O ambiente integrado é um conceito cada vez mais presente nas casas e apartamentos brasileiros. O mais comum é que a integração se dê entre a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. Por não ter uma separação total entre os cômodos, é muito comum que as pessoas tenham dificuldade para planejar a decoração desse tipo de ambiente. Quando isso acontece, o resultado é um cômodo que não funciona bem nem como sala de estar, nem como cozinha. Mas a solução para isso pode ser mais simples do que parece. Para mostrar que não há mistério na decoração de ambientes integrados, a arquiteta Larissa Cayres deu algumas dicas que costuma utilizar e mostrou o resultado da reforma de uma casa em Taguatinga, cidade satélite de Brasília.
A iluminação adequada é fundamental
Todo cômodo precisa de uma boa iluminação, seja ela natural ou artificial. Por isso, se a sua casa não tem uma grande entrada de luz do sol, é preciso investir em iluminação artificial adequada. Além de valorizar qualquer ambiente e dar a sensação de espaços mais amplos, a luz pode ajudar a escolher o foco de cada cômodo. Em um ambiente integrado com cozinha, sala de jantar e de estar, é importante que a mesa de jantar esteja bem iluminada. Também é importante haver focos de luz na região que você usa para cozinhar e na parte da sala de estar, onde os convidados são recebidos.
A paleta de cores precisa ser única
Embora sejam três ambientes diferentes – sala de estar, de jantar e cozinha -, todos estão em um único cômodo. Por isso, o ideal é que a decoração siga um mesmo estilo e a mesma paleta de cores. Caso contrário, os seus ambientes podem parecer sobrecarregados ou mesmo descoordenados entre si. Um boa dica é usar cores neutras na maior parte da decoração e apostar em alguns detalhes coloridos, que podem ser quadros, almofadas, louças ou mesmo eletrodomésticos. A escolha de uma única paleta de cores ajuda a criar harmonia entre todos os ambientes.
Invista em armários práticos e funcionais
Como ambientes integrados, muitas vezes, são feitos em locais reduzidos, a falta de espaço é uma reclamação muito frequente dos moradores. Isso é notado, especialmente, na cozinha. Se os móveis não foram bem planejados para as necessidades da família, é possível que haja dificuldade para guardar todos os utensílios – como copos, pratos e panelas – em locais adequados. Para solucionar esse problema, montar uma cozinha planejadaé uma excelente opção. Assim, tudo passa a ter seu local e é possível aproveitar bem mesmo os menores espaços.
Se você também tem um ambiente integrado na sua casa e tem dificuldade com a decoração, é só seguir essas dicas. Investindo em uma iluminação adequada, em móveis planejados e uma paleta de cores única, você valoriza o que seu cômodo tem de melhor e soluciona problemas como a falta de espaço. Assim, a sua casa parece ter saído de uma revista e seu ambiente integrado fica muito mais aconchegante.