Dê uma cara nova para o seu ambiente com as almofadas

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Saiba quais estampas combinam com os diferentes estilos dos espaços e as versões mais indicadas para cada estação do ano

Almofadas

Mudar o visual dos cômodos sem precisar fazer alto investimento pode ser mais fácil do que se imagina. Afinal, a simples troca das capas de almofada já dá novos ares à decoração. Não surpreende, portanto, que as peças definam o estilo dos ambientes. Por isso, escolhê-las envolve a análise criteriosa de tecidos, estampas e cores. Confira algumas dicas para compor os espaços.

Ambientes clássicos e românticos

Cômodos clássicos podem receber almofadas de veludo, seda ou poliéster de tons sóbrios, como bege e cinza. Esse estilo de decoração harmoniza com almofadas em quantidade par, pois o recurso ajuda a manter a simetria do ambiente. Quem gosta do estilo mais romântico pode optar por capas de almofada de tons pastel (cores “lavadas”, como rosa claro e azul bebê).

Ambientes modernos

Acessórios nas cores fortes (como amarelo, laranja e vermelho) e estampas geométricas são a pedida certa para cômodos que seguem a linha mais descontraída. Outra possibilidade é o uso de duas almofadas com estampas distintas. Nesse caso, o truque para atingir equilíbrio é a utilização de uma terceira almofada que faça conexão de cores entre duas peças. Para não errar a mão, procure manter a harmonia entre tecidos e, assim, evitar visuais carregados.

O clima pode influenciar na sua decisão

Para facilitar a sua escolha, uma boa dica é escolher o tecido de acordo com o clima. Enquanto o inverno pede por materiais mais quentes, como lã ou camurça, o verão exige tecidos leves, como o algodão, modelo de toque suave (ele ajuda a evitar que a pessoa apoiada na almofada sinta calor). As cores também podem influenciar na sua escolha. Durante o inverno, o vermelho e laranja deixam a casa mais “quente”. Já nas estações nas quais o calor é predominante, é possível utilizar capas de almofadas nas cores branca, azul e verde para garantir ambientes leves e frescos.

Atente-se à característica do ambiente

Na sala…

…as almofadas são utilizadas para apoio das costas e não apenas para decoração. Escolha, portanto, capas mais confortáveis que obedeçam as medidas do enchimento. Para não incomodar quem está apoiado na almofada, evite muitos detalhes, como pingentes e bordados.

Inove e não utilize as peças somente sobre o sofá. Considere colocá-las no chão ou ao lado da lareira. Nesses casos, a sugestão é lançar mão do modelos futon ou tatames, que servem de apoio para as pessoas se sentarem.

No quarto…

é comum que as almofadas sigam o mesmo estilo da roupa de cama, fazendo parte do conjunto. Experimente formar duplas de almofadas na frente de cada travesseiro e, entre os pares, encaixe uma menor. Agora, quando o assunto é o quarto da criançada, disponha sobre as camas almofadas infantis, como as em formato de bichinho, para deixar o ambiente divertido. Opte também por tecidos mais fáceis de serem lavados, como o algodão.

Inspire-se!

Para trazer mais informações e te ajudar no momento da escolha da capa de almofada ideal, a Leroy Merlin separou alguns ambientes para você se inspirar quando for decorar sua casa. Confira!

Almofadas na cama

A escolha por tons neutros, como bege, branco e marrom claro (encontrados nas almofadas dispostas à frente) harmoniza com a estampa em formato geométrico das peças maiores, que são colocadas junto à parede. Para equilibrar a decoração, é utilizada uma única almofada de tom mais forte (azul escuro) entre as dez peças.

Almofadas decoram o sofá

Em tons azul e cinza claro, as almofadas dispostas no sofá ajudam a transmitir sensação de tranquilidade na sala. Para dar mais dinamismo à decoração, são utilizadas estampas geométricas em dois modelos. Quem dá um charme extra são bordas das almofadas azuis, que combinam com as estampas das peças menores e com a almofada maior, à direita.

Almofadas em tons pastéis

Em uma decoração ditada pelo tom pastel do sofá, as almofadas listradas (com tom laranja predominante) são as responsáveis por dar dinamismo ao ambiente. A harmonia da decoração fica por conta das três almofadas lisas nas cores branca, verde limão e laranja. Tanto as almofadas quanto o sofá ornam com outro elementos do espaço, como mesa, vaso e até arranjo de flores.

Almofadas em tons avermelhados

Alegria e energia são as principais marcas das almofadas em tons laranja e rosa escuro. A escolha por essas cores é a aposta certa para equilibrar com o tom sóbrio (cinza escuro) do sofá, por meio do contraste. A mistura de formatos quadrado e retangular, nesse caso, tira a monotonia.

Almofadas estampadas

Sobre um sofá com formas geométricas, é recomendado utilizar almofadas que seguem o estilo mais sóbrio, certo? Não necessariamente! Esse ambiente comprova que na decoração não existem regras. Afinal, diferentes estampas, com listras, fazem todo sentido nessa composição. As estampas mais neutras da segunda e quarta almofadas (da esquerda para a direita) estão em equilíbrio com as coloridas e de tons fortes (como laranja e vermelho) da primeira e terceira almofada. Estilo puro!

Almofadas tons neutros

No quarto, a aposta por capas em que predominam tons neutros, como bege e branco, ajuda a transmitir sensação conforto – características fundamentais para um cômodo de descanso. As estampas com formas geométricas e o uso de uma almofada de cor mais forte dão vivacidade ao ambiente.

Almofadas coloridas

Para combinar com a decoração despojada dessa sala, são utilizadas capas de almofadas de tons marcantes, seguindo a linha de todo o ambiente: colorida e geometrizada. Os pufes coloridos no chão, a cadeira em formas geométricas, os detalhes do piso e os quadro tortos compostos somente com a moldura completam essa decoração tão ousada quanto dinâmica.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo