Investir em energia renovável é uma excelente alternativa para evitar danos ao meio ambiente e economizar energia elétrica. Há uma série de opções de energias renováveis que você pode ter na sua casa e uma delas é a energia solar.
Por que usar energia solar?
Depois de conhecer o que é energia renovável, é preciso ter em mente que uma das principais fontes de energia é a solar. Isso porque ela faz uso da radiação do sol e, portanto, traz inúmeros benefícios.
Os sistemas fotovoltaicos são excelentes para o planeta, pois auxilia na preservação ambiental, evitando poluição, desmatamento e emissão de gases causadores do efeito estufa. Outros pontos positivos são a economia de eletricidade e o fato de ser uma fonte inesgotável de energia, capaz de valorizar seu imóvel.
Há três soluções de produtos que usam a energia do sol como fonte e são independentes entre si: as placas fotovoltaicas, os aquecedores solares e a iluminação solar.
Ao apostar nas placas fotovoltaicas, você estará gerando sua própria energia, pois elas captam os raios solares, transformando-os em energia elétrica. Com o uso de placa fotovoltaica ou painel solar, é possível obter até 95% de economia na conta de luz.
Muito popular, o aquecedor solar é outra ótima alternativa para ter água sempre quente, sem precisar consumir energia elétrica. Instalado no telhado, o sistema conta com uma placa coletora e um reservatório.
Por fim, a energia solar pode ser empregada também por quem procura iluminação solar, garantindo economia na conta de luz e muita eficiência na iluminação da sua casa.
Como funciona energia solar para residência?
A energia solar pode ser usada em residências de diversas formas, todas garantindo economia de energia e também preocupação com o meio ambiente.
Um bom exemplo de utilização da luz do sol para a iluminação da casa é o refletor solar, que pode ser instalado em jardins ou garagens e garantem não apenas funcionalidade, como também segurança.
Outra ótima opção é a luminária solar, disponível em diversos modelos e também comumente utilizada em áreas externas.
Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados nos telhados de casas ou estabelecimentos comerciais e apresentam módulos que absorvem os raios de sol. Tais módulos transformam a luz solar em eletricidade, graças a um inversor.
Reconhecido como o sistema de autogeração mais barato do mundo, a instalação dos painéis solares é simples e a vida útil do sistema é de aproximadamente 25 anos.
No momento da compra, é importante ficar atento a alguns detalhes. Verifique a potência dos módulos solares, já que um modelo com cinco placas é capaz de produzir 210 KWh/mês, enquanto um modelo com 14 módulos produz 600 KWh/mês.
Considere ainda o tipo de tecnologia empregada. O modelo mono-cristalino é feito de um único cristal de silício, tem alta eficiência e ocupa menos espaço; o painel multi-cristalino tem boa vida útil, ultrapassando 30 anos, e ótimo custo-benefício; o painel de filme fino tem aparência homogênea e seu preço costuma ser mais baixo.
Também é possível encontrar modelos com outras tecnologias, como painel solar híbrido e células fotovoltaicas orgânicas. Vale destacar que o tipo de tecnologia influencia diretamente no custo final das placas. A eficiência do painel, que revela o quanto ele gera de energia por hora, também é um ponto a ser avaliado.
Em residências, é interessante também utilizar aquecedor de água solar, que funciona a partir da absorção do calor do sol pela placa solar. Esse calor é transportado por bombeamento através de tubos isolados que levam água até um depósito.
Além de um aquecedor para a água do chuveiro e das torneiras, vale considerar também um aquecedor solar para piscina, garantindo ainda mais conforto na sua casa.
Enquanto o coletor solar é responsável por captar os raios solares, o Boiler Solar é o compartimento que armazena a água quente. Assim, o aquecedor solar absorve a radiação do sol e a converte em energia para aquecimento da água, garantindo a preservação do meio ambiente e a economia de energia elétrica.
Quais as vantagens e desvantagens da energia solar?
As energias renováveis estão em alta, especialmente a energia solar. E isso não é por acaso, já que é possível economizar com a energia solar e ainda cuidar do meio ambiente. Se você está pensando em investir nesse sistema, vale a pena considerar as vantagens e desvantagens da energia solar.
As vantagens da energia solar são inúmeras. A primeira é a questão da sustentabilidade, já que a energia solar fotovoltaica não é poluente e usa a luz solar, recurso inesgotável, sendo, portanto, uma excelente alternativa ao petróleo e a outras fontes de energia poluentes.
Além disso, um sistema fotovoltaico é silencioso e é o mais barato em termos de autogeração, visto que usa como fonte a luz solar — gratuita e abundante no nosso país.
O kit de energia solar é fácil de instalar, tem baixa necessidade de manutenção e alta durabilidade. Como são projetadas para ambientes externos, as placas solares são resistentes a intempéries e não precisam de cuidados adicionais.
Se a sua preocupação é com a placa solar, saiba que ela fica instalada no telhado, ocupando pouco espaço e não interferindo na estética do seu imóvel. Além disso, a economia é um ponto importante: com um sistema solar fotovoltaico, você pode reduzir em até 95% o valor pago na sua conta de luz.
Existem diferentes opções de kit de energia solar, inclusive com bateria, que podem ser instalados em áreas isoladas da rede elétrica. Todos eles, contudo, valorizam a sua propriedade.
Entre os pontos negativos, há o alto custo de aquisição. Porém, com a economia de energia que você terá, o sistema acabará se pagando em até 7 anos. A vida útil é bem longa, acima de 25 anos, por isso o retorno sobre o investimento é muito interessante.
Com o avanço da tecnologia, os preços dos sistemas estão mais baratos — e existem até mesmo opções de financiamento.
Outra desvantagem é que o sistema não gera energia à noite. Porém, tanto no on grid como no off grid, você conseguirá usar energia do mesmo jeito. No off grid, o sistema armazena a energia gerada durante o dia em uma bateria — e você poderá usá-la ao longo da noite.
No sistema on grid, o excedente de energia gerado (e não usado) é injetado na rede da concessionária e transformado em créditos de energia. Durante à noite, seu imóvel é abastecido com a energia da concessionária e no fim do mês esse valor é abatido dos seus créditos.
Qual a diferença entre energia solar e fotovoltaica?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a energia solar. Na hora de decidir se essa é a melhor opção para o seu imóvel, saber tudo sobre energia solar é muito importante.
A energia solar fotovoltaica — que é o tipo de energia solar residencial — é um dos vários tipos de energia solar que existem. Nesse sistema, são instaladas placas fotovoltaicas (geralmente a placa de energia solar é composta de silício) capazes de captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica.
A energia gerada, no entanto, encontra-se em corrente contínua. Por isso, ela passa por um aparelho chamado inversor, que a transforma em corrente alternada (a que usamos para ligar os aparelhos eletroeletrônicos). O sistema pode ser ligado na rede da concessionária (on grid) ou armazenar a energia gerada em baterias (off grid).
Outra opção é a energia solar térmica. Nesse caso, é instalada uma placa solar que transforma a luz solar em energia térmica — usada para aquecer a água dos chuveiros, torneiras, piscinas e outros ambientes.
Quanto custa um sistema de energia solar?
O preço da energia solar depende de uma série de fatores, como o tamanho e a necessidade energética da propriedade, a quantidade de painéis e materiais elétricos, além da complexidade da instalação.
Apesar disso, em geral, o valor da energia solar é muito interessante, pois dentro de 7 anos, em média, o sistema se pagará sozinho — e todos os outros anos você estará economizando energia.
Energias Renováveis: conheça nossas soluções
A energia solar é uma das melhores opções quando se fala em geradores de energia que podem te ajudar a diminuir o valor da conta de luz. Por utilizar a luz do sol como fonte de energia, o sistema fotovoltaico é considerada uma fonte alternativa de energia limpa, renovável e sustentável por não causar danos a natureza como as fontes tradicionais. Hoje é considerada uma das fontes de energia mais promissoras do mundo. Aqui você encontra soluções de aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e iluminação solar.
Para gerar energia solar em casa
Confira as opções de placa solar fotovoltaica
A placa fotovoltaica, também conhecida como placa solar ou painel solar, são capazes de gerar energia elétrica através do sol, podendo abastecer residências ou comércios. Um dos grandes benefícios é que, no fim do mês, com essa geração própria, é possível economizar até 95% na conta de luz.
Para aquecer a água
A energia fotovoltaica também possibilita o uso de aquecedor solar para aquecer a água da casa e da piscina, contribuindo, nesse sentido, com a economia na conta de luz, pois demanda menos energia elétrica nos chuveiros e em outros pontos de água quente.
Confira as opções de aquecedor de água solar
Para Iluminação Solar
A iluminação solar é também uma alternativa sustentável para a casa. Isso porque há uma série de produtos que usam a energia solar para gerar luz, como refletor solar, luminária solar e outros tipos de lâmpadas, inclusive os modelos voltados para iluminação das áreas externas.
Confira as opções de iluminação solar
Agora você já sabe o que é energia solar e todos os benefícios que ela é capaz de trazer. Na Leroy Merlin, você encontra tudo o que precisa tanto em termos de energia fotovoltaica como energia solar térmica!