20 Dicas simples para decorar apartamento alugado
Muitas vezes, quando entramos em um apartamento alugado, ele não está lá essas coisas. Uma pintura branca básica na parede e nada mais.
Mas isso tem solução: basta evitar quebradeiras, apostar na decoração e, claro, nos vários tipos de pintura para parede. Que é fácil de aplicar, dá um grande efeito e basta cobri-la antes de devolver o imóvel.
Para isso, se inspire nas mais diversas cores para quarto de casal e se deixe apaixonar pelos inúmeros tons de tintas para parede da sala. Outra dica é pintar móveis com tinta spray para deixá-los com acabamento impecável e cara de novo.
E mesmo que muita gente tenha receio em dar um toque pessoal ao novo apê, saiba que é possível decorar apartamento alugado, com muita personalidade, e sem perder seu caução no fim da locação.
Para ajudar você neste novo momento da sua vida, listamos 15 dicas de como decorar um apartamento alugado e deixar seu interior mais aconchegante e bonito, sem quebradeiras e sem se indispor com seu locador.
Leia também:
• Como usar a cor do ano 2022 da Pantone na decoração
Como decorar apartamento alugado: 15 dicas
Dicas simples e práticas de como decorar apartamento alugado e deixar todos os cômodos em sintonia com a sua personalidade.
1. Invista em cores na parede para trazer alegria para o apê alugado
Pintar a parede é uma melhoria simples de ser feita (e desfeita). E faz muita diferença na decoração do seu apê alugado. Se você não é fã de mudanças radicais, pode pintar apenas a meia parede ou uma faixa vertical da parede, como no quarto a seguir.
Na hora de escolher as melhores cores para o quarto, considere que devem prevalecer neste cômodo os tons neutros (cinza, branco) e os frios (azul, verde e lilás), que ajudam a relaxar e a ter uma boa noite de sono. As cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) entram apenas em detalhes para trazer aconchego, como na faixa da parede.
• Leia mais: As melhores cores de parede para quarto de casal
2. Aposte na decoração com boiseries para deixar o ambiente mais clássico
Você sabia que boiserie é o detalhe que vai fazer toda a diferença na decoração do seu cômodo? Ele funciona como uma espécie de moldura para parede ou teto, que pode ser comprada pronta e usada na mesma cor da parede ou não.
O item pode ser feito em madeira, gesso, poliuretano ou cimento. No entanto, para decorar apartamento alugado, prefira os modelos de poliuretano, uma vez que eles saem mais facilmente e podem ser reaproveitados.
O fotógrafo Matheus Ilt fez a decoração de um hall apenas com tinta e boiserie. Dá uma olhada no antes e depois e em como ele fez a instalação:
3. Use o Feng Shui para trazer boas energias com a decoração do seu apartamento alugado
O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que organiza as peças em um ambiente, para criar mais equilíbrio com a natureza. Por isso, se você está entrando em um apartamento novo, por onde já passaram várias pessoas, é uma boa seguir algumas dicas para garantir as boas energias na casa.
Separamos uma listinha de premissas do Feng Shui que você pode seguir durante a decoração do seu novo lar:
• Não coloque móveis na sala de costas para a porta para não bloquear a entrada de energias positivas.
• Colocar plantas no ambiente
• Caprichar na iluminação
• Manter uma boa ventilação
• Consertar móveis e objetos quebrados
• Manter a limpeza em dia
• Deixar os cômodos organizados.
Leia mais: Como fazer Feng Shui na sala?
4. Troque o piso do chão sem quebradeira (se o piso do apê alugado estiver muito ruim)
Às vezes, vale a pena pegar um apê com um piso ruim, mas que esteja com ótimo preço e muito bem localizado. Ainda mais se você pretende ficar um tempo bom morando no imóvel.
E caso seu locador não queira que você troque o piso permanentemente, você pode instalar um piso vinílico click, aqueles de encaixe.
Eles são fáceis de instalar e vão trazer um clima mais moderno para a casa. Sem contar que podem ser instalados e desinstalados facilmente por cima do piso antigo, sem risco de estragar.
Além disso, o piso vinílico click é superversátil, pois está disponível em diversas cores e estampas que acompanham as tendências de pisos atuais (cimento queimado, amadeirado, claro ou escuro).
5. Recupere pisos e azulejos muito antigos com tinta epóxi
A dica é do fotógrafo Matheus Ilt, que acabou de se mudar para um apartamento alugado muito antigo e investiu na tinta epóxi para trazer vida nova para o piso. A reforma da cozinha antiga foi feita por ele e o marido, e ainda contou com parede colorida e tinta epóxi branca nos azulejos da parede.
Confira todos os detalhes da reforma da cozinha antiga feita por Matheus Ilt, inclusive, como ele renovou o piso antigo com tinta epóxi:
6. Posicione seus móveis com cuidado para não tirar espaço de circulação da casa
Ao posicionar seus móveis, tenha dois critérios em mente: as necessidades dos ocupantes e o tamanho do cômodo em que você o colocará.
Por isso, se o apartamento em que você vivia antes era maior, nada de forçar para caber tudo no apê alugado novo. Melhor vender o que tiver sobrando e usar a grana na decoração.
Sendo assim, meça os cômodos antes de colocar os móveis, para não correr o risco de tirar espaço de circulação dos moradores ou sobrecarregar o ambiente. Ou seja, uma mesa de jantar deve ser proporcional ao cômodo para deixar espaço suficiente para a locomoção.
Outra dica é não investir em móveis planejados. Prefira ter mobiliário solto e padronizado. Justamente para que eles sejam facilmente transportados e caibam em outros lugares, se por acaso você se mudar.
Não se preocupe em comprar móveis caros de decoração. Um bom sofá cinza, uma mesa de jantar redonda e quadrinhos na parede foram o suficiente para decorar e dar personalidade ao cômodo abaixo.
Se o seu apê tem metragem pequena, confira os truques do Paulo Biacchi para decorar apartamento pequeno.
7. Use fita isolante para decorar o apartamento alugado (fácil de colocar e retirar)
A fita isolante é um item barato, fácil de ser encontrado e que pode ajudar a dar uma modernizada na casa nova. Ela pode ser usada para criar padrões geométricos super estilosos na parede, na porta ou mesmo no azulejo. E, claro, desfazer tudo quando você tiver que entregar o imóvel.
Veja as dicas do casal Gui e Rafa no vídeo do Casa de Verdade:
8. Invista na iluminação para incrementar a decoração do apartamento alugado
A iluminação pode fazer toda a diferença na decoração de um apartamento alugado. Você consegue, por exemplo, criar um climinha romântico na sala com a luz amarela ou mesmo destacar quadros na parede com a luminária de trilho.
Aí vão algumas dicas para acertar na iluminação:
• Prefira lâmpadas quentes, isto é, as amarelas, nos quartos e na sala, que são locais de relaxamento e aconchego.
• Escolha lâmpadas brancas frias nos espaços que requerem mais atenção, como nas cozinhas, banheiros e escritórios. A luz branca serve para deixar os objetos mais nítidos e em destaque. E você, mais atento à execução das tarefas.
• Aposte em uma lâmpada inteligente, que traz em um único produto luz branca, amarela e outras mais de 2 mil opções de cores. Além disso, pode ser controlada pelo seu celular.
• Se a decoração da casa segue a linha mais básica, escolha luminárias mais ousadas para dar aquela acendida do ambiente (dourada, vermelha ou rose gold).
9. Deixe a varanda com cara de nova com o deck de madeira clipado
Opa, seu apezinho tem uma varanda? Um jeito fácil de decorar a varanda de apê alugado é transformar o espaço em um verdadeiro jardim, não importa a metragem que você tenha disponível para isso.
Para mudar completamente a cara do lugar, instale deck de madeira clipado e pedrinhas do tipo seixo no chão. E depois complete com plantas, muitas plantas. O Folha Paisagismo dá todas as dicas para montar um jardim em apartamento.
10. O trio almofada, manta e tapete vai trazer vida nova para a sala
É possível criar uma sala moderna, com a sua personalidade, apenas com boas escolhas de almofadas, mantas e tapetes. Uma dica é combinar as estampas desses objetos com todo o design do ambiente, assim tudo fica sintonizado e ganha apelo visual estético.
O tapete tem uma vantagem extra na decoração do apê alugado, já que ele pode cobrir um piso sem graça e antiquado que não pode ser trocado.
11. Adesivos decorativos trazer cor para os ambientes
Os diferentes modelos de adesivos decorativos podem ser aplicados em paredes, móveis, azulejos e até mesmo em eletrodomésticos, como os adesivos para geladeira, e trazem uma pegada divertida e espontânea à decoração, sem grandes investimentos.
Já o adesivo de parede para cozinhas é uma opção interessante para renovar cozinhas mais antigas, já que existem modelos que imitam azulejos estampados e ficam super bacanas.
Geralmente feitos de plástico autoadesivo, PVC ou vinil, os adesivos decorativos são finos, fáceis de aplicar e retirar. Assim, sempre que necessário, é possível trocá-los por outro modelo da sua preferência.
12. Coloque quadros sem furar a parede
Você não quer fazer buracos na parede? Coloque seus quadros no chão ou em móveis. Também é possível pendurar quadros com fixador adesivo de quadros. O mesmo vale para os espelhos.
Não desista de seus quadros por não poder furar a parede, esse motivo não é suficiente para esfriar nossos desejos de decoração. Nossa criatividade vai além e nos permite colocar quadros no chão, na parede com fita fixadora própria ou em cima dos móveis.
Os quadros não só adicionam toques de cor, como também permite esconder imperfeições da casa. Nada como camuflar respingo de tintas envelhecidas e paredes descascadas.
• Leia mais: 10 ideias para pendurar quadro sem furar a parede
13. Quebre o gelo do branco
Entediante para alguns, uma base perfeita para outros, a parede na cor branca é rainha no interior de imóveis alugados. Mas, muitas vezes pode ser monótona e sem graça. A solução: brincar com as cores por meio dos móveis e dos objetos decorativos.
Uma pequena estante cáqui, sofá colorido, um bonito vaso de destaque, porta-retratos metalizados, entre tantos outros elementos que podemos brincar. Contudo, lembre-se de alinhar as cores à sua personalidade e ao estilo do ambiente.
14. Encha a casa de plantas e flores
Um pouco de verde é uma maneira fácil, prática e econômica de tornar o ambiente aconchegante. Sem contar que ter plantas e flores em casa traz inúmeros benefícios. Com elas, você melhora a qualidade do ar, a decoração dos ambientes fica mais charmosa e a casa ganha mais vida.
Aproveite e invista também em cachepôs originais, vasos e suportes diferenciados, ou mesmo em uma panela badalada que sirva de vaso. Você pode dispor suas plantas em cima de móveis e eletrodomésticos, no chão, suspensas, nas floreiras, penduradas em hastes da cortina, onde você quiser…
Trazer um toque de verde ao seu interior é sempre uma escolha certa!
15. Divirta-se com as cortinas
Cortinas protegem os móveis da exposição solar, contribuem para a privacidade dos interiores e também criam uma atmosfera acolhedora e decorativa.
No momento de escolher o modelo de cortina ideal, você deve avaliar o tamanho dos cômodos de seu apartamento. É fundamental medir a altura e largura das janelas e escolher o tecido conforme a finalidade das peças e toda a decoração do ambiente.
No mais, divirta-se escolhendo a cortina que mais traduz a sua personalidade e seus gostos decorativos.
16. Brinque com estantes multiuso
Versátil, a estante multiuso está disponível em diversos modelos e pode ser usada em diferentes cômodos da casa. Ela contribui para a organização e a praticidade no dia a dia e complementa a decoração de qualquer espaço.
E o melhor é que não faltam opções de estantes para escolher, desde a estante de madeira até a estante de ferro ou plástico, peças que combinam com vários estilos decorativos e estão à disposição em inúmeros tamanhos e modelos.
Além de serem reutilizáveis, já que você pode adaptá-las e levá-las para outros ambientes ou para suas próximas casas, caso você mude.
17. Instale divisórias removíveis ou biombos para separar ambientes
Quer dividir algum cômodo e não pode levantar uma parede? Utilize biombos ou instale divisórias removíveis sem ter que fazer furos no chão ou no teto.
Eles ajudam a separar ambientes, podendo presentear você com mais um quarto, ou um home office, talvez com uma salinha de leituras… você que manda!
Em especial, os biombos decorativos são peças muito valorizadas para a decoração de interiores. Eles funcionam como divisórias articuladas por dobradiças – muito úteis para separar ambientes ou criar um cantinho próprio para a troca de roupas.
No geral, eles são feitos de madeira, mas também podem conter partes de pano ou papel. Provenientes da cultura oriental, essas peças concedem um ar elegante e místico à decoração, principalmente em quartos e salas.
18. Escolha conjuntos de cama, mesa e banho originais
Isso pode ser um detalhe para você, mas os conjuntos de cama, mesa e banho também podem dar um toque real à sua decoração sem ter que custar caro. Embora possam parecer comuns, essas peças são essenciais para promover conforto, aconchego e estilo aos ambientes
Principalmente nos quartos, em que a cama é a protagonista, basta uma bela colcha e almofadas na cama para enfeitar todo o quarto.
O mesmo vale para as cozinhas e salas de jantar. Isso porque uma toalha de mesa ou um jogo americano são muito mais que meros itens de proteção da mesa. Eles podem ser verdadeiros acessórios decorativos.
Idem nos banheiros, já que um par de toalhas elegantes causa impacto visual no cômodo.
O lado bom é que existem modelos para todos os formatos e tamanhos de conjuntos de cama, mesa e banho. Além de que as toalhas podem ser feitas de diferentes materiais e cores, criando estéticas distintas no espaço. Basta escolher a sua!
19. Use gabinetes de banheiro soltos
Se o banheiro do apê veio pelado, você vai precisar de um móvel para guardar seus itens de higiene pessoal. E existem modelos de gabinetes de banheiros soltos, que depois podem facilmente ser levados para a sua próxima casa.
20. Organize o espaço
Você já reparou que quando a casa está bagunçada parece que nossa vida está virada do avesso? O contrário também é verdade. Por isso, antes de tudo, priorize a organização dos cômodos de seu apartamento alugado.
Aposte em caixas e cestos organizadores, carrinhos multiuso, gaveteiros, potes de armazenamento etc.
As caixas de plástico e cestos de madeira, por exemplo, são leves, superversáteis e muito decorativos. Eles facilitam muito no dia a dia.
E, o mais importante, separe tudo aquilo que você não usa mais e jogue fora ou mesmo doe para quem precisa.
Quando tudo está arrumadinho em casa, as nossas ideias parecem mais claras. E, consequentemente, isso vai ajudar você a decorar melhor o restante do apartamento.
Leia mais:
Tipos de cortina para decorar sua casa
Sala com espelho na parede: vantagens, dicas de como usar e inspirações
Feng Shui na sala: 14 dicas para fazer em casa
Feng Shui: as melhores plantas naturais para cada cômodo da casa
37 tipos de tapete para usar em todos os cômodos