos considerar seu ciclo de vida e preferir aqueles que causem menor impacto ambiental. Desde os produtos naturais ou produzidos localmente, aos certificados com selo verde, que causam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos do mercado, é possível fazer escolhas conscientes.

E para um produto ser considerado responsável, é preciso levar em conta os impactos ambientais no seu ciclo de vida. Isso inclui produtos que são obtidos a partir de manejo sustentável de florestas e produtos que não utilizam matéria-prima tóxica na sua formulação. Ou, ainda, aqueles que utilizam material reciclável como insumo, consomem menos recursos naturais ao serem utilizados ou emitem menos gases, entre outros aspectos.

Como escolher produtos responsáveis na Leroy Merlin?

Se você está disposto a contribuir para um mundo mais sustentável, a Leroy Merlin te dá uma força e tanto.É que, ciente da sua responsabilidade de reduzir os impactos ambientais negativos no planeta, a Leroy Merlin classifica em 12 categorias seus produtos que economizam recursos naturais, melhoram a qualidade de vida dos clientes, respeitam o meio ambiente e tornam a vida dos clientes mais prática.

A lista de produtos que trazem algum dos selos é grande e vão desde piso vinílico obtido a partir de materiais reciclados, a uma simples luminária LED que economiza energia, ou uma tinta látex que preserva a qualidade do ar. Estes são apenas alguns exemplos, dentre os muitos produtos responsáveis disponíveis na Leroy Merlin.

Essas categorias de produtos são identificadas por 12 selos de sustentabilidade:
Economiza Água
Produz Energia
Economiza Energia Diretamente
Recupera Água da Chuva
Economiza Energia Indiretamente
Certificação Recursos Naturais
Reciclagem e Compostagem
Obtidos de Material Reciclado
Reduz Poluição do Solo e da Água
Preserva a Qualidade do Ar
Trata Água Doméstica
Adaptado às Necessidades

Conheça os 12 selos de produtos responsáveis da Leroy Merlin

Selo Economiza Água

Nas “áreas molhadas” da casa, como cozinha e banheiro, há vários produtos que ajudam a economizar água, como torneiras com fechamento automático e válvulas de descarga com regulagem de liberação de água. É o caso dessa Torneira Fechamento Automático para Pia de Banheiro Bica Baixa Cromado Pressmatic Compact Docol, que garante a economia de água no lavabo.

Se você está reformando o banheiro, pode aproveitar a oportunidade para instalar o Kit Adaptador para Válvula de Descarga 50mm ou 1.1/2 Hidra Max Duo Deca, que tem acionamento duplo – um indicado para líquidos, outro para sólidos – e economiza cerca de 40% de água se comparado ao modelo tradicional.

Outro produto que leva esse selo é a Lavadora de Alta Pressão 1900 Libras HLX140 127V(110V) Tekna, que apresenta maior eficiência no consumo de água.

Selo Produz Energia

Essa Luminária Portátil Externa Solar LED Ecoforce IP54 Preto pode ser usada em jardins e terraços, compondo o paisagismo sem acrescentar um centavo à conta de energia elétrica. Isso porque o produto é alimentado por energia solar por meio de um painel que converte a luz do sol em energia elétrica.

O Balizador LED Solar de Chão Sobrepor 0,7W Luz Branca IP54 Ecoforce tem o mesmo princípio de carregamento de energia solar e serve para balizar e decorar áreas externas.

Selo Economiza Energia Diretamente

Produtos com esse selo darão uma forcinha para você reduzir significativamente a conta de luz. Se você ainda usa lâmpadas incandescentes ou fluorescentes em casa, experimente trocar por lâmpadas de LED, como a Lâmpada LED Bolinha Luz Branca 3W Osram Bivolt.

Os preços do LED já não causam espanto, estão bem mais acessíveis do que tempos atrás e geram uma economia de até 80% se comparadas com as lâmpadas normais. Até na piscina dá pra ser sustentável, com essa Luminária para Piscina 8 cm 9W IP68 Luz Branca Iluctron.

Selo Recupera Água da Chuva

Atitude sustentável, a captação de água da chuva para uso doméstico gera uma boa economia de um dos bens mais preciosos – e esgotáveis – do planeta. A Cisterna de Polietileno Tradicional 2.800L Acqualimp é ideal para armazenar água em grandes volumes e não ocupa espaço, pois ela deve ser enterrada.

Já esse Eco Tanque 240L Bombona Casológica serve para armazenar a água diretamente da sua máquina de lavar e você pode reutilizá-la para lavar pisos, automóveis e máquinas, ou até mesmo para descargas no vaso sanitário.

Selo Economiza Energia Indiretamente

Alguns itens de decoração são aliados na economia da conta de luz. Blocos de vidro e persianas, por exemplo, são itens indispensáveis para deixar entrar a luz natural no ambiente. Itens funcionais, como telhas de vidro, também deixam passar a iluminação natural pelo teto, criando pontos de luz em regiões escuras.

Placas de poliestireno fazem o isolamento de forro e parede, para altas e baixas temperaturas, e em lajes, sobre camada impermeabilizante. Isso ajuda no conforto térmico e evitando que você ligue ventiladores ou ar condicionados para climatizar o ambiente.

Outro produto que vale o investimento é a Tinta Acrílica Brilhante Metalatex Eco Telha Térmica Premium Branco 18L Sherwin Williams que, além de colorir e proteger, mantém sua casa mais fresca no verão e quente no inverno. A tecnologia também pode ser sua aliada na economia. É o caso desse sensor de presença, que acende a lâmpada ao detectar movimento.

Selo Certificação Recursos Naturais

Esse selo atesta que o produto passou por acompanhamento ao longo de todo o ciclo de vida – da extração da matéria-prima ao seu uso final –, causando baixo impacto ao meio ambiente. E aqui a oferta de produtos é imensa, e não vai deixá-lo na mão, se você optou pelo consumo consciente.

De assento sanitário a gabinete para banheiro, de piso laminado a kit churrasco, passando por acessórios de banheiro, móveis e porta-espelho.

Selo Reciclagem e Compostagem

Esse selo identifica os produtos fabricados a partir de matéria-prima reaproveitada. Isso ajuda a diminuir a quantidade de lixo em aterros sanitários, reduz o consumo de matéria-prima e minimiza a poluição da água, do ar e do solo.

Essa composteira doméstica serve para você produzir seu próprio adubo orgânico de forma simples e sustentável, e tem capacidade diária de coleta de 300 gramas, indicada para uma ou duas pessoas. Para ajudar a turma de casa a separar os resíduos, você pode ter em casa lixeiras coloridas para coleta seletiva.

Vasinhos de fibra biodegradável farão bonito na sua varanda, para a plantação de cactos, folhagens, hortaliças, orquídeas e suculentas.

Selos Obtidos de Material Reciclado

Produtos identificados com esse selo são feitos com materiais reaproveitados, como plásticos, vidros, alumínio e outros recicláveis. Essa estante multiuso plástica é fácil de montar e desmontar e ajuda a organizar objetos na cozinha, no escritório ou mesmo na área de serviço.

Essa caixa de ferramentas ajuda a organizar e transportar chaves de fenda, parafusos e outros objetos que costumam ficar espalhados. Para a decoração da sua casa, você pode optar por tapetes ecologicamente corretos.

Selo Reduz Poluição do Solo e da Água

Produtos “amigos da natureza”, que de alguma maneira ajudam a preservar ou otimizar os recursos naturais, recebem esse selo. A caixa de areia é indicada para captar água da superfície de pisos de quintais e áreas externas. Para seu jardim, o condicionador para plantas Terral Flor é usado no plantio e manutenção de flores ornamentais, ajudando a melhorar a resistência, durabilidade e beleza das plantas.

Selo Preserva a Qualidade do Ar

Ar puro, respirável, livre de insetos ou de odores indesejados. Essas são algumas das funções dos produtos que levam esse selo. Esse repelente eletrônico ajuda a eliminar insetos. Se quiser a mesma função, com cheirinho de citronela, você pode optar por esse kit de vela repelente aromática.

Selo Trata Água Doméstica

Aqui a gama de produtos na Leroy Merlin também é grande, para garantir que a água que você consome em casa seja pura e possa ser consumida ou utilizada com segurança. De purificadores de água a torneiras com filtro de parede. Além de produtos para piscina, como cloro e esse Kit Pace Pequenas Piscinas HTH, que vem com um miniflutuador e libera lentamente o cloro ativo.

Selo Adaptado às Necessidades

Produtos com esse selo garantem a segurança nos ambientes, principalmente se há crianças e idosos em casa. Sabe aquele objeto de proteção que você sempre sonhou que alguém tivesse inventado? Pois na Leroy Merlin você o encontra.

Como esse protetor para quina, por exemplo, que pode ser utilizado em cantos de mesas, estantes e cadeira, e é superútil para proteger as crianças de possíveis cortes e arranhões nas quinas pontiagudas dos móveis. Para o banheiro de idosos, você encontra todo tipo de barra de apoio, como essa em aço inox.

Produtos sustentáveis são mais caros?

Essa é uma dúvida legítima de muitos consumidores. De um modo geral, a gente tende a tomar decisões de compra a partir de aspectos como preço, qualidade e garantia do fabricante e, em alguns casos, até o prazo de entrega.

Acontece que a fabricação de produtos comuns (não-sustentáveis) utiliza matéria-prima em larga escala, sem ter necessariamente a preocupação de causar impactos negativos ao meio ambiente. Por isso esses produtos são vendidos por um preço mais competitivo e, claro, fazem com que os produtos sustentáveis sejam mais caros.

No entanto, se você levar em consideração não apenas o preço do produto sustentável, mas também os benefícios que pode ter com ele, é bem provável que chegue à conclusão de que vale a pena.

E se você optar por estar “em paz com o planeta Terra”, saiba que não está sozinho. Segundo o Panorama do Consumo Consciente no Brasil, estudo realizado em 2018 pelo Instituto Akatu, o consumo consciente no Brasil está em alta: 38% dos entrevistados agem de forma sustentável. Em 2012, eram 32%.

Se você faz parte das pessoas que se preocupam com o futuro dos filhos ou netos e quer ver as próximas gerações respirarem em um planeta mais saudável, procure os selos de sustentabilidade nos produtos da Leroy Merlin e entre na onda superpositiva do consumo sustentável.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo