7 dicas para usar estampas na decoração e deixar a casa mais colorida

Publicidade Cupom Leroy Merlin

7 dicas para usar estampas na decoração e deixar a casa mais colorida

Brincar com estampas gráficas é uma das maneiras de dar um toque especial à decoração. Com esse espírito, vale apostar em papel de parede, tapetes, almofadas e até na roupa de cama e banho. Essa é uma estratégia para facilitar a troca de estilos, caso depois de algum tempo você canse das padronagens, mantendo a casa sempre atualizada com as tendências. A escolha dos elementos estampados, no entanto, vai depender do clima que se deseja dar ao ambiente. Seja para deixar o espaço mais aconchegante, amplo ou alegre e lúdico. Inspire-se a vontade e coloque a criatividade para trabalhar!

Invista no estilo composé: mix de estampas, cores e formatos

A mistura de diferentes estampas é uma alternativa que certamente tem tudo para criar ambientes únicos e cheios de personalidade. Desenhos coloridos, listras, flores ou arabescos podem dar uma nova cara para decoração, ainda mais quando combinados com as cores e objetos decorativos. O mix de estamparias por si só já é despojado, mas além disso não se limita a regras ou restrições. Criatividade é a palavra de ordem! E nessa tarefa, as almofadas são ótimas aliadas, permitindo brincar com estofamento: combine, por exemplo, listras em branco e preto com estampas florais e perceba o sucesso na decoração!

7 dicas para usar estampas na decoração e deixar a casa mais colorida

Aposte em listras coloridas

Quando se pensa em tecidos listrados talvez a combinação mais comum seja o clássico branco e preto ou azul. Nada contra os mais tradicionais, mas se a intenção for criar uma decoração arrojada, apostar no colorido pode revelar gratas surpresas. As opções podem ficar ao gosto pessoal, evidente, mas é importante saber que listras horizontais ajudam a dar sensação de amplitude. Um projeto que faz sucesso nos Instagrans de decoração é o uso de papel de parede como elemento de destaque em uma única parede – os listradinhos, degradês ou estampados com cores mais fortes para contrastar com o neutro do restante do cômodo. Esse truque também pode ser aplicado em outras peças, como tapetes, sofás, por exemplo.

7 dicas para usar estampas na decoração e deixar a casa mais colorida

Floral ajuda a traz a natureza para dentro de casa

As plantas estão com tudo! Seja as reais espalhadas por vasos criando lindos espaços verdes dentro das casas ou até mesmo as estampas pontuando decorações. O melhor é que o tema pode ser usado em qualquer cômodo: desde áreas externas, passando por salas e quartos, até banheiros e cozinhas. O papel de parede é uma das opções mais famosas – estampados de espécies de plantas com folhas grandes e bem verdes, por exemplo, transmitem uma sensação de contato com a natureza, principalmente quando acompanhado de móveis de madeira. Mas as alternativas podem ir além: quadros, almofadas, sofás, tapetes, novamente surgem como peças que podem imprimir a temática.

Inspire-se com as estampas Chevron

Por mais que o nome possa soar estranho, você certamente já viu essa estampa por aí. O Chevron é caracterizado pela padronagem em zigue-zague. Por mais que esteja na moda atualmente, o estilo é tradicional e famoso desde a década de 1950. O bacana do desenho são as possibilidades de uso permitidas. Nas paredes, podem aparecer em quadros, painéis ou mesmo na pintura – a simetria das formas ajuda, inclusive, a ampliar o ambiente. Outra opção é destacar o chão com o elemento, que nesse caso pode aparecer em pisos e tapetes. Se você ainda não tiver seguro, o Chevron pode ser utilizado também em objetos (cúpula de abajur, por exemplo) ou em roupas de banho e cama. Agora sobre as cores, apesar do preto e branco ser a combinação mais comum, outras composições coloridas vêm ganhando espaço nas decorações. A cor branca costuma ser a base, alternando bem com o amarelo, azul, vermelho e laranja para criar uma estética mais alegre e divertida.

Use o arabesco para um estilo moderno

Inspirado no estilo barroco, o arabesco mistura formas geométricas, resultando em desenhos flores e animais que remetem à cultura árabe (vem daí o nome). As estampas arabescas são vistas geralmente aplicadas em revestimentos, como papel de parede, azulejos ou tecidos para cobrir sofá ou capas de almofadas. Assim como no estilo composé, que mistura diferentes desenhos e cores, o arabesco agrega um toque de elegância ao mesmo tempo que é ousado. Aposte nessas estampas para decorar salas e quartos, mas permita-se imaginar composições com outros elementos, como lustres e móveis de madeira com vidros, por exemplo.

7 dicas para usar estampas na decoração e deixar a casa mais colorida

Xadrez traz conforto com tradição

O xadrez é uma estampa versátil, que se reinventou com o passar do tempo e hoje possui diferentes versões. Existe aquela imagem clássica da estampa em vermelho, azul e verde escuro, que remete aos escoceses, assim como o xadrez Vichy, popularmente conhecido pela toalha de piquenique. Mas as opções podem ser outras. O xadrez Argyle é formado por pequenos losangos, de diferentes cores – muito presente em colchas e mantas de inverno; e o xadrez Buffalo, que mescla quadrados e listras. Como são estampas chamativas, é usado geralmente em elementos de decoração: almofadas, toalhas de mesa, puff, peças pontuais que vão trazer conforto para o ambiente sem abrir mão da tradição.

Aposte no estilo Paisley: indiano e colorido

Inspirada nas palmeiras indianas, a estampa remete aos anos 60/70. Repleto de flores e folhagens coloridas, o Paisley passa com suas cores vivas uma sensação de natureza, espiritualidade e despojamento. O estilo é comum em estofados de almofadas, cortinas, mantas e até mesmo nos papéis de parede. Acompanhada de mandalas e quadros decorativos abstratos, a decoração fica ainda mais completa. Para quem gosta de meditação, um mini deck com almofadas Paisley pode ser um ótimo recanto para a prática. Aposte nesse estilo colorido para uma decoração agradável.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo