Aprenda como combinar almofadas para sofá de forma divertida
Renovar a decoração da sala pode ir muito além de reorganizar os móveis e trocar os quadros da parede. Às vezes, pequenos detalhes podem contar muito para dar ao ambiente uma cara completamente nova. Mudar cor, estilo e textura das almofadas para sofá pode ser o primeiro passo rumo à sala dos sonhos. Saiba como combiná-las e deixe sua casa com um ar mais despojado e divertido.
Almofadas para sofá: como escolher
Sofás de cores neutras permitem mais opções
Se o seu sofá tiver uma cor neutra – como branco, bege, marrom, preto ou cinza -, o ideal é apostar em almofadas de cores fortes, estampas e texturas. Para não errar na hora de selecionar a tonalidade, uma dica é guiar-se pelas cores análogas, isto é, que são próximas, como amarelo, laranja e vermelho.
Você também pode escolher almofadas que tenham uma cor complementar à do sofá – por exemplo, se ele for bege, o roxo pode ser uma boa combinação. Procure “círculo cromático” na internet e pense em opções que ficarão interessantes na decoração que você busca. A partir daí, você pode escolher modelos divertidos e com desenhos, mas que sigam o tom selecionado.
Sofás coloridos pedem cuidado na escolha
No caso de sofás coloridos, a regra é a inversa: evite ao máximo as estampas. Para não errar, uma boa sugestão é seguir o princípio do círculo cromático na hora de selecionar almofadas lisas. Escolha tons que não briguem com os do sofá, mas sim que os completem.
Ao mesmo tempo, combinar estampas na decoração não é algo completamente “proibido”. O mais importante é lembrar que estampas e cores não devem brigar entre si. Se você quer seguir esse estilo, uma dica é procurar uma almofada com uma cor similar à do sofá, mas com um desenho diferente.
Estampas deixam o ambiente com o seu estilo
A grande vantagem de escolher uma almofada estampada é a chance de dar a sua cara ao ambiente. As composições podem seguir desde estilos mais sóbrios, como florais e geométricos, até desenhos divertidos, passando por estampas minimalistas.
Se a sua intenção é ser criativo, almofadas para sofá temáticas podem ser uma boa pedida. Considere estampas de assuntos que lhe interessem, como cinema, cachorros, bandas ou mesmo algo que remeta ao seu estilo de vida.
Tamanho e quantidade devem ser levados em conta
Embora seja lindo ver um sofá cheio de almofadas, é meio desagradável ter que tirá-las porque não há espaço para sentar, concorda? Por isso, antes de sair comprando vários modelos, considere o número de pessoas na casa e veja a quantidade necessária para deixar o ambiente confortável e não atrapalhar a acomodação de quem for se sentar.
Outra questão que deve ser levada em conta é o tamanho das almofadas para sofá. Sim, elas podem ter dimensões e formatos diferentes, já que essa combinação dá uma cara ainda mais despojada ao ambiente. Ainda assim, é bom lembrar alguns detalhes que podem acabar se tornando um estorvo.
O primeiro deles é que almofadas muito grandes escondem o sofá, além de não serem muito funcionais; já as muito pequenas não apresentam nenhum conforto. Uma vez encontrado os tamanhos adequados, organize-as de forma a deixar as maiores peças na parte de trás e as redondas preferencialmente na frente.
Diferentes tecidos podem trazer mais aconchego
A nossa última dica de decoração diz respeito ao tecido a ser utilizado na almofada. É bom lembrar que ele não precisa necessariamente combinar com o do sofá, pelo contrário: mesclar um modelo feito com tecido liso com uma almofada cheia de textura – como tricô, por exemplo – é ideal para causar a sensação de aconchego.
O ambiente externo também pode interferir nessa escolha. Se o seu sofá ficar em uma casa de praia, por exemplo, o ideal é optar por tecidos mais finos. Já para quem mora em lugar frio, uma boa pedida são os produtos feitos de lã, pois garantem mais conforto. Combinar diferentes tipos de tecido também é permitido, desde que formem uma unidade, seja na estampa, na cor ou na temática.