Afinal, ar-condicionado portátil é bom?

Publicidade

Será que ar-condicionado portátil é bom? Vale a pena investir nesse tipo de equipamento ou é melhor comprar um split? Será que os dois modelos têm a mesma capacidade de climatização?

Se você está com alguma dessas dúvidas, chegou ao lugar certo. Aqui, você vai saber tudo sobre esse aparelho – suas vantagens e desvantagens, funcionamento, instalação e, claro, conferir uma lista com os melhores ares-condicionados portáteis do mercado!

Fique ligado, pois vamos dar algumas dicas para entender os detalhes deste aparelho estrela do verão.

Antes de prosseguir com a leitura, veja este vídeo especial do canal Leroy Merlin Brasil, que vai mostrar o funcionamento dos principais modelos de ar-condicionado do mercado – inclusive do ar-condicionado portátil! Confira:

Leia também:

Melhor ar-condicionado inverter: veja 5 opções modernas!

Top 10 melhores marcas de ar-condicionado

Ar-condicionado portátil é bom?

O ar-condicionado portátil é bom para quem busca uma solução simples para a refrigeração de ambientes.

Ele costuma ser uma escolha excelente para quem não quer ou não pode arcar com os custos e com o transtorno da instalação de outros tipos de ar-condicionado, que, na maioria dos casos, envolvem obras.

Além disso, esse modelo de ar-condicionado é bom para quem mora em apartamento alugado e não obteve autorização do proprietário do imóvel para alterar a sua estrutura, mas, ainda assim, deseja ter os seus cômodos refrigerados.

Antes de decidir por esse tipo de ar-condicionado, no entanto, é preciso conhecer as suas vantagens e desvantagens. Assim, você se prepara para fazer uma escolha mais inteligente e econômica para a sua casa.

Vamos te ajudar a escolher o melhor ar-condicionado portátil para suas necessidades. Para isso, veja o vídeo com dicas da especialista Leroy Merlin e confira mais pontos de atenção nos parágrafos abaixo.

Vantagens do ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é bom por causa da sua praticidade. Ele não precisa de muitos materiais e é fácil de ser instalado: basta ligar o aparelho na tomada e dar o comando para que ele comece a funcionar.

Assim, você tem menos trabalho, consegue usufruir do produto em menos tempo e ainda economiza o dinheiro da instalação.

Outra vantagem desse modelo de ar-condicionado é a sua mobilidade. Como ele pode ser levado de um cômodo para o outro, você não precisa investir em diversos aparelhos para a casa.

Dessa forma, quando for dormir, pode deixá-lo no quarto e, ao longo do dia, levá-lo consigo pelos outros cômodos da casa – para a sala na hora de assistir à televisão, para o home office na hora de trabalho e até mesmo para o banheiro ou cozinha.

Além disso, o ar-condicionado portátil é bom porque não deixa nenhuma parte para fora do imóvel, como acontece com os aparelhos de janela ou com o ar-condicionado split, cuja unidade condensadora precisa ficar em uma área externa.

Por fim, ele também pode ser consideravelmente mais barato do que os modelos de ar-condicionado de janela e split.

Ar-condicionado de chão em um ambiente interno, com paredes azuis e um sofá cinza.

Desvantagens do ar-condicionado portátil

Como desvantagem, podemos apontar o fato de que, apesar de ter uma instalação muito mais prática, o equipamento portátil ainda precisa estar próximo de uma janela.

É por meio dela que ele vai jogar o ar quente para fora, e isso é feito por um tubo acoplado no aparelho, que deve ser instalado na janela.

Essa tubulação fica exposta, sempre entre o aparelho e a janela, e o conjunto não é tão esteticamente agradável como o de um ar-condicionado split, por exemplo.

Além disso, o ar-condicionado portátil costuma fazer mais barulho do que os outros tipos. Portanto, se o silêncio é um dos seus principais critérios de escolha, talvez essa não seja a melhor opção para você.

Como funciona o ar-condicionado portátil?

O ar-condicionado portátil funciona da mesma forma que os outros tipos de aparelho. Ele troca o ar quente de um ambiente pelo ar frio.

Como falamos, o ar quente, que precisa sair por algum lugar, passa pela tubulação acoplada ao equipamento, que deve estar conectada a uma janela.

Essa instalação, no entanto, não é complicada – basta fixar uma régua de vedação em uma janela de correr e conectar o tubo. Ou seja, mesmo com a necessidade de fazer essa adaptação, ainda é possível usar o mesmo aparelho em diferentes cômodos da casa.

Assim como os demais modelos de ar-condicionado, o portátil também libera água quando o ar é condensado. Nesse caso, a água é acumulada em um reservatório interno, que precisa ser esvaziado de tempos em tempos.

Ar-condicionado portátil substitui um ar-condicionado split?

Os ares-condicionados portáteis são bom para suprir as necessidades de climatização em ambientes que não podem receber um modelo tradicional ou um split. Mas isso não quer dizer que ele tenha a mesma capacidade de refrigeração.

Na prática, o aparelho portátil tem um rendimento menor do que o split, principalmente em ambientes maiores, com mais de 14 m².

Apesar de não substituir o ar-condicionado split, o modelo portátil pode ser uma excelente escolha em algumas situações, principalmente como substituto para ventiladores, quando eles não dão conta de climatizar o espaço de acordo com a sua expectativa.

Controle remoto sendo apontado para um ar-condicionado instalado no teto.

Quais os cuidados essenciais com o ar-condicionado portátil?

Para que o seu ar-condicionado portátil opere de forma mais eficiente, é preciso tomar alguns cuidados e prestar atenção a alguns pontos na hora da compra e na instalação do produto na sua casa. A seguir, listamos os principais:

Fique atento à vedação da janela

O ar-condicionado joga o ar quente para fora por meio de um tubo que deve ser acoplado a uma janela – e é preciso fazer a vedação correta dessa estrutura para que o ar frio não escape e o ar quente não volte para dentro.

Se precisar, conte com a ajuda de um especialista para fazer a vedação!

Entenda o tamanho do ambiente

O ar-condicionado portátil é bom para ambientes pequenos, mas não funciona tão bem em ambientes mais amplos. Quanto menor o espaço, maior a sua capacidade de climatização.

O ideal é que ele seja usado em cômodos de até 14 m², mas ele ainda performa bem em espaços com até 20 m².

Para ambientes maiores do que isso, o ideal é optar por um split ou modelo de janela.

Calcule a quantidade de BTU do equipamento

BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou unidade termal britânica, e indica a potência de um aparelho de ar-condicionado. Para deixar fresco um ambiente com duas pessoas, são necessários 600 BTUs por metro quadrado.

Assim, para fazer o cálculo de BTUs necessários ao seu espaço, basta multiplicar a quantidade de metros quadrados por 600. Depois, é só somar mais 600 BTUs para cada pessoa extra, a partir da terceira pessoa.

Se você quiser simplificar, a Leroy Merlin desenvolveu uma calculadora virtual de BTUs, que aponta o número ideal para suas necessidades. Aproveite!

Calcule o consumo de energia elétrica

Outro ponto muito importante na hora da escolha do aparelho é o cálculo do consumo de energia. Prefira comprar produtos com selo Procel A, que indica que o aparelho é mais eficiente, ou seja, entrega mais gastando menos.

A economia gerada por essa escolha, a longo prazo, pode ser equivalente ao preço de um eletrodoméstico novo.

Mas, além disso, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e partir para os cálculos. Para saber quanto de energia um ar-condicionado portátil gasta, você deve checar o valor de kWh (quilowatt por hora) do produto que está considerando comprar. Essa é a indicação de quanta eletricidade ele consome em uma hora.

Para chegar a um valor mensal, multiplique esse número pela quantidade de horas que pretende usar o seu aparelho nesse período.

Depois, você ainda pode multiplicar o resultado pelo valor cobrado por kW no seu município. Assim, saberá quanto esse consumo vai representar de aumento na sua conta de luz.

Verifique a capacidade do reservatório de água

Como explicamos, esse aparelho também elimina água durante o seu funcionamento, e ela é armazenada em um reservatório interno, que deve ser esvaziado com frequência.

Dessa forma, quanto maior for esse reservatório, menor a frequência dessa atividade.

Acessórios e funções extras

Diferentes modelos de ar-condicionado terão funções extras variadas, que vão trazer ainda mais conforto para você.

Veja, a seguir, quais são as funções mais comuns para esse tipo de equipamento para saber quais você faz questão de ter:

  • Controle remoto: evita que você precise ir até o aparelho para ligar, desligar ou regular a temperatura;
  • Velocidades: permite que você escolha entre diferentes níveis de velocidade e adapte a refrigeração à necessidade de cada momento;
  • Timer: programa o aparelho para funcionar por um tempo determinado;
  • Sleep: programa o aparelho para aumentar ou diminuir a temperatura gradativamente durante a noite;
  • Desumidificar: controla a umidade dos ambientes e a proliferação de fungos e mofo;
  • Rodinhas: os modelos com rodinha podem ser transportados mais facilmente de um ambiente para outro.

No canto esquerdo, um ar-condicionado portátil da Philco. No canto direito, o mesmo aparelho visto de cima, com o seu controle remoto.

Como é feita a instalação do ar-condicionado portátil?

O ar-condicionado portátil é bom porque a sua instalação é muito mais simples do que a de um aparelho split ou de janela. Entretanto, ainda é preciso cumprir uma etapa para o seu funcionamento.

Para que o ar quente seja jogado para fora do seu ambiente, você vai precisar colocar o aparelho ao lado de uma janela e deixar um espaço para que seja acoplado o tubo por onde o ar quente passa ao deixar o equipamento.

Por isso, a vedação da janela normalmente é feita com placas de espuma, tecido ou plástico. Alguns modelos de ar-condicionado portátil são vendidos com um kit de placas adaptáveis, que podem ser acopladas em janelas com diferentes formatos e medidas.

Melhores modelos de ar-condicionado portátil

Agora que você já sabe que o ar-condicionado de chão é bom, conhece as suas vantagens e desvantagens e entende como acontece a instalação, que tal conferir a nossa lista com os melhores modelos disponíveis no mercado?

Ar-condicionado Portátil 12000BTUs Frio Branco 127V Rheem

Uma opção de alta tecnologia e qualidade é o ar-condicionado portátil Rheem, recomendado para espaços de 13 a 18 m².

Além disso, esse modelo possui várias funções, como desumidificação, resfriamento e ventilação.

Ar-condicionado portátil da marca Rheem

Ar-condicionado Portátil New 12000BTUs Frio 127V MPH-12CRV1 Midea

Modelo da marca Midea, este ar-condicionado portátil é indicado para ambientes pequenos, com até 20 m², oferecendo excelente refrigeração do espaço.

O seu grande destaque é o ciclo de ar frio, proporcionando ainda mais conforto e tranquilidade para dormir, trabalhar ou relaxar.

Ar-condicionado Portátil Media.

Ar-condicionado Portátil New 12000 BTUs Quente e Frio 220V Rheem

Com a função quente e frio, além de refrigerar os ambientes em dias de calor, este modelo de ar-condicionado também funciona como aquecedor em dias frios, podendo ser levado para diferentes cômodos da casa.

É praticidade que procura? Então, este ar-condicionado portátil é bom para você!

Ar-condicionado portátil “quente e frio” Rheem

Dúvidas frequentes

Ainda tem dúvidas se o ar-condicionado de chão é bom para você? Então veja as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse tipo de aparelho!

Ar-condicionado portátil faz mais barulho do que o modelo tradicional?

Sim. Normalmente, os ares-condicionados portáteis emitem mais ruídos que os modelos split, mas alguns aparelhos disponíveis no mercado já têm a capacidade de operar fazendo menos barulho.

Os ares-condicionados split mais silenciosos, por exemplo, trabalham com até 45 decibéis – esse é um nível de ruído que não é alto o suficiente para atrapalhar as atividades realizadas no seu cômodo.

Na hora de escolher o seu modelo portátil, fique de olho nesse dado! Quanto mais baixo ele for, melhor.

Ar-condicionado portátil gela rápido ou demora?

Quando tem a potência certa para o tamanho do seu ambiente, os ares-condicionados portáteis não demoram mais a gelar um ambiente do que os outros modelos.

Além da potência, também é preciso ficar de olho na vedação das janelas. Para que o ambiente fique fresco mais rapidamente, as vedações devem ser eficazes.

Ar-condicionado portátil gasta muita energia?

Em geral, o consumo do ar-condicionado portátil equivale ao consumo de um modelo convencional com a mesma capacidade.

Assim, para saber exatamente quanta energia determinado modelo vai gastar, siga a dica que demos aqui neste conteúdo e faça o cálculo considerando o valor de kWh (quilowatt por hora) do produto.

Como é feita a manutenção do ar-condicionado portátil?

A manutenção do ar-condicionado portátil é bem semelhante à do modelo tradicional. Dessa forma, ocasionalmente é preciso fazer a troca dos filtros e esvaziar o reservatório de água.

Ar-condicionado portátil vale a pena?

Como falamos aqui, esse modelo de ar-condicionado é bom em diversas situações — para refrigerar pequenos espaços, para usar em imóveis alugados e até mesmo quando você não quer ou não pode investir na instalação de um aparelho convencional.

Nesses casos, a compra do ar-condicionado portátil vale a pena! No entanto, se você tem ambientes maiores, o ideal é investir em um modelo split ou de janela.

Sala com painel de TV, móveis claros, sofá e ar-condicionado de chão branco ao lado.

Conclusão

Seja qual for a sua escolha, na Leroy Merlin você encontra os melhores modelos de ar-condicionado com os melhores preços do mercado. Venha conferir as opções da nossa loja virtual!

Leia também:

Como economizar energia com ar condicionado ligado! 10 dicas fáceis

Listamos os 10 melhores ares-condicionados de janela

Como limpar ar-condicionado? Confira Dicas!

Confira a lista completa dos melhores ares-condicionados split!

Descubra como contratar instalação de ar-condicionado

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo